Buscar

Economia Politica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Wagner Souza Madeira (1345011)
	Disciplina:
	Economia Política (SES48)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:424296) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	8615685
Parte superior do formulário
	1.
	O sistema econômico internacional se consolida no estágio concorrencial do capitalismo. Esse sistema é formado pela economia mundial e tem por característica a desigualdade na relação econômica entre os países. Considerando esse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A desigualdade econômica diminui na proporção em que aumentam as relações econômicas entre os países.
	 b)
	O sistema internacional integra países em condições diversas e permitiu o desenvolvimento econômico dos mais pobres.
	 c)
	A economia mundial se transformou com o estágio concorrencial do capitalismo, consolidando relações equilibradas entre os países.
	 d)
	A integração econômica ocorreu entre os países desiguais e ampliou as desigualdades.
	 
	 
	2.
	Para Karl Marx, as mercadorias são responsáveis pela determinação da riqueza das sociedades no capitalismo. A produção de mercadorias influencia questões como os valores das mercadorias e as relações de trabalho. Sobre as mercadorias no contexto da sociedade capitalista, analise as sentenças a seguir:
I- O valor de uso de uma mercadoria é determinado por sua utilidade e realizado no uso ou no consumo.
II- O valor de troca está vinculado à proporção de uso de uma mercadoria em uma relação quantitativa.
III- A força de trabalho, enquanto dispêndio de força de trabalho humano, gera o valor da mercadoria.
IV- O valor de uso e o valor de troca de uma mercadoria formam o conteúdo abstrato da produção de riqueza.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 
	 
	3.
	Para os profissionais do Serviço Social, é de suma importância o estudo da Economia Política, visto que se faz necessário compreender os fatos econômicos e políticos que influenciam a vida de todos em sociedade, inclusive das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Sobre a importância desse estudo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pode-se enfatizar que o assistente social também é um cientista político (também sociólogo), pois se preocupa com a economia e busca o conhecimento sobre os processos políticos e desenvolvimento do capitalismo.
	 b)
	Na sociedade contemporânea, é importante que o assistente social conheça a economia normativa, pois, a partir da compreensão desta, os profissionais do Serviço Social podem formular seus planos e programas de intervenção com base em dados econômicos, não excedendo os recursos necessários.
	 c)
	Necessário se faz compreender o modo de produção capitalista e identificar demandas que são consequentes da sociedade contemporânea, com objetivo de formular respostas profissionais para o enfrentamento das mais diversas expressões da questão social.
	 d)
	A crise na economia política é um fato irreversível, principalmente nos países capitalistas, afetando diretamente todos os setores da sociedade, inclusive o setor social, que depende objetivamente da economia pura, ideológica e normativa.
	 
	 
	4.
	O pensador Karl Marx, em sua famosa obra o Capital, apresenta críticas ao capitalismo, com conceitos complexos, tais como: mais-valia, capital constante, capital variável, acumulação primitiva, ou seja, vários aspectos do modo de produção capitalista. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma destas críticas à economia política:
	 a)
	Proteção entre trabalhadores, produção capitalista.
	 b)
	O lucro e a relação de trabalho.
	 c)
	Relação-capital, acúmulo de produção.
	 d)
	Produção e força de trabalho, capital mercadoria.
	 
	 
	5.
	O liberalismo e o individualismo dos clássicos estavam associados ao bem comum. Assim, os homens, ao maximizarem a satisfação pessoal, com o mínimo de dispêndio ou esforço, estariam contribuindo para a obtenção do máximo bem-estar social. Tal harmonização seria feita, segundo Adam Smith (1983), por uma espécie de mão invisível e o laissez-faire. Refletindo sobre estes tópicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O termo mão invisível foi um termo introduzido por Adam Smith em sua obra "A Riqueza das Nações", na qual descreve que numa economia de mercado, mesmo não tendo algo que a determine ou a coordene, o desenvolvimento econômico parece resultar numa determinada ordem, como se houvesse algo que não se pode ver, que orientasse toda lógica.
(    ) ?A mão invisível do mercado? foi uma analogia empregada por Adam Smith para explicar como, numa economia concorrencial, a busca pelo interesse individual pode resultar em melhoria do bem comum. Segundo o pensador escocês, há um mecanismo natural no mercado que distribui socialmente, de alguma maneira, os ganhos individuais.
(    ) Laissez-faire é uma expressão em língua francesa (que significa literalmente "deixai fazer?), é uma expressão-símbolo do liberalismo econômico, na versão mais pura de capitalismo de que o mercado deve funcionar livremente, sem interferência do Estado ou de alguma entidade coordenadora.
(    ) O Liberalismo Econômico é a uma ideologia baseada na organização da economia na qual o maior número possível de decisões econômicas são tomadas por instituições ou organizações coletivas. Assim, o pressuposto básico da teoria liberal é o controle da economia em âmbitos gerais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre a sua natureza e suas causas. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	 
	 
	6.
	Karl Marx, analisando dialeticamente a lógica do capitalismo, afirmou que o sistema capitalista representa a própria exploração do trabalhador por parte do dono dos meios de produção, chamando a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro, que ele designou como: a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa. Sobre a mais-valia, analise as afirmativas a seguir:
I- A mais-valia absoluta consiste na intensificação do ritmo de trabalho, através de uma série de coerções postas aos trabalhadores, que incluem da mais severa vigilância a todos os seus atos na unidade produtiva até a cronometragem e determinação dos movimentos necessários à realização das suas tarefas. 
II- A mais-valia relativa se caracteriza pela mão de obra barata e acessível, artesanal ou braçal, que possa, em tempo mínimo, gerar o maior número de produtos possíveis.
III- Para Marx, a mais-valia absoluta significa aumentar a duração da jornada de trabalho, mantendo o salário estável, assim o lucro é evidente, sendo o principal objetivo no capitalismo. 
IV- A mais-valia relativa significa ampliar a produção através da tecnologia e mecanização, reduzir o custo do produto e aumentar o lucro do capitalista.
V- Para Marx, a mais-valia relativa diz respeito ao valor final do produto produzido pelo trabalhador, que, com sua força de trabalho, procura minimizar o lucro e o excedente proporcional.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 
	 
	7.
	O capitalismo de alta concorrência possibilita a abertura do mercado mundial. Partindo deste contexto, os países mais desenvolvidos vão em busca da matéria-prima para seus produtos em diversospaíses, que serão transformadas, em grande escala, em mercadorias, criando vínculos econômicos e culturais. Povos, nações e Estados situados fora da Europa, que se mantinham isolados, são agora integrados também pela grande invasão comercial. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A partir da concorrência do capitalismo entre os países que iniciam e concretizam todo um sistema econômico internacional, marcada pela desigualdade entre o sistema de trocas econômicas, possibilita o agravamento das desigualdades que já existe nestes países.
(    ) A partir da concorrência do capitalismo entre os países, marcada pela desigualdade entre o sistema de trocas econômicas, possibilita a integração e o desenvolvimento de riquezas preexistente.
(    ) A partir da falta de concorrência do capitalismo entre os países pelo sistema econômico internacional, marcado pela integração do livre mercado e pelo sistema de traças econômicas, é possível possibilitar o agravamento da desigualdade social.
(    ) A concorrência do capitalismo entre os países que iniciam e concretizam todo um sistema econômico internacional, é marcada pela integração do sistema de trocas econômicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	 
	 
	8.
	O Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna. Já o Capitalismo, vindo após o sistema mercantilista, caracteriza-se como um sistema econômico, político e social no qual os agentes econômicos (empresários), proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada num mercado, em que as transações são de natureza monetária. Refletindo sobre o sistema mercantilista, analise as sentenças a seguir:
I- O mercantilismo caracterizou-se por uma forte interferência do Estado na economia, baseava-se em medidas econômicas diversas de acordo com os estados. 
II- As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos.
III- O mercantilismo teve como finalidade a formação de fortes Estados-nação, ou seja, o fortalecimento do Estado.
IV- Assim como no capitalismo, a preocupação central estava na exploração da mão de obra e lucro excessivo para aumento do capital.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 
	 
	9.
	O Capitalismo é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada dos meios de produção, que tem em vista, sem exceção, o lucro. É um sistema em que o capital se torna o principal motor da economia. Sendo assim, o capitalismo possui diversas características. Refletindo sobre estas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O capitalismo está associado à desigual distribuição de renda e poder, bem como os meios de produção são de propriedade pública e privada.
(    ) A intervenção estatal no capitalismo é quase nula, o Estado intervém de forma sucinta na economia sem grandes interferências.
(    ) Uma das características essenciais do capitalismo moderno é a produção em massa de mercadorias destinadas ao consumo.
(    ) Muitas são as características do capitalismo, o qual condiz com a liberdade na economia, garantia de direitos sociais, inclusão social e respeito à diversidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	 
	 
	10.
	Na visão marxista, o capitalismo, enquanto sistema, é um modo de produção fundado na divisão da sociedade em duas classes essenciais: a dos proprietários dos meios de produção (terra, matérias-primas, máquinas e instrumentos de trabalho) que compram a força de trabalho para fazer funcionar as suas empresas, e a dos proletários, que são obrigados a vender a sua força de trabalho, pois não possuem acesso aos meios de produção nem ao capital. Sobre o capitalismo, analise as afirmativas a seguir:
I- Uma característica importante do capitalismo é o conceito criado por Karl Marx da mais-valia. A mais-valia consiste basicamente da porcentagem a mais que os capitalistas retiram da classe do proletariado, é o lucro essencialmente.
II- A alta intervenção do Estado na economia e nos meios de produção também é uma forte característica do capitalismo, fato que o salário mínimo é determinado pelo governo.
III- No capitalismo, os meios de produção são exclusivamente de propriedade pública, por isso que o capital deve ser acumulado do ponto de vista coletivo, fazendo com que o Estado tenha condições de manutenção dos aparatos sociais.
IV- A característica essencial do capitalismo é a produção em massa de mercadorias destinadas ao consumo, resultando na liberdade de compra tanto de empresários como de trabalhadores. 
V- No sistema capitalista, predomina a lei da oferta e da procura, existe na atividade econômica uma interação entre consumidores e produtores.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, IV e V estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e V estão corretas.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Outros materiais