atividade 4
7 pág.

atividade 4


DisciplinaDesenvolvimento Social76 materiais286 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Leia o texto abaixo: 
 
Muitos autores apresentam diferentes visões sobre a fronteira do domínio da responsabilidade social corporativa. Com relação ao marketing social corporativo não há, também, consenso sobre o que o corpo teórico deveria abarcar. Diferentes definições sobre o que seja marketing social corporativo incluem propostas de responsabilidade social corporativa (p. 31). 
 
Fonte: KEITI, A.; VIEIRA, F. Responsabilidade social corporativa e marketing social corporativo: uma proposta de fronteira entre estes dois conceitos. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v.34, n.1, p. 31-40, 2012.  
 
O marketing social é um conceito controverso. No entanto, ao longo da disciplina, pudemos entender um pouco mais sobre a distinção necessária que se deve fazer entre responsabilidade social consciente e ação política puramente mercadológica. Sobre o assunto, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:  
 
As empresas são as promotoras da possibilidade de subsistência dos indivíduos dentro de um sistema político-econômico capitalista, no qual o meio de produção privado é disponibilizado para a atividade produtiva.  
A responsabilidade social das empresas se constitui como participação compensatória por sua inserção na dinâmica de constituição da sociedade, ou seja, uma ação promotora de desenvolvimento social e cidadania. 
Investidas em um espírito claramente corporativista, algumas empresas se valem das ações sociais para angariar poder político e lançar uma crítica ao poder estatal.  
 
		Resposta Selecionada:
	e. 
Todas as afirmativas estão corretas. 
	Resposta Correta:
	e. 
Todas as afirmativas estão corretas. 
	Feedback da resposta:
	Todas as alternativas estão corretas. 
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Sobre o trabalho realizado por Organizações Não Governamentais (ONGs), leia o trecho da pesquisa abaixo:
 
Gohn (2009), em pesquisa que analisou 222 Projetos Sociais brasileiros, conduzidos por movimentos sociais e ONGs, relativos à educação, à cultura e à arte, informou que muitos educadores sociais tinham construído, em sua história, \u201cuma identidade cultural que incluía solidariedade e um olhar para os excluídos [...]\u201d.
 
Fonte: GOHN, M. G. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. Meta: avaliação, Rio de Janeiro, v.1, n. 1, p. 28-43, jan-abr, 2009.
 
Considerando o que estudou na disciplina e o que aponta o texto acima, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
 
Pode-se considerar que a atuação de ONGs está atrelada ao quadro político-econômico de determinada região.
As ONGs podem, mas nem sempre, desempenham uma função crítica da organização social, inviabilizando o exercício pleno da cidadania, em todos os seus direitos.
As ONGs precisam manter uma autonomia para serem organizações não cooptadas pelo mercado financeiro ou por ideologias de governo ou instituições econômicas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Todas as afirmativas estão corretas. 
	Resposta Correta:
	b. 
Todas as afirmativas estão corretas. 
	Feedback da resposta:
	Todas as afirmativas estão corretas. 
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0,2 pontos
	
	
	
	\u201cAs tentativas historicamente renovadas de formular uma lei para a espécie, capaz de descrever as regularidades das relações dos indivíduos consigo mesmo e com os outros, contribuíram também para a formulação de estereótipos de gênero e de representações do sexo na sociedade ligados à descrição de uma sexualidade normal a qual todos estão virtuosamente destinados. Aos seres de boa vontade, que sabem qual é o seu bem e se adequam ao modelo oficial, o direito disponibiliza um rol de identidades jurídicas convenientes ao bom desempenho dos papéis sociais.\u201d
Fonte: PHILIPPI, J. N. Considerações sobre a sexualidade humana. In: GROSSI, Miriam Pillar et al. Movimentos sociais, educação e sexualidades. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. p. 25.
A opinião de Philippi sobre a construção de padrões de gênero e sexualidade na sociedade pode ser compreendida a partir de uma crítica ampla e estruturada em três aspectos bem definidos.
Tendo como referência a discussão sobre este tema no texto base, tome as três passagens destacadas no trecho acima e assinale a alternativa que melhor explica a crítica da autora.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Segundo a opinião da autora, a sociedade constrói sólidas explicações para a diferenciação de gênero, sendo elas: de acordo com as diferenças naturais; com a conveniência política; com um aspecto religioso. Sendo assim, sua crítica acaba por reforçar o padrão social de gêneros.
	Resposta Correta:
	d.
A opinião da autora expressa uma crítica à construção de preconceitos sociais relacionados ao gênero e a sexualidade, abrangendo, primeiro, o aspecto científico de justificação das diferenças; segundo, a construção social de um padrão de ações típicas de cada gênero; terceiro, uma valoração moral dos indivíduos que seguem tais padrões.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Na citação da autora em questão, em paralelo ao tema discutido no texto base da disciplina, podemos ver que há três processos de construção dos preconceitos sociais sobre o gênero e a sexualidade. Primeiro, uma tentativa de justificação científica que aponta as diferenças naturais de gênero e sexualidade; segundo, o de construção de padrões e aparências sociais aceitas para homens e mulheres; e, por último, uma construção moral, na qual pessoas boas seguem o padrão aceito pela sociedade. Para melhor compreender esta questão, bem como melhor interpretar criticamente a opinião da autora citada, releia o texto-base.
	
	
	
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Nos atuais modelos de democracia, principalmente em sociedades com alto grau de diversidade, pode-se perceber a crescente preocupação em se discutir as políticas de gênero e a garantia dos direitos sociais das minorias. No entanto, alguns grupos ainda carecem de maior visibilidade e aceitação no debate social. Podemos afirmar que os transexuais, enquanto minoria discriminada, são um dos grupos que enfrentam diversas resistências na sociedade.
 
Em vista desses apontamentos e tendo como referência o texto base, analise as afirmações abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
(  ) A situação dos transexuais é pensada na sociedade a partir da concepção de responsabilidade social.
(  ) Em uma perspectiva de cidadania, a questão dos transexuais na sociedade deve ser uma discussão de direitos sociais.
(  ) A questão dos direitos sociais dos transexuais não deve ser discutida em um âmbito político, pois, se trata de assunto moral.
(  ) Nos espaços organizacionais, os transexuais devem ser tratados com a distinção reservada ao gênero que  assumem em suas vidas sociais e particulares.
 Agora, marque a alternativa que apresenta a ordem correta de afirmações verdadeiras e falsas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	d. 
F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Os transexuais precisam ter o acesso político aos direitos que lhe assistem, principalmente, em vista do gênero que assumem em suas vidas sociais e particulares. Esta não é uma simples questão de responsabilidade social, é uma garantia de cidadania e deve ser resguardada em todos os âmbitos sociais.
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Peroni (2003, p. 94) aponta que \u201c[...] as políticas dos anos de 1990 foram formuladas dando respostas aos organismos internacionais. No âmbito nacional, passou-se por um período em que forças políticas conservadoras saíram vitoriosas [...]\u201d. Evidencia-se, neste contexto, a tendência à descentralização, a desregulamentação e à desobrigação do Estado em favor do livre mercado.
Fonte: PERONI, V. Breves considerações sobre a redefinição do papel do Estado. In:______. Política Educacional