Buscar

Teoria e história das cidades (AULA 4)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA E HISTÓRIA DAS CIDADES
4a aula
	
	
	
	
	
	
		Disciplina: CCE0897 - TEORIA E HISTÓRIA DAS CIDADES 
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O que caracteriza como referência urbana das obras do papa Sixto V na transformação da Roma barroca?
		
	
	As ligações visuais entre os principais espaços urbanos abertos, marcadas pelos obeliscos.
	
	A importância de retomar o papel de Roma como cidade santa, centro do Cristianismo, face às dissensões religiosas criadas pela Reforma Protestante e pela Igreja Anglicana, realizando a finalização da Catedral de São Pedro no Vaticano.
	 
	Todas as respostas acima estão corretas.
	
	As ligações pavimentadas entre as principais igrejas de Roma para facilitar o deslocamento dos penitentes em busca de indulgências.
	
	A formulação de um plano diretor urbanístico abrangente que trata a cidade papal como um espaço contínuo a ser urbanizado.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Com a lenta queda do Império Romano e de tudo o que este implicava quanto a organização política e instituições, o mundo ocidental foi mudando de aspecto. Quais são os três principais elementos urbanos que conjuntamente caracterizam a cidade medieval européia?
		
	
	(i) Único portal de acesso, (ii) larga rua central cruzando a cidade para a qual se abrem as altas torres das famílias nobres, (iii) casario com habitações populares coletivas isoladas (ínsulas).
	
	(i) Transição plana e aberta para os campos cultivados vizinhos, (ii) castelo do senhor medieval na parte mais alta da cidade, (iii) as ruas concêntricas partindo de grande praça central aberta com habitações isoladas em volta.
	
	(i) Praça central com a feira da qual partem ruas com malha ortogonal regular, (ii) palácios dos nobres na periferia, (iii) casario com habitações esparsas isoladas.
	
	(i) Fosso ou rio dando volta no tecido urbano, (ii) praça central apenas com funções recreativas, (iii) casario baixo circundando a praça central, misturando funções residenciais e comerciais.
	 
	(i) Casario compacto com rede de ruas irregulares e estreitas, (ii) expressão vertical definida por marco religioso: torre ou campanário da igreja ou catedral, (iii) muralha ou cinturão de muros.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que as cidades do renascimento estavam associadas ao pensamento humanista e racional, típico do novo sistema antropocêntrico que se instala no período. Nesta época nasce o conceito de CIDADE IDEAL e são realizadas algumas experiências de implantação de cidades inteiras projetadas segundo esse conceito. Quanto os traçados viários e a estruturação urbana dessas novas cidades, marque a ÚNICA afirmação CORRETA:
		
	
	Apresentam traçado urbano típico das cidades do século XX, com desenho urbano espontâneo.
	
	Tais cidades são estruturadas sobre o traçado urbano típico romano, ainda existente.
	 
	Costumam apresentar traçado urbano radial, representando a racionalidade geométrica na sua definição, focando na centralidade do homem e suas instituições
	
	As primeiras cidades da América Portuguesa nascem a partir desse conceito
	
	Tais cidades demonstram o forte poder da Igreja Cristã, sendo esta colocada no centro da cidade, como acontecia na Idade Média.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Renascimento foi, acima de tudo, um movimento intelectual. Qual inovação foi alcançada neste período, cujo significado histórico e cultural permite aos urbanistas renascentistas desenvolver e fazer mais inteligível o projeto das cidades?
		
	
	O prumo associado ao nível dágua.
	 
	A perspectiva linear.
	
	A impressão tipográfica.
	
	A bússola.
	
	O compasso.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O Renascimento trouxe de volta a ascensão das cidades. Com o fim da idade média, as cidades passaram a ter um notável crescimento, trazendo a necessidade da reestruturação das mesmas. Sobre esse tema, analise os itens abaixo e marque a alternativa INCORRETA.
		
	
	As ruas renascentistas não eram apenas para uso funcional mas também visual e decorativo. Suas variações mais elaboradas foram transformadas, passaram a ser retas e largas,se tornando apropriadas para o fluxo e para a passagem de carroças da época.
	
	A concepção urbana renascentista aspirava uma geometrização geral de toda a cidade, na qual ruas e praças passaram a serem definidas pelos edifícios que pareciam estar constituídos por idênticas unidades estereométricas (formas geométricas puras).
	
	As intervenções politicas em cidades já formadas eram muito comuns durante o período renascentista, como a exemplo das modificações definidas para espaços abertos na cidade de Florença.
	
	O tratado de Urbanismo escrito por Alberti apontava como diretrizes para criação das cidades os fatores climáticos e a divisão das ruas em três categorias: as principais; as secundárias; e as funcionais.
	 
	Ao contrário da arquitetura, era nítida a ausência do uso da perspectiva na elaboração dos projetos urbanos renascentistas, fazendo com que as ruas apresentassem características confusas, pouco ordenadas.
	
	
Explicação:
O Renascimento recebeu este nome por diferentes motivos. Entre eles está, ainda que indiretamente, o florescimento de uma nova vida urbana em toda a Europa, inspirado pelos chamados grandes descobrimentos e a intensificação do comércio internacional. A arquitetura ganhou destaque renovado como uma união entre arte, ciência e técnica. Arquitetos e construtores valorizavam sobremaneira a razão e a proporção em arquitetura. O desenvolvimento da perspectiva teve grande impacto, tanto na maneira de se conceberem as novas edificações, como na sua implantação em meio ao tecido urbano. A relação entre edifício e espaço urbano, percurso e perspectiva terão uma inserção dramática no interior da cidade medieval, com a inserção de ruas retilíneas e novos edifícios regulares.  No urbanismo, isso significava abrir vias retilíneas que criassem eixos e perspectivas para o observador em meio à trama da cidade existente, além de edificações mais regulares. 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As representações iconográficas da cidade medieval, como no caso de Iluminura do Livro de Salmos de Luttrell (1310), marcam três elementos principais da composição urbana:
		
	
	d) (i) a cidade aberta para o campo ao redor; (ii) o traçado radial das ruas levando à praça central da prefeitura; e (iii) o casario com variações em altura partindo da periferia para o centro.
	
	a) (i) o castelo do senhor feudal; (ii) o fosso ao redor do castelo separando-o das moradias; e (iii) o casario disperso ocupado pelos camponeses
	
	c) (i) os altos prédios das ligas de artesãos ao redor da praça principal; (ii) a igreja com o cemitério na periferia; e (iii) o casario baixo ao longo da única rua linear.
	
	e) (i) a praça central com o castelo do senhor feudal; (ii) o traçado regular ortogonal com quatro praças nas extremidades dos dois eixos principais; e (iii) o casario ocupando amplos lotes com quintais e jardins privativos.
	 
	b) (i) a muralha de contenção e proteção em volta, (ii) a igreja com sua torre sobressaindo no centro e (iii) o casario baixo e concentrado entre ambas, ao longo de ruas de traçado espontâneo ou até labiríntico por questões de defesa.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Algumas cidades medievais na Itália, tal como Turim, foram constituídas a partir de um traçado urbano formado:
		
	
	Pela existência de um tecido urbano irregular e central com ruas estreitas e desconectadas, cercado de uma malha reticular ortogonal.
	
	Pelo desenho radial de ruas convergentes para uma praça central.
	
	Por ruas estreitas e sombrias, compatíveis com o clima.
	
	Pelo desenho de ruas curvas paralelas ao rio, cortadas por ruas com acesso às pontes.
	 
	Pela expansão continuada da malha retangularde antigo acampamento romano, provocando a ampliação da muralha circundante.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A paisagem urbana das cidades medievais tinham características bastante especiais. Conforme atesta Jacques Le Goff em "Por Amor às Cidades", na cidade medieval de San Gimignano, na Itália, a paisagem urbana é fortemente marcada:
		
	
	Pelo traçado em malha ortogonal herdado dos romanos.
	
	Pelo convento de monges dedicado ao santo protetor ao lado da cidade.
	
	Pelas construções relativamente baixas distribuídas regularmente em terreno plano.
	
	Pela ausência de marcos urbanos relevantes.
	 
	Pela verticalidade das torres das famílias nobres, cada qual competindo com as famílias rivais.

Outros materiais