Buscar

Imunologia - AULA 15 - Auto-Imunidade II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Doenças Causadas pelas Respostas Imunes – Hipersensibilidade e Auto- Imunidade
 Samia Mascarenhas B. Marques
*
*
*
 Hipersensibilidade
*
*
*
 A imunidade específica (adquirida) exerce importante função na defesa do hospedeiro contra as infecções microbianas, mas essas respostas imunes são tb capazes de causar lesão tecidual e doença.
 Os distúrbios causados pelas respostas imunes são classificados como doenças de hipersensibilidade.
*
*
*
 Uma causa comum das doenças de hipersensibilidade é a falta de autotolerância, que é a propriedade do sistema imune de assegurar que a pessoa normalmente não reaja contra seus próprios antígenos.
 As doenças causadas pela falha da autotolerância e as subseqüentes respostas imunes contra os antígenos próprios ou autólogos constituem as doenças auto-imunes.
*
*
*
 As doenças de hipersensibilidade podem tb resultar de respostas descontroladas ou excessivas contra antígenos estranhos, tais como os microorganismos.
*
*
*
 Tipos de doenças de hipersensibilidade
 As doenças de hipersensibilidade (DH) representam um grupo de distúrbios clinicamente heterogêneo.
 Dois fatores principais determinam as manifestações clínicas e patológicas dessas doenças: o tipo da resposta imune que induz lesão tecidual e a natureza e localização do antígeno que é o alvo da resposta.
*
*
*
 As doenças de hipersensibilidade são comumente classificadas de acordo com o tipo da resposta imune e do mecanismo efetor responsável pela lesão da célula e do tecido.
*
*
*
 A hipersensibilidade imediata causada pelos anticorpos IgE e pelos mastócitos, é tb chamada hipersensibilidade do tipo I. 
 Os anticorpos não IgE poderão causar lesão recrutando e ativando as células inflamatórias e interferindo nas funções celulares normais.
*
*
*
*** Alguns desses anticorpos são específicos para os antígenos de células particulares ou da matriz extracelular e são encontrados ligados a essas células ou tecidos, ou livre na circulação; as doenças induzidas por esses anticorpos são classificadas como distúrbios de hipersensibilidade do tipo II.
*** Outros anticorpos podem formar complexos imunes na circulação, e os complexos são subseqüentemente depositados, principalmente nos vasos sangüíneos , e causam lesão; as doenças causadas pelos complexos imunes são classificadas como hipersensibilidade do tipo III.
*
*
*
*** A lesão tecidual pode ser devida aos linfócitos T que ativam mecanismos efetores da reação de hipersensibilidade tardia (DTH) ou lisam diretamente as células-alvo; esses estados são classificados como distúrbios de hipersensibilidade do tipo IV.
*
*
*
*
*
*
Mecanismos efetores da lesão tecidual e da 
doença imunológica
*
*
*
 Os mecanismos das doenças imunológicas são os mesmos da imunidade humoral e da mediada por célula contra os microorganismos e outros antígenos estranhos.
 Quando essas respostas imunes são induzidas anormalmente, como na autoimunidade, ou são descontroladas, podem causar doença.
 As primeiras doenças imunológicas nas quais os mecanismos patogênicos foram definidos são causadas pela deposição de anticorpos nos tecidos.
*
*
*
 Doenças causadas por anticorpos
*
*
*
 As doenças mediadas por anticorpos são produzidas por complexos antígeno-anticorpo, que se formam na circulação e são depositados nas paredes dos vasos, ou por anticorpos que se ligam a antígenos em células particulares ou em tecidos extracelulares.
*
*
*
 Os complexos imunes podem ser compostos de antígenos próprios ou de antígenos estranhos com anticorpos ligados.
 As características patológicas das doenças causadas por complexos imunes refletem os sítios da deposição do complexo imune e não são determinadas pela fonte celular do antígeno.
*
*
*
** Por isso, as doenças mediadas por complexos imunes tendem a ser sistêmicas, com pouca ou nenhuma especificidade de um antígeno em particular localizar-se em determinado órgão ou tecido. 
** Ao contrário, os anticorpos contra antígenos celulares ou da matriz causam doenças que afetam especificamente as células ou tecidos onde esses antígenos estão presentes, e freqüentemente não são sistêmicas.
 Na maioria dos casos, esses anticorpos são auto-anticorpos, mas ocasionalmente podem ser produzidos contra um antígeno estranho que produz reação cruzada imunologicamente com um componente dos tecidos próprios.
*
*
*
*
*
*
Doenças causadas por anticorpos contra antígenos fixados nas células e nos tecidos
 Os anticorpos contra antígenos das células ou da matriz causam doença através de três mecanismos principais – opsonização e fagocitose das células, inflamação e lesão tecidual mediadas pelo complemento e pelo receptor Fc e interferência nas funções celulares normais pela ligação a moléculas fisiologicamente importantes ou aos receptores celulares.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
 Algumas doenças de hipersensibilidade que são causadas por auto-anticorpos contra antígenos próprios:
*
*
*
*
*
*
*
*
*
 Em algumas dessas doenças, os depósitos teciduais de anticorpos podem ser detectados pelo exame morfológico, e a deposição do anticorpo está muitas vezes associada à ativação do complemento, inflamação e lesão do tecido local.
*
*
*
*
*
*
Doenças mediadas por complexos imunes
 - 1911 – médico Clemens von Pirquet
 - infecções diftéricas : soros de cavalos imunizados com toxina diftérica
 - inflamação articular (artrite), erupção cutânea e febre
 - dça devido a uma resposta do hospedeiro a algum componente do soro
*
*
*
*
*
*
 Os complexos antígeno-anticorpo são produzidos durante as respostas imunes normais, porém somente causam doença qdo são produzidos em quantidades excessivas e não são eficientemente eliminados, qdo então ficam depositados nos tecidos. 
 A quantidade da deposição dos complexos imunes nos tecidos é determinada em parte pelas características dos vasos sangüíneos e pela natureza dos complexos imunes.
 Os capilares dos glomérulos renais e da sinóvia são os vasos nos quais o plasma é ultrafiltrado (para formar urina e sinóvia), e essas localizações estão entre as mais comuns de deposição dos complexos imunes.
*
*
*
 Muitas doenças imunológicas sistêmicas no homem são causadas pela deposição de complexos imunes nos vasos sangüíneos.
*
*
*
*
*
*
Doenças causadas por linfócitos T
 Os linfócitos T causam lesão tecidual , provocando reações DTH ou matando diretamente as células-alvo.
As DTHs são despertadas pelas células CD4 e pelas células CD8, ambas secretoras de citocinas que ativam os macrófagos e induzem inflamação.
Em alguns distúrbios mediados pelas células T, os CD8 lisam diretamente as células-alvo portadoras de antígenos associados à classe I do MHC.
*
*
*
 As células T que causam lesão no tecido podem ser autorreativas ou podem ser específicas para antígenos protéicos estranhos que estão presentes nas células ou tecidos e ligados a estes.
 A lesão tecidual mediada pelo linfócito T pode tb acompanhar as fortes respostas imunes protetoras contra microorganismos persistentes, especialmente os microorganismos intracelulares que resistem à erradicação pelos fagócitos e pelos anticorpos.
*
*
*
Doenças causadas pela reação de hipersensibilidade tardia
 Nas DTHs, a lesão do tecido resulta dos produtos dos macrófagos ativados, tais como enzimas hidrolíticas, intermediários reativos de oxigênio, óxido nítrico e citocinas pró-inflamatórias.
*
*
*
*
*
*
 Dentre as dças auto-imunes específicas de órgão, muitas são causadas pelas DTHs induzidas por células T autorreativas.
*
*
*
*
*
*
Doenças causadas pelos linfócitos T citotóxicos
 As respostas dos CD8 à infecção viral
podem induzir lesão tecidual matando as células infectadas, mesmo que o próprio vírus não tenha efeitos citopáticos.
 Poucos exemplos das dças auto-imunes mediadas por CD8 foram documentados. Camundongos e às vezes o homem, desenvolvem miocardite com infiltração do coração por células T CD8 qdo infectados pelo vírus coxsáckie B.
*
*
*
dh tipo 2-tgG e igM(ambas ativam o com plemento e igG opsoniza)
dh tipo 3-igg e igm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais