Buscar

Lista - Força Elétrica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Eletricidade Aplicada
	Turma: 
	
	Professor: Diego Motta Libardi
	Data: 
	
	Aluno:
	
	Exercícios
1ª Lista
	Conteúdo(s): Carga Elétrica e Força Elétrica
	Nota: XXX
	
	Curso de Engenharia Civil
Qual deve ser a distância entre a carga pontual q1 = 26,0 µC e a carga pontual q2 = - 47,0 µC para que a força eletrostática entre elas tenha uma intensidade de 5,7 N?
Uma carga pontual de +3,00x10-6 C está distante 12,0 cm de uma segunda carga pontual de -1,50x10-6 C. Calcule a intensidade da força sobre cada carga.
Duas partículas igualmente carregadas, mantidas a uma distância de 3,2x10-3 m, são soltas a partir do repouso. Observa-se que a aceleração inicial da primeira partícula é de 7,0 m/s2 e que a da segunda é de 9,0 m/s2. Se a massa da primeira partícula for de 6,3x10-7 kg, quais serão:
A massa da segunda partícula.
A intensidade da carga de cada partícula.
 Duas esferas condutoras isoladas idênticas 1 e 2 possuem cargas iguais e estão separadas por uma distância que é grande, comparada com os diâmetros (Fig. 22.16a). A força eletrostática atuando na esfera 2 devido à esfera 1 é F. Suponha agora que uma terceira esfera idêntica, a esfera 3, tendo um cabo isolante e inicialmente neutra, toque primeiro a esfera 1 (Fig. 22.16b), depois a esfera 2 (Fig. 22.16c) e finalmente seja removida (Fig. 22.16d). Em termos da intensidade F, qual a intensidade da força eletrostática F’ que atua agora sobre a esfera 2?
Na figura abaixo:
Qual a componente horizontal resultante da força eletrostática resultante sobre a partícula carregada no canto inferior esquerdo do quadrado?
Qual a componente vertical resultante da força eletrostática resultante sobre a partícula carregada no canto inferior esquerdo do quadrado?
Utilizem: q = 1,0x10-7 C e a = 5 cm?
Qual a carga total em coulombs de 75,0 kg de elétrons?
A intensidade da força eletrostática entre dois íons idênticos que estão separados por uma distância de 5 . 10-10 m é 3,7 . 10-9 N. (a) Qual a carga de cada íon? (b) quantos elétrons estão “faltando” em cada íon (causando assim o desequilíbrio de carga do íon)?
Um elétron está no vácuo próxima à superfície da Terra. Onde deveria ser colocado um segundo elétron para que a força eletrostática que ele exerce sobre o primeiro elétron equilibre a força gravitacional sobre o primeiro elétron devida à Terra.
Duas gotas d’água esféricas minúsculas, com cargas idênticas de – 1,00 . 10-16 C, possuem uma separação de 1,00 cm de centro a centro. (a) Qual a intensidade da força eletrostática que atua entre elas? (b) Quantos elétrons em excesso existem sobre cada gota, dando a ela este desequilíbrio de carga?
Quanto elétrons teriam que ser retirados de uma moeda para deixá-la com uma carga de 1,0 . 10-7 C?
Dispõe-se de quatro esferas metálicas idênticas e isoladas uma da outra. Três delas, A, B e C, estão descarregadas, enquanto a quarta esfera, D, contém carga negativa Q. Faz - se a esfera D tocar, sucessivamente, as esferas A, B e C. Determine a carga elétrica final da esfera D.
12) Duas esferas condutoras idênticas carregadas com cargas Q e -3Q, inicialmente separadas por uma distância d, atraem-se com uma força elétrica de intensidade (módulo) F. Se as esferas são postas em contato e, em seguida, levadas de volta para suas posições originais, a nova força entre elas será:
a) maior que F e de atração
b) menor que F e de atração 
c) igual a F e de repulsão 
d) menor que F e de repulsão
e) maior que F e de repulsão
13) Na figura ao lado, duas esferas condutoras minúsculas de massa m idêntica e carga q idêntica estão penduradas por fios não-condutores de comprimentos iguais a L. Suponha que θ seja tão pequeno que tg θ possa ser substituída pelo valor aproximado de sen θ. 
Mostre que, para o equilíbrio, x = (q2L / 2πε0mg)1/3 , onde x é a separação entre as esferas.
Se L = 120 cm; m = 10 g e x = 5,0 cm, qual o valor de q?
A figura abaixo mostra uma haste longa, não-condutora e sem massa, de comprimento L, pivotada em seu centro e equilibrada com um bloco de peso W a uma distância x da sua extremidade esquerda. Nas extremidades esquerda e direita da haste são presas pequenas esferas condutoras com cargas positivas q e 2q, respectivamente. A uma distancia h na mesma vertical abaixo de cada uma destas esferas existe uma esfera fixa com carga positiva Q.
Determine a distância x quando a haste estiver horizontal e equilibrada.
Qual deveria ser o valor de h para que a haste não exercesse nenhuma força vertical sobre o mancal quando a haste estivesse horizontal e equilibrada?

Outros materiais