Buscar

APOLS 1 E 2 Ética, Responsabilidade Social e Ambiental GESTÃO DE PESSOAS

Prévia do material em texto

APOLS 1 E 2
Questão 1/5 - Gestão de Pessoas
“Nessa 3ª fase da globalização em que vivemos, é viável que as organizações que almejam crescimento e melhoria contínua invistam em treinamento e qualificação e requalificação de seu pessoal gerando assim uma significativa vantagem competitiva num mercado aonde as inovações tecnológicas chegam já com data prevista de saída para novos critérios. As empresas que entenderem essa interdependência alcançarão gradualmente soluções compensatórias em seus trâmites e processos”.
(Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-da-gestao-estrategica-de-pessoas-nas-empresas/55500/)
Assinale a alternativa que apresenta um título apropriado ao texto apresentado acima:
Nota: 20.0
	
	A
	Globalização: desconsidera treinamento profissional.
	
	B
	Melhoria contínua: foco nos recursos naturais.
	
	C
	Qualificação pessoal: vantagem competitiva global
Você acertou!
Para competir no mercado global, as organizações necessitam ter em seus quadros pessoas competentes.
	
	D
	Inovações tecnológicas: garantia de competitividade global.
	
	E
	A força da globalização depende dos recursos naturais abundantes.
Questão 2/5 - Gestão de Pessoas
Proporcionar competitividade à organização significa criar, desenvolver e aplicar as habilidades e as competências da força de trabalho. A função da Gestão de Pessoas é fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas para beneficiar clientes, parceiros e empregados. Esta foi a crença que levou Walt Disney a construir a Disney a partir de sua própria equipe de pessoas. No nível macroeconômico, a competitividade é o grau em que uma nação pode, em condições livres e justas de mercado, produzir bens e serviços que sejam bem aceitos nos mercados internacionais, enquanto simultaneamente mantém os ganhos reais de seus cidadãos. Nessa definição, a palavra nação pode ser substituída pela palavra organização e a palavra cidadãos por pessoas (CHIAVENATO, 2010)
A partir da leitura analise as afirmativas abaixo:
 I - Competitividade organizacional é explorar ao máximo a força de trabalho.
II - A Gestão de Pessoas (GP) deve estar focada apenas na ampliação dos lucros da empresa.
III- Competitividade macroeconômica é ter forte presença nos mercados internacionais mantendo os ganhos dos trabalhadores da organização.
 
É CORRETO o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	I e III, apenas.
	
	C
	II, apenas.
	
	D
	III, apenas.
Você acertou!
. Competitividade verdadeira com bons resultados e força no mercado valoriza seus funcionários.
	
	E
	I, II e III.
Questão 3/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
Em novembro de 2015 Paris, a capital econômica da França, sofre um atentado terrorista que deixou mais de 120 mortos, e mais de 350 feridos e dentre estes muitos em estado crítico de saúde. O Estado Islâmico assumiu a autoria dos atentados. Depois dos ataques, a França fechou suas fronteiras e colocou o exército nas ruas de Paris, e revidou o ataque bombardeando o Estado Islâmico na Síria.  
Com base nestas informações é possível afirmar:
I - O atentado foi uma ação que visa preservar a sociedade e a integridade do grupo social;
II - Revidar o ataque, bombardeando o Estado Islâmico é de fato uma atitude ética;
III - O atentado não foi uma atitude ética, nem tão pouco moral, pois as relações dos indivíduos na sociedade, são reguladas por um conjunto de normas, leis, costumes e hábitos e estes devem ser respeitados.
IV - As normas, leis, costumes e hábitos do Estado Islâmico devem ser respeitados pelo mundo, mesmo quando se trata dos ataques a outras sociedades;
V - A falta de ética e moral pelos integrantes do Estado Islâmico, afetou a vida de milhares de franceses em novembro de 2015.
Nota: 20.0
	
	A
	As afirmações (i) e (ii) são verdadeiras
	
	B
	As afirmações (i) e (iii) são falsas
	
	C
	As afirmações (iii) e (v) são verdadeiras
Você acertou!
Comentário: O atentado foi uma ação que cessa a liberdade individual e fere a integridade do grupo social. Revidar o ataque, bombardeando o Estado Islâmico não pode ser caracterizado como uma atitude ética, pelo menos no Brasil onde a pena de morte é condenada. O atentado não foi uma atitude ética, nem tão pouco moral, pois as relações dos indivíduos na sociedade, são reguladas por um conjunto de normas, leis, costumes e hábitos e estes devem ser respeitados. As normas, leis, costumes e hábitos do Estado Islâmico devem ser respeitados pelo mundo, menos quando se trata dos ataques a outras sociedades. A falta de ética e moral pelos integrantes do Estado Islâmico, afetou a vida de milhares de franceses em novembro de 2015.
	
	D
	As afirmações (iii) e (iv) são verdadeiras
	
	E
	( ) Somente a afirmação (iv) é verdadeira
Questão 4/5 - Gestão de Pessoas
O verdadeiro papel dos Recursos Humanos é o de cuidar das pessoas, dentro da política institucional da empresa. Ou seja, o RH deve ser uma espécie de consultor interno a serviço de seus líderes. Nesse contexto, o RH deve entender profundamente sobre o negócio da empresa, contribuindo, inclusive, com a construção e implementação das estratégias corporativas e diminuindo a distância entre competências organizacionais e pessoais. Por esse motivo é que o RH deve ter uma posição estratégica, trabalhando lado a lado com a administração. Objetividade e melhoria contínua no clima organizacional devem ser qualidades inerentes ao setor para que seus colaboradores atinjam resultados. (Disponível em: O papel do RH nas empresas. http://msbrasil.com.br/blog/auditoria/o-papel-do-rh-nas-empresas-2/)
Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.
I - O papel do RH é visar diretamente os lucros da empresa sem se importar com os seus funcionários.
II - O RH, para ser eficiente, tem que dominar a filosofia e as políticas estratégicas da empresa para exercer a sua função.
III - É importante que o RH saiba explorar e conciliar as competências dos funcionários com os interesses e as estratégias da corporação.
IV - Os bons resultados empresariais nada têm a ver com o clima organizacional.
 
É CORRETO o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
Você acertou!
O RH tem que estar em sintonia perfeita com a empresa (II) e contribuir para desenvolver as competências dos funcionários de acordo com as estratégias da corporação. (III).
	
	C
	I e II, apenas.
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	I, III e IV, apenas.
Questão 5/5 - Gestão de Pessoas
	
	A
	Houve apenas uma alteração de nomes mas os conceitos não mudaram.
	
	B
	É só uma questão de nomenclatura mas os conceitos são os mesmos.
	
	C
	O conceito Administração de RH surge como uma nova forma de tratar as pessoas.
	
	D
	Os conceitos mudaram . O que era antes uma relação oriunda de uma estrutura autocrática com o foco no comando e na obediência, evoluiu para uma relação mais participativa. Da mesma forma o antigo ”chefe”, transformou seu estilo, em liderança servidora  com uma radical mudança de foco e abordagem.
Você acertou!
Para Idalberto Chiavenato, o termo Administração de RH, restringe muito as pessoas. O recurso humano deve existir assim como os recursos financeiros e materiais. Já na Gestão de Pessoas os funcionários não são meros empregados mas, sim parceiros que ajudam na construção da vantagem competitiva da empresa.
	
	E
	Administração de RH é apenas uma alteração que identifica a área que cuida das obrigações legais, admissões, apurações de freqüência, demissões e cálculos de rescisão de contratos.
Idalberto Chiavenato ressalta que o termo Administração de Recursos Humanos, restringe muito as pessoas, por tratá-las como meros recursos dentro da organização, ou seja, assim como existem os recursos financeiros e materiais, existem os recursos humanos e não pessoas. Algo parecido foi evidenciado durante a concepção e aplicação dos conceitos da Abordagem Clássicada Administração. Já a fundamentação da Gestão de Pessoas propõe considerar os indivíduos não mais como meros empregados e funcionários, e sim, tratá-los como parceiros, como colaboradores. Com base em estudos realizados acerca dos processos gerenciais desenvolvidos no passado, sabemos que na verdade não é simplesmente o nome que se dá à estrutura que indica o que realmente as organizações irão fazer, mas ainda sim, o tipo de nomenclatura revela a concepção que a organização tem sobre as pessoas quanto a si mesma.
Sobre esse tema assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
Questão 1/5 - Gestão de Pessoas
Para ser eficaz o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção que vem logo a seguir.
Com base nos conteúdos sobre recrutamento, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito que explica esse termo.
Nota: 20.0
	
	A
	Consiste na observação direta do cargo, identificando-se os pontos críticos, as características que serão valorizadas ou indesejadas nos candidatos.
	
	B
	Série de ações que têm o objetivo de atrair candidatos com potencial para disputar uma vaga e ingressar em uma empresa.
Você acertou!
Letra “b” Série de ações que têm o objetivo de atrair candidatos com potencial para disputar uma vaga e ingressar em uma empresa.
	
	C
	É o processo pelo qual a organização utiliza certas estratégias para filtrar e identificar os candidatos que reúnem as qualificações e as capacidades exigidas para ocupar um cargo oferecido pela empresa.
	
	D
	O objetivo é aprofundar a investigação e obter dados mais detalhados sobre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do candidato para ocupar o cargo desejado.
	
	E
	Refere-se ao conjunto de práticas voltadas à melhor adaptação dos empregados ao cargo.
Questão 2/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
Petrobras revisa manual e exige que fornecedora respeite código de ética.
O Brasil sofre uma crise política e econômica agravada em grande medida pelo “maior caso de corrupção da história do Brasil”, como definiu Julio Marcelo de Oliveira, procurador do Tribunal de Contas da União (TCU) e pela quebra de confiança política. Este caso envolve a Petrobrás, petroleira brasileira que está no centro de um escândalo bilionário de corrupção e ex-funcionários, executivos de empreiteiras e políticos. Em fevereiro de 2015 foi publicado no Diário Oficial, a revisão do manual de contratação da Petrobrás. Este manual frisa que tanto a companhia como fornecedoras ou prestadoras de serviços devem respeitar o código de ética da empresa, bem como seu guia de conduta e sua política de responsabilidade social.
            Este manual no caso da Petrobrás torna-se um diferencial, uma vez que não existia antes. Como já vimos, a aplicação de uma conduta ética nas empresas que possa ser capaz de contribuir com melhores resultados, desde a relação individual com os colaboradores até a dimensão financeira é fator de sucesso para a ética empresarial e a lucratividade da organização. Fica algumas perguntas: uma empresa como a Petrobrás, não tinha um manual para contratação que respeitasse o código de ética? O manual garantirá que funcionários ajam seguindo os critérios do código de ética? A corrupção é cultural ou está instalada na Petrobrás apenas? Difícil averiguar, pois o Brasil é conhecido como um país corrupto.
A partir destas informações, sobre um caso atual sobre ética no mundo empresarial, assinale entre as definições a seguir aquela que CORRESPONDE ao conceito de ética nos negócios:
Nota: 20.0
	
	A
	São apenas as normas descritas em manuais que visam diminuir impactos negativos sobre a lucratividade da empresa.
	
	B
	É o comportamento da empresa entendida como lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas)”.
Você acertou!
Comentário: Para Moreira (1999), a ética nos negócios, ou ética empresarial, é “comportamento da empresa entendida como lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas)”.
	
	C
	 
É o comportamento dos funcionários, quando agem visando o interesse próprio.
	
	D
	São as normas legais exercidas pela empresa com o intuito de obter lucro.
Questão 3/5 - Gestão de Pessoas
Leia o texto abaixo:
 
As mídias sociais já mudaram a forma de consumir conteúdo e produtos. Boa parte das empresas tem investido em estratégias para engajar pessoas e aumentar a visibilidade da sua marca no meio digital. A mudança tem impactado diversas áreas, entre elas a de Recrutamento e Seleção, e o ‘caçador de talentos’ do futuro precisa estar conectado e antenado às mudanças no universo digital, cuidar da sua imagem na rede e ser heavy user, pois isso pode ajudar no processo de Hunting de profissionais.
Antes, os profissionais que atuavam nessa área sonhavam com ferramentas que permitissem acompanhar o dia-a-dia, desempenho, e que pudessem traçar perfis de candidatos. Hoje, essa realidade está mudando em algumas empresas, que entenderam a importância das ferramentas para otimização do tempo.
O recrutador deve ser meio ‘Geek’, pois ele terá disponíveis mais informações de inteligência para apoiar a tomada de decisões, e saber trafegar muito bem no universo digital. Ele não pode ficar restrito apenas ao Facebook, WhatsApp e Twitter, mas entender bem de plataformas de networking e Staffing, como LinkedIn e Glassdoor, e estar por dentro das mídias que podem ser a próxima ‘onda’ na rede.
(Disponível em: http://www.abrhbrasil.org.br/cms/materias/artigos/novo-perfil-do-profissional-de-recrutamento-e-selecao/)
Com base no texto, avalie as afirmações seguintes.
I - Não há relação significativa entre gestão de RH e midias digitais.
II - Atualmente, o gestor do Recursos Humanos necessita ter um bom domínio das midias digitais para exercer a sua função.
III - A tomada de decisões será facilitada pelo acesso a informações de inteligência mediante o uso do universo digital.
 
É CORRETO o que se afirma em
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
Você acertou!
Bom gestor de RH necessita de domínio das midias digitais (II) e sua atividade deve apoiar-se em informações de inteligência vinculadas pelo universo digital (III).
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas
	
	E
	I, II e III.
Questão 4/5 - Gestão de Pessoas
Para se antecipar às necessidades e às mudanças impostas pelo mercado, as organizações estão procurando profissionais que entendam essa dinâmica empresarial, para direcionar suas ações de maneira estratégica, visando melhores resultados e continuar na disputa pela liderança do setor no qual estão inseridas. E o planejamento estratégico é uma competência que faz parte do perfil deste profissional; claro que agregado a este, temos várias outras que são fundamentais para que sua atuação seja bem-sucedida e para que o desempenho deste colaborador seja excelente. (Disponível em: DA SILVA, Ronaldo. Por Ronaldo Cruz da Silva para o RH.com.br. Planejamento estratégico: uma competência essencial para o sucesso empresarial)
Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.
I - O planejamento estratégico é fator fundamental na administração e busca de resultados empresariais.
PORQUE
II - As organizações necessitam de profissionais que entendam como funciona a dinâmica empresarial e o mercado.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
Uma boa administração empresarial necessita do planejamento
	
	B
	As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é proposição verdadeira, e a II é uma preposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserçõesI e II são proposições falsas.
Questão 5/5 - Gestão de Pessoas
Leia o texto abaixo:
                       
Considerando a organização como um sistema aberto, sujeito a todo tipo de influência do meio que o circunda, e como sendo formado por vários subsistemas, se torna necessária a modernização constante das ferramentas e procedimentos organizacionais no sentido de se reduzir custos e aumentar produtividade com qualidade de forma que o espaço no mercado seja mantido ou até mesmo ampliado. Esta nova era, requer também que os profissionais responsáveis pelo gerenciamento dos negócios sejam pessoas bem mais qualificadas (talentos).
Sabendo que a qualidade da equipe de trabalho é o que faz a diferença entre as empresas bem-sucedidas e que o treinamento, desenvolvimento profissional e organizacional são alimentadores das capacidades, da satisfação e da autoestima dos funcionários, torna-se cada vez mais imperativo que as organizações mantenham uma área de T&D focada nos resultados do negócio.       
(Disponível em: http://www.abrham.com.br/site/artigo) 
Considerando as idéias acima, avalie as afirmações a seguir.
I - As organizações empresariais devem funcionar independentemente do meio em que estão inseridas.
II - Bom gerenciamento dos negócios só é possível com pesoas talentosas.
III - As empresas bem sucedidas valorizam e investem em seus profissionais.
IV - Para que uma empresa cresça e amplie o seu mercado basta que disponha de capital suficiente.
 
É CORRETO o que se afirma em
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
Você acertou!
Bons negócios dependem de pessoas talentosas (II), e boas empresas valorizam e investem em seus profissionais.
	
	D
	IV, apenas.
	
	E
	I, II, III e IV.

Outros materiais