A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Didática e Planejamento - PROVA

Pré-visualização | Página 1 de 1

Didática e Planejamento
Parte superior do formulário
Dependendo da concepção de educação, concebe-se o ato de ensinar e aprender de diferentes formas, mas toda ação educativa envolve intervir, encaminhar e devolver.
Assinale a alternativa que corresponde ao nome do autor que descreve o seguinte:
“... em uma concepção democrática de educação, podemos afirmar que o primeiro movimento da construção da aula é a intervenção; o segundo é o encaminhamento, e o terceiro é a devolução. (apud LIMA, 2013, p.54).
Escolha uma:
a. Demo
b. Perrenoud
c. Ostetto
d. Freire
Gabarito comentado: Dependendo da concepção de educação, concebe-se o ato de ensinar e aprender de diferentes formas, mas toda ação educativa envolve intervir, encaminhar e devolver. em uma concepção democrática de educação, podemos afirmar que o primeiro movimento da construção da aula é a intervenção; o segundo é o encaminhamento, e o terceiro é a devolução. (LIMA, 2013, p.54).
LIMA, Patrícia de Moraes. Instrumentos metodológicos que orientam a prática pedagógica. In: FAEL. Didática e Planejamento. Curitiba: Fael Editora, 2013. p. 41- 66.
e. Vasconcelos
Feedback
A resposta correta é: Freire.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta que apresenta qual o objetivo da interdisciplinaridade:
Escolha uma:
a. Estudar os diferentes tipos de conteúdo que podem ser trabalhados pelo professor.
b. Promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade;
O objetivo da interdisciplinaridade é o de promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, resgatando concomitantemente a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir, ao mesmo tempo, melhor compreensão da realidade e do homem como ser determinado e determinante.
c. Ter o trabalho docente na construção do conhecimento de cada educando.
d. Ensinar e aprender se constitui pela valorização do saber do outro e pela possibilidade de construção dos espaços de trocas. Ato social e econômico;
e. Promover a educação formal do cidadão, as trocas e as relações vão acontecer.
Feedback
A resposta correta é: Promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade;.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo Com a Constituição Federal de 1988 e a LDB 9394.95 o Ensino Fundamental é de responsabilidade do Município e também oferecido por instituições privadas. Independente se o ensino é ofertado em instituição pública ou particular, o currículo e objetivos do nível de ensino são iguais. Nesse contexto, identifique a sentença que fundamenta os eixos estabelecidos para o ensino fundamental.
Escolha uma:
a. Favorecer a autonomia dos alunos e Buscar diferentes fontes.
b. Princípios éticos e Planejamento de ações.
c. Cognitivo, pessoal e social;
Um dos objetivos levantados referentes ao ensino de 9 anos é assegurar um período de vida escolar maior com a finalidade de ampliar as possibilidades. A didática e as fases iniciais do Ensino Fundamental de aprendizagens. Esse tempo eficaz, obviamente, dependerá da qualidade da educação oferecida. O objetivo do Ensino Fundamental é a formação básica, fundamentando-se em três grandes eixos: Cognitivo, pessoal e social; A questão B são os passos do projeto educacional. Na questão C ainda fundamenta sobre como desenvolver o projeto. Item D, são as funções dos projetos. A questão E, são enfoques indispensáveis para a construção do PPP.
d. investigação, planejamento, pesquisa, registro, conclusão e apresentação;
e. Sensibilização dos alunos, mostre os resultados e Avalie o projeto com a Turma;
Feedback
A resposta correta é: Cognitivo, pessoal e social;.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Por ser um dos caminhos da integração, a interdisciplinaridade ocorre quando os componentes curriculares possibilitam a construção do conhecimento, permitindo mudanças nos métodos de ensino e praticas pedagógicas. Sendo assim, a interdisciplinaridade permite que as disciplinas sejam estudadas e relacionadas umas com as outras. Dessa maneira questiona-se: Qual o objetivo da interdisciplinaridade?
I – Estabelecer relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento;
II- Promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, resgatando concomitantemente a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir, ao mesmo tempo, melhor compreensão da realidade e do homem como ser determinado e determinante;
III – Ser comum a duas ou mais disciplinas;
IV – É utilizar apenas uma disciplina para trabalhar determinado conteúdo.
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
b. Apenas a alternativa II está correta.
promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, resgatando concomitantemente a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir, ao mesmo
tempo, melhor compreensão da realidade e do homem como ser determinado e determinante. “O objetivo da interdisciplinaridade é, portanto, o de promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, resgatando concomitantemente a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir, ao mesmo tempo, melhor compreensão da realidade e do homem como ser determinado e determinante. A interdisciplinaridade é um elo entre os conhecimentos que almeja abranger todas as disciplinas em um só tema por meio de uma visão global do mundo. Por meio desse enfoque, a educação tem por finalidade contribuir para a formação do homem pleno, inteiro, uno, que alcance níveis cada vez mais competentes de integração das dimensões básicas, o eu e o mundo, com a finalidade de que seja capaz de resolver os problemas globais e complexos que a vida lhe apresenta e de produzir conhecimentos que possam contribuir para a renovação da sociedade”.
c. Apenas a alternativa I está correta.
d. Apenas a alternativa III está correta.
e. A alternativa IV está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a alternativa II está correta..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Por tratar-se do momento em que a escola reavalia todas as ações propostas que foram realizadas no planejamento inicial, o replanejamento tem como objetivo garantir a aprendizagem dos alunos, bem como, as conquistas de metas propostas no inicio do ano letivo. Sobre o Replanejamento pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. É o momento onde professores se reúnem para discutir sobre práticas pedagógicas, bem como, reorganizar e adequar suas práticas com as exigências do contexto de sociedade atual.
O replanejamento escolar é de extrema importância, pois é um processo de organização e reorganização da ação docente envolvendo problemas de contexto social atual. É o momento onde professores se reúnem para discutir sobre práticas pedagógicas bem como reorganizar e adequar suas práticas com as exigências do contexto de sociedade atual.
b. No âmbito escolar, o replanejamento é uma ação pedagógica continua e semestral que favorece a integração de estudantes por meio dos professores, gestores, pais e funcionários.
c. É de extrema importância, pois é um processo de elaboração e organização da ação docente envolvendo problemas de contexto social atual.
d. É a retomada do ano letivo é o momento propício para analisar as ações realizadas ao longo do primeiro semestre e recoloca-las em práticas.
e. Analisa o fluxo de cada unidade escolar discutindo suas práticas pedagógicas.
Feedback
A resposta correta é: É o momento onde professores se reúnem para discutir sobre práticas pedagógicas, bem como, reorganizar e adequar suas práticas com as exigências do contexto de sociedade atual..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão