A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
POSSÍVEIS QUESTÕES DA BANCA

Pré-visualização | Página 1 de 2

POSSÍVEIS QUESTÕES DA BANCA
OS OBJEIVOS PROPOSTOS FORAM ATINGIDOS COM ESSE ESTUDO? POR QUE?
Sim. A pesquisa caracterizava-se por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, deste modo, pode-se aprender o significado que afetividade, explanarsobre oprocesso de ensino aprendizagem, além de identificar o perfil da criança em idade de frequentar a educação infantil, bem como caracterizar a influência da afetividade na apropriação do conhecimento por parte dos discentes.
2- QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO TCC PARA A VIDA ACADÊMICA E SOCIEDADE? POR QUE?
A criação de um vínculo afetivo naturalmente ocorre ao longo do processo de ensino e o docente, conhecendo e fazendo o uso correto de tal vinculo, pode contribuir para o aprendizado concreto do discente, permitindo, assim, o desenvolvimento pleno do mesmo. Podemos, deste modo observar a influência da afetividade ao longo do processo de ensino. 
3- QUAL É O OBJETIVO DA PESQUISA?
Identificar e caracterizar a influência da afetividade no processo de ensino aprendizagem no decorrer da educação infantil.
4- QUAL A METODOLOGIA UTILIZADA?
Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de materiais já elaborados, como livros e artigos científicos, revistas científicas, entre outros.
5- POR QUE VOCÊ ESCOLHEU ESSE TEMA?
Ao longo da graduação, observou-se a intima ligação na relação docente-discente com a efetividade do aprendizado. Inúmeros fatores influenciam para tal e, dentre a gama de fatores que contribuem para que o processo de ensino ocorra de forma concreta, encontra-se a afetividade.
6- O QUE LHE ACRESCENTOU COM O DESENVOLVIMENTO DESSE TRABALHO?
Ao longo da pesquisa, pode-se confirmar a correlação existente entre a afinidade entre professor e aluno. A aproximação de tais favorece o processo de ensino aprendizagem, uma vez que, criado um vínculo emocional, os discentes sentem-se mais à vontade e interessados no aprendizado.
7- FALE SOBRE SEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.
Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica que fez uso de materiais publicados no meio científico, como artigos, livros e revistas.
O tema proposto objetivava a verificação da contribuição da afetividade ao longo do processo de ensino-aprendizagem, bem como esta influencia na educação infantil.
8- AS HIPÓTESES LEVANTADAS NA PESQUISA FORAM CONFIRMADAS OU NÃO? COMO?
Sim, de acordo com a bibliografia analisada, a afetividade é um fator de grande relevância na concretização do ensino. Deste modo, ela pode contribuir para o melhor desempenho discente, bem como estimular e melhorar a prática docente.
9- COMENTE AS RAZÕES QUE FIZERAM COM QUE VOCE ESCOLHESSE O TEMA TRATADO NA SEQUENCIA DIDÁTICA, OS DESAFIOS ENFRENTADOS E QUAIS OS RESULTADOS QUE ESPERA ALCANÇAR COM ELA CASO SEJA DE FATO UTILIZADA E SALA DE AULA.
A formação de um indivíduo pleno é uma necessidade da sociedade contemporânea. Deste modo, são necessárias novas práticas que possam estimular o desenvolvimento do discente, que, atualmente, prefere entreter-se com telefones, vídeo games, entre outros, o que acaba por se desinteressarem pelo estudo. O desafio enfrentado é de criar o vínculo com os alunos a fim de que estes possam se interessar pelas práticas de ensino oferecidas.
10- AO LONGO DO CURSO, VOCÊ ESTUDOU DIVERSAS DISCIPLINAS. DESTAQUE AQUELAS QUE MAIS CONTRIBUIRAM PARA O SEU TRABALHO E PORQUE FORAM IMPORTANTES PARA O ESTUDO REALIZADO.
As disciplinas estudadas, como metodologia de pesquisa, psicologia da educação e didática, ao longo do curso foram alicerces para o desenvolvimento da pesquisa, desde a elaboração inicial com objetivos, a escolha da metodologia utilizada, a execução do trabalho até a conclusão.
11- APÓS A TRAGETÓRIA DE REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, QUAL A IMPORTANCIA QUE ELE TEVE PARA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL?
Este trabalho pode contribuir positivamente, de forma que, quando entende-se que vai haver um vínculo entre discente e docente, pode-se propor metodologias que sejam favoráveis à um agradável convívio, que possa viabilizar, assim, o processo de ensino-aprendizagem pleno.
12- CITE OS PRINCIPAIS AUTORES USADOS NA MONOGRAFIA E AS SUAS PRINCIPAIS IDEIAS.
Paulo Freire pregava a ideia de uma educação não bancária, ou seja, onde o aluno não é somente uma caixa de depósito, e sim um sujeito ativo no processo, e a aprendizagem deve ocorrer de forma ativa.
Já para Jean Piaget, considerava a interação social no processo de ensino aprendizagem como sendo de grande importância para o desenvolvimento do sujeito.
Em concordância, HenriWallon considerava a pessoa como um todo. Seu método de ensino almejava romper a opressão do indivíduo pela sociedade, e pregava que a escola deveria não apenas lidar com a mente, mas também com o corpo e com as emoções da criança.
13- QUAL A IMPORTANCIA DO SU TRABALHO PARA O MEIO ACADEMICO E, SUPONHO QUE FOSSE FAZER UMA PÓS-GRADUAÇÃO DANDO CONTINUAÇÃO A SUA PESQUISA, QUAIS TEMAS ABORDARIA?
Na educação infantil, é comum que o discente crie um vínculo muito forte com o docente. A fase inicial na escola marca a ampliação do mundo da criança, que se restringia, basicamente, aos pais e familiares. Quando convivendo com outras crianças e professores, mudanças são comuns. Nesta fase, também ocorre que a criança passa a ver o professor como maior influência que, antes, só os pais possuíam. Esse seria um tema melhor trabalhado em uma possível pós-graduação, que enriqueceria ainda mais os estudos com relação à afetividade no ensino-aprendizagem na educação infantil.
14- PARTINDO DO SEGUINTE PRESSUPOSTO - APÓS A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO (TCC) E SUA TRAJETÓRIA ACADEMICA, VOCE DESELVOLVEU E ADQUIRIU DETERMINADOS SABERES ESPECÍFICOS, A RESPEITO DO TEMA, SELECIONADO. SENDO ASSIM, QUESTIONA-SE: O SEU CURSO DE GRADUAÇÃO APRESENTOU ELEMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS, DISCUSSÕES REFLEXIVAS E LEITURAS ACADEMICAS SUFICIENTES PARA A REALIZAÇÃO DO SEU TCC? ARGUMENTE TEXTUALMENTE, APRESENTANDO O SEU PONTO DE VISTA. RESSALTO QUE, EM QUALQUER TIPO DE RESPOSTA, OU CENÁRIO, GOSTARIA QUE FOSSEM SUGERIDAS 3 SITUAÇÕES/AÇÕES CONCRETAS DE MELHORIA A PARTIR DO SEU PONTO DE VISTA E SUA EXPERIENCIA ACADEMICA AQUI TRABALHADA.
Através das disciplinas que serviram como base para a execução do trabalho, muito pode-se aprender ao decorrer deste curso de graduação. As práticas para o desenvolvimento de metodologias que diminuam a inibição discente, proporcionando, assim, melhor aprendizado no processo de ensino. A experiência do estágio possibilitou a observação da realidade escolar, bem como a vivência do chão da escola.
15- APÓS A CONSTRUÇÃO TEXTUAL DO PRESENTE TRABALHO ACADEMICO FOI POSSÍVEL TER CONTATO COM DIFERENTES CORRENTES DE PENSAMENTO, DIVERSOS AUTORES TEÓRICOS E A CONSTRUÇÃO DE REFLEXÕES À RESPEITO DO OBJETO DE ESTUDO, ARESENTADO NESTE TCC. SENDO ASSIM, INDIQUE OS TRES AUTORES E OBRAS QUE FORAM IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DO ESTUDO PROPOSTO. EM SEGUIDA, DESCREVA O PENSAMENTO TEÓRICO DE CADA UM, BEM COMO OS MOTIVOS QUE O LEVOU A SELEÇÃO DE TAIS OBRAS. ELABORE UM TEXTO ARGUMENTATIVO, COESO E COERENTE, RESPEITANDO A NORMA CULTA DA LINGUA POTUGUESA, APRESENTANDO OS ITENS SOLICITADOS.
MESMA RESPOSTA DA QUESTÃO 12.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução Maria Alice Magalhães D´ Amorim e Paulo Sergio Lima Silva. 24 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação. São Paulo: UNESP, 2000.
16- AO FINALIZAR ESTA ETAPA DE CONSTRUÇÃO ACADEMICA, PRFISSIONAL E TÉCNICA, PROPONHA A ONSRUÇÃO TEXTUAL DE UMA AUTOAVALIAÇÃO, CUJA BASE DE IDEIAS DEVE SER SINCERA E CENTRADA, EXCLUSIVAMENTE, EM SEU TRABALHO. PREZADO ALUNO, UMA VEZ FINALIZADO, QUAIS FORAM OS PONTOS POSITIVOS E NEGAIVOS QUE O SEU TCC OBTEVE? INDIQUE, MINIMAMENTE, TRÊS SITUAÇÕES PARA CADA LADO (POSITIVO E NEGATIVO) E ARGUMENTE TEXTUALMENTE TAIS RESULTADOS DE FORMA EXPLICATIVA E COERENTE, RESPEITANDO A NORMA CULTA DA LINGUA PORTUGUESA.
Iniciando pela indicação dos pontos positivos e negativos; como ponto positivo, a contribuição para a

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.