Buscar

Comunicação, Globalização, Ciência, Governo e Produção Industrial

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:446964) ( peso.:1,50)
	Prova:
	10906547
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Desde muito cedo, o homem sentiu a necessidade de se comunicar. Antigamente, este ato era realizado através de desenhos em pedras e foi evoluindo para a escrita em papel e a fala entre os povos. Com o passar dos anos, a importância da comunicação foi se tornando cada vez maior. Com isso, começaram a surgir os aparelhos de comunicação, como telefone, rádio, TV e o mais utilizado nos dias de hoje, as mídias sociais que se comunicam através da internet. Em se tratando de comunicação moderna caracterizada como as comunidades virtuais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São pessoas que se reúnem para as organizações de eventos sem a presença de aparelho de comunicação.
	 b)
	É caracterizada pelo agrupamento de determinadas pessoas em um espaço físico para discussões.
	 c)
	É um grupo de pessoas que se comunicam através de redes sociais e que possuem um assunto em comum.
	 d)
	São os grupos de pessoas que se reúnem para a elaboração de projetos organizacionais.
	2.
	A globalização está amparada, principalmente, nos avanços tecnológicos, assim como nas relações sociais e econômicas, no mercado da conectividade e da virtualidade. É abordada como sendo a responsável por alterar a forma de comunicação entre as pessoas em diversas sociedades. No entanto, também pode proporcionar tanto a inclusão como a desigualdade social. Sobre o fenômeno que consiste a globalização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Antigo, em meio às sociedades que procuravam intercambiar produtos, tecnologias e informações.
	 b)
	Recente, totalmente dependente das novas tecnologias.
	 c)
	Recente, ocorrendo a partir da criação das redes sociais.
	 d)
	Antigo, ganhando forte impulso ao final da década de 1960, quando ocorreu a queda do Muro de Berlim e do fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
	3.
	Teoria e prática deveriam caminhar juntas, especialmente no campo da educação. Essa premissa contribui para o aprendizado da ciência ao apresentar conteúdos teóricos e testá-los na prática. Importante ressaltar que a produção do conhecimento científico não é restrita ao ambiente acadêmico, pois também pode ser gerado no trabalho do dia a dia. Sobre o conceito de ciência e método científico, analise as sentenças a seguir:
I- O método científico consiste, basicamente, de etapas organizadas de observação e análise dos fatos, percepção e apropriação dos conceitos e elaboração de princípios/hipóteses com a comprovação ou não das hipóteses propostas.
II- Ciência é o ramo da biologia capaz de explicar os fenômenos naturais e artificiais, de modo a concluir com precisão algo que antes não pudera ser explicado, pois a prática sempre confirma a teoria.
III- Pensar cientificamente consiste em explicar a realidade a partir de princípios filosóficos, em que o mundo imaginário prevalece sobre os fatos reais e a ciência se torna estática.
IV- A ciência procura ao máximo aproveitar as informações ou dados obtidos, é computável e permite o devido registro de tais informações ou dados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	4.
	Estabelecendo uma relação do quadro geral dos modelos econômicos que influenciaram e configuraram os sistemas políticos, pode-se situar os modelos de liberalismo à estrutura de governo denominada de administração pública e neoliberalismo na categoria de nova gestão pública, como governança participativa. Sobre o perfil de Estado/governo que se faz necessário no cenário político atual, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Um governo capaz de criar meios e políticas que favoreçam a segregação social.
	 b)
	Um governo capaz de fortalecer redes industriais em nível nacional em detrimento das regionais.
	 c)
	Um governo capaz de proteger os grupos vulneráveis em detrimento do meio ambiente.
	 d)
	Um governo capaz de reduzir a corrupção e garantir estabilidade macroeconômica.
	5.
	Um sistema de produção industrial contempla a descentralização do poder e a formação de redes de trabalho, a diferenciação da produção, o forte controle da produção, a qualificação constante dos trabalhadores, com mão de obra multifuncional e bem qualificada, envolvendo trabalhadores treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, com um sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. Sobre como é conhecido esse sistema, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Terceirização.
	 b)
	Toyotismo.
	 c)
	Trabalho informal.
	 d)
	Fordismo.
	6.
	O neoliberalismo propõe que o bem-estar humano pode ser melhor promovido liberando-se as capacidades empreendedoras individuais no âmbito de uma estrutura caracterizada por sólidos direitos à propriedade privada, livres mercados e comércio. O neoliberalismo forjou-se a partir dos elementos já existentes no interior do liberalismo clássico do século XVIII, porém, privilegiou alguns ideais. Sobre esses ideais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Políticos.
	 b)
	Sociais.
	 c)
	Culturais.
	 d)
	Econômicos.
	7.
	A globalização favoreceu a união entre povos e pessoas de todas as origens, raças, etnias, religião, culturas, valores, costumes, pois através dela se apresentou a tecnologia da informação, em que em um click podemos falar com qualquer pessoa de outro estado, região, cidade e até país. Através da tecnologia, compramos, vendemos produtos e serviços fabricados em qualquer lugar do mundo. Com relação à globalização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A globalização abriu espaço para empreendedores criarem novos produtos e serviços, facilitando a vida das pessoas.
	 b)
	Todas as empresas são visivelmente prejudicadas em sua sustentabilidade por fazerem parte da globalização.
	 c)
	A globalização proporcionou desemprego no Brasil por aceitar a implantação de empresas internacionais.
	 d)
	Foi desfavorável o grande número de acessos à internet por causa da globalização.
	8.
	Terceirização é o processo pelo qual uma empresa deixa de executar uma ou mais atividades realizadas por trabalhadores diretamente contratados e as transferem para outra empresa. No contexto da terceirização da produção, podemos observar o chamado international outsourcing. Sobre o que ele significa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Contratação de trabalhadores estrangeiros imigrantes.
	 b)
	Realocação da empresa em outro país.
	 c)
	Contratação de trabalhadores estrangeiros em seus países de origem.
	 d)
	Compra de componente ou serviço em outro país.
	9.
	Órgãos como sociedades, associações, fundações, institutos, ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) fazem parte de um setor instalado como alternativa no sentido de intermediar, gerenciar e prestar serviços de interesse público em situações que outros setores não alcançam. Sobre esse setor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Primeiro setor.
	 b)
	Setor privado.
	 c)
	Setor público.
	 d)
	Terceiro setor.
	10.
	Diante do conceito de governo, foram relacionados alguns termos de responsabilidade com relação ao modelo econômico envolvendo sistemas políticos, apresentado como modelos do liberalismo e do neoliberalismo, enfatizando distinções, comparações e reflexões sobre seu governo. Já o Estado participa junto aos setores públicos e privados, dando a oportunidade aos cidadãos de interagir sobre os assuntos de seus própriosinteresses. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Administração pública.
II- Nova gestão pública.                                             
III- Governança participativa.
(    ) Realização da legalidade e regulamentos.
(    ) Envolvimento de pessoas.
(    ) Competência profissional.
(    ) Bom comportamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - III - I.
	 b)
	I - III - II - I.
	 c)
	III - I - I - II.
	 d)
	III - II - I - II.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes