Buscar

resumo do filme cobaias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O filme “Cobaias” retrata os acontecimentos que sucederam entre 1932 e 1972 durante o “Estudo Tuskegee de Sífilis Não-Tratada em Homens Negros”, mais conhecido como Caso Tuskegee, que ocorreu no Condado de Macon no Alabama, Estados Unidos.
O longa-metragem coloca em foco a bioética, naquela época a sífilis era uma epidemia global; os negros eram a raça maisacometida pelo mal que atingia cerca de 35% dos afrodescendentes; no contexto politico o pais vivia o apartheid, regime de segregação racial. Negros tinham locais de acesso, escolas, hospitais e até banheiros diferentes daqueles utilizados pela raça branca, considerada superior; até mesmo o conhecimento era contestado, acreditava-se que enfermeiros e médicos negros eram menos capaz do quecaucasianos.
Inicialmente, no hospital local do condado de Macon, o objetivo era tratar os pacientes com sífilis, uma organização estava financiando o tratamento medico de centenas de pacientes. Observa-se que foi enviado pela financiadora um médico branco, evidenciado o ideal de superioridade da raça caucasiana, pois na unidade de saúde já havia médicos, portanto não seriam necessário outros, masacreditava-se que para fins de pesquisa cientifica devido ao conhecimento superior, um médico de pele clara seria mais indicado para o trabalho. A equipe do programa era composta por médicos e enfermeiros, uma em especial participava ativamente, esta profissional ficou incumbida de convencer os outros negros a participarem do programa e se tratarem da doença, podemos ver que a própria enfermeira, negra,menosprezava a capacidade de sua raça, para ela eles não seriam capazes de entender o que era sífilis por isso utilizou o termo “sangue ruim” para denominar a patologia que os atingia.
O tratamento prosseguia, no entanto devido a grande depressão – crise politica que atingiu todo o mundo em 1929 e que levou a população à miséria, principalmente aos negros – as verbas foram cortadas. Cerca de um anodepois na esperança de o programa ser reativado, os médicos responsáveis um negro e um branco foram buscar verbas em Nova York, durante reunião o governo sugeriu a criação de um programa, semelhante a um norueguês para estudo das manifestações da sífilis durante os três estágios: primário, secundário e terciário; no entanto os pacientes selecionados, pouco mais de 400, não receberiam tratamentodurante o tempo em que a pesquisa se sucedesse, que segundo o governo não ultrapassaria um ano. No momento em que o médico soube da condição para receber a verba enfrentou um dilema ético, no entanto ao ser convencido de que com isso poderia provar que o negro, ao adoecer era igual ao branco e que a única coisa que os diferenciava era a tonalidade da pele, o profissional aceitou participar do estudo;ao chegar em sua cidade natal, o médico recontratou a enfermeira citada acima e a contou os termos do acordo, incialmente a enfermeira vivenciou um dilema ética devido o seu dever em tratar os pacientes e pelo fato de os pacientes fazerem parte do seu circulo social, mas convencida pelo médico que ela julgava ter conhecimento superior ao dela, ela aceitou participar do estudo e enganar ospacientes trocando os medicamentos por placebo. Visualizamos a submissão do enfermeiro ao médico, a profissional acreditava que o médico era superior a ela e que seu papel era meramente cuidar e dar amor e carinho aos pacientes, negligenciando o seu conhecimento cientifico adquirido durante formação.
A pesquisa continuou, o primeiro ano se passou, mas o tratamento prometido após esse período de pesquisanão aconteceu, pois os médicos acreditavam que as informações não eram suficientes, posteriormente o fim do estudo foi prorrogado, para que os achados médicos fossem confirmados era necessário autopsia dos participantes. Verifica-se que a vida humana perdeu seu valor, os profissionais julgaram que esses pacientes deveriam ser sacrificados em nome de um bem maior, provar a igualdade entre as…
Análise ética Do Filme Miss Every's Boys
Por: motxr  •  2/12/2014  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  12.531 Visualizações
Página 1 de 4
O filme Cobaias é baseado no caso “Estudo Tuskegee de Sífilis Não-Tratada em Homens Negros”, ocorrente de 1932 a 1972 no estado do Alabama, EUA. A história é contada por Miss Eunice Evers, uma enfermeira, durante seu depoimento à corte americana. De forma resumida, este caso começa com um tratamento para Sífilis em uma região predominantemente negra. Sem recursos para manter o tratamento, uma equipe de médicos pesquisadores transforma este em uma pesquisa acerca do desenvolvimento da doença, ludibriando os pacientes de forma a simular um tratamento que na verdade não acontece. Centenas de homens perderam suas vidas, muitos sobreviveram com sequelas. O filme aborda muitas questões que envolvem não só ética, mas como moral, religiosas e sociais.
Numa abordagem social, pode-se citar a hierarquia econômica como um ponto importante. Para que a comunidade aceitasse participar do tratamento, houve influência direta dos donos das fazendas que empregavam os pacientes, o que evidencia a detenção do poder ao mais economicamente abastado. Ao longo do filme são apresentadas histórias dos personagens que possibilitam caracterizar a região de Tukesgee como sendo de classe baixa: Um personagem que foi obrigado a abandonar os estudos na infância para trabalhar e sustentar sua família; um médico que descreve suas noites em um clube de Nova York aos pacientes, onde apresentam-se artistas negros mas não é permitida a entrada de espectadores da mesma cor; a dificuldade dos componentes da banda em pagar as inscrições e se locomover até as competições. Um fato social bem importante, é a influência da enfermeira que usa diferentes abordagens para conseguir dar continuidade ao programa. Tendo um nível intelectual reconhecido pelos pacientes e usando de linguagem simples para se comunicar com os mesmos, ela consegue a atenção deles bem como conquista sua confiança.
O que mais evidencia o campo religioso e também moral, uma vez que esses dois conceitos tendem a se cruzar, é o relacionamento amoroso que a enfermeira mantém com um dos pacientes. Primeiramente as regras da sociedade/religião ficam bem claras quando observada a falta de contato corporal entre os dois, isso é possível fazendo uma comparação à nossa própria vivência atual. Não há relação sexual entre o casal, e o carinho entre os dois é manifestado de forma muito sutil. O conceito de Moral fica muito evidente quando analisado o rompimento do casal, em que Miss Evers não se sente à vontade ao esconder do parceiro o que sabe a respeito do Programa. Para não “enganar” seu parceiro ela resolve sacrificar o relacionamento, entendendo que o mesmo não pode ser construído sobre uma mentira. Ao assistir o filme, o expectador é levado a uma posição julgadora da moral dos personagens, uma vez que são abordados temas muito atuais como preconceito, ética na medicina, racismo, economia, organização social, etc. Somos levados a questionar até mesmo o juramento feito pelos médicos envolvidos, onde se forma uma batalha interior entre a personalidade dos personagens construída ao longo da história e responsabilidade que cada um adquire nessa “chacina” silenciosa.
Atualmente já existe um conceito de bioética bem definido, sob o qual baseia-se a avaliação que se faz ao “Estudo Tuskegee de Sífilis Não-Tratada em Homens Negros”. Há que se considerar primeiramente, que o grupo estudado encontrava-se em situação de vulnerabilidade, uma vez que fica evidente a pobreza e a falta de escolaridade, além da clara submissão social e racial; isso fere a ética de profissionais que aceitam aplicar a pesquisa sendo conscientes da sociedade em que será inserida, ignorando propositalmente sua responsabilidade enquanto detentores de conhecimento e recursos,
...

Outros materiais