Buscar

Pagamentos Eletrônicos e Crescimento da Internet

Prévia do material em texto

Questão 1/6 - Negócios Eletrônicos
O e-business pressupõe que a transação comercial seja feita de modo virtual, em sua totalidade. Isso inclui o pagamento e a transferência de fundos, portanto o comércio eletrônico precisa de sistemas que aceitem o pagamento eletrônico. A base dos sistemas de pagamento eletrônico é o Electronic Data Interchange (EDI) – intercâmbio eletrônico de dados. O EDI é a implementação de softwares e protocolos de comunicação que permitem sistemas de tecnologias diferentes enviar e receber dados entre si. O conceito do EDI é antigo, remonta aos anos 1960, e no e-business ele vem sendo aplicado especialmente para os pagamentos eletrônicos. A difusão do e-commerce fez com que esses sistemas tenham evoluído ao longo dos anos para facilitar e agilizar os pagamentos, além de proporcionarem segurança cada vez maior.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, no que se refere aos meios de pagamento utilizados no comércio eletrônico.
 ( ) Pagamento direto no balcão do lojista.
 ( ) Boleto bancário.
 ( ) Cartão de débito / transferência eletrônica.
 ( ) Cartão de crédito.
 ( ) Dinheiro eletrônico.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – V – V 
	
	B
	F – V – V – V – V
Você acertou!
Justificativa: Resposta Correta letra B. Rota de Aprendizagem III. Tema 6.2: Meios de Pagamentos Eletrônicos. P. 14.
	
	C
	F – V – V – F – V
	
	D
	V – V – F – F – V
	
	E
	F – V – F – V – F
Questão 2/6 - Negócios Eletrônicos
No Brasil, é difícil afirmar quem foi o site.com pioneiro. "Os registros da época já não existem mais. No entanto, o mais provável é que o primeiro.com brasileiro seja de 1991", diz Demi Getschko, presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. Sete anos depois do lançamento do Symbolics, em 1992, o número de registros atingia 15 mil sites. De lá para cá, a internet explodiu, tornando-se o fenômeno que todos conhecemos, crescendo exponencialmente: o primeiro milhão de sites foi atingido em 1997 e, nos dois anos seguintes, auge da "bolha da internet", foram criados 20 milhões de domínios. Em dezembro de 2009, de acordo com o site Netcraft, havia 234 milhões de domínios registrados no mundo. A adesão à internet no Brasil foi ampla: no final de 2008, segundo a consultoria Ibope Nielsen, havia 66 milhões de usuários da rede no País e 1,8 milhão de domínios. Sua utilização comercial segue o mesmo caminho: no primeiro semestre de 2009, as vendas pela rede movimentaram R$ 4,8 bilhões, de acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela em que é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Nas últimas décadas assistimos a um progresso gigantesco da tecnologia da informação e dos dispositivos de comunicação. Tecnologias e ferramentas que antigamente só víamos em filmes de ficção, hoje é realidade, sendo muitas vezes de uso corriqueiro. Embora a internet tenha contribuído para tal processo, a mesma não é vista como a grande impulsionadora desse processo.
	
	B
	Nas últimas décadas assistimos a um progresso gigantesco da tecnologia da informação e dos dispositivos de comunicação. Tecnologias e ferramentas que antigamente só víamos em filmes de ficção, hoje é realidade, sendo muitas vezes de uso corriqueiro. Embora a internet em muito tenha contribuído para todo esse patamar de informações, a inclusão social ainda é considerada a grande impulsionadora de todo esse processo de transformação.
 
	
	C
	Nas últimas décadas assistimos a um progresso gigantesco da tecnologia da informação e dos dispositivos de comunicação. Tecnologias e ferramentas que antigamente só víamos em filmes de ficção, hoje é realidade, sendo muitas vezes de uso corriqueiro. A Revolução Industrial é tida como precursora nesse processo de transformação.
	
	D
	Nas últimas décadas assistimos a um progresso gigantesco da tecnologia da informação e dos dispositivos de comunicação. Tecnologias e ferramentas que antigamente só víamos em filmes de ficção, hoje é realidade, sendo muitas vezes de uso corriqueiro. A internet comercial foi a grande mola-mestra desse progresso, eliminando barreiras geográficas e de comunicação. 
Você acertou!
Justificativa: Resposta Correta letra D. Rota de Aprendizagem I. Conversa Inicial. P. 2.
	
	E
	Nas últimas décadas assistimos a um progresso gigantesco da tecnologia da informação e dos dispositivos de comunicação. Tecnologias e ferramentas que antigamente só víamos em filmes de ficção, hoje é realidade, sendo muitas vezes de uso corriqueiro. A queda do regime socialista é tida como o grande precursor no processo de transformação e inclusão social.
Questão 3/6 - Negócios Eletrônicos
Estamos vivendo uma época onde as empresas estão de todas as formas tentando usar a tecnologia para melhorar sua competitividade. Há organizações que estão bem avançadas nesse sentido, usando tecnologias de ponta e processos que estão aderentes as tecnologias da informação e comunicação, fazendo da TI parte essencial de sua estratégia. Existem outras não tão avançadas, mas que já usam a tecnologia como parte importante de suas atividades operacionais. Outras organizações têm parte de seus processos bem apoiados na tecnologia e outras atividades nem tanto, em algumas situações os custos para implantação de processos automatizados ainda são altos, o que de certa maneira dificulta a implantação. Todavia podemos classificar as organizações em três tipos, de acordo com o nível de uso da tecnologia da informação.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando os três tipos de organização conforme o uso da tecnologia.
 I) Empresas nacionais.
 II) Empresas multinacionais.
 III) Empresas tradicionais.
 IV) Empresas mistas.
 V) Empresas virtuais.
 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – V – V – V
	
	B
	F – F – V – V – V
Justificativa: Resposta Correta letra B. Rota de Aprendizagem III. Tema 5.2: Empresas tradicionais, mistas e virtuais. P. 11.
	
	C
	F – V – V – F – V
	
	D
	V – V – F – F – V
	
	E
	F – V – F – V – F
Questão 4/6 - Negócios Eletrônicos
O termo estratégia vem do grego “strategos”, em português algo como arte do general. Por aí podemos deduzir que o conceito de estratégia surgiu em função das guerras. Os gregos antigos consideravam a estratégia como a arte de conduzir e comandar um exército durante as guerras. Ao longo do tempo, o termo foi sendo usado também para as atividades empresariais, significando habilidades gerenciais. Os campos político, econômico, esportivo e outros também se apropriaram da palavra para definir o planejamento dos caminhos para se atingir objetivos, é o como fazer as coisas. Segundo Turban e King (2004), uma estratégia é uma fórmula de base ampla para definir como uma empresa vai concorrer no mercado, quais são as suas metas e que planos e políticas serão necessárias para atingi-las. Assim, a atuação da empresa no e-business também deve estar embasada em uma estratégia, evitando que os negócios eletrônicos sejam feitos de forma empírica, o que provavelmente não trará bons resultados a organização.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando as informações abaixo.
 I) Toda organização, independentemente de seu porte, deve ter um planejamento estratégico gerencial, que é um documento detalhando os objetivos e metas da empresa para certo horizonte de tempo, bem como as ações necessárias para alcançar tais objetivos.
 II) O e-business também deve ser abordado e deve seguir o planejamento estratégicogerencial, não podendo ser divergente deste plano.
 III) A empresa pode ter um planejamento especifico para os negócios eletrônicos, porém é preciso que este esteja de acordo com as necessidades de absorção do mercado, e também aos custos operacionais.
 IV) Quando a empresa opta por trabalhar com o comércio eletrônico, é preciso antes de tudo que ela esteja ciente as questões trabalhistas, visto que a lei é bastante rígida para empresas virtuais.
 V) A empresa pode ter um planejamento especifico para os negócios eletrônicos, que a ajude a cumprir os objetivos do plano estratégico gerencial ou ainda pode incluir as ações de e-business neste planejamento.
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – V – V – V 
	
	B
	V – V – V – F – V
	
	C
	F – V – V – F – V
	
	D
	V – V – F – F – V
Justificativa: Resposta Correta letra D. Rota de Aprendizagem III. Tema 4.1: Revendo o Conceito de Estratégia. P. 06.
	
	E
	F – V – F – V – F
Questão 5/6 - Negócios Eletrônicos
A chave para o sucesso no e-business é a comunicação ágil e rápida entre os participantes da cadeia produtiva: fornecedores, produtores e consumidores. Não há como pensar em algo baseado na internet que não requeira agilidade. As pessoas acessam a rede mundial, sobretudo para que as respostas às suas necessidades e desejos sejam rápidas. O mesmo vale para os processos de relacionamento dos vendedores para com seus clientes no e-business. Mas como tornar esse relacionamento algo efetivo, construtivo e duradouro se uma das principais características do e-business é justamente distância física entre as partes? Como estabelecer relacionamentos sólidos com alguém que se encontra à centenas ou milhares de quilômetros de distância? A resposta é o uso de recursos presentes na própria internet. E-mails, sistemas de mensagens instantâneas (muito usados em celulares), publicidade online, redes sociais, todos esses são recursos importantes no relacionamento com os e-consumidores.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela em que é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Clientes que buscam a internet para realizar suas aquisições consideram a qualidade um fator relativo e não primordial.
	
	B
	A automatização dos processos de atendimento satisfaz todas as necessidades sobre potenciais dúvidas sobre os produtos ou serviços adquiridos pela internet.
	
	C
	Nas transações comerciais online as empresas se exoneram da necessidade e obrigatoriedade do bom atendimento.
	
	D
	Sejam quais forem às formas de relacionamento, para os clientes o fator primordial é a transparência.
Você acertou!
Justificativa: Resposta Correta letra D. Rota de Aprendizagem III. Tema 4: Relacionamento com Clientes e Fornecedores. P. 17.
	
	E
	A resposta na internet não precisa ser necessariamente rápida, visto que a negociação não é presencial.
Questão 6/6 - Negócios Eletrônicos (questão opcional)
Uma boa gestão de cadeia de suprimentos é feita com base em informações precisas e de qualidade. Todos os elos da cadeia devem compartilhar informações a fim de que o objetivo final seja alcançado: entregar os produtos certos, íntegros e no prazo acordado ao seu comprador. No e-business a informação circula por meios eletrônicos, daí o termo e-SCM, isto é, a gestão eletrônica da cadeia de suprimentos. Esta gestão, em resumo, é a gestão das informações da cadeia usando os sistemas informatizados, baseados na internet. Estes sistemas devem integrar as informações dos fornecedores, lojas e demais elementos da cadeia. Mas o que difere a gestão da cadeia de suprimentos no e-business e o que caracteriza o e-SCM?
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando a gestão da cadeia de suprimentos no e-business e o que caracteriza o e-SCM. 
 ( ) Procura por suprimentos em qualquer lugar do mundo.
 ( ) Estratégia centralizada e global, mas com aplicação local.
 ( ) Desenvolvimento e implantação dos modelos de contabilização.
 ( ) Integração de todos os processos e sistemas de medição de cadeia de suprimentos.
 ( ) Gestão da informação entre a empresa e os setores.
 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – V – F – V – V
	
	B
	F – V – V – V – V
	
	C
	V – V – V – V – V
Justificativa: Resposta Correta letra C. Rota de Aprendizagem III. Tema 8.2: Sistemas de e-SCM. P. 22/23.
	
	D
	V – V – F – F – V
	
	E
	F – V – F – V – F
Confidential C

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes