Buscar

Resenha - A genética em transformação; crise e revisão do conceito do gene

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Curso: Ciências Biológicas
Docente: Me. Enios Duarte 
Disciplina: Tópicos Avançados em Genética Data: 13/06/2019
Discente: Samuel Oliveira RA: 94494 
Resenha
 A genética em transformação: crise e revisão do conceito de gene
Desde sua descoberta e introdução, ainda no início do XX, o conceito de gene tem desempenhado um papel central e primordial na biologia. Só que com o passar do tempo e diversas descobertas, esse conceito vem sendo alvo de discussão frequente, já que estão surgindo dificuldades de preservar o chamado modelo molecular clássico, que diz que um gene é um segmento do DNA que codifica um produto funcional (polipeptídeo ou RNA).
A primeira parte do artigo, cita os dois projetos recentes que reúnem importantes achados na bioquímica e biologia molecular: o Projeto Genoma Humano (PGN) e a Enciclopédia de Elementos de DNA (Encode). Para os pesquisadores envolvidos no PGH, o gene pode ser definido como uma unidade hereditária que possui estrutura, função e localização definidas. Já os do Encode, não ignoram a necessidade de uma revisão na definição do conceito de gene e de outros conceitos centrais na genética.
As próximas seções discutem sobre as principais descobertas feitas através de pesquisas e experiências cotidianas, como os genes interrompidos, a emenda (splicing) alternativa, o DNA-lixo, a sequência TAR, os pseudogenes, a regulação pós-transcricional, os RNAi e RNAsi, e outros, e foram justamente essas descobertas que levaram à essa crise no conceito de gene, em especial, dos seres eucariotos, por terem tornado evidente a sua diversidade estrutural.
Dessa maneira, fica claro que o contexto complexo da genética atual está em constante mudança, afinal, com as últimas descobertas, a manutenção de visões anteriores, como a ideia de que os genes são unidades de estrutura/função se tornou difícil e acabou causando diversas reações à crise do conceito molecular básico.
Em seguida, já na última seção do artigo são apresentadas diferentes interpretações sobre a definição de gene e deixa claro que a ideia de que os genes devem ser entendidos como unidades de função ainda permanece forte no cenário da pesquisa atual. Essa última parte também discorre sobre as divergências que estão ocorrendo na comunidade científica sobre o conceito de gene e encerra.

Outros materiais