Buscar

questionario C AMB 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		São seis os grandes biomas brasileiros (continentais). Os biomas do Brasil são conjuntos de ecossistemas (vegetal e animal) com uma diversidade biológica própria. Segundo o IBGE, no Brasil há seis tipos de biomas continentais e um bioma marinho ou aquático. Marque a alternativa que não faz parte do Bioma Brasileiro.
	
	
	
	Caatinga.
	
	
	Mata Atlântica.
	
	
	Cerrado.
	
	
	Deserto.
	
	
	Amazônia.
	
Explicação:
Segundo o IBGE, no Brasil há seis tipos de  biomas terrestres brasileiros.
Amazônia
Cerrado
Caatinga
Mata Atlântica
Pantanal
Pampa
	
		2.
		O termo bioma pode ser conceituado como:
	
	
	
	O conjunto formado por seres bióticos e abióticos que interagem entre si, formando um sistema equilibrado.
	
	
	O conjunto de vida vegetal e animal presentes em um ambiente que possui condições naturais parecidas e que historicamente foi influenciado pelo mesmo processo de formação.
	
	
	O agregado de seres vivos que dependem um dos outros para sobreviver. É dividido em: produtores, consumidores e decompositores.
	
	
	O conjunto composto por todos os seres vivos do planeta, exceto as plantas e as algas, que formam a flora.
	
	
	A camada do planeta Terra que abriga a vida. Abrange parte da litosfera, hidrosfera e da atmosfera.
	
Explicação: Os biomas são o conjunto de ecossistemas com características semelhantes, localizados em áreas próximas umas das outras e que tiveram processos semelhantes de formação. Normalmente, ao se caracterizar um bioma, destaca-se a sua vegetação, fauna e o clima da região em que ele se encontra. Além disso, o conjunto de biomas do mundo forma a biosfera (camada do planeta que abriga a vida).
		3.
		Muitos biomas brasileiros, como a floresta atlântica, caatinga e o cerrado, são considerados biomas únicos, pois possuem muitas espécies endêmicas, ou seja, espécies que só ocorrem naquela região.Vários fatores estão alterando a fisionomia dessas áreas naturais, dentre eles, a introdução de espécies exóticas. A introdução de espécies exóticas em ambientes naturais, causam: I- Extinção de espécies silvestres por competição de hábitat e nicho; II- Extinção de espécies silvestres por predação; III- Competição por recursos específicos, como nutrientes e água; IV- Extinção de espécies pelo aumento de patógenos e doenças; V- Estabilidade na cadeia alimentar; Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	III, IV e V
	
	
	I,II,III e IV
	
	
	IV e V
	
	
	I,II,III,IV e V
	
	
	II, IV e V
	
		4.
		Região entre o gelo e o limite das árvores; Ausência de árvores; Solo esponjoso e acidentado, refere-se à:
	
	
	
	Deserto
	
	
	Floresta de Coníferas = Taiga
	
	
	Floresta Tropical
	
	
	Campos
	
	
	Tundra
	
Explicação:
Tundra é um bioma no qual a baixa temperatura e estações de crescimento curtas impedem o desenvolvimento de árvores.  Numa tundra, a vegetação é composta por arbustos, ciperáceas, gramíneas, musgos e líquens. Em algumas tundras existem árvores dispersas. 
	
		5.
		É correto afirmar sobre o pantanal brasileiro, EXCETO:
	
	
	
	Está localizado no sudeste brasileiro.
	
	
	É o menor bioma brasileiro.
	
	
	Está localizado no noroeste de Mato Grosso do Sul.
	
	
	Está localizado no sul de Mato Grosso.
	
	
	Representa a maior planície inundável do mundo.
	 
	
	
		6.
		Analise as afirmativas abaixo e relacione com a sequência correta dos biomas correspondentes: I. Tipo de bioma que apresenta a um tipo de cobertura vegetal constituída, em geral, por gramíneas e árvores esparsas. A topografia geralmente é plana com clima tropical, apresentando duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa e uma seca. II. Todo o solo passa o inverno congelado o que impede o desenvolvimento de raízes e a drenagem, formando regiões pantanosas. III. Regiões localizadas em áreas de alta pressão onde se originam os ventos, o que impede a chegada de umidade. Ocorre uma grande oscilação de temperatura variando em até 30 ºC entre manhã e noite. IV. Região apresenta clima menos frio e a vegetação predominante é de árvores com copas em forma de cone e com folhagem persistente (pinheiros). V. Este é o bioma de maior produtividade biológica da Terra, resultado da alta radiação solar e da elevada precipitação de chuvas (índice pluviométrico).
	
	
	
	Savana (I)  Taiga (II)  Floresta tropical (III)  Deserto (IV)  Tundra (V)
	
	
	Floresta tropical (I) Deserto (II) Tundra (II)  Taiga (IV)  Savana (V)
	
	
	Savana (I)  Tundra (II)  Deserto (III)  Taiga (IV)  Floresta tropical(V)
	
	
	Taiga (I)  Deserto (II)  Floresta tropical (III)  Tundra (IV)  Savana (V)
	
	
	Deserto (I)  Floresta tropical (II)  Taiga (III)  Savana (IV)  Tundra (V)
	
Explicação:
I. Savana Tipo de bioma que apresenta a um tipo de cobertura vegetal constituída, em geral, por gramíneas e árvores esparsas. A topografia geralmente é plana com clima tropical, apresentando duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa e uma seca.
II. Tundra Todo o solo passa o inverno congelado o que impede o desenvolvimento de raízes e a drenagem, formando regiões pantanosas.
III. Deserto Regiões localizadas em áreas de alta pressão onde se originam os ventos, o que impede a chegada de umidade. Ocorre uma grande oscilação de temperatura variando em até 30 ºC entre manhã e noite.
IV. Taiga Região apresenta clima menos frio e a vegetação predominante é de árvores com copas em forma de cone e com folhagem persistente (pinheiros).
V.   Floresta tropical - Este é o bioma de maior produtividade biológica da Terra, resultado da alta radiação solar e da elevada precipitação de chuvas (índice pluviométrico).
	
		7.
		Os biomas brasileiros são classificados de acordo com suas características climáticas, de vegetação, de fauna e de solo. Com relação a tais características, podemos afirmar que:
	
	
	
	o bioma do Cerrado é caracterizado por uma biodiversidade enorme, tanto da flora quanto da fauna. Presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras. Clima quente e úmido durante todo o ano. A vegetação é extremamente diversificada: matas alagadas, várzeas e igapós e florestas de terra firme.
	
	
	o bioma costeiro se caracteriza por possuir chuvas abundantes no final da primavera e verão, ocasionando o alagamento de grandes áreas e clima seco no restante do ano. Grande biodiversidade adaptada às mudanças entre os períodos alagados e secos.
	
	
	a Mata Atlântica possui plantas com longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores. As queimadas são frequentes, sejam naturais ou provocadas. A agricultura, especialmente a cultura da soja, assim como a pecuária têm sido responsáveis pela rápida devastação desse bioma.
	
	
	a Mata dos Cocais é um bioma que ocupava uma faixa próxima ao litoral, que se prolongava até o interior em algumas regiões. Número de espécies endêmicas é alto, especialmente em árvores e bromélias. Clima e temperatura variam de acordo com a região.
	
	
	no bioma dos Campos a vegetação se caracteriza por pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas. A biodiversidade concentra-se especialmente na fauna, com espécies ameaçadas de extinção. A pecuária é forte, e as queimadas nas pastagens impedem o crescimento da vegetação.
	
		8.
		Levando-se em consideração a paisagem dos desertos, como o Saara, a única característica climática correta para a região é:
	
	
	
	Intensa umidade relativa do ar.
	
	
	Alta amplitude térmica.
	
	
	Reduzida taxa de insolação.
	
	
	Elevada evapotranspiração.
	
	
	Inexistência de pluviosidade.

Outros materiais