Buscar

Democracia chinesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Democracia chinesa
Para entendermos melhor a relação da China com a democracia devemos antes entender o maoísmo ou a “Nova Democracia”. Ela procura, em primeira instancia, derrubar o feudalismo e alcançar a libertação nacional e depois de instalada seu projeto consiste em alcançar o comunismo através de uma democracia liberal e o socialismo.
Tem como base a Teoria do Bloco das Quatro Classes, essa teoria diz que para a China se livrar do feudalismo deve haver uma aliança entre as classes : os trabalhadores (proletariado), os camponeses, pequenos burgueses, capitalistas de ordem nacional junto a liderança do Partido Comunista da China. E esse é o significado da bandeira do país, onde a estrela maior é o Partido e as outras quatro estrelas menores são as classes.
Podemos observar que essa democracia vinha com uma ideia de dominação e limitação imposta pelo Estado que julga que certas áreas como: cultura, economia e política deveriam estar a serviço de causas ideológicas, já vinha sendo utilizada a justificar os atos do governo. Um governo que através do tempo vem prendendo cidadãos por criticar sua postura alegando que as mesmas estão perturbando a ordem publica, propaganda contrarrevolucionaria e incitação.
Neste trabalho temos como objetivo levantar o debate sobre democracia e Direitos Humanos na China, levantando debates baseados nos movimentos sociais atuais no país. O governo chinês estaria reformando seu sistema politico gradualmente numa via de inovação baseada nas suas próprias realidades , como alega, ou os protestos em Hong Kong nos alertam para o que seria a quebra da promessa da China de manter a democracia na região quebrando tratados que assinou, logo prometendo cumprir?.

Outros materiais