Buscar

APOL 3.FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E PRINCIPIOS DE ECONOMIA

Prévia do material em texto

Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
GEIZE FERNANDES DE OLIVEIRA 
Disciplina(s):
Fundamentos da Administração
Introdução ao Estudo da Economia
Questão 1/5
A organização constitui uma parte de um sistema maior que está integrado ao sistema social”. Neste contexto, o estruturalismo propõe a noção de homem organizacional, em oposição ao homem econômico da teoria clássica e ao homem social da teoria das relações humanas.
Para os autores, o homem organizacional possui algumas características. Sobre estas características, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e, em seguida, assinale a alternativa correta:
 
( ) Flexibilidade para lidar com as constantes mudanças e papéis desempenhados.
(   ) Sabe lidar com frustrações.
(   ) Adia recompensas no presente para obtê-las no futuro.
(   ) Mantém permanente vontade de realização.
(   ) Participa de apenas um sistema social.
A
V – F – V – V – F
B
V – V – F – V - V
C
V – V – V – F - V
D
V – V – V – V - F
Questão 2/5
Amitai Etzioni estabeleceu uma tipologia da organização burocrática. Classificou-a em quatro tipos: organizações burocráticas coercitivas, organizações burocráticas utilitárias, organizações burocráticas normativas e Organizações burocráticas híbridas.
Relacione uma coluna com a outra e, em seguida, assinale a alternativa correta:
A -  Organizações burocráticas coercitivas
B -  Organizações burocráticas utilitárias
C -  Organizações burocráticas normativas
D -  Organizações burocráticas híbridas
(   ) a coerção (prêmios e punição) é o principal meio para controlar seus integrantes (campos de concentração, prisões e instituições correcionais).
(   ) o principal controle do participante ocorre através da remuneração – por meio de incentivos e benefícios econômicos (comércio e indústria).
(   ) o controle dos integrantes se dá por meio das regras e da internalização da cultura da organização como legítima, bem como da moral e da ética (hospitais, organizações religiosas e universidades).
(   ) misturam os tipos de controle (sindicatos e unidades de combate).
A
A – B – C – D
B
D – C – B – A
C
B – A – C -  D
D
C – B – D – A
Questão 3/5
Sistemas são formados por partes inter-relacionadas. O todo, no entanto, apresenta-se como algo a mais do que a soma das partes. O todo tem propriedades que as partes não possuem, ao mesmo tempo em que as propriedades do todo explicam as partes.
A partir do conceito de sistemas, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve um dos fatos que originaram o desenvolvimento do estruturalismo:
A
Oposição entre a teoria clássica e a teoria das relações humanas.
B
Necessidade de compreender as organizações como um organismo social simples, dentro do qual prevalece a dinâmica da interação entre os gestores, os quais compartilham objetivos incomuns, muitas vezes com diferentes formas de distribuição dos lucros.
C
No novo conceito de estrutura, domina a ideia de um fluxo neutro que não interfere nos objetivos organizacionais.
D
Domina a ideia de uma tempestade de ideias e objetivos, ou seja, cada gestor possui uma ideia diferente que possa agregar benefícios para o alcance de seu desejo comum
Questão 4/5
As despesas de consumo pessoal são determinadas pelo nível da renda pessoal disponível. À medida que sua renda disponível aumenta, os consumidores ampliam seus gastos de consumo. Depreende-se ainda que, quando há elevação dos demais componentes da demanda agregada, como investimentos, gastos do governo, ou exportações, a renda sofre incremento, o que resulta em um novo aumento do consumo, e assim sucessivamente.   Assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de renda pessoal disponível.
A
Renda acrescida dos tributos
B
Renda multiplicada pelos tributos	
C
Renda menos tributos
D
Renda dividida pelos tributos
Questão 5/5
Durante muitos anos do período pós-Segunda Guerra, a economia brasileira apresentou vigorosas taxas de crescimento. A partir da década de 1980, porém, ela passou a demonstrar resultados insatisfatórios, com repercussões negativas sobre a ocupação de mão de obra.
Analise as afirmativas apresentadas em sequência enquanto possíveis causas desse baixo desempenho.
 
I. Inadequada gestão macroeconômica   
II. Desequilíbrios nas contas externas  
III.  Cambio estável  
IV. Déficits no orçamento público   
V. Baixas taxas de inflação   
VI. Descontinuidades provocadas por uma violenta modificação nos padrões tecnológicos e organizacionais das empresas, entre outras  
Assinale a alternativa que indica, corretamente, quais das afirmativas podem ser consideradas como verdadeiras enquanto causas desse baixo desempenho.
A
Apenas I, II, IV e VI
B
Apenas I, III e V
C
Apenas I, II e VI
D
Apenas IV e V

Outros materiais