Buscar

Avaliando Formação Profissional em Nutrição 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Em relação aos nutrientes presentes nos alimentos, julgue os itens a seguir e assinale o item com as opções corretas.
I. Os nutrientes são componentes do alimento que são indispensáveis ao bom funcionamento do corpo. Substâncias químicas, obtidas pela ingestão, digestão e absorção dos alimentos.
II. São utilizados pelo organismo exclusivamente para fornecer energia.
III. Os micronutrientes são conhecidos como vitaminas e minerais .
IV. Por meio de análises químicas em laboratório é possível determinar a composição de alimentos, sendo que seus materiais sólidos são compostos de , carboidratos, proteínas e lipídios. Por serem proporcionalmente a maioria dos nutrientes em um alimento os mesmos são determinados como macronutrientes.
V. O nutriente é o transportador do alimento para o organismo. Do ponto de vista clínico, é qualquer substância que o corpo é capaz de ingerir e assimilar e que o manterá vivo e em crescimento.
		
	 
	I, III e IV.
	
	I e II.
	 
	I, II, III e IV.
	
	I, II e III.
	
	III e IV.
	Respondido em 16/05/2019 10:28:54
	
Compare com a sua resposta: Os conselhos regionais se mantém com a arrecadação proveniente de anuidades, taxas, multas e emolumentos (taxa cobrada pela expedição de um documento), recolhidos por pessoas físicas (nutricionistas e técnicos) e jurídicas (empresas e instituições). Do montante dos recursos arrecadados pelos regionais, 20% são destinados ao Conselho Federal de Nutrição (CFN).
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201906029738)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A promoção de hábitos e práticas alimentares saudáveis tem início na infância. A busca do homem por uma alimentação equilibrada é antiga, porém é recente a preocupação por uma alimentação segura e saudável. O que podemos afirmar sobre uma alimentação saudável?
		
	
	A alimentação saudável deve ser planejada com alguns dos grupos alimentares, de preferência com os conhecidos, independente do prazer de comer.
	 
	A alimentação saudável deve ser planejada com alimentos de todos os grupos alimentares, respeitando-se as diferenças individuais, emocionais e sociais.
	
	A alimentação é entendida como aquela que faz bem, promove a saúde e deve ser orientada a para os adultos pois eles repassarão as informações a todos.
	
	A alimentação saudável deve conter todos os nutrientes: proteína, carboidratos e gorduras, os outros nutrientes devem ser suplementados tendo em vista a sua dificuldade de serem encontrados na natureza.
	
	A alimentação saudável depende apenas da opção pessoal outros fatores não a influenciam.
	Respondido em 16/05/2019 10:29:54
	
Compare com a sua resposta: Médico argentino pioneira nas questões da nutrição e sua importância para a saúde e bem-estar. Sua importância para a Nutrição é devido as Leis da Alimentação de Pedro Escudero - harmonia, adequação, quantidade e qualidade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201906029645)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os guias alimentares oferecem recomendações dietéticas, por meio de comunicados à população, para promover o bem-estar nutricional. Os Guias Alimentares possuem duas propostas:
		
	
	Ser um guia de marketing nutricional; uma ferramenta de avaliação do comportamento alimentar.
	
	Ser um guia de marketing nutricional; uma ferramenta de educação nutricional.
	 
	Ser um guia de saúde pública; uma ferramenta de educação nutricional.
	
	Ser um guia de doenças; uma ferramenta de avaliação do comportamento alimentar.
	
	Ser um guia de saúde pública; auxilia na disponibilidade alimentar.
	Respondido em 16/05/2019 10:31:29
	
Compare com a sua resposta:
R: Área de nutrição clínica. Supervisão e avaliação das atividades de assistência nutricional; definir o diagnóstico nutricional; realizar a prescrição dietética; promover educação alimentar e nutricional.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201906113959)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na Resolução que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica, os cardápios deverão ser planejados para atender, em média, às necessidades nutricionais estabelecidas, de modo a
Fonte: IFRN
		
	
	utilizar alimentos industrializados, como os embutidos, enlatados e desidratados, desde que tenham boa procedência e não ultrapassem os 40% dos recursos repassados pelo FNDE.
	
	oferecer, no mínimo, três porções de frutas e hortaliças por dia nas refeições ofertadas.
	 
	suprir, no mínimo, 20% das necessidades nutricionais diárias quando ofertada uma refeição, para os demais alunos matriculados na educação básica, em período parcial.
	
	oferecer, no mínimo, 400mg de sódio per capta, em período parcial, quando ofertada uma refeição.
	 
	Não há item correto.
	Respondido em 16/05/2019 10:30:58
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201906029584)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo o Incisos I, IV e V do Artigo 3º da Lei nº 8.234/91, compete ao Nutricionista, no exercício de suas atribuições na área da Docência:
I. Planejar, organizar e dirigir as atividades técnicas e administrativas do ano letivo;
II. Planejar, organizar, dirigir, participar e controlar atividades de ensino, pesquisa extensão;
III. Responsabilizar-se pela orientação e supervisão acadêmica (monitoria, estágios curriculares e complementares, iniciação científica entre outros);
IV. Orientar e/ou assistir aos alunos em suas atividades complementares;
V. Promover, participar e divulgar estudos e pesquisas, na sua área de atuação.
		
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	São verdadeiras as alternativas II, III e V.
	
	São verdadeiras as alternativas I, II e III.
	
	São verdadeiras as alternativas I, III e V.
	
	São verdadeiras as alternativas I e IV.
	Respondido em 16/05/2019 10:32:07
	
Compare com a sua resposta: As Leis da Alimentação, criadas por Pedro Escudero, continuam atuais, pois expressam, de forma simples, as orientações para uma dieta que garante crescimento, manutenção e desenvolvimento saudáveis. Lei da Quantidade: corresponde ao total de calorias e de nutrientes consumido. A quantidade de alimentos deve suprir as necessidades do indivíduo. Dessa forma deve-se atentar para excessos e restrições, pois ambas as situações são prejudiciais ao organismo. Lei da Harmonia: é a distribuição e proporcionalidade entre os nutrientes, resultando no equilíbrio. Para que o nosso organismo consiga aproveitar os nutrientes, estes devem se encontrar em proporções adequadas nas refeições, uma vez que as substâncias não agem sozinhas, e sim em conjunto. Lei da Adequação: a alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada indivíduo, às especificidades de quem está consumindo. Os ciclos da vida (infância, adolescência, adulto e idoso), o estado fisiológico (gestação, lactação), o estado de saúde (doenças), os hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), e as condições sócioeconômicas e culturais (acesso aos alimentos) são fatores que devem ser considerados, pois resultam em diferentes necessidades nutricionais. Lei da Qualidade: refere-se aos nutrientes necessários ao indivíduo. Uma alimentação completa inclui todos os nutrientes para formação e manutenção do organismo. As refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes para o bom funcionamento do corpo.

Outros materiais