Buscar

LINHA_DO_ASSINANTE_ASSIMÉTRICA_-_ADSL[1]

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LINHA DO ASSINANTE ASSIMÉTRICA - ADSL
A técnica ADSL consiste em utilizar-se a largura da banda da linha telefônica de forma assimétrica e dividi-la para serviços de voz e dados, para acesso à Internet sem prejudicar o sinal de voz. Na prática as velocidades de download são superiores às de upload. As aplicações incluem voz sobre ADSL, acesso à Internet e vídeo sob demanda, no que é conhecido como triple play.
Devido às elevadas taxas de dados, os requisitos de linhas para o ADSL são mais restritivos do que para simples canais de voz. O estudo teórico de qualificação de linhas ADSL é elaborado para identificar qual o parâmetro em não conformidade ou não atendimennto às especificações técnicas. A análise é baseada em: diâmetro e qualidade das emendas nos condutores e da taxa de transferência, ou seja, da frequência dos sinais emitidos. Este estudo é dividido em duas partes distintas: equipamentos terminais ( lado cliente e lado estação) e rede telefônica metálica ( meio de transmissão). O estudo verifica qual a máxima distância para o atendimento dos usuários, utilizando o par metálico e a elaboração de uma tabela de atenuaçãoo em dB por km, dependendo da banda utilizada (dependência com a frequência).
Os testes de qualificação da linha destinam-se a evitar reparos, verificar instalações, garantia de atendimento às expecitativas do serviço e evitar visitas sistemáticas. Os testes incluem:
a) Escoamento (largura de banda): a fim de garantir que a taxa de transmissão atende às específicações das camadas físicas ATM e ADSL.
b) Capacitade da linha: para verificar a capacidade de aumento ou manutenção do escoamento via troca de bits na linha.
c) Margem do ruído: para verificar se as margens de ruído estão dentro dos valores especificados e se uma diminuição na margem de ruído não reduz o desempenho a níveis inaceitáveis pelo sistema.
d) Nível de potência: para verificar se as intensidades dos sinais emitidos pelos modems estão dentro dos níveis especificados.
e) Taxa de erro de bit (BER bit error rate): para verifricar se a taxa de erro está dentro dos limites aceitáveis.
f) Tom de discar: para verificar o correto funcionamento da rede telefônico.
g) Testes de qualidade por par metálico: Para verificar os níveis de atenuação e resistência de loop.
A ligação entre o equipamento do assinante DSL (voz e dados) e a central telefônica é realizado pelo DSLAM ( Digital Subscriber Line Access Multiplexer), que concentra p tráfego e utiliza técnicas de multiplexação. o DSLAM é responsável por decodificar o sinal do modem ADSL do cliente e multiplexá-lo em um acesso de alta velocidade para rede IP.
As distâncias típicas da ligação ADSL são da ordem de 5,5 km com apenas um par metálico. Nas dependências do assinante, a fim de reduzir a interferência e entre os sinais analógicos (voz) e de digitais (dados) é necessária a instalação de microfiltros, nos equipamentos analógicos ( telefone, identificador de chamadas, fax).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais