Buscar

ATIVIDADE 2 - Teoria de Sistema de Informações

Prévia do material em texto

teoria de sistema de informações-ATIVIDADE 2
PERGUNTA 1
Sabemos que uma organização deve ser amplamente coberta por vários sistemas de informação. Dentro da organização encontramos setores estratégicos como: vendas e marketing, manufatura e produção, financeiro e contábil, recursos humanos. Nesta questão, estes itens são denotados por V, M, F e R, respectivamente.
 
Na relação abaixo, relacione o sistema ao setor estratégico, atribuindo-lhe a sua identificação usando V, M, F ou R:
 
( M) Planejamento de produção e localização das instalações.
(  R ) Análise de remuneração e treinamento pessoal.
( V  ) Análise de preços e previsão de tendências de vendas.
(  F ) Planejamento dos lucros e orçamentos.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	a.
	R; M; V; F.
	
	b.
	M; V; R; F.
	
	c.
	F; R; V; M.
	
	d.
	M; R; V; F.
	
	e.
	M; R; F; V.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
Atualmente, observa-se uma mudança em relação à gestão dos sistemas de informação. Enquanto no modelo clássico, os sistemas de informação abstraiam a organização por unidades funcionais, os modelos atuais já passam a enxergar a linha horizontal estabelecida pelos processos. Essa horizontalização permite uma maior integração dos departamentos, diminuindo as transferências de responsabilidades.
 
Analise as afirmações abaixo.
I. A horizontalização da gestão torna o acompanhamento, por parte dos colaboradores da empresa, quase inviável, pois eles devem ter uma visão extremamente ampla da organização.
II. A gestão torna-se menos burocrática, pois as barreiras funcionais são diminuídas.
III. O sistema de informação torna-se mais complexo, pois deve interfacear com vários departamentos, porém resulta em informações e controle mais precisos e úteis.
IV. A gestão por processos tende a ser uma gestão mais voltada para a cadeia produtiva e para os clientes da organização.
 
Com base em suas observações, assinale a alternativa correta.
	
	a.
	As afirmações II e III estão corretas.
	
	b.
	As afirmações III e IV estão corretas.
	
	c.
	As afirmações I e II estão corretas.
	
	d.
	As afirmações II, III e IV estão corretas.
	
	e.
	As afirmações I e III estão corretas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
Desenvolver sistemas de informação não envolve somente a parte de levantamento de requisitos, implementação, testes e implantação. Todo ambiente tecnológico também deve ser implantado. Define-se como ambiente tecnológico o conjunto formado por recursos de hardware, software, tecnologias de gerenciamento de dados, tecnologias de rede e telecomunicações e serviços de tecnologia.
 
Com base nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e marque com “V”, para as verdadeiras e com “F”, para as falsas:
( F) Os computadores tendem a ser genéricos e as métricas a serem usadas são: melhores condições de preço, melhor assistência técnica e baixo índice de reclamações junto aos serviços e órgãos de proteção ao consumidor.
(V) A implantação de estrutura poderá ser trocada pela contratação de serviços de terceiros, por exemplo, armazenamento em nuvens.
(F) Além do desenvolvimento em si, um dos maiores gastos relacionados com o ambiente tecnológico deveria ser no aspecto de segurança da informação.
(V) Sistemas de Apoio Executivo (SAE) e Sistemas de Apoio à Tomada de Decisões (SAD) podem requerer computadores com maior poderio de processamento, pois pode envolver processamento mais complexo pela utilização de técnicas de Inteligência Artificial (IA).
 
Agora, assinale a opção com a sequência correta.
	
	a.
	F; V; V; F.
	
	b.
	F; V; F; F.
	
	c.
	F; F; V; V.
	
	d.
	F; V; V; V.
	
	e.
	F; V; F; V.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
Para essa questão, vamos imaginar como cenário uma pessoa que está confeccionando um plano de negócio para a implantação de uma empresa de tecnologia. Porém, devido ao fato de que a pessoa não detém muito recurso a ser investido para a implementação dos sistemas de informação e nem para a aquisição de equipamentos, analise as alternativas abaixo considerando quais delas seriam interessantes para a implantação da referida empresa:
I – Contratação de uma web hosting para hospedar páginas tanto da Extranet quanto da Intranet uma vez que os sistemas da organização serão baseados em web.
II – Contratação de uma web hosting para hospedar páginas apenas da Extranet devido à impossibilidade de manter uma Intranet segura e confiável em uma web hosting.
III – Utilizar o Offshore Software Outsourcing para a implementação dos sistemas e investir em equipamentos para que sejam implantados na sede da organização.
IV – Investir em equipamentos para que sejam implantados na sede da organização, porém, usar sistemas padrão ASP para reduzir custos de desenvolvimento e implantação de sistemas.
 
Marque a alternativa que melhor representa as soluções para a implantação da organização com o menor custo possível.
	
	a.
	III e IV.
	
	b.
	II e III.
	
	c.
	II, III e  IV.
	
	d.
	I e III.
	
	e.
	II e IV.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
Para essa questão, imagine o seguinte cenário: suponha uma organização que oferece serviços para a confecção de móveis de madeira. Essa empresa vem sofrendo altos custos operacionais em função de desperdício de material ou por cortes sem planejamento prévio ou porque a madeira (matéria-prima) apodrece em função de longos períodos de estocagem.
 
Com base nesse cenário, assinale com “S” (sim) a(s) sugestão(ões) que você implantaria e, com “N” (não) as que você julgue que não tem relação com o problema apontado.
 
(  ) Adoção de um sistema de previsão de tendências de vendas junto com  um sistema de controle de maquinário e com um sistema de treinamento e desenvolvimento pessoal.
(  ) Adoção de um sistema de treinamento e desenvolvimento junto com sistema de análise de preços.
(  ) Adoção de um sistema de planejamento de lucros junto com sistema de planejamento de produção.
(  ) Adoção de um sistema de processamento de pedidos junto com um sistema de análise de preços e um sistema de planejamento de recursos humanos.
 
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
	
	a.
	N; S; N; S.
	
	b.
	S; S; S; N.
	
	c.
	N; S; S; S.
	
	d.
	S; N; N; S.
	
	e.
	S; N; N; N.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
Para esta questão, imagine o seguinte cenário: suponha uma organização que oferece serviços para construção civil. No momento, a gestão para contratação de mão de obra é realizada sob demanda em função dos contratos oficializados. A rotatividade é muito alta, pois os funcionários não possuem um vínculo formal. Como consequência, não há garantia da qualidade dos serviços prestados e, dessa forma, a empresa vem perdendo gradativamente espaço no mercado da construção civil.
 Com base nesse cenário, assinale com “S” (sim) para a(s) sugestão(ões) que devem ser implantadas e com “N” (não) para a(s) que não possuem relação com o problema apontado.
(_) Adoção de um sistema de previsão de tendências de vendas junto com  um sistema de planejamento de recursos humanos.
(_) Adoção de um sistema de treinamento e desenvolvimento junto com sistema de análise de preços.
(_) Adoção de um sistema de planejamento de lucros junto com sistema de planejamento de produção.
(_) Adoção de um sistema de processamento de pedidos junto com um sistema de análise de preços e um sistema de planejamento de recursos humanos.
 
Agora, assinale a opção com a sequência correta.
 
	
	a.
	S; N; N; S.
	
	b.
	S; S; N; N.
	
	c.
	N; S; S; N.
	
	d.
	N; S; N; S.
	
	e.
	S; N; N; N.
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
Como você estudou no Capítulo 2 que os sistemas de informação devem cobrir todas as áreas básicas e estratégicas da organização. Porém, é de grande valia que tenhamos informações cruzadas dos sistemas para que se possa obter uma visão mais global e relevante da organização. Essa coleta e centralização de várias informaçõesprovenientes dos SIs da organização é de incumbência dos chamados sistemas sob a perspectiva de grupo de usuários.
 
Nas afirmativas a seguir, identifique com V aquela(s) que você julgar verdadeiras(s) e com F aquela(s) que você identificou como falsa(s).
 
( ) Os sistemas de apoio à tomada de decisões auxiliam a gerência sênior a planejar decisões de médio ou longo prazo e, ainda, permitem o monitoramento de como a organização está se comportando perante os vários aspectos do ambiente de negócios;
( ) Os sistemas de apoio executivo são úteis para auxiliar a tomada de decisões, pois coleta informações provenientes dos sistemas de processamento de transações dos sistemas de informações gerenciais e, em diversos casos, realiza análise e simulações utilizando-se de modelos computacionais, estatísticos ou matemáticos;
( ) Os sistemas de informações gerenciais sintetizam a situação da organização através de relatóriosperiódicos, de exceções,  de divulgação e de demandas e respostas;
( ) Os sistemas de processamento de transações têm por objetivo o fornecimento de informações rotineiras dos diversos departamentos da organização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	a.
	F, F, V, V.
	
	b.
	V, V, F, F.
	
	c.
	V, V, V, F.
	
	d.
	F, F, V, F.
	
	e.
	V, V, F, V.
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
Hoje em dia, muito se utiliza o termo Big Data para definir um grande conjunto de dados (estruturados ou não) produzidos por diversos agentes, tais como organizações, equipamentos, pessoas com RFID (Identificação por radiofrequência – Radio-Frequency Identification) e sistemas de sensoramento. Esses dados encontram-se espalhados em diversos servidores inclusive em “nuvens” públicas ou privadas de grandes corporações.
 
Dentre as alternativas abaixo, assinale com “V”, para a(s) verdadeira(s) e com “F”, para a(s) falsa(s):
 
(_) Sob o big data, poderão ser criadas Data Warehouses (conjunto de dados cujos assuntos são integrados). Neste caso, para se utilizar mecanismos de Data Warehouse, será necessário aplicar um filtro para separar os subconjuntos.
(_) Os sistemas de informações poderão usar e gerar os dados de servidores big data, pois como o volume é extremamente alto, não gerará problema de privacidade, ou seja, a organização em questão nunca será identificada.
(_) O uso de big data gera um enorme potencial para sistemas de informação gerencial, principalmente aqueles voltados para o auxílio à tomada de decisões, pois pode, dentre outras coisas, atuar na previsibilidade de mercado.
(_) O uso do big data permite a construção de sistemas de informação de recomendação, aqueles que analisam o perfil das pessoas para gerar recomendações a respeito, por exemplo, de filmes e compras.
 
Assinale a opção com a sequência correta.
	
	a.
	V; V; V; F.
	
	b.
	F; F; V; V.
	
	c.
	V; F; V; V.
	
	d.
	V; F; F; V.
	
	e.
	V; F; V; F.
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
Uma organização pode ser abstraída em função de seus níveis gerenciais e também em relação a suas funções básicas. Como níveis gerenciais, entende-se: a gerência sênior, a gerência média e a gerência operacional. Por sua vez, as funções básicas são: manufatura e produção, vendas e marketing, finanças e contabilidade e, por fim, recursos humanos.
Existem sistemas de informação para todos os níveis gerenciais de modo a cobrir todas as funções básicas.
 
A partir dos exemplos de SI relacionados abaixo, identifique-os como “S”, caso seja voltado à gerência sênior, com “M”, caso seja voltado à gerência média, e com “O”, caso seja voltado à gerência operacional:
 
(  ) Planejamento de lucros (finanças e contabilidade).
(  ) Planejamento de produção (manufatura e produção).
(  ) Análise de remuneração (Recursos Humanos).
(  ) Processamento de pedidos (Vendas e Marketing).
(  ) Previsão de tendências de vendas (Vendas e Marketing).
Agora, assinale a opção om a sequência correta.
	
	a.
	S; M; M; O; S.
	
	b.
	S; M; O; O; S.
	
	c.
	S; S; M; O; S.
	
	d.
	S; M; M; O; O.
	
	e.
	S; O; M; O; S.
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
A implementação de sistemas de informações pode envolver infraestrutura tanto de hardware quanto desoftware, principalmente, no que tange à parte de comunicação, interação entre os módulos e o poderio computacional.
 
Como exemplo para a infraestrutura de software temos:
 
i) NET
ii) SOA
iii) MPI
iv) OLAP
 
Para essa questão, suponha os tipos de sistemas de informação a seguir relacionados:
a) Sistemas de apoio executivo baseado em mineração de dados.
b) Sistemas de apoio à tomada de decisões onde serão rodados modelos computacionais que são mais bem executados quando implementados usando a técnica de processamento paralelo.
c)  Sistemas de informações operacionais em ambientes homogêneos Microsoft baseados no modelo cliente-servidor.
d) Implementar módulos para a integração de sistemas baseados na importação de serviços remotos.
 
A partir da lista de infraestrutura de software (middlewares) e da lista de sistemas de informações, escolha a opção que melhor descreva a relação  entre as duas partes.
	
	a.
	(a) → (ii); (b) → (iii); (c) → (i); (d) → (iv).
	
	b.
	(a) → (iv); (b) → (iii); (c) → (i); (d) → (ii).
	
	c.
	(a) → (i); (b) → (iii); (c) → (iv); (d) → (ii).
	
	d.
	(a) → (iii); (b) → (iv); (c) → (i); (d) → (ii).
	
	e.
	(a) → (iv); (b) → (iii); (c) → (ii); (d) → (i).

Outros materiais

Perguntas Recentes