Buscar

avaliando o aprendizado 3 - educação alimentar e nutricional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201705495403)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O impacto da televisão nos hábitos alimentares de crianças e adolescentes tem sido um tema bastante explorado por pesquisadores. Diversos são os resultados apontados por estes estudos, dentre estes podemos afirmar que:
		
	
	A TV é uma ferramenta de publicidade pouco impactante para essa faixa etária.
	 
	Quanto maior o tempo gasto nessa atividade, maior o consumo alimentos ricos em gorduras trans, frituras e bebidas açucaradas.
	
	Quanto maior o tempo gasto nessa atividade, melhor o padrão alimentar nessa faixa etária.
	
	O tempo gasto nessa atividade não apresenta nenhum impacto no hábito alimentar.
	
	O habito de frequentar restaurantes tipo fast food tem pouca relação com o tempo gasto assistindo TV.
	Respondido em 07/06/2019 23:16:29
	
Compare com a sua resposta: a) Cognitivo: "Ao ser indagada pela nutricionista o que a paciente entende por alimentação saudável, a paciente informou que sabe que deveria consumir saladas, frutas, verduras e legumes todos os dias e evitar doces e frituras em excesso." Afetivo: "No relato da paciente, a mesma informou estar se divorciando e por isso passou por momentos de ansiedade precedidos por episódios de comer compulsivo que resultaram no ganho de peso." Situacional: "Durante a consulta a paciente referiu a necessidade de adequar os alimentos propostos para a dieta a sua nova realidade financeira, uma vez que ela disporá de recursos financeiros muitos limitados por estar desempregada." b) Estágio: Preparação/ Decisão "A paciente mostrou que entende que precisa modificar sua alimentação e que pretende iniciar a nova dieta na próxima semana."
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705495254)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Tal como a Pedagogia, em geral, a Educação Alimentar e Nutricional também segue determinadas linhas. A linha educacional que tem como meta transformar a educação em um instrumento objetivo, além de apresentar o princípio da neutralidade científica e se inspirar na racionalidade, eficiência e produtividade, é a
		
	
	tradicional.
	
	crítica.
	 
	tecnicista.
	
	nova.
	
	atual.
	Respondido em 07/06/2019 23:20:41
	
Compare com a sua resposta:
Espera-se que o estudante seja capaz de identificar duas ações e, ao mencioná-las, apresente possíveis impactos dessas ações na saúde do escolar. Na avaliação da questão, será considerada a importância da argumentação em relação à proposta.
Ações definidas pela Portaria Interministerial n.° 1.010, de 2006:
I. Definir estratégias, em conjunto com a comunidade escolar, para favorecer escolhas saudáveis; 
II. Sensibilizar e capacitar os profissionais envolvidos com alimentação na escola para produzir e oferecer alimentos mais saudáveis;
III. Desenvolver estratégias de informação às famílias, enfatizando sua co-responsabilidade e a importância de sua participação neste processo;
IV. Conhecer, fomentar e criar condições para a adequação dos locais de produção e fornecimento de refeições às boas práticas para serviços de alimentação, considerando a importância do uso da água potável para consumo; 
V. Restringir a oferta e a venda de alimentos com alto teor de gordura, gordura saturada, gordura trans, açúcar livre e sal e desenvolver opções de alimentos e refeições saudáveis na escola; 
VI. Aumentar a oferta e promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
VII. Estimular e auxiliar os serviços de alimentação da escola na divulgação de opções saudáveis e no desenvolvimento de estratégias que possibilitem essas escolhas;
VIII. Divulgar a experiência da alimentação saudável para outras escolas, trocando informações e vivências; 
IX. Desenvolver um programa contínuo de promoção de hábitos alimentares saudáveis, considerando o monitoramento do estado nutricional das crianças, com ênfase no desenvolvimento de ações de prevenção e controle dos distúrbios nutricionais e educação nutricional; 
X. Incorporar o tema alimentação saudável no projeto político pedagógico da escola, perpassando todas as áreas de estudo e propiciando experiências no cotidiano das atividades escolares; e Promover educação alimentar na escola, incluindo oficinas de culinária.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705495358)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação às tendências pedagógicas de ensino e sua aplicação na educação nutricional, podemos afirmar que:
		
	
	O modelo de palestras tradicionais educativas caracteriza a pedagogia crítica
	
	A pedagogia crítica considera o professor como elemento mais importante do processo de ensino.
	 
	A pedagogia crítica torna o indivíduo ativo, que expressa suas opiniões, aumentando assim seu desenvolvimento intelectual e sua resistência à dominação.
	
	A pedagogia tradicional se preocupa com as determinações subjetivas das condições de vida do individuo, que limita muitas vezes o processo de aprendizagem.
	
	A pedagogia crítica torna o educando capaz de agir sobre seus hábitos alimentares, sem se preocupar com os fatores que o determinam.
	Respondido em 07/06/2019 23:23:36
	
Compare com a sua resposta:
Com as mudanças nos estilos de vida, cada vez as crianças ficam mais tempo nas creches ou escolas, onde fazem muitas das refeições, dependendo do tempo que permanece no estabelecimento. Assim, a escola participa da formação do comportamento alimentar infantil, já que a criança molda o se comportamento espelhado nos amigos e nos professores.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201705495500)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No que concerne ao conceito de Educação Alimentar e Nutricional, escolha a alternativa que explica o que significa a promoção de uma prática autônoma e voluntária.
		
	
	tem que ser intersetorial e multiprofissional.
	 
	é uma prática que estimula o repasse de conhecimentos para a população.
	 
	tem o objetivo de gerar a emancipação nas práticas alimentares.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	parte do princípio que a população é ignorante com relação aos conteúdos que serão abordados.
	Respondido em 07/06/2019 23:25:38
	
Compare com a sua resposta: 1.Utilização de personagens de desenho animado; 2.Figuras famosas participando das propagandas; 3.Vinculação de brindes junto com os produtos
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201705495442)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O planejamento da ação educativa envolve diversos elementos e/ ou componentes didáticos do processo de ensino, identifique-os a seguir:
I. Educando
II. Profissional
III. Conteúdo programático
IV. Motivação
V. Métodos e técnicas.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II, IV e V
	
	I, III e IV
	
	I, II e III
	
	I e II
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	Respondido em 07/06/2019 23:26:32
	
Compare com a sua resposta: 1 - Alimento é objeto de consumo; 2 - Usufruir ao máximo mesmo que o corpo padeça; 3 - Escassez de recursos x Consumo exacerbado.

Outros materiais