Buscar

Imunologia - AULA 09 - Ativação dos LB

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Ativação da Célula B e Produção de Anticorpos
 Samia Mascarenhas B Marques
*
*
*
Aspectos gerais das respostas imunes humorais
*
*
*
A resposta do anticorpo aos ags protéicos requer a presença de LB e LT;
As respostas de acs aos ags não-protéicos, tais como os lipopolissacarídeos e os lipídeos, não exigem LT auxiliares ags específicos;
As respostas imunes humorais aos ags protéicos dependentes das células T auxiliares são altamente especializadas, gerando acs de diferentes isótipos, incluindo diversos subtipos de Ig, cada um mediando uma distinta fç;
As respostas imunes humorais aos ags protéicos geram acs de alta afinidade;
*
*
*
-As respostas imunes humorais induzem muitas vezes a produção de acs e células de memória, que é caracterizada pela rápida produção de acs na subseqüente exposição ao ag:
*
*
*
*
*
*
-As respostas primárias e secundárias de acs a ags protéicos diferem qualitativa e quantitativamente:
*
*
*
*
*
*
-As respostas imunes humorais são iniciadas nos órgãos linfóides periféricos;
- O processo de ativação das células B e a geração de células produtoras de acs consiste de distintas fases seqüenciais:
*
*
*
*
*
*
Reconhecimento do antígeno e ativação da célula B induzida pelo antígeno
*
*
*
 A ativação dos linfócitos B antígeno-específicos é iniciada pelo contato do antígeno com as moléculas Ig de membrana, que são os receptores de antígenos das células B maduras.
*
*
*
*
*
*
Segundos sinais fornecidos para a célula B pelos receptores do complemento
 A ativação das células B requer, além do contato com o antígeno, a emissão de um segundo sinal, que pode ser fornecido pelas proteínas do complemento.
*
*
*
*
*
*
 Conseqüências funcionais da sinalização pelo Complexo Receptor de Antígenos dos LB
 Os eventos celulares iniciais, que são produzidos pela ligação cruzada do complexo receptor da célula B mediada pelo antígeno, preparam as células B para a subseqüente proliferação e diferenciação.
*
*
*
*
*
*
Respostas de anticorpos dependentes das células T auxiliares aos antígenos protéicos
*
*
*
 A resposta de ac aos ags protéicos requer o reconhecimento do ag pela célula T auxiliar e a cooperação entre os linfócitos B antígeno-específicos e os linfócitos T.
*
*
*
Eventos iniciais nas respostas de acs dependentes de célula T: proliferação de células B e secreção de acs
 Os antígenos protéicos são reconhecidos pelos linfócitos B e T específicos nos órgãos linfóides periféricos, e as populações celulares ativadas mantêm-se em conjunto nesses órgãos para iniciar as respostas imunes humorais
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Apresentação de antígenos protéicos pelos linfócitos B às células T auxiliares
 Os linfócitos B antígeno-específicos ligam o antígeno nativo às moléculas de Ig de membrana, interiorizam e processam o antígeno nas vesículas endossômicas e apresentam fragmentos peptídicos do antígeno associados às moléculas do MHC II nas suas superfícies.
*
*
*
*
*
*
 A ligação do antígeno à Ig de membrana favorece a expressão dos co-estimuladores que aumentam a capacidade do linfócito B para ativar as células T
*
*
*
Ativação dos LB mediada pelo contato da célula T auxiliar: o papel das interações do CD40 com o ligante do CD40
 As células T ativadas pelo antígeno e pela co-estimulação B7 expressam uma molécula de superfície celular, o CD40L, que inclui seu receptor, o CD40, nas células B que estão apresentando antígenos, e esta interação estimula proliferação e diferenciação.
*
*
*
*
*
*
Papel das citocinas na proliferação e diferenciação dos linfócitos B
 Os linfócitos T auxiliares ativados secretam citocinas que atuam em conjunto com o CD40L para estimular a proliferação de células B e a produção de acs de diferentes isótipos.
*
*
*
*
*
*
Diferenciação de células B em células secretoras de anticorpos
 Uma parte da progênie de células B, que proliferam em resposta a antígenos e a célula T auxiliar, diferencia-se em células efetoras que secretam anticorpos ativamente.
*
*
*
Troca de isótipos de cadeia pesada
 Em resposta ao comprometimento com o CD40 e com as citocinas, algumas células B ativadas expressando IgM e IgD passam pelo processo de troca de isótipos das cadeias pesadas, induzindo a produção de anticorpos com cadeias pesadas de diferentes classes.
*
*
*
Eventos tardios nas respostas de anticorpos dependentes da célula T: reações do centro germinativo
*
*
*
 Os eventos tardios nas respostas de anticorpos dependentes da célula T auxiliar, incluindo a maturação da afinidade e a geração de células B de memória, ocorrem nos centros germinativos dos órgãos linfóides.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
 As células dendríticas foliculares nos centros germinativos exibem os antígenos, e as células B que ligam esses ags com alta afinidade são selecionados para sobreviver:
*
*
*
*
*
*
Antígenos independentes de células T
*
*
*
*
*
*
Feedback de anticorpos: regulação das respostas imunes humorais pelos receptores Fc
*
*
*
 O comprometimento simultâneo da Ig da célula B e dos receptores Fc pelos complexos antígeno-anticorpo inibe a ativação da célula B
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais