Buscar

A Influência dos Meios de Comunicação na Mudança de Hábitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:446963) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9300880
	Nota da Prova:
	10,00
Parte superior do formulário
	1.
	O uso de narguilé, objeto constituído de um frasco de vidro, uma ou mais mangueiras e um fornilho - um recipiente - coberto por uma mistura de tabaco, sabores e aromas revestidos por carvão tem aumentado intensivamente no Brasil nos últimos anos. Por utilizar um filtro de água antes da fumaça ser aspirada pelo fumante, o narguilé é visto como menos prejudicial à saúde. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados que mostram justamente o contrário. Uma sessão de uso de narguilé, que dura em média de 20 a 80 minutos, equivale à fumaça de 100 cigarros, possui alta concentração de nicotina e CO (monóxido de carbono), além de mais de 40 substâncias tóxicas (PORTELA, 2017).
De acordo com reportagem do Jornal O Indaialense, o consumo dos cachimbos d'água árabes (Narguilé) e os postos de venda da droga se proliferaram, especialmente após a apresentação da até então, novidade no Brasil, pela novela Caminho das Índias.
Considerando o texto apresentado, escreva uma redação com o tema:  A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA MUDANÇA DE HÁBITOS - UM PERIGO EMINENTE. Cite dois exemplos de hábitos ruins do ponto de vista da saúde e/ou da educação, amplamente divulgados pelos meios de comunicação, que influenciam negativamente no aumento do consumo de substâncias ou alimentos prejudiciais à saúde.
FONTE: PORTELA, Ananda. Fumaça do narguilé equivale a quase 100 tragadas de cigarro. Jornal O ESTADO DE S.PAULO. 2017. Disponível em: <http://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,fumaca-do-narguile-equivale-a-quase-100-tragadas-de-cigarro,70001736571>. Acesso em: 26 fev. 2018.
O INDAIALENSE. Os perigos de um hábito. Jornal O Indaialense. 2018. Disponível em: <http://oindaialense.com.br/especial/os-perigos-de-um-h%C3%A1bito-1.2046209>. Acesso em: 26 fev. 2018.
	Resposta Esperada:
Dentre os exemplos de influência negativa dos meios de comunicação, podem ser citadas as propagandas de consumo de bebidas alcoólicas, cigarros, produtos alimentícios artificiais e fast-foods (comidas rápidas industrializadas). Além das propagandas que apresentam uma mensagem explícita de estímulo ao consumo dessas substâncias há ainda os programas, como novelas e filmes, que mostram de modo implícito o consumo de substâncias nocivas, o que provoca nos telespectadores a "sensação" de "normalidade" no uso de tais substâncias. Os riscos provenientes do consumo de produtos nocivos à saúde são ampliados à medida que os meios de comunicação tentam passar a ideia de alegria e bem-estar, durante o seu consumo. É preciso a população ficar atenta ao que assiste, ouve ou lê, que busque informações confiáveis como as do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, antes de consumir algum produto duvidoso. E por mais que as mídias tentem influenciar na sua decisão, seja o protagonista de sua própria história, buscando deixar um legado para as gerações futuras, especialmente sendo um exemplo de cidadão.
Parte inferior do formulário

Outros materiais