Buscar

Fisiologia Sanguínea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisiologia Sanguínea:
Introdução:
O sangue é um tecido só que se apresenta de forma líquida (apresenta água e uma série de constituintes dissolvidos nesse) que se chama Plasma. Além da porção líquida, o sangue possui as células sanguíneas (elementos figurados). Logo, o sangue apresenta uma parte líquida e uma parte celular.
Celular: As células que compõem a porção celular do sangue são distribuídas em três grandes grupos celulares: vermelhas (hemácias ou eritrócitos), brancas (leucócitos que incluem diversos tipos de células brancas) e plaquetas ou trombócitos. Os leucócitos incluem os monócitos, linfócitos, neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Existem diversos grupos de linfócitos, inicialmente divide-se em B e T. O monócito fica circulando no sangue, mas em um determinado momento, migra dos capilares para os tecidos sofrendo um alargamento e vai se chamar macrófago. Os eosinófilos, neutrófilos e basófilos apresentam grânulos no seu citoplasma, são granulócitos. Os monócitos e os linfócitos são agranulócitos.
Células vermelhas ou glóbulos vermelhos; células brancas ou glóbulos brancos. As plaquetas não fazem parte das células brancas ou das vermelhas, apesar de possuir a mesma origem que essas.
Plasma: apresenta água; íons (sódio, potássio, cálcio, magnésio...); moléculas orgânicas como aminoácidos, glicose, lipídios, resíduos nitrogenados para excreção, proteínas como albuminas, globulinas, fibrinogênias; vitaminas; gases sanguíneos (dióxido de carbono e oxigênio); dissolvidos no plasma.
Produção das células sanguíneas:
As células sanguíneas são produzidas, durante a vida fetal, no Saco Vitelino, baço, fígado e na medula óssea.
À medida que o bebê nasce (após o nascimento), o baço, fígado e o Saco Vitelino deixam de produzir células sanguíneas, e a medula óssea passa a produzir todas as células sanguíneas.
Na criança até cinco anos de idade, todos os ossos produzem células sanguíneas. 
Na fase adulta, a medula óssea produtora de células sanguíneas (denominada Medula Óssea Vermelha, localizada na epífise - extremidades dos ossos longos) diminui o espaço. A medula óssea ao longo do tempo, do centro dos ossos longos, vai sendo substituída por uma amarela (tecido gorduroso). Então, só na epífise que se produz células sanguíneas.
Pode-se retirar a medula óssea do: fêmur, vértebras lombares, esterno.
Os eritrócitos são anucleados. Todos os leucócitos são nucleados.
As células sanguíneas são produzidas na MOV e são lançados em direção aos capilares. 
Na Medula Óssea, há uma célula mãe ou Stem Cell que vai dar origem a toda e qualquer célula sanguínea. Essa célula também é chamada de célula tronco hematopoiética pluripotente (totipotente). Essa célula tem origem no interior da medula óssea.
Como que essa célula pode dar origem a toda e qualquer célula sanguínea: inicialmente, a Stem Cell sofre um estímulo e se divide em duas linhagens (célula progenitora mieloide e célula progenitora linfoide). 
A progenitora linfoide vai sofrer estímulo de interleucinas e citocinas e, após uma série de subdivisões, vai dar origem aos linfócitos na medula óssea. Esses vão cair no sangue e vão ser maturados em B e T.
A progenitora mieloide pode sofrer estímulo de Eritropoetina, Trombopoetina ou da Interleucina-3.
 Quando ela sofre estímulo da Eritropoetina (o rim produz e libera), ocorrerá à formação de Eritrócitos após vinte e duas subdivisões da medula óssea. 
Quando ela sofre estímulo da Trombopoetina, a célula progenitora mieloide se subdivide formando uma célula na medula óssea chamada Megacariócito. Quando o megacariócito tenta sair da medula óssea pelos capilares para chegar ao sangue, ele vai se “esmagando” e o citoplasma se rompe e ele se fragmenta. Então, o megacariócito não consegue entrar nos capilares e esses fragmentos são lançados no sangue. Esses fragmentos de megacariócitos lançados no sangue são denominados Plaquetas. Logo, quando a progenitora mieloide sofre estímulo da Trombopoetina, ela dá origem ao Megacariócito que originará as Plaquetas no sangue.
Quando ela sofre estímulo da Interleucina-3, a célula progenitora mieloide vai dar origem as células brancas com exceção dos linfócitos (monócitos e granulócitos).
Leucemia: é um tipo de neoplasia (câncer) de células sanguíneas.
 Leucemia Linfocítica é quando a neoplasia das células sanguíneas atinge a série linfocítica. Vão acontecer divisões errôneas, produzindo células alteradas, só na série linfocítica. 
Leucemia Mielocítica pode ser granulocítica, monocítica ou só referente às plaquetas porque cada uma dessas células possui uma via diferente de produção.
Eritrócito:
Os eritrócitos são as células mais abundantes do sangue.
A sua principal função é carrear a hemoglobina. Essa por sua vez, pode se ligar ao gás oxigênio. Portanto, indiretamente, a principal função do eritrócito é o carregamento de oxigênio porque esse não é solúvel em meio aquoso, então, ele não se difunde no sangue, a não ser que esteja ligada a hemoglobina. Logo, a função é carrear a hemoglobina e esta se ligar ao oxigênio. Indiretamente, a principal função é o transporte de oxigênio no sangue. A ligação do oxigênio com a hemoglobina é frouxa e reversível, assim, em ambiente com alta tensão de oxigênio, o oxigênio se liga a hemoglobina nos alvéolos pulmonares. Em ambiente com baixa tensão de oxigênio, o oxigênio se desprende da hemoglobina e passa para o tecido nos tecidos periféricos.
Os eritrócitos possuem uma forma de um disco bicôncavo, mas pelas características de membrana do eritrócito, essa célula pode ser totalmente deformável.
São produzidos a partir de uma célula precursora mieloide, sob estímulo da Eritropoetina.
Demora cerca de 120 dias para nova formação de Eritrócitos (a partir da Stem Cell). É o tempo de vida dessas células. Esses, já velhos, são destruídos (núcleos são retirados).
Características da Hemoglobina: tem capacidade de ligação com o oxigênio, só que esta é dita frouxa e reversível (o oxigênio tanto pode se ligar quando sair da hemoglobina). Ambientes ricos de oxigênio, esse se liga a hemoglobina. Tensão baixa, o oxigênio sai da hemoglobina como dito em cima.
O ferro é utilizado na síntese de hemoglobina, mas ele é estocado no fígado.
Leucócitos: são as células de defesa, os glóbulos brancos do organismo. São os linfócitos, monócitos e os granulócitos (cinco células diferentes).
Sua produção é na medula óssea a partir da célula tronco hematopoiética pluripotente sendo os linfócitos da célula progenitora linfoides e o resto da célula progenitora mieloide.
Os linfócitos são liberados da medula óssea para a circulação sanguínea. Quando isso acontece, eles vão sofrer maturação em tecidos extra-medulares em linfócitos T e B. Os linfócitos B vão formar anticorpos e os linfócitos T fazem parte da imunidade mediada por células (organizam a resposta de defesa). Existem diversos tipos de linfócitos T.
Quando o Linfócito B foi identificado pela primeira vez, ele foi identificado na Bursa de Fabricius (onde se produz esses nas aves).
O Linfócito T é maturado na medula óssea vermelha e também no Fígado. 
Monócitos e Macrófagos:
Macrófago é um monócito que saiu do sangue e migrou para o tecido. O monócito é uma célula que está circulando nos vasos sanguíneos. 
São as principais células de defesa por fazer fagocitose de vírus e bactérias. Os monócitos vão para os tecidos porque é atraída por quimiotaxia para realizar defesa tecidual. O processo de migração dos monócitos do sangue para os tecidos é chamado de Diapedese.
Os monócitos fazem fagocitose no sangue. Os macrófagos fazem nos tecidos. A fagocitose é a ingestão celular do agente agressor que pode ser vírus e bactérias. A fagocitose pode ser por monócitos, macrófagos e neutrófilos.
Sistema Celular monocítico macrofágico: conjunto de todos os macrófagos (fixos e móveis) e monócitos presentes no organismo que fazem a linha de defesa do organismo com fagocitose. Fazem um sistema de fagocitose generalizado, não são espefícos e atingem todos os tecidos. Esse sistema faz a primeiralinha de defesa do organismo.
Plaquetas:
As plaquetas também são chamadas de Trombócitos. Elas são formadas a partir de fragmentos dos megacariócitos que caíram no sangue. O tempo de vida delas é de 8 a 12 dias. São produzidas a partir da célula precursora mieloide sob estímulo da Trombopoetina.

Outros materiais