Buscar

SIMULADO EDUCAÇAO E ECONOMIA AULAS 6 A 9 JULHO 2O15

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	  EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
	
	Simulado: CEL0362_SM_201304089657 V.1 
	Fechar 
	Aluno(a): RAFAELA LIMA 
	Matrícula: 
	Desempenho: 6,0 de 8,0
	Data: 30/07/2015 23:03:14 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201304326636)
	sem. N/A: a teoria do capital humano
	
	"A teoria do capital humano faz do elemento determinado (educação), o elemento determinante (da renda), invertendo a lógica da análise crítica sobre a relação escola/sociedade e reafirmando a visão liberal da escola" (FRIGOTTO, Gaudêncio. A Produtividade da Escola Improdutiva. São Paulo: Cortez Editora, 1984, p.51). Tomando por referência a afirmação de Frigotto, explique o caráter circular da teoria do capital humano, demonstrando como esta teoria inverte a compreensão crítica sobre a relação escola/sociedade. 
		
	
Sua Resposta: Sob a ótica do capital humano, a educação é vista como fator de aumento de renda e mobilidade social. A escolarização e posta pela teoria do capital humano como determinante de renda.
	
Compare com a sua resposta: A resposta deve conter as seguintes dimensões: a) a demonstração da circularidade da teoria do Capital Humano (60% da pontuação) O aluno deve demonstrar que existe uma análise circular. Sob a ótica do capital humano a educação é vista como fator de aumento de renda e mobilidade social. A escolarização é posta pela teoria do capital humano como determinante da renda. Mas por sua vez, o acesso à escola, a permanência nela e o desempenho escolar são determinados fundamentalmente pela renda dos indivíduos e outros indicadores que descrevem a situação econômica familiar. b) a demonstração de que a teoria do Capital Humano inverte a compreensão crítica sobre a relação escola/sociedade. (40% da pontuação). De acordo com o pensamento crítico, a sociedade determina a educação, uma vez que a educação é uma prática socialmente determinada. Em conseqüência, o acesso à escola, o nível escolar e os diferentes tipos de desempenho escolar são determinados pelos fatores socioeconômicos (família, nutrição, renda familiar, características ambientais, etc). A teoria do Capital Humano afirma exatamente o oposto: que são os níveis de educação que determinam a renda. A teoria do Capital Humano diz que pessoas com mais educação têm mais renda POR CAUSA da maior escolaridade. Segundo o pensamento crítico, o que ocorre é o contrário: os sujeitos têm mais escolaridade porque têm melhores condições econômicas, sociais e culturais. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304255555)
	9a sem.: Trabalho como princípio educativo
	
	Explique a afimação: ¿Apesar de ter sofrido transformações, o trabalho ainda mantém a centralidade e é ontologicamente decisivo no processo de formação e circulação de bens e riquezas materiais e/ou imateriais e na nossa condição de humanidade.¿
		
	
Sua Resposta: O trabalho como atividade fundamental da vida humana, existira enquanto existirmos. O que muda é a natureza do trabalho, as formas de trabalhar, os instrumentos de trabalho, as relações de trabalho e produção.
	
Compare com a sua resposta: O trabalho, como atividade fundamental da vida humana, existirá enquanto existirmos. O que muda é a natureza do trabalho, as formas de trabalhar, os instrumentos de trabalho, as formas de apropriação do produto do trabalho, as relações de trabalho e de produção. Ao longo da história, aconteceram transformações e alguns homens se apoderaram da força de trabalho de outros homens, dando origem à face alienada do trabalho: foi assim no escravismo, na servidão e é assim atualmente, no capitalismo. Esta alienação tem um caráter duplo: exploração do trabalho alheio que gerava riqueza, riqueza que era alienada ao trabalhador. Mas o trabalho ao mesmo tempo em que é exercido de forma alienada, ele também pode ser libertador, uma vez que só por ele conseguimos gerar bens (materiais e imateriais) e imprimir valor a estes bens. Independente de qualquer questão, não se pode esquecer a sua dimensão humana. Alienado ou não, o trabalho é uma característica humana. ¿O trabalho tem uma dimensão ontológica, ou seja, ele está enraizado na existência dos homens, de tal maneira que, sem ele, nem homens nem história existiriam¿. ¿O trabalho é a fonte de toda riqueza. A natureza fornece os materiais que ele converte em riqueza. O trabalho é a condição básica e fundamental de toda a vida humana. E em tal grau que, até certo ponto, podemos afirmar que o trabalho criou o próprio homem.¿ 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304255596)
	7a sem.: Neoteoria do Capital Humano
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que se refere às estratégias pensadas pelos neoliberais para possibilitar que a escola garanta o desenvolvimento econômico dos países ditos ¿subdesenvolvidos¿, isto é, para que a escola cumpra a função preconizada pela Teoria do Capital Humano: ( ) devem ser estabelecidos mecanismos de controle e avaliação da qualidade e produtividade para a escola e os serviços educacionais. ( ) o sistema escolar dever ser administrado e avaliado como qualquer empresa. ( ) a produção educacional deve ficar subordinada às necessidades do mercado de trabalho ( ) a escola deve ser submetida a um rígido controle gerencial que objetive a qualidade e eficiência Assinale a ordem correta das respostas 
		
	
	V/V/F/F
	
	F/V/V/F
	
	V/F/F/V
	
	F/V/V/V
	
	V/V/V/V
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304344381)
	sem. N/A: A NEO-TEORIA DO CAPITAL HUMANO
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Segundo os ideólogos da Neo-teoria do Capital Humano, a escola deve se adequar às normas do mercado, para atender às novas demandas da sociedade. Nesse sentido, sob esta ótica, a educação escolar deve: (marque a alternativa CORRETA)
		
	
	ser vista como um modelo de negócio que deve se financiada pelas ONGs. 
	
	ser gerenciada como uma instituição do Terceiro Setor, cabendo ao Estado atuar pontualmente junto às instituições de ensino. 
	
	ser gerenciada como se fosse uma empresa, capaz de captar e gerir seu próprio capital. 
	
	ser um serviço público para formar para a cidadania, sem se preocupar com as necessidades do mercado. 
	
	ser direcionada para a emancipação humana, cabendo ao Estado atuar em parceria com o setor privado. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304728493)
	sem. N/A: a neo-teoria do capital humano
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	De acordo com a neo-teoria do capital humano:é correto afirmar que: I - Segundo os ideólogos da Neo-teoria do Capital Humano, a escola deve se adequar às normas do mercado, para atender às novas demandas da sociedade. II - Nos discursos neoliberais, a educação não é mais reconhecida como integrante do campo social, mas se insere definitivamente no mundo do mercado. III - Friedman, um dos teóricos mais importantes do neoliberalismo afirma que: ¿uma sociedade democrática e estável é impossível sem um grau mínimo de alfabetização e conhecimento por parte da maioria dos cidadãos e sem a ampla aceitação de algum conjunto de valores¿ (1985, p.83-4)
		
	
	todas as afirmativas são verdadeiras. 
	
	a afirmativa I e a afirmativa III são verdadeiras. 
	
	somente a afirmativa III é verdadeira. 
	
	somente a afirmativa I é verdadeira. 
	
	a afirmativa II e a afirmativa III são verdadeiras. 
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304344410)
	sem. N/A: A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Para o Banco Mundial, entre os aspectos que devem ser levados em consideração na sociedade do conhecimento, são as oportunidades abertas pela "revolução nas comunicações que abriu um novo meio de difundir amplo conhecimento e a baixo custo, reduzindo a defasagem de conhecimento dentro de cada país". E o meio desenvolvido para viabilizara difusão o conhecimento é a educação à distância. Nesse sentido, é possível afirmar que uma das características da educação na sociedade do conhecimento é a utilização de:
		
	
	muita automação e flexibilidade industrial. 
	
	uma forte política de marketing, voltada para apontar os diferenciais competitivos da empresa. 
	
	recursos tecnológicos para valorização das ações da empresa nas bolsas de valores. 
	
	recursos tecnológicos para a disseminação do conhecimento. 
	
	modelos organizacionais flexíveis e orgânicos, tal como o Google. 
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304255619)
	8a sem.: Sociedade do Conhecimento
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Para os defensores da sociedade do conhecimento o importante para o aumento da produtividade é o trabalho intelectual. Acreditam que as diferenças sociais devem ser vistas como fruto da separação entre:
		
	
	os donos dos meios de produção e os que vendem a sua força de trabalho 
	
	os empregados e os que estão fora do mercado de trabalho 
	
	os produtores rurais e os produtores urbanos
	
	os que têm acesso à informática e os que não têm 
	
	os que têm conhecimento e os que não têm. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304255624)
	8a sem.: Sociedade do Conhecimento
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Ao analisar o que dizem os teóricos da sociedade do conhecimento, é possível identificar o caráter ideológico desta visão que anuncia a sociedade pós-capitalista e o fim da relação capital-trabalho. Em uma perspectiva crítica é possível dizer que: I) A sociedade do conhecimento não é o fim da sociedade capitalista, o que ocorre é uma resposta desse sistema à crise do capitalismo. II) No momento atual não vivemos em uma sociedade pós capitalista, mas em um período caracterizado por mudanças no mundo do trabalho e pelo toyotismo. III) na sociedade do conhecimento, a luta de classe continua presente e agora a subjetividade do trabalhador é capturada buscando sua adesão ao novo sistema. IV) na sociedade atual, sob o toyotismo, a exploração do trabalhador é ampliada pela polivalência operária e pela organização do trabalho que busca eliminar a porosidade Assinale: 
		
	
	se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
	
	se todas as alternativas estiverem corretas 
	
	se somente a afirmativas III e IV estiverem corretas
		Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304255627)
	8a sem.: Sociedade do Conhecimento
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que se refere ao modo como os defensores da sociedade do conhecimento definem a forma como o trabalho é organizado nessa sociedade: ( ) o trabalho se organiza em grupos liderados por trabalhadores qualificados, que buscam construir novas habilidades e conhecimento ( ) Os trabalhadores são recompensados pelo seu desempenho e não são supervisionados diretamente. ( ) o trabalhador deixa de se submeter à máquina, agora é a máquina que se submete ao trabalhador ( ) os trabalhadores são organizados em linha e não controlam o processo de produção Assinale a ordem correta das respostas 
		
	
	V/F/F/V
	
	F/V/V/F
	
	F/V/V/V
	
	V/V/F/F
	
	V/V/V/F
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304255621)
	8a sem.: Sociedade do Conhecimento
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale a opção que NÃO indica uma competência considerada necessária aos trabalhadores da atualidade pelos defensores da sociedade do conhecimento 
		
	
	capacidade de lidar com diferentes problemas, conflitos e contradições 
	
	flexibilidade para se adaptar ao novo e transformar as dificuldades em oportunidades
	
	disponibilidade para realizar tarefas repetitivas e padronizadas 
	
	capacidade de lidar com as mudanças e incertezas
	
	capacidade de aprendizado individual, de aprender a aprender
		
	
	
	 
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário

Outros materiais