Adg1 - Gerenciamento e Controle da Qualidade 2019
3 pág.

Adg1 - Gerenciamento e Controle da Qualidade 2019


DisciplinaGestão da Qualidade11.443 materiais202.880 seguidores
Pré-visualização1 página
Adg1 - Gerenciamento e Controle da Qualidade
×Sua avaliação foi confirmada com sucesso
Informações Adicionais
Período: 01/04/2019 00:00 à 09/06/2019 23:59
Situação: Cadastrado
Protocolo: 
 Avaliar
1)Qualidade extrínseca é aquela que o cliente imagina ou percebe subjetivamente no produto/serviço; já qualidade intrínseca é aquela inerente ao produto, que existe objetiva e concretamente e que pode ser avaliada e mensurada através da comparação com padrões e especificações. Sendo extrínseca ou intrínseca, a qualidade possui um fundamento universal.
Esse fundamento atual da qualidade é:
Alternativas:
a)que sua consolidação e desenvolvimento no âmbito da organização é responsabilidade de uma área específica. 
b)definir o padrão do produto a partir da perspectiva originada pelo gerente da área de qualidade da organização.
c)estar em conformidade com as necessidades do cliente. Alternativa assinalada
d)possuir valor agregado.
e)buscar a maximização dos lucros como foco prioritário.
2)Leia as duas afirmações:
I. Um dos motivos que levou a derrota de Hitler na 2ª Guerra Mundial foi a invasão que ele ordenou ao território Russo para iniciar a batalha de Stalingrado, iniciada com um exército de 300.000 soldados alemães que foi completamente destruído. Muitos fatos contribuíram para a derrota dos alemães, e um deles é atribuído aos lubrificantes que congelaram com o rigoroso inverno russo, o que impossibilitou a movimentação de veículos e prejudicou ataques com mecanismos atiradores, impregnados de graxa solidificada.
II. As primeiras normas relacionadas à calibração e ajustes tiveram origem em normas militares, como as Normas Militares Americanas (MIL STD.) e as Normas das Forças Armadas do Reino Unido (DEF.STAN)
Com base nas frases, pode-se afirmar que:
Alternativas:
a)As primeiras normas de padrão foram feitas por sapateiros artesãos medievais que estabeleceram um sindicato para criar uma tabela-padrão para tamanhos de sapatos.
b)A ISO remete sua origem quando as normas militares \u2013 principalmente nas guerras mundiais \u2013 estabeleceram padrões de medição para projetos e fabricação das armas. Alternativa assinalada
c)A qualidade na construção civil teve suas normas editadas a partir da construção da Ponte Golden Gate, de São Francisco (EUA), que superou a técnica de construção da maior ponte até então construída: a Ponte do Estreito de Menai, no Reino Unido.
d)As primeiras Normas ISO não possuem relação com a padronização advinda dos problemas de não qualidade em guerras ou batalhas: a ISO foi uma necessidade criada pelo Código de Defesa do Consumidor.
e)As primeiras normas da qualidade são da época bíblica, desenhadas em papiros, quando as pirâmides do Egito foram construídas com padrões construtivos desconhecidos até então, sendo, por isso, atribuídas - até por cientistas - aos ETs (extraterrestres).
3)As catedrais góticas, construídas durante a Idade Média na Europa, seguiam determinados gabaritos que eram distribuídos entre os mosteiros fazendo com que plantas, modelos de vitrais policromáticos, disposição de áreas e estilo de construção fossem respeitados, gerando catedrais que privilegiavam o impulso vertical e a luminosidade. Pode-se afirmar que essa prática é semelhante a um dos requisitos modernos da Gestão da Qualidade. Este requisito é a:
Alternativas:
a)Padronização definida através do controle de documentos e registros de referência.Alternativa assinalada
b)Padronização definida através da política da qualidade da igreja católica.
c)Padronização definida através da seleção de fornecedores elencados em lista de preferência.
d)Padronização determinada por projetos verificados e validados após a primeira construção.
e)Padronização das construções advindas do treinamento padronizado dos monges, noviços e plebeus que trabalharam nessas obras.
4)Com relação à padronização, pode-se considerar as seguintes afirmações:
I. A palavra padrão tem relação com uniformidade, e garantia de que algo seja feito sempre da mesma maneira.
II. Desta forma, padronização é a definição de especificações técnicas (referências) para o atendimento e melhores resultados de determinado processo, produto ou serviço.
III. A padronização de processos produtivos consiste na elaboração de rotinas formalizadas em relação às atividades executadas numa unidade de trabalho. 
IV. O objetivo da padronização é gerar melhores condições no ambiente de trabalho para o empregado.
Com relação à padronização, pode-se considerar corretas as seguintes afirmações:
Alternativas:
a)Afirmação I e II.
b)Afirmação I e III.
c)Afirmação II e III.
d)Afirmação I, II e III. Alternativa assinalada
e)Afirmação I, II, III e IV.