Buscar

Os aspectos gerais do ponto de equilíbrio e sua importância para as empresas do agronegócio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Os aspectos gerais do ponto de equilíbrio e sua importância para as empresas do agronegócio.
Ponto de equilíbrio é aquele em que, ao produzir e vender um determinado número de unidades, a indústria apura o resultado igual a zero, isto é, não há lucro nem prejuízo
O ponto de equilíbrio ocorre quando os custos e despesas totais são iguais à receita total.
Este é um indicador importante, porque mostra ao produtor rural qual é o volume necessário de vendas para que a empresa pague os seus custos e despesas. 
B) As diferentes análises obtidas com a aplicação dos tipos de ponto de equilíbrio.
PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL - é aquele que apura o resultado igual a zero e informa qual o volume de produção mínimo da empresa para não ter prejuízo. Encontrando o ponto de equilíbrio contábil a empresa sabe o momento em que não há lucro ou prejuízo
PONTO DE EQUILÍBRIO ECONÔMICO - é aquele em que o lucro contábil apurado na atividade empresarial é igual ao rendimento obtido se o capital próprio fosse destinado a uma alternativa de investimento. Desta forma o produtor rural obtém a informação de qual produto é melhor investir. 
PONTO DE EQUILÍBRIO FINANCEIRO - é aquele em que devem ser eliminados os gastos com depreciação, amortização e exaustão que estejam incluídos nos custos e despesas fixos porque não representam saídas financeiras, gerando assim a informação apenas das atividades que estão ligadas aos desembolsos monetários. 
C) A relação entre o gráfico e o ponto de equilíbrio.
Abaixo desse ponto, a empresa sofre prejuízo por ainda não ter receita suficiente para pagar seus custos e despesas. Acima desse ponto, a empresa opera com lucro.

Outros materiais