EAD PROVA 2019 1º DesenvolvimentoHumano
6 pág.

EAD PROVA 2019 1º DesenvolvimentoHumano


DisciplinaDesenvolvimento Social76 materiais286 seguidores
Pré-visualização3 páginas
EAD PROVA 2019 1º. Semestre Desenvolvimento Humano e Social
1)A empresa produz impactos que podem ser minimizados quando adota uma postura ética. A sua ação envolve diversos públicos. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:  
As práticas de responsabilidade social são pautadas, muitas vezes, por determinantes extrínsecos à instituição, como a satisfação de requisitos legais e das pressões sociais. 
As ações de responsabilidade social podem estar voltadas aos colaboradores e seus dependentes. 
As ações de responsabilidade social podem estar voltadas à comunidade externa a ela. 
c. Todas as afirmativas estão corretas. 
2) A organização social pode ser comparada a um organismo vivo, composto por partes que desenvolvem diversas funções no bom funcionamento do conjunto. Dessa forma, para que o \u201ccorpo político\u201d seja saudável, é necessário cuidar de cada uma das partes, ao mesmo tempo em que cada parte desempenha seu papel em vista da integração do todo. As empresas, os cidadãos, os poderes públicos e as organizações sociais são as partes que compõem o organismo social, são os agentes sociais, cada qual com sua responsabilidade no bom funcionamento e no aprimoramento do corpo político. Partindo dessa perspectiva de integração dos agentes sociais, e tendo em vista suas representações dentro da organização da sociedade a partir de suas responsabilidades sociais, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1 - Poder Público
2 - Organizações sociais
3 \u2013 Empresas
4 \u2013 Cidadão
(_) Pode agir de forma direta na comunidade na qual está inserida, promovendo projetos sociais, ações assistenciais, restauração, preservação e promoção de áreas de convivência da comunidade.
(_) Deve garantir o acesso aos direitos sociais, promovendo a cidadania, mediando as interações sociais e agindo diretamente no desenvolvimento humano e social a partir de políticas de inclusão.
(_) Age diretamente nas relações sociais dos diversos agentes sociais, defendendo causas sociais, políticas ou religiosas, tendo responsabilidade para com o desenvolvimento da interação dos indivíduos e a reivindicação da ampliação dos direitos sociais e de defesa das minorias.
(_) Deve respeitar a idoneidade física, moral e intelectual dos demais indivíduos, buscando exercer seus direitos na medida em que cumpre com seus deveres, contribuindo para o bem-estar social e o bom funcionamento das instituições públicas e privadas. 
Agora, assinale a alternativa que contém a ordem correta de enumeração. 3, 1, 2, 4
3) Leia o texto abaixo sobre a globalização:
 A globalização pode ser compreendida como a fase de expansão que o capitalismo atingiu na atualidade, impactando a economia, a política, a cultura e o espaço geográfico. Se no capitalismo comercial iniciado no final do século XV, com as grandes navegações e o colonialismo, diferentes partes do mundo passaram a estabelecer maiores relações, nos séculos seguintes essas relações se intensificaram conforme as novas tecnologias possibilitaram o avanço da produção industrial e do comércio mundial (VELA, 2015). Sobre o tema, é correto afirmar:
A resposta correta: A divisão internacional de uma multinacional pode ocorrer no seguinte formato: peças serem produzidas em um local na Europa, enquanto que a montagem do produto ocorre em países asiáticos e a comercialização em outros locais, diversos.  
4) O contexto social e político de uma sociedade é formado de maneira complexa por diversos agentes, indivíduos, instituições públicas e privadas, bem como organizações sociais. As ações empreendidas por esses agentes sociais fomentam as diversas mudanças ocorridas na organização da sociedade, tendo como ponto central a ideia de que todos possuem liberdade de expressão. A organização de agentes sociais particulares, não ligados ao poder público e sem interesses financeiros, se caracteriza como uma das possibilidades de expressão e ação social, as chamadas Organizações não Governamentais. Assinale a alternativa que complete a frase abaixo a partir do conceito social de ação organizada de indivíduos.
No amplo espectro de organização da sociedade, podemos entender que as ONGs ____.
RESPOSTA CORRETA: São iniciativas sociais, empreendidas por grupos organizados, os quais compartilham de uma mesma concepção de sociedade, buscando por isso agir de forma direta no organismo social, sem intervenções de qualquer tipo de instituições públicas, privadas e financeiras.
5) Sobre responsabilidade social, leia o texto abaixo:
A problemática da responsabilidade social das empresas tem se constituído em temática de muito debate e está presente nas discussões em diversos setores da sociedade assumindo grande importância. Se por um lado é uma temática emergente e atual, aparece na mesma intensidade, como criadora de conceitos, metodologias e estratégias de ação cujo conteúdo ainda é claramente \u201cdisputado\u201d.
Fonte: Cavalcanti, Mônica Monteiro Liausu; Falk, James Anthony. Dimensões e características da responsabilidade social em Pernambuco. In: Anais... XXXI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 22 a 26 de setembro de 2007. Disponível em: . Acesso em: 12.mai. 2018.
Na literatura, a responsabilidade social também diz respeito a ações de empresas. A respeito do tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. As empresas possuem direitos e deveres resguardados pelo Estado e pela Constituição, devendo participar da vida social e política da sociedade.
II. Uma empresa ética adequa sua conduta aos valores éticos, morais e sociais da comunidade na qual está inserida.
III. A ética não é um fenômeno que abarca apenas o indivíduo. Cada profissão e agente econômico instituído (empresas) deve desenvolver os aspectos éticos que preservem a organização social.
RESPOSTA CORRETA: Todas as afirmativas estão corretas. 
6) Leia as afirmações a seguir, avalie a validade das mesmas e suas relações de causalidade. 
I. A globalização é um fenômeno essencialmente econômico, interferindo no quadro financeiro dos grandes centros urbanos, sem transformar a organização social. 
PORQUE 
II. A globalização se vincula apenas ao processo produtivo e não gera influências no processo ideológico-cultural. 
RESPOSTA CORRETA: As asserções I e II são proposições falsas.
7) Leia as afirmações a seguir, avalie a validade das mesmas e suas relações de causalidade.
I.As capitanias hereditárias reproduziram uma estrutura de poder social que teve como base resquícios feudais, cuja lógica era de dominação de poucos sobre muitos. 
PORQUE 
II. Elas não representam uma divisão igualitária das terras. Os mandatários das capitanias hereditárias eram indicados pela coroa de Portugal com a intenção de gerar riquezas para a metrópole.
RESPOSTA CORRETA: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
8) Leia o texto abaixo: 
Em meio à globalização econômica e à política neoliberal, a nova ordem internacional passou a ter como grandes marcas a dinamização produtiva e uma cada vez mais profunda desigualdade socioeconômica. De um lado, liderando o capitalismo, estavam principalmente os países dos três principais blocos econômicos (Nafta, União Européia e bloco do Pacífico), realizando mais de 60% de todas as trocas comerciais do planeta. De outro, o mundo pobre, composto por países que, em geral, estão situados no hemisfério sul, vivendo um rápido agravamento dos índices socioeconômicos, produzindo um quadro social alarmante(p. 470). 
Fonte: VICENTINO, C. História Geral. São Paulo: Scipione, 1997. 
Considerando o que estudou na disciplina, analise as asserções abaixo sobre a questão social frente à distribuição de renda, analise as asserções abaixo e assinale a alternativa correta: 
I)A lógica político-econômica do neoliberalismo pode ser considerada hegemônica dentre os países capitalistas. 
POIS 
II)A sociedade não é homogênea, uma vez que nem todos estão na mesma condição de disputa social pela aquisição de bens