Buscar

CONSTITUIÇÃO PRIMITIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONSTITUIÇÃO PRIMITIVA
Na era primitiva surgiram os primeiros resquícios de uma constituição dada pela coletividade humana, as quais eram geralmente ágrafas, regidas por costumes (convicções religiosas), e no seio delas começaram a ser lançadas as primeiras sementes. Acredita-se que os homens primitivos eram nômades, viviam em hordas, tribos e clãs e as suas relações se davam por laços parentescos ou individuais. 
Essas comunidades se baseavam no costume, não havia a escrita, muito menos constituições escritas. Não havia instituições, normas, governos, todavia existia a comunidade cujos membros interagiam entre si no ajuntamento, no acomodamento, na caça, na defesa, na ajuda mutua em momentos de temor entre fenômenos naturais de proporções perigosas e ameaçantes e de animais ferozes.
Porém existiam referências antigas, que a doutrina majoritária, costuma citar como exemplo os Hebreus que são considerados os precursores do constitucionalismo. Eles de forma costumeira desenvolveram a noção de que os poderes dos governantes estariam limitados pelos chamados poderes do “senhor”, e os profetas deveriam dar esses limites.
Vê-se a fundamentação em revelações divinas e sagradas, no período anterior às legislações escritas e os códigos formais. A transmissão das práticas primárias de controle era feita oralmente. O medo de uma vingança divina, pelo desrespeito aos seus ditames, fez com que o direito passasse a ser respeitado religiosamente. Portanto, as sanções legais estavam profundamente associadas às sanções rituais.
Usavam-se também da lei do mais forte. O representante da tribo ou bando era escolhido através de batalhas corporais, onde ganhava o mais forte a partir de então era ele quem ditava as regras. Havia ausência de garantias de cumprimento, mas a punição para o não cumprimento muitas vezes era severa, entre elas o banimento (perdia a proteção do grupo), morte, escravidão, penas corporais, vingança (pena de talião), entre outras.
Como cada comunidade possuía os seus costumes, e viviam de forma isolada, existia uma grande diversidade dos direitos, inclusive com contradição. Sendo assim as brigas entre os povos, clãs, tribos quando se encontravam eram frequentes. Porém, ainda assim, haviam coincidências entre os direitos, na medida em que as organizações sociais humanas eram semelhantes. Diferenças de clima, recursos naturais e tamanho do clã faziam a maior diferença, além de algumas poucas particularidades. 
Ainda não tinham necessidade e interesse nas leis, o único interesse dos homens da era primitiva era sobreviver.
BIBLIOGRAFIA:
Democracia do Terceiro Milênio – Vasconcelos, J.
O Constitucionalismo e a formação do Estado Constitucional – Artigo da Web
O Direito nas Sociedades Primitivas – Antônio Carlos Wolkmer
Direitos Primitivos e da Antiguidade – Artigo da Web
Curso de Direito Constitucional – Paulo Bonavides

Outros materiais