Buscar

atividade 4

Prévia do material em texto

Leia o texto abaixo: 
 
Muitos autores apresentam diferentes visões sobre a fronteira do domínio da responsabilidade social corporativa. Com relação ao marketing social corporativo não há, também, consenso sobre o que o corpo teórico deveria abarcar. Diferentes definições sobre o que seja marketing social corporativo incluem propostas de responsabilidade social corporativa (p. 31). 
 
Fonte: KEITI, A.; VIEIRA, F. Responsabilidade social corporativa e marketing social corporativo: uma proposta de fronteira entre estes dois conceitos. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v.34, n.1, p. 31-40, 2012.  
 
O marketing social é um conceito controverso. No entanto, ao longo da disciplina, pudemos entender um pouco mais sobre a distinção necessária que se deve fazer entre responsabilidade social consciente e ação política puramente mercadológica. Sobre o assunto, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:  
 
As empresas são as promotoras da possibilidade de subsistência dos indivíduos dentro de um sistema político-econômico capitalista, no qual o meio de produção privado é disponibilizado para a atividade produtiva.  
A responsabilidade social das empresas se constitui como participação compensatória por sua inserção na dinâmica de constituição da sociedade, ou seja, uma ação promotora de desenvolvimento social e cidadania. 
Investidas em um espírito claramente corporativista, algumas empresas se valem das ações sociais para angariar poder político e lançar uma crítica ao poder estatal.  
 
		Resposta Selecionada:
	e. 
Todas as afirmativas estão corretas. 
	Resposta Correta:
	e. 
Todas as afirmativas estão corretas. 
	Feedback da resposta:
	Todas as alternativas estão corretas. 
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Sobre o trabalho realizado por Organizações Não Governamentais (ONGs), leia o trecho da pesquisa abaixo:
 
Gohn (2009), em pesquisa que analisou 222 Projetos Sociais brasileiros, conduzidos por movimentos sociais e ONGs, relativos à educação, à cultura e à arte, informou que muitos educadores sociais tinham construído, em sua história, “uma identidade cultural que incluía solidariedade e um olhar para os excluídos [...]”.
 
Fonte: GOHN, M. G. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. Meta: avaliação, Rio de Janeiro, v.1, n. 1, p. 28-43, jan-abr, 2009.
 
Considerando o que estudou na disciplina e o que aponta o texto acima, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
 
Pode-se considerar que a atuação de ONGs está atrelada ao quadro político-econômico de determinada região.
As ONGs podem, mas nem sempre, desempenham uma função crítica da organização social, inviabilizando o exercício pleno da cidadania, em todos os seus direitos.
As ONGs precisam manter uma autonomia para serem organizações não cooptadas pelo mercado financeiro ou por ideologias de governo ou instituições econômicas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Todas as afirmativas estão corretas. 
	Resposta Correta:
	b. 
Todas as afirmativas estão corretas. 
	Feedback da resposta:
	Todas as afirmativas estão corretas. 
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0,2 pontos
	
	
	
	“As tentativas historicamente renovadas de formular uma lei para a espécie, capaz de descrever as regularidades das relações dos indivíduos consigo mesmo e com os outros, contribuíram também para a formulação de estereótipos de gênero e de representações do sexo na sociedade ligados à descrição de uma sexualidade normal a qual todos estão virtuosamente destinados. Aos seres de boa vontade, que sabem qual é o seu bem e se adequam ao modelo oficial, o direito disponibiliza um rol de identidades jurídicas convenientes ao bom desempenho dos papéis sociais.”
Fonte: PHILIPPI, J. N. Considerações sobre a sexualidade humana. In: GROSSI, Miriam Pillar et al. Movimentos sociais, educação e sexualidades. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. p. 25.
A opinião de Philippi sobre a construção de padrões de gênero e sexualidade na sociedade pode ser compreendida a partir de uma crítica ampla e estruturada em três aspectos bem definidos.
Tendo como referência a discussão sobre este tema no texto base, tome as três passagens destacadas no trecho acima e assinale a alternativa que melhor explica a crítica da autora.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Segundo a opinião da autora, a sociedade constrói sólidas explicações para a diferenciação de gênero, sendo elas: de acordo com as diferenças naturais; com a conveniência política; com um aspecto religioso. Sendo assim, sua crítica acaba por reforçar o padrão social de gêneros.
	Resposta Correta:
	d.
A opinião da autora expressa uma crítica à construção de preconceitos sociais relacionados ao gênero e a sexualidade, abrangendo, primeiro, o aspecto científico de justificação das diferenças; segundo, a construção social de um padrão de ações típicas de cada gênero; terceiro, uma valoração moral dos indivíduos que seguem tais padrões.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Na citação da autora em questão, em paralelo ao tema discutido no texto base da disciplina, podemos ver que há três processos de construção dos preconceitos sociais sobre o gênero e a sexualidade. Primeiro, uma tentativa de justificação científica que aponta as diferenças naturais de gênero e sexualidade; segundo, o de construção de padrões e aparências sociais aceitas para homens e mulheres; e, por último, uma construção moral, na qual pessoas boas seguem o padrão aceito pela sociedade. Para melhor compreender esta questão, bem como melhor interpretar criticamente a opinião da autora citada, releia o texto-base.
	
	
	
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Nos atuais modelos de democracia, principalmente em sociedades com alto grau de diversidade, pode-se perceber a crescente preocupação em se discutir as políticas de gênero e a garantia dos direitos sociais das minorias. No entanto, alguns grupos ainda carecem de maior visibilidade e aceitação no debate social. Podemos afirmar que os transexuais, enquanto minoria discriminada, são um dos grupos que enfrentam diversas resistências na sociedade.
 
Em vista desses apontamentos e tendo como referência o texto base, analise as afirmações abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
(  ) A situação dos transexuais é pensada na sociedade a partir da concepção de responsabilidade social.
(  ) Em uma perspectiva de cidadania, a questão dos transexuais na sociedade deve ser uma discussão de direitos sociais.
(  ) A questão dos direitos sociais dos transexuais não deve ser discutida em um âmbito político, pois, se trata de assunto moral.
(  ) Nos espaços organizacionais, os transexuais devem ser tratados com a distinção reservada ao gênero que  assumem em suas vidas sociais e particulares.
 Agora, marque a alternativa que apresenta a ordem correta de afirmações verdadeiras e falsas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	d. 
F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Os transexuais precisam ter o acesso político aos direitos que lhe assistem, principalmente, em vista do gênero que assumem em suas vidas sociais e particulares. Esta não é uma simples questão de responsabilidade social, é uma garantia de cidadania e deve ser resguardada em todos os âmbitos sociais.
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Peroni (2003, p. 94) aponta que “[...] as políticas dos anos de 1990 foram formuladas dando respostas aos organismos internacionais. No âmbito nacional, passou-se por um período em que forças políticas conservadoras saíram vitoriosas [...]”. Evidencia-se, neste contexto, a tendência à descentralização, a desregulamentação e à desobrigação do Estado em favor do livre mercado.
Fonte: PERONI, V. Breves considerações sobre a redefinição do papel do Estado. In:______. Política Educacionale papel do Estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003. p. 21-134.
 
Na mesma época citada por Peroni, vimos no Brasil o aumento de algumas instituições específicas. Sobre elas, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que identifica e caracteriza essas instituições:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Organizações Não Governamentais (ONGs), constituídas por indivíduos particulares e independentes do aparelho estatal, essas organizações arrogam a condição de agentes sociais ativos e politicamente engajados.
	Resposta Correta:
	a.
Organizações Não Governamentais (ONGs), constituídas por indivíduos particulares e independentes do aparelho estatal, essas organizações arrogam a condição de agentes sociais ativos e politicamente engajados.
	Feedback da resposta:
	A resposta correta é: Organizações Não Governamentais (ONGs), constituídas por indivíduos particulares e independentes do aparelho estatal, essas organizações arrogam a condição de agentes sociais ativos e politicamente engajados.
	
	
	
Pergunta 6
0 em 0,2 pontos
	
	
	
	Sobre o conceito de responsabilidade social, leia o texto abaixo: 
 
Uma vez que os consumidores exigem cada vez mais valores por parte das empresas nas relações de troca, a associação com organizações não lucrativas defensoras de causas sociais relevantes, ou a implementação de programas de responsabilidade social corporativa próprios, pode gerar uma reputação de empresa consciente e íntegra, que por sua vez melhora a motivação e a produtividade dos funcionários, e facilita a criação de uma identidade do consumidor para com a organização (BRONN; VRIONI, 2001 apud KEITI; VIEIRA, 2012, p. 33). 
 
Fonte: KEITI, A.; VIEIRA, F. Responsabilidade social corporativa e marketing social corporativo: uma proposta de fronteira entre estes dois conceitos. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v.34, n.1, p. 31-40, 2012.  
 
Sobre o tema responsabilidade social das ONGs no cenário político, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta: 
 
 
As ONGs desempenham uma função política na organização de uma sociedade aberta e democrática, possibilitando o exercício da cidadania e o engajamento político e social de diferentes áreas da sociedade civil.
Quanto mais dependente do financiamento institucional, mais limitada a atuação das ONGs. 
A atuação das ONGs não exime o poder político de suas obrigações para com a ampliação e promoção dos direitos sociais nem as empresas do exercício de sua responsabilidade social enquanto agentes sociais.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As alternativas II e III estão corretas. 
	Resposta Correta:
	c. 
Todas as afirmativas estão corretas. 
	Feedback da resposta:
	As alternativas I, II e III estão corretas.  
	
	
	
Pergunta 7
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Borba e Lopes (2010) analisaram práticas de educadores sociais de duas ONGs que tinham ações voltadas a jovens em situação de vulnerabilidade social. Em relação ao perfil dos sujeitos da pesquisa, observou-se a presença quase absoluta de mulheres, levantando-se, inclusive, a hipótese de a forte presença do sexo feminino decorria, primeiramente, de um fator histórico e social: profissões exercidas por mulheres implicam algum tipo de cuidado. Além disso, havia, também, uma explicação econômica: mulheres tendem a ocupar postos precários de trabalho, marcados pela ausência de proteções trabalhistas.
Fonte: BORBA, P. L. O.; LOPES, R. E. Organizações Não Governamentais, jovens pobres e educadores sociais nas cidades. EccoS – Ver. Cient. São Paulo, v. 12, n. 2, p. 437-452, jul-dez, 2010.  
 
Sobre a questão da diversidade nos espaços organizacionais, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
 
Durante muito tempo, a hegemonia de concepções sociais machistas, patriarcais e religiosas fez prevalecer uma enorme desigualdade entre os gêneros nas interações sociais e na constituição do poder político na sociedade.
A mediação do poder público deve se fazer efetiva na ampliação e defesa dos direitos sociais dos sujeitos, principalmente daqueles grupos que sofrem com a discriminação de gênero ou de qualquer outro tipo.
Políticas de gênero são as ações do poder público que objetivam mediar as relações sociais, buscando estabelecer igualdade de direitos sociais e civis independentemente da ideologia de gênero, orientação sexual e preceitos discriminatórios.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Todas as afirmativas estão corretas. 
	Resposta Correta:
	b. 
Todas as afirmativas estão corretas. 
	Feedback da resposta:
	Todas as afirmativas estão corretas. 
	
	
	
Pergunta 8
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Sobre responsabilidade social, leia o texto abaixo:
 
A problemática da responsabilidade social das empresas tem se constituído em temática de muito debate e está presente nas discussões em diversos setores da sociedade assumindo grande importância. Se por um lado é uma temática emergente e atual, aparece na mesma intensidade, como criadora de conceitos, metodologias e estratégias de ação cujo conteúdo ainda é claramente “disputado”.
 
Fonte: Cavalcanti, Mônica Monteiro Liausu; Falk, James Anthony. Dimensões e características da responsabilidade social em Pernambuco. In: Anais... XXXI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 22 a 26 de setembro de 2007. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/APS-C1604.pdf>. Acesso em: 12.mai. 2018.
 
Na literatura, a responsabilidade social também diz respeito a ações de empresas. A respeito do tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
 
As empresas possuem direitos e deveres resguardados pelo Estado e pela Constituição, devendo participar da vida social e política da sociedade.
Uma empresa ética adequa sua conduta aos valores éticos, morais e sociais da comunidade na qual está inserida.
A ética não é um fenômeno que abarca apenas o indivíduo. Cada profissão e agente econômico instituído (empresas) deve desenvolver os aspectos éticos que preservem a organização social.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Todas as afirmativas estão corretas.  
	Resposta Correta:
	a. 
Todas as afirmativas estão corretas.  
	Feedback da resposta:
	Todas as afirmativas estão corretas. 
	
	
	
Pergunta 9
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia o texto abaixo:  
 
Qual o papel desempenhado pelas corporações na sociedade? Esta pergunta é fonte de um considerável debate no meio acadêmico e no interior das próprias corporações, originando um grande número de trabalhos baseados em teorias econômicas e organizacionais. Os relacionamentos entre indústrias, mercados e sociedade, no auge da produção industrial, deram origem ao conceito de responsabilidade social das empresas, fruto da crescente importância das atividades industriais no contexto social, envolvendo interferências no meio ambiente, infraestrutura urbana, relacionamento humano e mudanças de valores culturais nas comunidades industriais (p. 11). 
 
Fonte: BITTENCOURT, Epaminondas; CARRIERI, Alexandre. Responsabilidade social: ideologia, poder e discurso na lógica empresarial. Rev. adm. empres.,  São Paulo ,  v. 45, n. spe, p. 10-22,  Dez.  2005.   
 
Sobre a responsabilidade social, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: 
 
A responsabilidade social consiste, basicamente, no respeito à estruturação social que permite um bom arranjo político-econômico da sociedade, bem como a contribuição para o desenvolvimento humano e social.
Ter consciência da responsabilidade social é ter consciência de que a sociedade é uma construção coletiva, mútua.  
Cada ente social, seja individual, coletivo ou empresarial, público ou privado, tem uma responsabilidade no processo de organização político-social, que é margeada por preceitos artísticos e culturais apenas.   
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
As alternativas I e IIestão corretas. 
	Resposta Correta:
	d. 
As alternativas I e II estão corretas. 
	Feedback da resposta:
	As alternativas I e II estão corretas. A III considera-se incorreta, pois cada ente social, seja individual, coletivo ou empresarial, público ou privado, tem uma responsabilidade no processo de organização político-social, que é margeada por preceitos éticos, políticos e jurídicos.  
	
	
	
Pergunta 10
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Sobre o indivíduo enquanto agente social, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
 
As diversas ações sociais dos indivíduos organizados, seja por via de expressões culturais ou movimentos políticos, desregulam e afetam negativamente o progresso social.
O engajamento político pode ser compreendido como uma adesão voluntária do sujeito a determinada organização que desenvolva uma atuação direta no ordenamento político-social.
A reflexão da atuação política direciona para um conhecimento científico das questões sociais, sendo constituído por meio da relação entre governos, organizações da sociedade civil, instituições de pesquisa etc.  
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
As alternativas II e III estão corretas. 
	Resposta Correta:
	e. 
As alternativas II e III estão corretas. 
	Feedback da resposta:
	As alternativas II e III estão corretas. A alternativa I está incorreta, pois as diversas ações sociais dos indivíduos organizados, seja por via de expressões culturais ou movimentos políticos, contribuem diretamente para a mudança da sociedade.
	
	
	
Quinta-feira, 13 de Junho de 2019 14h48min00s BRT

Outros materiais