A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Prova presencial regular SOCIOLOGIA GERAL (Mar)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Prova presencial regular
SOCIOLOGIA GERAL
Questão 1
Sobre as razões pelas quais o sindicalismo brasileiro é corporativo, marque a opção correta:
a) Filiação obrigatória dos representados da intenção de neutralizar a influência do sindicato sobre a massa dos trabalhadores.
b) Estrutura sindical criada pela intensa participação popular dos trabalhadores.
c) Reconhecimento obrigatório pelo Ministério do Trabalho, isto é, somente o sindicato reconhecido pelo Estado tem o direito de representação dos interesses de cada uma das categorias profissionais e econômicas, organizadas em sindicatos únicos com base territorial distrital, municipal, intermunicipal, estadual e interestadual, mas nunca nacional, o que deu origem a milhares de sindicatos.
d) Nem todos os representados, filiados ou não, têm direito às conquistas obtidas pelo movimento sindical de sua categoria profissional ou econômica.
e) A diversidade sindical representada na pluralidade de categorias profissionais e econômicas.
Questão 2
A Revolução Francesa foi um dos fenômenos que contribuiu para o surgimento das Ciências Sociais, por ter atingido mortalmente as instituições políticas e jurídicas vigentes à época, pela força de uma nova ideologia, inspirada em obras de autores como I - John Locke (1632-1704). II - Voltaire (1694-1778). III - Montesquieu
(1689-1755) IV - Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
a) III.
b) I, II, III, IV.
c) II, III.
d) I, II.
e) II, III, IV.
Questão 3
Leia o texto abaixo e marque a opção correta. Tinha por objetivo melhorar os processos produtivos, produzindo em menos tempo, mantendo a qualidade. Acreditava-se que a administração tinha que ser vista como uma ciência e isso consistia em que suas ações fossem padronizadas de acordo com um estudo minucioso do tempo e movimentos usados pelos operários de acordo com suas funções. O operário deveria saber realizar apenas a sua função específica porque analisar às demais funções ou o processo era perca de tempo e consequentemente de dinheiro. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios. Acesso em: 27/02/2018. O texto descreve qual sistema de produção e gestão?
a) Reestruturação produtiva
b) Taylorismo
c) Gestão de pessoas
d) Fordismo
e) Toyotismo
Questão 4
Sobre a análise crítica ao taylorismo/fordismo, marque a opção correta I - Remete à questão do conflito de classes nas sociedades capitalistas e ao problema fundamental com o qual se defronta o capitalista. II - O taylorismo e o fordismo foram as respostas encontradas pelo capital, ao longo do século XX, para enfrentar o problema sobre a divisão de classes. III - Mesmo com o sistema taylorista e fordista, os trabalhadores sempre reagiram - e sempre reagem - às condições impostas, organizando-se politicamente em sindicatos e em movimentos sociais reivindicatórios de diferentes naturezas, muitos deles bem-sucedidos que lhes garantiram alguma melhoria nas condições de trabalho e de vida. IV - Conciliar interesses divergentes é o desafio maior a ser confrontado pelo capital, pelo administrador, pelos governos estabelecidos e pelos próprios trabalhadores, num esforço conjunto para a promoção do desenvolvimento e redução da desigualdade social.
a) I, II, III, IV
b) III, IV
c) II, III
d) I, II, IV
e) I, II
Questão 5
Leia o texto abaixo e marque a opção que preencha as lacunas. No mundo corporativo atual onde as empresas convivem com um ambiente cada vez mais turbulento marcado pela incerteza, velocidade e instabilidade é de extrema importância para as pessoas conseguirem empregos e se manterem neles. Nesse sentido a questão da
______________________ ganhou relevância, pois muitas vezes as pessoas são dispensadas de seus empregos e na maioria das vezes não é por sua culpa. Dessa forma, pode-se dizer que _________________________ é a capacidade de a pessoa conseguir ser e manter-se empregada. Julio César S. Santos. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira. Acesso em: 04/03/2018.
a) Empregabilidade
b) Competência
c) Habilidade
d) Teoria da superqualificação
e) Eficiência
Questão 6
Para Durkheim a divisão social do trabalho tem um papel fundamental na constituição da sociedade moderna, para o autor, há uma relação entre a divisão social do trabalho e a consciência coletiva. Marque a opção correta:
a) Nas sociedades modernas, o desenvolvimento do individualismo é consequência da divisão social do trabalho, mas não há nenhuma relação com a consciência coletiva.
b) A divisão do trabalho social é, portanto, a condição criadora da liberdade individual e, ao mesmo tempo, de um novo tipo de solidariedade social que, como vimos, nasce do sentimento dos laços de interdependência dos indivíduos que, ao desempenharem funções diferenciadas, contribuem uns com os outros para a satisfação das necessidades de todos.
c) As "sociedades simples" são marcadas por uma divisão rudimentar do trabalho social, dado o pequeno número de pessoas que as compõem, predomina a "solidariedade orgânica" que nasce de crenças e sentimentos compartilhados por todos os membros da sociedade.
d) A divisão do trabalho social se expressa unicamente na forma de solidariedade orgânica, ou seja, na integração ou coesão social de um novo tipo de sociedade.
e) Nas sociedades simples, os indivíduos são totalmente desprovidos da consciência coletiva, havendo nenhuma controvérsia entre seus integrantes.
Questão 7
Sobre o mercado de trabalho brasileiro, analise os dados abaixo: A tabela acima apresenta os percentuais de desemprego relacionados aos níveis de ensino nos anos de 2015 a 2017. Com base nesses dados, avalie as afirmações seguintes. I. Houve uma diminuição do percentual de desemprego ao longo do período para aqueles que possuem ensino fundamental incompleto.II. Para os trabalhadores com ensino superior houve no ano de 2017 uma diminuição do percentual de desemprego.III. Dentre todos os níveis de ensino, os trabalhadores com ensino médio são aqueles que apresentam um maior percentual de desemprego. IV. Para a maior parte dos trabalhadores, independentemente do nível de ensino, percebe-se o aumento do desemprego no período.
a) II, III e IV.
b) I e III.
c) I, II e IV.
d) I e II.
e) III e IV.
Questão 8
Fordismo é um termo utilizado para caracterizar o sistema de produção e gestão criado por Henry Ford, em sua fábrica, a FordMotor Co. em Detroit, nos Estados Unidos, da América, em 1913. O método fordista de organização do trabalho produziu surpreendente crescimento da produtividade, garantindo, assim, produção em larga escala para consumo de massa. Além disso, permitiu a constituição de uma classe social mais compatível com as demandas de consumo. A partir dessa descrição, marque a opção correta que apresenta as características desse sistema de produção. I - Produção em massa. II - Racionalização da produção através do parcelamento de tarefas fundado na tradição taylorista. III - Linha de produção e tarefas individuais sucessivas. IV - Controle dos tempos e movimentos do trabalho, com a introdução da esteira rolante.
a) III, IV
b) I, II, III
c) II, III
d) I, II
e) II, IV
Questão 9
Sobre os impactos que influenciaram diretamente a vida pessoal do trabalhador, decorrentes da formação de um novo modelo de trabalho, é possível afirmar que: I - Desprofissionalização - os trabalhadores passam a ser responsáveis apenas pela execução de uma ou mais tarefas simplificadas, repetitivas e insignificantes, pensadas pela gerência científica, inclusive nos gestos e movimentos necessários para realizá-las bem e rapidamente, o que representa a monopolização do saber operário por essa gerência. II - Monopolização do saber pela gerência científica - isso reduz o poder de barganha da classe trabalhadora, cujos movimentos de resistência, sindicais, tornaram-se movimentos reivindicatórios por melhorias nas condições de trabalho, aumentos salariais e estabilidade no emprego e não mais movimentos visando à reapropriação dos instrumentos de trabalho, de orientação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.