Buscar

Adam Smith - Introdução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução
Alguns títulos como , o pai da economia moderna e , o mais importante teórico do liberalismo , são alguns dos títulos que descrevem a importância de Adam Smith . Nascido em Kirkcaldy, Escócia , no dia 5 de junho de 1723 , se tornou um respeitado filosofo e economista escocês . Contudo para entendermos a maneira como se destacou e a “origem” de seus pensamentos que revolucionaram o campo da economia , devemos analisar o contexto histórico e bem como as pessoas que o influenciaram.
Como podemos observar Smith nasceu no século XVIII , o famoso século das luzes , que é marcado pela procura da razão afim de mudar a sociedade que ainda tem marcas do período medieval. Grandes nomes contribuíram para essa transição para a modernidade como : Baruch Spinoza, John Locke, Pierre Bayle e Isaac Newton .
Sua vida acadêmica se inicia em 1729 , quando aos 6 anos , passa a frequentar o Burgh School of Kirkcaldy uma das melhores da Escócia onde estudou , latim matemática historia e escrita . Entretanto seu destino começa a ser traçado em 1738 ao matricular-se na Universidade de Glasgow onde estudou filosofia moral com Francis Hutcheson , quem influenciou não só ele mas como também David Hume de maneira profunda.
Francis Hutcheson foi um teólogo presbiteriano e filósofo irlandês , da escola empirista , iluminista escocesa. Foi o responsável pelo triunfo do liberalismo na Escócia e é evidente a forma como seu pensamento foi fonte para Smith . Para ele a sociedade deveria ser livre e através da maximização da liberdade social atingiríamos o objetivo da felicidade comum . Segundo Hutscheson a maior felicidade para o individuo seria contribuir em prol da coletividade ; em sua frase “A melhor ação é aquela que produz a maior felicidade para o maior número” , é possível identificar , em certo grau , o pensamento de Smith da mão invisível onde o interesse pessoal das pessoas resulta no bem comum , através do que seria uma mão invisível que sozinha coordenaria toda a sociedade . Ao contrario de seu mestre o pensamento de Adam Smith não se refere a moral como o primeiro e isso fica claro em seu trecho “ não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu "auto-interesse" “.
Aos 25 anos começa a dar aula em Edimburgo sob patronato de Henri Home , ou como era amis conhecido , Lord Kanes um filosofo escocês e figura marcante no iluminismo escocês , que curiosamente foi grande amigo de Davi Hume de quem Adam Smith se torna amigo por volta de 1750 .
No fim da década de 1740 publica o Inquérito sobre a natureza e as causas da riqueza das Nações, sua obra mais consagrada que impactou de forma significativa a sociedade e tem fortes influencias ate os dias de hoje , servindo como objeto de estudo de estudantes de varias áreas, principalmente economia, do mundo todo. 
Em 1751 , foi nomeado professor de Lógica da Universidade de Glasgow , passando no ano seguinte , a professor de filosofia moral ( cargo uma vez ocupado por Francis Hutcheson ) , onde cobre os campos da ética, retórica, jurisprudência e política econômica ou ainda "política e rendimento".
Aos 36 anos, publica a ’Teoria dos sentimentos morais’, uma das suas mais conhecidas obras tendo seis edições, que analisa os princípios pelos quais o homem julgar a conduta e o caráter do outro para depois julgar a si próprio.
Deixa o cargo de professor alguns anos depois ( em 1763 ) devido a obtenção do posto como tutor do jovem duque de Buccleuch , filho ilegítimo mais velho de Carlos II da Inglaterra, que tinha sido casado com Anne Scott, 4.° condessa de Buccleuch. . 
De 1764 a 1766, viajou como protegido do duque , sobretudo pela França, onde veio a conhecer líderes intelectuais como Turgot, d'Alembert, André Morellet, Helvétius e, em particular, François Quesnay. Nesse momento Rousseau lança o Contrato Social.
Adam Smith sempre estava a par da situação das colônias inglesas devido ao constante contato com comerciantes. Era totalmente contra o pensamento de alguns empresários influentes que tentavam fazer com que o parlamento proibisse aos a norte-americanos a produção de bens similares com o intuito de proteger seus negócios. Para ele sabia que tais restrições resultariam numa revolta, e para evita-la a Inglaterra deveria por fim a esta politica e oferecer as colônias representação.
Volta a sua terra natal para morar com sua mãe, dedicando muito do seu tempo nos dez anos seguintes à sua magnum opus, que surgiu em 1776 .E em 1778 se torna comissário da alfândega da Escócia.
Aparentemente dedicou uma boa parte de seus rendimentos a atos secretos de caridade. Morreu em 17 de julho de 1790, depois de uma dolorosa doença. Esta sepultado em Canongate Churchyard , Edimburgo na Escócia.

Outros materiais