Buscar

DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DA CRIANÇA - 2 - pdf

Prévia do material em texto

2 a 4 Anos: Adaptação na Escolinha
Publicado em 12/03/2009 por Marilena Teixeira Netto
Recebemos inúmeros comentários sobre a fase de 2 a 4 anos de crianças e procuramos organizá-los para facilitar a consulta para quem possa se interessar. Esses são aqueles relacionados à adaptação na escolinha.
É importante saber que o processo de socialização da criança só começa a partir dos 2 anos. Isto significa que não se pode esperar que a criança interaja com as outras, compartilhe  brinquedos, etc…. Muitas vezes, o que ocorre são tapas, mordidas, empurrões que erroneamente são vistos como agressão ou problema por parte da criança. Essa evolução varia entre crianças e algumas se socializam mais rápido do que outras. Exatamente, por isso, não é conveniente que crianças abaixo de 2 anos de idade já sejam levadas à escola.
O ideal é que a criança comece na escolinha depois dos 3 anos e, assim mesmo, só por meio período (4 horas), pois, pode dormir cerca de 2 horas à tarde e isso é importante para ela. Além de ser mais produtivo, a criança que fica tempo integral na escola, tem menos rendimento e fica, obviamente, mais cansada à tarde. Isso é visivelmente observado em comparação com outras crianças que ficam apenas meio período; sem dizer de um contato maior com  os pais (principalmente, a mãe), que é essencial nessa fase.
Toda adaptação dever ser FEITA AOS POUCOS.
Os pais deveriam buscar escolas que fazem esta adaptação de maneira progressiva, pois já se sabe há muito tempo que se não for feita dessa maneira, irá repercutir, negativamente, mais tarde na vida da criança. Ela irá se conformar, mas não se adaptar; o que é totalmente diferente.
A adaptação correta e benéfica para a criança começa com a ida dela junto com a mãe que deverá:
No 1o. dia,  ficar com ela dentro da sala por 1 hora mesmo que a criança esteja se divertindo. Ela deverá ir embora depois de 1 hora.
No 2o. dia, deverá voltar com a mãe e ficará o mesmo tempo (uma hora).
No 3o. dia, volta com a mãe e fica por 2 horas,
No 4o.  dia, 3 horas já com a mãe um pouco afastada da sala, mas visível.
No 5o. dia, o mesmo tempo ou mais, se a criança quiser ficar mais e com a mãe mais distante, talvez no corredor.
No 6o. dia, pelo período total de 4 horas, com a mãe na secretaria, por exemplo, mas indo de vez em quando ver a criança ou se for chamada por ela.
Nesses dias, caso a criança se canse e queira ir para a casa isto deve ser respeitado.
Caso a criança tenha passado bem esses primeiros dias, a mãe já poderá deixá-la na escola sozinha, dizendo à criança onde estará.
O que acontece, geralmente, em escolas que não têm essa adaptação e supostamente imaginam que a criança irá se adaptar, como ela geralmente para de chorar depois de algum tempo, pois é vencida pelo cansaço, imagina-se que ela está bem.
No entanto, depois de alguns meses, ela começa dar alteração, voltando a chorar e se negando a ir à escola.
Além disso, essa adaptação deve ser feita pela mãe e nunca por algum substituto, como babá, tia, avó, etc…
Mais ainda, se não for feita da maneira acima, provavelmente, a criança apresentará problemas da adaptação mais adiante e tudo terá de começar novamente: nova adaptação…
Em casos, no entanto, onde não haja escola que tenha esse processo de adaptação, a alternativa será:
a) Levar a criança a iniciar a entrada na escolinha somente mais tarde, por volta dos 4 anos;
b) Sempre buscar a criança no horário de saída e nunca se atrasar para que a criança não se sinta mais abandonada, ainda. (Aliás, isso serve para todas as crianças, mesmo as já adaptadas);
c) Compensar a ausência tentando passar o máximo de tempo possível com ela depois da chegada da escola, contando estórias, brincando com seus brinquedos preferidos, etc….
d) Colocá-la para dormir passando algum tempo com ela conversando, cantando, lendo estórias;
e) Evitando passar essa tarefa para o pai, pois nessa idade a criança precisa da presença da mãe.
Para mais informações sobre esta fase etária, veja os links a seguir:
“Mente de 2 a 4 anos”
Criando Um Ambiente de Aprendizado…
Comportamento, Disciplina, Agressividade
Manias e Tiques
Desenvolvimento (Fala/Vocabulário, Desenvolvimento Motor)
Adaptação na Escolinha
Timidez e Autoestima fragilizada
Identificação sexual
Sexualidade nesta fase?
Amamentação nesta fase
Difícil colocar para dormir
Ciúmes de um dos pais
Tão tranquilas que preocupam…
Chorando muito…
Medos…
Alimentando-se pouco…
Largando as fraldas...
Preferência por um dos pais
Largando a chupeta
Um ambiente de aprendizado
Publicado em 03/08/2011 por Marilena Teixeira Netto
Use o “teatro”…
Entre 2 a 4 anos a criança aprende observando e reproduzindo o que vê. Daí a importância de se aproveitar deste processo para que ela possa se desenvolver da forma apropriada. Pois, essa é a idade típica em que a criança usa o choro para dormir, tomar banho, pentear o cabelo, vestir roupa, temdificuldades em largar as fraldas, etc…
Use o “teatro” como forma de valorizar cada tarefa que seu filho precise fazer.
Se a criança não gosta de tomar banho, escolha algum bichinho de borracha, que possa ir ao banho com ele, ou algum boneco, e diga que ele irá ensinar o boneco a tomar banho. Lembrando que tudo que é feito com crianças deve ser “levado” dessa maneira, com estímulos e empolgação.
Para colocar roupa, idem. Deixe sempre um boneco ou bichinho perto dele e diga que ele irá ensinar o boneco a trocar de roupa. Converse você com o boneco e diga que o boneco irá aprender com seu filho, etc…
Se tem dificuldades em tirar as fraldas… Escolha, por exemplo, uma boneca ou bicho de pelúcia  e diga que agora, ela irá ensinar à boneca/bichinho como se faz cocô no vasinho. “Converse” com a boneca/bichinho e diga que irá aprender com seu filho(a). Coloque a boneca/bichinho no chão, do lado do peniquinho.
Se a criança é difícil de sentar para comer… Escolha algum boneco que ele tenha ou bichinho de pelúcia e diga que agora o bichinho irá aprender com ele, como se come, pois o bichinho não sabe. Coloque o bichinho em frente a ele, perto de algum móvel e deixe seu filho à vontade.
Como recebemos inúmeras perguntas sobre esta fase de 2 a 4 anos das crianças procuramos organizá-las para facilitar a consulta para quem possa se interessar. Além de algumas estarem, logo abaixo, em ordem cronológica, as perguntas recebidas e as respostas dadas estão, também, compiladas nos seguintes grupos/links:
Criando Um Ambiente de Aprendizado…
Comportamento, Disciplina, Agressividade
Manias e Tiques
Desenvolvimento (Fala/Vocabulário, Desenvolvimento Motor)
Adaptação na Escolinha
Timidez e Auto-estima fragilizada
Identificação sexual
Sexualidade nesta fase?
Amamentação nesta fase
Difícil colocar para dormir
Ciúmes de um dos pais
Tão tranquilas que preocupam…
Chorando muito…
Medos…
Alimentando-se pouco…
Largando as fraldas...
Preferência por um dos pais
Largando a chupeta
2 a 4 Anos: Comportamento
Publicado em 12/03/2009 por Marilena Teixeira Netto
Por volta dos 3 anos, geralmente começa uma fase de “enfrentamento” com pais. É o momento de começar o processo de disciplina.
Muitos comportamentos e  demonstrações de agressividade são reações da criança. Por isto é importante entender o que se passa, primeiro.
DISCIPLINA
Disciplina é necessária desde muito cedo, perto dos três anos de idade .
Se seu filho não obedece a você, por exemplo, querendo pegar coisas de fato perigosas ou jogando, de propósito, coisas no chão ou batendo em você ou chutando, etc… você poderá usar o castigo como disciplina.
Evite deixar objetos que podem ser quebrados ou perigosos para crianças ao alcance delas. Isto reduzirá a necessidade de disciplina, lembrando que a criança está na fase da descoberta do mundo ao redor.
Escolha um local na casa (que não seja quarto dele) e explique o porquê do castigo e que, desse momento em diante, quando ele não obedecer você, ele ficará de castigo. Diga que ele ficará, por exemplo, 4 minutos (1 minuto por cada ano de idade).Quando precisar, então, leve-o até o canto da disciplina, deixe-o sentado lá. Se ele sair, volte com ele e explique de novo o motivo do castigo. Na terceira vez que ele sair, volte com ele (sempre o segurando pela mão), mas não diga mais nada e nem olhe para ele. Faça isso quantas vezes for necessário.
Há mães que fazem isso até mais de 10 vezes. Não importa. Na primeira vez, será mais difícil, mas as idas e vindas irão diminuir depois de disso e ele aprenderá.
Depois dos 4 minutos, vá até ele e pergunte se ele sabe porque ficou de castigo, de um abraço nele e saia com ele do local pela mão.
Abaixe-se na altura dele, quando estiver explicando tudo isso.
Esse processo só irá funcionar se você for firme e determinada.
Comece logo, pois, com o tempo, a criança só se torna cada vez mais indisciplinada.
Lembre-se, no entanto, de não banalizar o castigo,  usando-o por qualquer motivo.
SOCIALIZAÇÃO
Alguns pais, erroneamente, colocam a criança com 1 ano, 2 ou até menos na escolinha, imaginando que isso irá ajudar na socialização (interagir de forma educada, emprestar seu brinquedo, etc.).
No entanto, a socialização só  começa a partir dos 2 anos e irá se estabelecer por volta dos 3 anos; variando entre crianças.
O ideal é que a criança vá para a escola somente por meio período, a partir dos 3 anos. E, assim mesmo, em uma escola que haja o processo de adaptação por completo.  Leia o artigo (link) sobre Adaptação na Escolinha.
Antes disso, é importantíssimo que a criança conviva o máximo com a mãe, pois somente através desse vínculo, ela terá um desenvolvimento emocional saudável e equilibrado.
—
Recebemos inúmeras perguntas sobre a fase de 2 a 4 anos de crianças (<=link) e procuramos organizá-las, com as respostas, para facilitar a consulta para quem possa se interessar. Essas são aquelas relacionadas a comportamento, agressividade e disciplina.
Para mais informações sobre esta fase etária, veja os links a seguir:
“Mente de 2 a 4 anos”
Criando Um Ambiente de Aprendizado…
Comportamento, Disciplina, Agressividade
Manias e Tiques
Desenvolvimento (Fala/Vocabulário, Desenvolvimento Motor)
Adaptação na Escolinha
Timidez e Autoestima fragilizada
Identificação sexual
Sexualidade nesta fase?
Amamentação nesta fase
Difícil colocar para dormir
Ciúmes de um dos pais
Tão tranquilas que preocupam…
Chorando muito…
Medos…
Alimentando-se pouco…
Largando as fraldas...
Preferência por um dos pais
Largando a chupeta
2 a 4 Anos: Manias e Tiques
Publicado em 12/03/2009 por Marilena Teixeira Netto
Geralmente, os tiques são fruto de pura ansiedade.
Muitas cobranças podem acontecer nesta fase e colocam a criança em situações de ansiedade, como: cobranças na área da higiene, da arrumação de seus brinquedos, etc.
Se essas cobranças forem feitas de maneira muito rígida, a criança pode se encontrar neste quadro de ansiedade, gerando tiques.
Pequenas mudanças no meio de convivência da criança, também, podem causar ansiedade, como mudança de quarto, de babá, da retirada da fralda, início na escola, etc.
Crianças que vivem muito dentro de apartamento sentem-se presos e nos primeiros anos precisam frequentar espaços abertos e amplos para que possam correr, gastar a energia que têm e chegarem mais cansadas em casa. Crianças, dessa idade, precisam disso pelo menos 3 vezes na semana.
Recebemos inúmeros comentários sobre a fase de 2 a 4 anos de crianças e procuramos organizá-los para facilitar a consulta para quem possa se interessar. Esses são aqueles relacionados às manias e tiques nervosos.
Para mais informações sobre esta fase etária, veja os links a seguir:
“Mente de 2 a 4 anos”
Criando Um Ambiente de Aprendizado…
Comportamento, Disciplina, Agressividade
Manias e Tiques
Desenvolvimento (Fala/Vocabulário, Desenvolvimento Motor)
Adaptação na Escolinha
Timidez e Autoestima fragilizada
Identificação sexual
Sexualidade nesta fase?
Amamentação nesta fase
Difícil colocar para dormir
Ciúmes de um dos pais
Tão tranquilas que preocupam…
Chorando muito…
Medos…
Alimentando-se pouco…
Largando as fraldas...
Preferência por um dos pais
Largando a chupeta
XXX
19/04/2011 Comentário recebido:
Minha filha tem 5 anos e meio. É alegre, inteligente e tem atitudes autossuficientes. É bem carinhosa, mas quando se irrita com algo que não quer aceitar fica bem nervosa, grita, briga como toda criança. E depois fala que é feia, que o cabelo é feio, acho que é uma forma de demonstrar que está arrependida. Acho que ela é uma criança mais esperta que outras e percebe e aprende rapidamente as coisas. Ela é bem agitada, mas quando tem que parar para fazer algo ela para e é concentrada, mas ultimamente tem tidos uns “TIQUES” . Tem piscado bastante e raspa a garganta,  principalmente, quando deita até dormir. Antes de dormir, rezamos e, às vezes, conto historias. Tenho um Studio de Personal Trainer e meu horário de trabalho considero flexivel e os horários que não estou em casa ela fica com uma babá maravilhosa que está com ela desde quando nasceu e as duas são apaixonadas uma com a outra.
…
Eu e meu marido dividimos bem nossas responsabilidades com nossa filha é por isso que não entendo o motivo desses TIQUES. Como já quero outro filho, reconheço que as vezes tenho exigido um pouco dela a fazer coisas sozinhas como escovar os dentes a 1a. vez sozinha e a 2a. eu limpo melhor, tomar banho sozinha, tarefinhas que acho que já tem condições de fazer, para que o ano que vem quando eu tiver outro filho ela não sinta que estou deixando ela para cuidar do irmão. Falei um pouco da nossa relação para que você possa nos ajudar com relação a esses TIQUES que estão me preocupando. Outro detalhe, é bem elogiada na escola em todos os sentidos, é super enturmada com bastante crianças, inclusive de outras turmas e é muito inteligente.
Marilena responde:
Você mesma já relatou o motivo dos tiques: Cobranças com higiene. Todo tique é resultado de ansiedade e pode surgir por causa de cobranças.
Crianças, nessa idade, ainda precisam que você escove os dentes (mesmo porque não existe ainda desenvolvimento adequado do movimento fino e, por isso, você terá de escovar os dentes dela até a idade de 7 anos, para que ela não tenha problemas com dentição).
Tomar banho sozinha, também, precisa de sua ajuda para que haja um asseio completo e perfeito.
Quando a criança ainda não está “pronta” para essas tarefas e é deixada sozinha para fazê-lo, se sente totalmente insegura e abandonada. Por isso, o motivo dos tiques.
Ela só se sentirá preterida pelo bebe, se você deixar de brincar com ela, separadamente, ou deixar de dar a atenção que hoje dá a ela. Naturalmente isso será reduzido, mas, agora, ela precisa de você para retornar às antigas tarefas com sua ajuda para que fique menos ansiosa.
XXX
Comentário por Cristina – Novembro 7, 2007
Meu filho de 2 anos há cerca de 3 semanas começou a piscar muito repetidamente os olhos, às vezes, até franzindo o nariz. Além da hipótese de estar com algum ressecamento nos olhos, pensei se não poderia ser um tique nervoso se desenvolvendo – mas aos 2 anos – acontece isso?
Meu principal receio é que tenha herdado isso de mim, pois tive TOC em minha infância e adolescência.
É possível?
Marilena responde:
Observe primeiro se há alguma coisa nos olhos como você mesma disse. Nessa idade há inúmeras alternativas. Geralmente a criança aparece com esse comportamento quando há tensão demais em casa, como por exemplo, quando há mudança no quadro de empregados, ou a mãe se ausenta mais do que o costume, ou a criança passou por algum problema de saúde, ou começou a escolinha, etc. Ou seja, primeiro é importante verificar se houve alguma mudança no ambiente da criança para depois pensar em alternativas. Os tiques são comuns quando uma criança, por exemplo, tem seu tempo cheio de atividade e precisa cumprir um cronograma intenso e exagerado para sua idade. Além da escola, seu tempo e preenchido por outras tarefas e ela mal tem tempo de brincar e relaxar. Tique geralmenteé igual a tensão e stress. Crianças precisam ter um tempo bem mais flexível e relaxado.
Observando o cotidiano de seu filho e as mudanças que talvez estejam ocorrendo no seu dia a dia, você conseguirá interferir e interromper esse processo. Depois me avise.
—
Comentário por Cibelly – Novembro 20, 2007
Meu interesse em entrar neste site foi justamente por meu filho de 2 anos também apresentar sintomas de tique nervoso. Ele passa a mão na boca várias vezes ao dia como se estivesse limpando, só q não há nada pra limpar… já olhei a boquinha, etc. E, sempre, limpa do lado esquerdo. Falei algumas vezes pra ele parar mas não adianta… então resolvi ignorar até saber o que fazer.
Penso que está sentindo falta do pai, pois meu marido está morando em outra cidade, por motivos de trabalho e vem apenas 2 vezes por semana e sempre passa o fim de semana conosco… mas, eles são muito apegados… penso q o motivo do tique seja isso… Oriente-me por favor. Obrigada.
Marilena responde:
Geralmente o motivo de um tique nervoso nessa idade é por alguma alteração do ambiente da criança, de seu dia a dia. A ausência de mãe e/ou pai, rigidez na educação, cobrança de comportamento e horários ainda nessa idade é muito precoce.
Caso isso esteja acontecendo, você pode moderar a cobrança. Se não for o caso, tente suprir a falta do pai ficando o máximo de tempo com ele e faça as brincadeiras que comumente seu marido faria com ele.
Mas quando o pai estiver em casa, deixe os dois juntos o máximo que puder.
Nessa fase no entanto, a presença da mãe ainda é a mais importante na formação da criança. Ele precisa muito mais de você agora. sua atenção é mais necessária do que a do seu marido. Note, que isso não significa que a atenção de seu marido não seja importante. Ela é e sempre será significativa, mas nessa idade, seu filho precisa muito mais de você.
Talvez o tique esteja manifestando alguma lacuna de entrosamento entre vocês também.
Quando for colocá-lo para dormir, passe mais tempo com ele, contando estórias e na hora da alimentação tenha paciência, pois as crianças nessa idade geralmente são mais lentas, se distraem com facilidade e muitas vezes a mãe perde a paciência, exigindo que tudo “ande rápido” desde tomar banho, trocar de roupa, ir para cama, etc…
Como o aprendizado nessa idade é muito variado e há uma série de coisas a serem notadas pela criança, ela se distrai e é claro, anda num ritmo mais lento do que o desejado pelos pais. Surge aí a tensão, o que culmina num tique, por exemplo.
Observe tudo isso e é provável que você encontre exatamente o ponto de tensão de seu filho.
—
Comentário por Sol – Novembro 25, 2007
Minha filha de 6 meses começou a encostar a cabeça no ombro de forma rápida e repetida a uns três dias. Pode ser um tique nervoso? Como identificar?
Marilena responde:
Nessa idade não há suspeita de TOC. Não se preocupe. Nem de tique. Observe, no entanto, se algo não a incomoda no ouvido. Qualquer dor ou incomodo pode provocar esse movimento. Mas fique tranquila quanto ao tique ou TOC.
—
Comentário por Beatriz – Fevereiro 18, 2008
Minha filha de 6 anos fica o tempo todo mexendo as mãos e olhando, diz que não consegue parar e quando anda fica olhando para os pés também como se fosse uma necessidade. Será um TOC? Por favor me responda. Sua pediatra disse para eu repreendê-la ….
Marilena responde:
Geralmente isso é fruto de uma ansiedade. Como anda o dia a dia dela? Tem uma rotina cheia de coisas para cumprir, tem tempo para brincar e tempo para ficar com você?
Caso você a repreenda e isso de fato seja consequência de ansiedade, ela com certeza substituirá esse comportamento por outro.
Por exemplo: quando uma criança rói as unhas e é repreendida, ela geralmente usa outra coisa no lugar, como puxar o cabelo ou piscar os olhos ou outro tique nervoso.
O importante é verificar a ORIGEM da ansiedade.
Existe pressão para que ela faça tudo a tempo, sem erros, por exemplo? Existe cobrança demais?
Pense sobre isso tudo.
Falar em TOC ainda é prematuro. Nessa idade, geralmente, comportamentos desse tipo têm como base a ansiedade.
—
Comentário por Telma – Maio 24, 2008
Nossa!! Muito bom este site! Quero parabenizá-los…
Gostaria de orientação quanto ao meu filho de 2 anos e 7 meses, queria saber se é normal o fato dele brincar muito com bichinhos, ele despreza os outros brinquedos ou atividades (exceto TV.. ainda que assista canal educativo e com bichinhos, claro!) e até mesmo os carrinhos vira um bichinho e ele então cria símbolos e coloca todos eles (os carrinhos) para conversar…
Atualmente, tem uns dois dias, ele começou a piscar muito os olhos… não sei se é tique ou se ele está imitando um coleguinha vizinho nosso que brinca com ele!
Tudo isso é normal?
Marilena responde:
Nessa idade, principalmente, com meninos, é normal que ele se interesse por tudo que tenha movimento.
Os bichos se encaixam nessa situação.
No entanto, é importante brincar com ele com outros brinquedos para que ele tenha um leque bem grande de opções.
Quanto ao piscar os olhos, pode ser sim uma imitação do coleguinha.
No entanto, crianças com mais idade e muito tensas também apresentam tiques.
Como ele ainda é muito novinho, parece mais um imitação.
Continue observando.
—
26/6/2008 Comentário recebido:
Olá, estava lendo sobre a mente dos 2 aos 4 anos e sobre os comentários de algumas mães que relatam que seus filhos de 2 anos apresentam tique.
Minha filha está com 2 anos e meio e também começou a apresentar tique, ela pisca os olhos juntos, geralmente, por duas ou três vezes seguidas, começou a pouco tempo, mas antes dos tique começarem ela franzia a testa quando eu conversava com ela, ou quando lia historinhas, também achei que pudesse ser algum problema de visão, mas acho q não teriam os tiques q começaram agora…
E lendo sobre as respostas dadas as outras mães pude perceber q acho q é por um excesso de cobrança em relação ao comportamento dela.
Não houve nenhuma mudança (escola, parentes, separações), mas eu e meu marido cobramos alguns comportamentos que, lendo sobre o desenvolvimento da criança nesta fase, pude perceber q estamos cobrando muito.
Cobramos q ela se comporte à mesa, por exemplo, não pegando a comida com a mão, q se mantenha sentada direitinho, pois ela fica escorregando da cadeira e virando-se de lado, cobramos q guarde um brinquedo antes de pegar outro, entre outras coisas. É ruim falar sobre isso, pois coloca sobre nós uma “culpa” e se “erramos” não é proposital, muito pelo contrário é querer tudo certinho demais.
Tanto q quando ela age da forma q estávamos esperamos ela fala: viu mamãe eu guardei tudo, ou então, hoje eu não chorei pra lavar o cabelo… são coisas q não sei se ela fala pra mostrar q nos agradou ou para ser elogiada. A impressão q dá é q ela faz só pra nos deixar satisfeitos.
Quando começaram esses tiques foi como um termômetro mostrando q algo não estava bem,
então pesquisei algumas coisas e conversei com meu marido e realmente chegamos a conclusão q precisamos dar tempo ao tempo para q ela seja capaz de entender algumas coisas que ela ainda não tem capacidade e que precisamos urgente melhorar nosso comportamento em relação à cobrança que fazemos encima dela.
Na verdade gostaria de saber se ao “aliviar” e relaxar um pouco ela vai se sentir melhor e com isso melhor o estresse dela e os tiques ou será preciso alguma outra intervenção como um auxílio psicológico, e se tem um parâmetro de tempo q eu possa ter para saber quanto tempo demora para esses tiques melhorarem, pois eles melhorando seria como um sinal de que estamos caminhando para um caminho mais adequado!
Muito obrigada, vou ficar aguardando uma resposta q tenho certeza me ajudará muito! e parabéns pelo seu belo trabalho.
Marilena responde:
Você tem razão quando diz que percebeu a cobrança em sua filha.
Realmente, nessa idade, elas ainda não estão prontas para terem um comportamento, à mesa, por ex., como uma criança de 8 anos. Ela, ainda, precisa sim, sentir a comida com a mão de vez em quando, ou escorregarna cadeira.
Deixe-a mais à vontade.
Ela já sabe que precisa andar “certinha” para agradar vocês, quando avisa que fez tudo certo.
Ela deve, de fato, sentir-se numa tensão muito grande, pois precisa vigiar-se o tempo todo para não receber uma reprimenda. O reflexo disso, como você percebeu, são os tiques que vão variando e se alternando com o tempo.
Deixe-a mais livre, mais à vontade. Ela tem somente 2 anos.
Os tiques irão diminuir até acabarem e serão um grande “medidor” para você acompanhar se, de fato, você continua com cobranças ou não.
Não há necessidade, por enquanto, de um psicólogo, pois você mesma irá medindo seu comportamento com ela.
Espere alguns meses e vá acompanhando.
Caso a situação persista ou piore, seria adequado buscar um profissional.
Talvez esteja havendo mais pressões em outras áreas.
A orientação, no entanto, será para os pais, pois crianças nessa idade, raramente precisam de terapia, apenas uma avaliação pelo psicólogo (ou nem isso) e, depois, então, orientação aos pais. O comportamento de crianças geralmente são uma consequência do comportamento dos pais.
—
Comentário por Resline – Julho 29, 2008
Por favor, me responda, pois tenho uma filha de 3 anos, ela tem tique nervoso, pois sempre quando parece que ela fica feliz, ela começa a tremer a mão bem rápido, abre a boca, as vezes ela treme quase o corpo todo, parece q fica até sem respirar, isso aconteceu desde q ela era bebê de 6 meses, quando brincavam com ela ficava assim, me responda se é grave isso. espero a resposta com muita pressa.
Marilena responde:
Se o pediatra não encontra nada em seu comportamento, não se preocupe.
A criança ansiosa balança o corpo todo e fica assim desde bebê.
O descontrole faz parte da emoção, assim como nós adultos, nos descontrolamos e ficamos ansiosos quando temos de falar para uma platéia, perdendo o controle da respiração ou mesmo quando a pessoa está prestes a se encontrar com alguém que gosta muito (típica reação de adolescentes).
À medida que o indivíduo amadurece, também, amadurece suas emoções e passa a ter maior controle sobre elas.
Sua filha também passará pelo mesmo processo. Não se preocupe. Algumas crianças são mais ansiosas, outras menos, mas não se preocupe.
Esse é um comportamento de ansiedade por estar desejosa de estar com você.
2 a 4 Anos: Desenvolvimento
Publicado em 12/03/2009 por Marilena Teixeira Netto
Recebemos inúmeros comentários sobre a (link=>) Fase de 2 a 4 anos de crianças e procuramos organizá-los para facilitar a consulta para quem possa se interessar. Esses são aqueles relacionados ao desenvolvimento (Fala /Vocabulário / Desenvolvimento Motor ).
Para mais informações sobre esta fase etária, veja os links a seguir:
“Mente de 2 a 4 anos”
Criando Um Ambiente de Aprendizado…
Comportamento, Disciplina, Agressividade
Manias e Tiques
Desenvolvimento (Fala/Vocabulário, Desenvolvimento Motor)
Adaptação na Escolinha
Timidez e Autoestima fragilizada
Identificação sexual
Sexualidade nesta fase?
Amamentação nesta fase
Difícil colocar para dormir
Ciúmes de um dos pais
Tão tranquilas que preocupam…
Chorando muito…
Medos…
Alimentando-se pouco…
Largando as fraldas...
Preferência por um dos pais
Largando a chupeta
XXX
28/6/2008 Comentário recebido:
Adorei o site…
Gostaria de saber se é normal, meu filho tem 1 ano e 9 meses fala pela metade, mas fala.
A questão é que não quer se alimentar… é uma dificuldade.
Já fiz de tudo levei a pediatra dei um estimulante de apetite e nada o motiva a se alimentar.
É fase de uma criança??
Marilena responde:
É uma fase que poderá durar um bom tempo.
Você poderá os estímulos para a alimentação dele.
Se você espalhar alguns pedaços de frutas ou mesmo comida na frente dele, talvez ele se interesse em pegá-las e provar.
Não se preocupe com a sujeira. Ela vai acontecer mesmo, mas nessa idade é impossível exigir limpeza.
Eles geralmente gostam de pegar tudo com as mãos e provar.
Deixe que ele explore essa atividade. quanto mais variedade, melhor e quanto mais colorido melhor.
Evite por um tempo, o uso da colher, prato,etc….
Você pode ter certeza que ele não ficará com fome e buscará alguma coisa para comer.
Tente se alimentar na mesma hora que ele, ou comer alguma coisa enquanto ele come, como se fosse uma tarefa que vocês dois juntos estão fazendo.
E, mais importante, tenha paciência nesta hora, para que ele não venha a associar alimento com brigas, momento ruim, tensão, etc…
—
02/07/2008 Comentário Recebido:
Primeiramente, obrigada por suas informações. Isso me deixa um pouco mais tranqüila, mas te confesso: levei o bebe até a pediatra dele novamente e pedi uns exames para até ver se pode haver possibilidade de ser verme etc.
Não sei… Ele me deixou preocupada, pois veja, ele logo pela manha as 07:20 ele toma mamadeira de 200ml e só vem a se alimentar por volta das 10:00 um iogurte e depois só as 12:3o mas só um pouco de comida salgada, e depois assim se vai um biscoito e depois a janta as 18:20.
Eu acho que é pouca alimentação para um menino de 1 ano e 9 meses….mas vou ter mais calma….
só mais uma duvida, é normal um menino desta idade não falar as frases por inteiro??
Por ex: “Mamãe, papai chegou”…ele fala: “mamãe papai”… Acho que ele tá demorando um pouco não acha?? Mais uma vez, obrigada
Marilena responde:
A fala também precisa de estímulos. Quando ele parar a frase na metade, tente fazê-lo continuar.
Por exemplo: “Mamãe, papai” … Pergunte: O que houve com papai? (como se você não soubesse).
O desenvolvimento da fala varia de criança para criança e, portanto, haverá um momento em que ele irá desenvolver mais o vocabulário e progredir.
Ainda bem que você o levou ao pediatra. Ele fará sempre um acompanhamento adequado para seu filho, não deixando que ele fique anêmico ou com falta de vitaminas.
—
22/07/08 Comentário recebido:
O meu filho tem um ano e seis meses, não fala nenhuma palavra, não segura em pedaços de frutas e não segura nas alças do copo para beber água. Acho isso estranho, pois vejo crianças mais novas que ele fazendo tudo isso com desenvoltura. Será que isso é normal ou tenho que procurar ajuda?
Marilena responde:
Você deve primeiro consultar o pediatra e ver sua orientação.
Se o processo persistir, você pode levá-lo a um neurologista para que ele possa avaliar seu controle motor.
—
14/08/08 Comentário recebido:
Olá, quero fazer uma pergunta: Meu filho tem 01 ano e 8 meses e pesa 09k e é muito bebezinho Queria saber se ele pode ter alguma doença mental que não aparenta tê-la. Me ajude por favor
Marilena responde:
O pediatra irá testar todos os reflexos de seu filho a cada consulta e através disso, poderá avaliar se ele possui alguma coisa.
Testes neurológicos poderão ser feitos, caso o pediatra queira.
É bom lembrar que cada criança e bebê evolui à sua maneira e no seu próprio ritmo.
Alguns são mais rápidos e outros mais lentos, sem que isso signifique algum problema mental.
—
Comentário por Aglae – Agosto 30, 2008
Gostaria de saber se é normal meu filho, de 2 anos, não falar frases completas. Ele só fala papai, mamãe, juju.
Marilena responde:
O vocabulário de uma criança de 2 anos varia muito de criança para criança.
Geralmente, ele aumenta quando ela inicia a escolinha.
As meninas por exemplo, têm geralmente, um aumento mais rápido no vocabulário que os meninos.
Não se preocupe porque ele alcançará esse desenvolvimento ao tempo dele.
—
10/09/08 Comentário recebido:
Minha filha tem 3 anos e 11 meses e quase não fala direito. Ainda esta nas fraldas. Já tentamos tirar varias vezes mais nada. Nós falamos com ela, mas parece que ela não entende. Fala igual a um bebe. São poucas palavras que fala. Nem para comer ela fala. Às vezes fala mama. Chora sempre igual a um bebe. Ela tem 2 irmãos mais velhos de 8 e 5, mas não foram assim como ela. Já levei no medico. Ele disse que é normal.
Ela vai pra escola ano que vem e estou preocupada. Ela chama todo mundo de mamãe e papai. Ela não age como outras crianças normais não sei mais o que fazer.Será que procuro uma psicóloga?
Marilena responde:
Primeiro, seria importante que você a levasse ao pediatra que a acompanha regularmente.
Caso ele ache isso normal e você continue preocupada, poderá buscar ajuda de uma psicóloga infantil, e talvez a própria escola que irá frequentar poderá indicar alguém (caso você não tenha outra).
A avaliação será feita mas a orientação será para você e não para sua filha.
Não é o caso de terapia para sua filha, mas somente alguma orientação para você em como lidar com ela em termos de auxílio no vocabulário, no abandono das fraldas, etc….
Não hesite em procurar essa orientação.
—
Comentário por Paula – Novembro 27, 2007
Meu filho de 2 anos já se reconhece no espelho desde 1 ano, ele se olha e diz seu nome, quando perguntava se ele estava bonito ele ia até o espelho para ver… e também percebo que agora entende pensamentos abstratos… interpreta coisas, e tem uma capacidade de memorização e noção espacial muito grande… ele passa por coisas na cidade identificando o que é… se é um mercado diz lá tem papá… mesmo que sejam mercados diferentes… por exemplo, na minha cidade tem mar, passamos pelo mar quando ele vai para escola, na volta vamos por outro caminho, mas ele aponta (e não dá para ver) lá tem mar… na direção correta… porém começou a andar só com 1 ano e meio… mesmo estimulado… sei que não há regras mas estes comportamentos são compatíveis com a idade dele?
Obrigado
Marilena responde:
Perfeitamente compatível com a idade de 2 anos. Ele está no processo de associação. Associa o caminho da ida para a escola com o mar e assim por diante.,da mesma maneira que pode associar a garrafinha de suco, com a hora do lanche, etc…. Daqui para frente, ele fará mais e mais associações.
O fato de ter começado a andar nessa idade, não tem problema. Isso pode aconter mesmo e há crianças que nem engatinham.
XXX
Comentário de Gilberto (25/02/2009):
Olá, tenho um filho de4anos e2meses, que não mantém uma conversa com ninguém, seja comigo e minha esposa,seja com terceiros, só responde (e muito mal) aquilo que perguntamos, mas responde sempre as mesmas coisas.
Ele fala as palavras corretamente, só que percebemos, também,aimensa dificuldade dele se socializar com outras crianças seja aqui na rua ou na escola, em casa ele não pergunta, por exemplo:o porquê das coisas, por outro lado, desde os2anos e meio ele já sabia todas as formas geométricas, várias cores, conhece uma gama muito grande de animais e pronuncia corretamente os seusnomes (estimulado pela mãe e avós).
E, quando uma criançachega perto dele para brincar ele só gosta de correr. Quando uma outracriançatenta dialogar, ele fica dizendo umas falas de personagens que assiste no canal Discovery Kids e começaabaixara cabeça, parecendo fugir da situação.
Uma coisa tenho que mencionar, ele teve pouco contato com crianças até seus 3 anos, mas sempre íamos com eleashoppings, parquinhos e hotéis-fazenda.
Ele, também, não comenta o que faz na escola, nem fala dos amigos e das atividades que fez no dia, repete sempreamesma coisa (brincou com os amigos) e chora para ir à escola, mas quandoamãe vai emboraaprofessora fala que fica muito bem e faz todas as atividades. 
Ainda não tem noção de perigo, do certo e do errado ou se sabe finge não saber e por causa disso, sempre é chamadoaatenção por nós, sempre foi mimado por pais e avós, foi o 1º neto e filho.
Agradeço muitoasua atenção e aguardo com ansiedade sua resposta para tomarmos uma atitude correta, se puder pode mandararesposta para o email mencionado.
Marilena responde:
Seacriançatem dificuldade de socialização, o melhor seria perguntar à professora qual coleguinha ele se sente mais próximo e convidar o mesmo para passar uma tarde, por exemplo, em sua casa para que eles possam “tentar” conviver um pouco.
Crianças tímidas, geralmente, demoram mais num entrosamento, mas devem começar com 1 criançade cada vez.
No início, talvez,asituação seja meio frustrante e nada aconteça entre eles, mas você pode tentar levar um coleguinha, também, para fazer com vocês algum programa (caso vocês costumem fazer algum programa em família).
Comece aos poucos e bem de leve, mas tente favorecerarelação entre ele e algum amiguinho.
É importante saber que algumas crianças demoram maisatrocar experiências e outras só começam, de fato, numa socialização mais tarde.
Pode-se pensar que toda criançavive esse processo de maneira uniforme, mas ele é muito variável.
Há aqueles que, somente, na pré-adolescencia começamabuscar amigos ou 1 amigo. Passamainfância de um modo muito isolado, mas isso não significa que não saberão como fazer amigos mais tarde.
O importante é que vocês possam propiciar uma maior interação dele com outra criança.
Façaisso aos poucos e não desista dessa mediação que leva tempo e demanda constância.
2 a 4 Anos: Timidez
Publicado em 12/03/2009 por Marilena Teixeira Netto
Recebemos inúmeros comentários/perguntas sobre a fase de 2 a 4 anos de crianças e procuramos organizá-los para facilitar a consulta para quem possa se interessar. Esses são aqueles relacionados a timidez e autoestima fragilizada.
Para mais informações sobre esta fase etária, veja os links a seguir:
“Mente de 2 a 4 anos”
Criando Um Ambiente de Aprendizado…
Comportamento, Disciplina, Agressividade
Manias e Tiques
Desenvolvimento (Fala/Vocabulário, Desenvolvimento Motor)
Adaptação na Escolinha
Timidez e Autoestima fragilizada
Identificação sexual
Sexualidade nesta fase?
Amamentação nesta fase
Difícil colocar para dormir
Ciúmes de um dos pais
Tão tranquilas que preocupam…
Chorando muito…
Medos…
Alimentando-se pouco…
Largando as fraldas...
Preferência por um dos pais
Largando a chupeta
Sobre estes anúncios
13 opiniões sobre “2 a 4 Anos: Timidez”
Marilena Teixeira Netto disse:
17/07/2008 às 17:18
XXX
Comentário por Ana Cláudia – Janeiro 21, 2008
Meu filho tem 4 anos e é bastante calmo, carinhoso, compreensivo, obediente. Às vezes, acho até demais e nos últimos meses tenho notado que ele brinca o tempo todo fingindo que é um cachorrinho, em qualquer momento, até quando brinca com coleguinhas ele quer ser o cachorrinho do amigo, ele sempre quer ser submisso. Às vezes brinco com ele de “chefinho mandou” pra incentivá-lo a também mandar e não só obedecer. E também em qualquer situação difícil ele chora e diz estar com sono, me parece uma fuga. Gostaria de sua ajuda, esse comportamento dele é normal? Como devo agir? Desde já muito obrigada.
Marilena responde:
Geralmente, esse comportamento é fruto de uma timidez ou de uma auto-estima fragilizada.
Observe se ele já faz algumas coisas sozinho ou se nessas situações onde ele precisa realizar alguma tarefa que seja um pouco mais difícil, sempre aparece um adulto que se adianta e a realiza por ele. Isso tem acontecido com frequência?
É preciso sempre pensar que o comportamento que a criança apresenta, na maioria das vezes é consequência de um comportamento dos pais em relação à ela. Muitas vezes os pais ficam ansiosos ou impaciente esperando que o filho realize alguma coisa e se adiantam para terminar logo aquela tarefa, pois a criança geralmente é um pouco mais lenta em seus movimentos e coordenação motora.
Um exemplo clássico, é quando a criança começa a aprender a dar laço no cadarço do sapato (mas como isso é um pouco mais difícil e a criança se demora muito nisso) o adulto logo aparece e termina essa tarefa por ela.
Com poucos incentivos e desafios, a criança se acomoda e passa a apresentar um comportamento mais na defensiva, acomodado e resistente à desafios. Digo isso, porque como você mesma sinalizou, ele desiste diante de coisas mais difíceis.
Você deve deixar (não importa o tempo que ele leve) a fazer coisas mais difíceis e incentivá-lo a terminar cada coisa.
E, naquilo que ele já faz, reforce com ênfase a tarefa terminada e elogie bastante.
No que for difícil, ATÉ ONDE ELE CONSIGA IR, elogie também, não importando se ele não conseguiu terminar tudo. A PARTE CONSEGUIDA DEVE SER SEMPRE ELOGIADA.Caso esse comportamento persista, você ainda tem a alternativa de levá-lo à uma terapeuta infantil que poderá orientá-la mais de perto e em mais detalhes sobre como poderá agir com ele.
XXX
17/07/08 Comentário recebido:
Meu filho tem 4 anos e 5 meses de idade, acho que ele não acompanha o desenvolvimento das outras crianças da idade dele na escola, é muito tímido, inseguro, tem dificuldades em aprender cores, em recontar histórias, até para ir lavar as mãos ele depende do coleguinha para ajudá-lo. Isso é normal? Será que tem alguma coisa a ver com a família, o pai dele diz que também foi muito tímido nessa idade. Por favor me ajude, pois estou muito preocupada.
Marilena responde:
Há muitas coisas que envolvem a situação de timidez numa criança.
Tudo depende de como ela foi reforçada logo bem cedo em fazer suas tarefas e da liberdade que teve e do estímulo em fazer outras tarefas sozinha.
Talvez você precise de uma orientação mais precisa de uma psicóloga infantil para que possa orientar você de como lidar melhor com essa situação.
A orientação é para você e não uma terapia para seu filho.
Nessa idade, geralmente, o comportamento de uma criança é consequência do comportamento dos pais.
O terapeuta, munido de mais detalhes poderá orientá-la melhor.
vanessa viana disse:
01/04/2009 às 20:34
Meu filho tem 3 anos e na escolinha ele não quer brincar com nenhum coleguinha da sala. Eu não sei mais o que fazer…
Marilena Teixeira Netto disse:
01/04/2009 às 23:12
Marilena responde:
É necessário que a professora faça uma adaptação dele com os outros coleguinhas.
Muitos se sentem inseguros e medrosos numa aproximação com outras crianças e talvez esse seja o caso de seu filho.
Pergunte à professora se ela tenta aproximá-lo da mesa ou da rodinha onde ficam os outros, pois esse trabalho de adaptação dentro da sala de aula, deve ser feito pela professora e não esperar que a criança por conta própria, tome a iniciativa, principalmente em se tratando de uma criança mais tímida.
vanessa viana disse:
03/08/2009 às 17:35
obs.: Estamos publicando diretamente aqui porque a resposta enviada por e-mail retornou (erro no endereço).
obrigada pela sugestão. a professora diz que ele corre e brinca bastante, mas não aceita que ninguém se aproxime dele(crianças)ele morde ou empurra. já com as professoras ele gosta de interagir, abraçar e beijar. ele foi muito mimado e age como um bebe ainda; não fala nenhuma palavra e quando eu pergunto o que ele quer (no caso quando ele quer a chupeta que gosta muito) ele chora, chora ,mas não fala. ele não tem nenhum problema de audição e entende o que eu digo, ´pois falo: “então vc não me fala o que quer eu não posso dar.” e deixo a chupeta no baixo e ele não a pega, olha e chora. ele brinca muito raramente com o irmão mais velho, mesmo assim ele sempre quer morder; parece que ele vive uma frustração constante… não sei mais o que fazer…
Marilena Teixeira Netto disse:
04/08/2009 às 14:58
Marilena responde:
Parece mesmo que ele foi muito acostumado a estar na sua presença e que o “mimo” pode ter atrapalhado um pouco.
Crianças assim demoram a interagir com outras crianças, principalmente, se o processo de adaptação na escola não foi feito aos poucos; como se deve.
Caso ele queira alguma coisa, deixe que ele mesmo procure e busque, sem que você se adiante nessa tarefa. Mesmo que chore um pouco, deixe e espere ele tomar a iniciativa. Isso não vai acontecer logo nas primeiras vezes, mas é preciso continuar tentando.
O mesmo na sala de aula; a professora deve ir tentando colocá-lo em contato com outras crianças e instigando a curiosidade para que ele se aproxime dos outros.
Se ele não fala ainda nada é porque de fato não sente que há necessidade, pois você “adivinha” sempre o que ele quer. A criança se “move ” por necessidade e ele precisa sentir isso na hora de pedir água, por ex, chupeta, etc…. Caso não se mova, ou não diga para você o que ele quer, ficará sem essas coisas. Sei que é difícil vê-lo chorar, mas ele terá de passar por isso para alcançar o novo degrau de desenvolvimento.
Marilena Teixeira Netto disse:
02/04/2012 às 22:42
01/04/2012 Comentário recebido:
Meu filho tem 2 anos e 1 mês, é um menino super carinhoso e amoroso com todos. Porém, até o momento, só fala mamã e papa, coloquei na escolinha para que ele se sociabiliza-se, pois além de não falar praticamente nada não demonstra interesse em interagir com as outras crianças. As poucas vezes que ele se aproxima, as crianças acabam o excluindo do grupo, acho que é por que ele não fala. Já têm aproximadamente 1 ano que quando ele se depara com uma frustração ele bate com a cabeça no chão. Ele vive com a testa com galos.
Quando o coloquei na escolinha tinha a intenção que as coisas melhorassem, mais vira e mexe ele chega em casa mordido e com beliscões gratuitos. Tenho medo que isso tudo de alguma maneira possa afetar.
Sinto-me frustrada como Mãe, não estou sabendo como ajudar meu filho.
Por favor, me ajudem, pois estou sofrendo muito com tudo isso.
Marilena responde:
Seu filho não deveria estar na escola com essa idade.
O ideal é que a criança comece na escola somente por volta dos 3 anos ou mesmo até 3 anos e meio e, assim mesmo, por meio período e fazendo todo o processo de adaptação (link: Adaptação na Escolinha ). Isso porque aos 2 anos, NÃO existe socialização, por isso são tão comuns as mordidas, brigas, tapas e puxões de cabelo, nessa faixa etária.
A socialização começa A PARTIR dos 2 anos e irá se estabelecer POR VOLTA dos 3 anos variando mesmo assim entre crianças.
Por isso comportamentos agressivos são perfeitamente normais e acontecem com frequência.
O mais importante, nesta idade, é que a criança fique na companhia da mãe para que tenha um desenvolvimento emocional saudável e equilibrado. É a fase do fortalecimento do vínculo emocional com a mãe, importantíssimo para a vida futura.
A escola não está ajudando, nesse momento, e quanto à linguagem saiba que ela ainda irá evoluir bastante. A escola, nesse momento, não ajudará e só irá prejudicar o lado emocional de seu filho.
Como você mesma relata, as outras crianças por, também, não estarem ainda socializadas, só mordem, dão tapas, puxam o cabelo,etc…., pois esse é o comportamento de uma criança de 2 anos.
Retire seu filho da escola e retorne com ele somente por volta dos 3 anos.
Recomendo a leitura dos livros da Coleção Imago (<=link), separada por idade. É muito útil e ajudará você.
fernanda disse:
27/08/2012 às 21:37
Obs.: Publicamos diretamente aqui, pois a resposta enviada por e-mail retornou por erro de endereço.
Tenho uma filha de 4 anos. Ela é tímida começou na escola e não gosta dela nem dos amigos e nem da tia. Chora todo dia para ir. Fala que todos são chatos. Não brinca com outras crianças e só fica sozinha. Converso com ela, mas não adianta. Cada dia está mais agressiva. Já conversei com a tia, mas nada adiantou. Me ajuda. Não sei mais o que fazer para ajudá-la.
Marilena Teixeira Netto disse:
03/09/2012 às 11:57
Marilena responde: 
Se ela começou na escola agora, seria necessário que ela fizesse o processo de adaptação por completo.
Leia o artigo (link) Adaptação na Escolinha e verifique se ele foi feito corretamente.
Monise Michele sousa melo disse:
15/09/2012 às 13:41
Obs.: Publicamos aqui, pois a resposta enviada por e-mail retornou por erro no endereço.
meu filho é muito nervoso e muito bravo ele não gosta de dividir nada com os outros ele bate em todas as crianças da escolinha dele e também eu vou na igreja e la é a mesma coisa ele não obedece ninguém
oque eu faço?
Marilena Teixeira Netto disse:
21/09/2012 às 10:30
Marilena responde:
Se seu filho está na idade de 2 anos, saiba que isso é super normal porque, nessa idade, não existe socialização.
O ideal é que a criança comece na escola somente por volta dos 3 anos ou mesmo até 3 anos e meio e, assim mesmo, por meio período e fazendo todo o processo de adaptação (link: Adaptação na Escolinha). Isso porque aos 2 anos, NÃO existe socialização, porisso são tão comuns as mordidas, brigas, tapas e puxões de cabelo, nessa faixa etária.
A socialização começa A PARTIR dos 2 anos e irá se estabelecer POR VOLTA dos 3 anos variando mesmo assim entre crianças. Por isso comportamentos agressivos são perfeitamente normais e acontecem com frequência.
O mais importante, nesta idade, é que a criança fique na companhia da mãe para que tenha um desenvolvimento emocional saudável e equilibrado. É a fase do fortalecimento do vínculo emocional com a mãe, importantíssimo para a vida futura.
Portanto, seu filho tem um comportamento perfeitamente normal.
Recomendo a leitura dos livros da Coleção Imago (<=link), separada por idade. É muito útil e ajudará você.
sheyla disse:
21/11/2014 às 16:54
Estava com duvidas referente a idade ideal para coloca la na escola gostei muito obrigada como serviu.
Leila disse:
21/07/2015 às 18:40
Obs.: Publicamos aqui, pois a resposta enviada por e-mail retornou por erro de endereço.
Meu filho tem 4 anos e bastante tímido, na escola a tia falou q náo gosta de expressar suas idéias no grupo , náo se sente seguro em ambientes novos náo gosta ou náo quer participar das atividades extra na escola, como natação, judô. Chora quando chama sua atenção, náo relatando verbalmente o que aconteceu. Estou preocupada, devo levar ele a uma psicóloga?
Marilena Teixeira Netto disse:
26/07/2015 às 14:05
Marilena responde:
Isso tudo faz parte do processo de evolução da criança.
Cada uma tem seu tempo e você não deve apressar seu filho para isso.
No entanto, cabe à professora incentivar e estimular seu filho, nesse momentos, pois somente ela está presente na sala de aula. Converse com ela sobre isso e não há necessidade alguma de você procurar alguma psicóloga para ele.
Veja apenas se ele tem algumas crianças com quem possa conviver fora do ambiente da escola, como parquinhos, etc.
Recomendo a leitura dos livros da Coleção Imago (<=link), separada por idade. É muito útil e ajudará você. Não existe, absolutamente, nenhum vínculo ou acordo financeiro ou comercial na indicação da leitura recomendada. Ela é feita unicamente por tratar-se de uma literatura séria e necessária ao melhor entendimento de pais e filhos.
2 a 4 Anos: Identificação Sexual
Publicado em 12/03/2009 por Marilena Teixeira Netto
Recebemos inúmeros comentários sobre a fase de 2 a 4 anos de crianças e procuramos organizá-los para facilitar a consulta para quem possa se interessar. Esses são aqueles relacionados à Identificação Sexual.
A criança começa seu processo de aprendizado através primeiramente pela observação e depois pela imitação dessa observação. Por isso mesmo, tarefas como: escovar os dentes, pentear o cabelo, calçar uma meia, jogar lixo na lixeira, etc….. são feitas através dessa observação.
A identificação sexual, também, começa por essa observação a dos 6, 7 anos. Ela começa a se espelhar na pessoa do mesmo sexo onde se identifica ao longo dessa observação. As meninas observam a mãe e passam a copiar todo o jeito de andar, uso de acessórios, etc… e os meninos observam ou deveriam observar mais os pais.
No entanto, os meninos se encontram imersos num universo predominantemente feminino; desde o nascimento com a mãe, que obviamente é fundamental para ele, mas são incluídas aí ao longo dos primeiros anos, as avós, tias, babás, empregadas e depois professoras.
Há ainda o quadro do “pai ausente” que surge não somente pelo divórcio, mas, também, pelo trabalho pesado que afasta esse pai do convívio familiar, cuja ausência fundamental deixa esse menino cada vez mais mergulhado no mundo feminino.
O único espelho possível passa a ser essa mãe que jamais poderá substituir a figura masculina.
Muitos pais imaginam que a tarefa de passar horas com o filho indo ao cinema, por exemplo, seria o ideal.
Engano.
Poucas coisas são necessárias para que isso aconteça.
O pai pode levá-lo junto para comprar jornal, colocar gasolina no carro, trocar uma lâmpada, fazer a barba (coisa que ele fará em alguns anos), pedir ajuda desse filho na hora de consertar algo em casa (segurar algo para ele), etc…. Pequenas tarefas são igualmente observadas, pois esse pai caminha diferente, fala e gesticula de forma diversa, escolhe e comenta diferente dessa mãe que está sempre à frente dele.
Nessa identificação o menino vai percebendo que  seu mundo é mais semelhante àquele do pai e não se sente tão desconfortável assim no seu papel masculino.
É triste perceber que mães levam esses meninos para que eles mergulhem nesse mundo feminino e nem sequer percebem que a observação é uma ferramenta importante nesse processo de identificação.
Na ausência da figura paterna, é igualmente importante haver um substituto , como a presença de um avô, tio, irmão mais velho ou até pai de algum coleguinha da escola onde esse menino possa passar algumas horas com essa família e perceber e aprender um pouco mais do universo masculino.
Para mais informações sobre esta fase etária, veja os links a seguir:
“Mente de 2 a 4 anos”
Criando Um Ambiente de Aprendizado…
Comportamento, Disciplina, Agressividade
Manias e Tiques
Desenvolvimento (Fala/Vocabulário, Desenvolvimento Motor)
Adaptação na Escolinha
Timidez e Autoestima fragilizada
Identificação sexual
Sexualidade nesta fase?
Amamentação nesta fase
Difícil colocar para dormir
Ciúmes de um dos pais
Tão tranquilas que preocupam…
Chorando muito…
Medos…
Alimentando-se pouco…
Largando as fraldas...
Preferência por um dos pais
Largando a chupeta
2 a 4 Anos: Difícil colocar para dormir?
Publicado em 12/03/2009 por Marilena Teixeira Netto
Recebemos inúmeros comentários sobre a (link) fase de 2 a 4 anos de crianças e procuramos organizá-los para facilitar a consulta para quem possa se interessar. Esses são aqueles relacionados a dificuldade para colocar para dormir.
Algumas dicas…
A criança dorme à tarde? Por quanto tempo?
– Se ela dorme muito durante o dia, à noite talvez não esteja tão cansada assim.
Ela  tira algum cochilo à noite,  mesmo que sejam 10 minutos?
– Se isto acontece, já é motivo também para perder um pouco o sono mais à noite.
Ela tem atividades ao longo do dia em que possa gastar suas energias?
– Tem espaço para correr ou fica todo o tempo vendo TV?
Ela tem algum ritual para dormir?
– Chupeta ou paninho que goste de segurar, luz amena no quarto, etc…
– Crianças precisam de algum ritual antes de dormir para que comecem a se acostumar à esse processo.
Os pais trabalham fora e só chegam à noite?
Ficam pouco tempo com ela?
– Crianças, mesmo nessa fase tão cedo, fazem um drama para dormir, porque querem ficar com os pais e este, muitas vezes, é o único momento para isso.
Há muitas brincadeiras agitadas antes de dormir?
– Isso, também, dificulta/afasta o sono.
Nessa idade, ela deve dormir por volta das 20 horas e seu sono poderá ser de umas 12 horas.
À tarde, ela poderá dormir umas 2 horas.
O importante para regular o sono dela, é acordá-la depois de umas 2 horas para que ela vá cedo para a cama à noite.
Algumas dicas…
A criança dorme à tarde? Por quanto tempo?
– Se ela dorme muito durante o dia, à noite talvez não esteja tão cansada assim.
Ela  tira algum cochilo à noite,  mesmo que sejam 10 minutos?
– Se isto acontece, já é motivo também para perder um pouco o sono mais à noite.
Ela tem atividades ao longo do dia em que possa gastar suas energias?
– Tem espaço para correr ou fica todo o tempo vendo TV?
Ela tem algum ritual para dormir? Veja algumas sugestões logo abaixo (*)
– Chupeta ou paninho que goste de segurar, luz amena no quarto, etc…
– Crianças precisam de algum ritual antes de dormir para que comecem a se acostumar à esse processo.
Os pais trabalham fora e só chegam à noite? Ficam pouco tempo com ela?
– Crianças, mesmo nessa fase tão cedo, fazem um drama para dormir, porque querem ficar com os pais e este, muitas vezes, é o único momento para isso.
Há muitas brincadeiras agitadas antes de dormir?
– Isso, também, dificulta/afastao sono.
(*) Escolha um bichinho, ou uma fraldinha, ou algo que a criança goste para que ela use sempre quando for dormir. Isso ajudará a fazer-lhe companhia.
Podendo, coloque algum móbile  (se possivel com alguma música) para ela sempre olhar e observar o movimento antes de dormir.
Uma luzinha de algum abajour acesso para que ilumine um pouco o quarto, também, ajuda muito.
Conte uma estória e diga que ela irá dormir pois está na hora. Deixe a porta encostada para que ela não se sinta tão separada do resto da casa. Saia do quarto e se ela chamar de novo, volte, cubra-a e diga que está na hora de dormir. Se ela chamar, de novo, volte, cubra-a e não olhe para ela e nem diga nada. Nas vezes seguintes, faça o mesmo e repita isso quantas vezes for necessário. Mesmo que ela diga algo como: quero água, conte estória, etc…. não diga nada, pois trata-se apenas de um “gancho” para conseguir extender essa hora. Algumas mães fazem isso mais de dez vezes, mas apenas no primeiro dia. Mesmo que ela chore ou saia da cama, leve-a de volta e repita todo o processo, mas sempre sem olhar ou falar com ela. Todo esse processo depende muito mais de sua persistência.
Leia, também, o post (link): Criando Um Ambiente de Aprendizado
2 a 4 Anos: Largando as Fraldas…
Publicado em 12/03/2009 por Marilena Teixeira Netto
Recebemos inúmeros comentários sobre (link) a fase de 2 a 4 anos de crianças e procuramos organizá-los para facilitar a consulta para quem possa se interessar. Selecionamos aqui alguns relacionados ao processo de deixar as fraldas.
Está com dificuldade neste tema?
Recomece no aprendizado, ensinando novamente como a criança deverá usar o peniquinho. Se possível, compre com ela um novo peniquinho ou vaso em miniatura (há alguns que que possuem até música) e comece explicando como ela deverá usá-lo para fazer cocô.
Escolha, também, por exemplo, uma boneca ou bicho de pelúcia  e diga que agora, ela irá ensinar à boneca/bichinho como se faz cocô no vasinho. “Converse” com a boneca/bichinho e diga que irá aprender com seu filho(a). Coloque a boneca/bichinho no chão, do lado do peniquinho.
Caso ela faça na roupa da primeira vez, diga que da próxima vez é só ela avisar você.
Geralmente a criança avisa ANTES de fazê-lo, depois avisa DURANTE e somente depois avisa ANTES de fazê-lo.
Quando ela for fazer, fique com ela sentada no chão esperando, sem pressa. Muitas vezes, acontece da mãe não ter muita paciência e nem sequer espera pela criança que percebe essa impaciência e se recusa, portanto, a ficar sentada por mais tempo.
Leia, também, o post: Criando Um Ambiente de Aprendizado…
Para mais informações sobre esta fase etária, dos 2 aos 4 anos, veja os links a seguir:
“Mente de 2 a 4 anos”
Criando Um Ambiente de Aprendizado…
Comportamento, Disciplina, Agressividade
Manias e Tiques
Desenvolvimento (Fala/Vocabulário, Desenvolvimento Motor)
Adaptação na Escolinha
Timidez e Autoestima fragilizada
Identificação sexual
Sexualidade nesta fase?
Amamentação nesta fase
Difícil colocar para dormir
Ciúmes de um dos pais
Tão tranquilas que preocupam…
Chorando muito…
Medos…
Alimentando-se pouco…
Largando as fraldas...
Preferência por um dos pais
Largando a chupeta
XXX
28/02/2011 Comentário recebido:
Minha filha tem 4 anos e, toda vez que ela sente vontade de fazer cocô, ela segura. Com isso fica só saindo “escape” durante todo o dia. Ela entra em desespero se eu tirar a fralda dela. Não sei mais o que fazer. Já tentei de tudo e ela só faz se colocar supositório. Ajudem-me, por favor.
Marilena responde:
Verifique, primeiro, o tipo de alimentação dela; se possui muita fibra e alimentos que possam ajudar nesse processo, evitando doces e farináceos. Com isso, ela terá mais dificuldade em “segurar”.
E recomece no aprendizado, tal como descrito acima.
XXX
Comentário recebido em 30/01/09
Tenho um problemão com meu filho de 4 anos. Ele só quer fazer cocô na fralda. Já tentamos de tudo. Incentivá-lo a ir ao banheiro, brincadeiras, compramos troninho e nada. Ele diz que quer fazer ajoelhado e quando se sente pressionado chora e entra em desespero. O que fazer? Um terapeuta resolveria esse problema? Como?
Marilena responde:
Para algumas crianças é muito mais fácil e prático fazer na fralda, principalmente, quando ela é logo trocada pelos pais.
Deixe que ele sinta o desconforto de ficar com a fralda suja por um bom tempo e desconsidere as reclamações dele de desconforto.
Teste isso e vamos ver a reação dele.
XXX
Sobre estes anúncios
Share this:
Email
Facebook4
Google
Twitter
Imprimir
Relacionado
Um ambiente de aprendizadoEm "Infância"
2 a 4 Anos: Adaptação na EscolinhaEm "Infância"
2 a 4 Anos: Difícil colocar para dormir?Em "Infância"
Esse post foi publicado em Infância. Bookmark o link permanente.
Navegação de Posts
← 2 a 4 Anos: Alimentando-se pouco…
2 a 4 Anos: Comportamento →
9 opiniões sobre “2 a 4 Anos: Largando as Fraldas…”
danilzavieiradossantos disse:
23/03/2009 às 21:02
Minha filha já tem 2 anos. Como começo a incentivar para largar a fralda?
Marilena Teixeira Netto disse:
23/03/2009 às 22:39
Marilena responde:
Primeiro, compre um suporte para o vaso para que ela possa se sentar nele mais comodamente. Mostre à ela para que serve o vaso e diga que toda vez que ela quiser fazer xixi ou cocô, para se sentar ali. Repita isso várias vezes e todas as vezes que você for trocar a fralda dela. Depois de trocar a fralda, por exemplo, ande com ela até o vaso e repita a explicação. Não espere que isso funcione logo na primeira semana ousegunda.Esse processo demora e varia de criança para criança.
Algumas têm medo de se sentarem no vaso, achando que serão “levadas” na descarga. Se você perceber isso, compre um peniquinho e explique a função dele.
Geralmente, o processo acontece da seguinte forma… Você explica várias vezes, mesmo depois da criança já ter feito o xixi. Depois, o mais comum, é que ela avise depois de já ter feito xixi. Não importa… Pois, ela já está começando a avisar. Depois, ela avisa QUANDO está fazendo. E, finalmente, ela talvez ande até o vaso, mas ainda não deu tempo. Não importa, pois são todos passos importantes para que ela entenda o “mecanismo” do processo. Finalmente, ela irá avisa antes de fazê-lo.
Não se irrite se demorar; é assim mesmo e é necessária muita paciência e muitas roupas molhadas para que o processo termine.
Monica disse:
22/05/2009 às 19:45
Tenho uma linda menininha de 2 anos e um mês. Estou tentando tirar ela da fralda mais está dificil. Por favor me mandem ajuda. O que devo fazer para ajuda-lá sem apressar demais as coisas?
Marilena Teixeira Netto disse:
24/05/2009 às 21:52
Marilena responde:
A partir dos 2 anos, você pode começar o processo de aprendizagem com ela.
A demora depende de cada criança, mas nada é instantâneo e leva mesmo um bom tempo para ela aprender.
Não se preocupe com essa demora e tenha paciência; nada de pressa que só irá atrapalhar e deixar sua filha ansiosa por nada, tentando “agradar” você.
Crianças se sentem muito frustradas quando percebem que não conseguem agradar os pais e percebem claramente a decepção deles.
Esse aprendizado ocorrerá progressivamente e com sucesso, se você tiver paciência e não exigir tanta pressa e eficiência.
Sílvia Cabreira disse:
11/08/2010 às 19:40
Gostaria de saber como faço para o meu filho de 3 anos e 2 meses deixar de usar fraldas durante a noite?
Ele é uma criança que adora ingerir líquidos, o q ocasiona o vazamento do xixi pela fralda.
Marilena Teixeira Netto disse:
12/08/2010 às 22:33
Marilena responde:
É necessário que você observe a hora do último líquido que ele ingere.
Nada deve ser ingerido uma hora antes dele dormir, por exemplo.
No entanto, seu filho ainda é muito novo para que possa controlar perfeitamente a enurese noturna.
Ele ainda está na idade de usar a fralda à noite e não se apresse em fazê-lo deixar a fralda ou isso o deixará ansioso e será mais difícil ainda o processo.
Marilena Teixeira Netto disse:17/09/2010 às 19:04
17/09/2010 Comentário recebido:
Minha filha já está com 3 anos e 3 meses. De 1 mês para cá estava numa fase de muita manha, muita mesma, mas tem dias que passa, mas o que me deixa preocupada é que tem dias ela vai sozinha no banheiro, mas tem dias que faz xixi na calça. Teve um dia que ela fez xixi. 3 vezes na calça, explico para ela que é no banheiro. quando ela faz, ela fica muito quietinha, vou ver o que foi , ela responde,bem baixinho mae fiz xixi, neste dia que ela fez 3 vezes, depois de explicar tive de colocar de castigo por 3 minutos, por que eu disse se ela fizesse, ela ia ficar de castigo, e realmente ela fez, a noite ainda cloco fralda para dormir, e antes a fralda ficava seca, mas agora está fazendo mais xixi a noite. O que devo fazer?
Marilena responde:
Castigar sua filha pela falta de controle total de esfincteres não é nada recomendado e saudável. Afinal, o castigo é para ser usado quando a criança faz alguma coisa de muito errado e indevido. Não é o caso de sua filha, pois esse controle total ainda é impossível de acontecer totalmente nessa idade e até mais tarde ainda.
Quando a criança passa por algum momento de ansiedade ou se sente mais isolada, ou mesmo sem atenção, “perde “o controle.
Verifique se houve alguma mudança na sua casa com familiares, empregados ou mesmo na sua atitude até muitas vezes de impaciência com ela. Aliás, sua atitude e relacionamento com ela é fundamental para qualquer mudança, também, de comportamento dela.
A fralda da noite ainda deve ser usada com certa frequência e não se preocupe, pois ela aprenderá a controlar, também, à noite. Tenha paciência com ela.
A fase de manha e alterações de humor é típico dessa idade de 3 anos e vai variar muito nessa fase.
Do nada, eles mudam de humor alternando entre raiva e meiguice.
Paciência é tudo nessa fase.
Lembre-se: nada de castigo para as situações acima.
A leitura recomendada no blog da Coleção Imago (<=link) separada por idade é muito útil e ajudará você.
Marilena Teixeira Netto disse:
22/08/2012 às 13:33
17/08/2012 Comentário recebido:
Olá! Tenho um filho de 3 anos e 10 meses. Há pouco tempo ele começou a fazer xixi na calça. Não é todos os dias, mais tem dia que chega a fazer 4 vezes. Ele saiu da fralda com facilidade com dois anos e há uns dois meses apresentou essa reação. Estou em dúvida qto ao motivo. O pai foi trabalhar fora nesse período. Esse comportamento teria alguma relação com a ausência do pai?
Marilena responde:
Qualquer mudança pode interferir na criança. mesmo as menores.
Esse pode ser o motivo. Volte com toda a explicação, como se estivesse ensinado-o da primeira vez.
Mila disse:
10/02/2015 às 14:30
Olá, meu filho tem 1 ano e 8 meses e eu já estava pensando em tirar a fralda dele, agora estou vendo que demora um pouco mais, é muito bom poder contar com o conhecimento de pessoas como você Marilena, com certeza vou visitar muito seu blog para poder resolver minhas dúvidas, obrigada!
2 a 4 Anos: Preferência por um dos pais
Publicado em 17/06/2012 por Marilena Teixeira Netto
Recebemos inúmeras perguntas sobre a (veja link =>) fase de 2 a 4 anos de crianças e procuramos organizá-los para facilitar a consulta para quem possa se interessar. Essas são aquelas perguntas relacionadas à preferência da criança por um dos pais.
Geralmente, esta preferência é pela mãe. Neste caso, o pai se sente rejeitado, mas deve entender que é uma fase, que passa.
Nos anos 90, um programa de televisão explorou este fato, a “Família Dinossauro” (link : Clip no Youtube).
Para mais informações sobre esta fase etária, veja os links a seguir:
“Mente de 2 a 4 anos”
Criando Um Ambiente de Aprendizado…
Comportamento, Disciplina, Agressividade
Manias e Tiques
Desenvolvimento (Fala/Vocabulário, Desenvolvimento Motor)
Adaptação na Escolinha
Timidez e Autoestima fragilizada
Identificação sexual
Sexualidade nesta fase?
Amamentação nesta fase
Difícil colocar para dormir
Ciúmes de um dos pais
Tão tranquilas que preocupam…
Chorando muito…
Medos…
Alimentando-se pouco…
Largando as fraldas...
Preferência por um dos pais
Largando a chupeta
Sobre estes anúncios
Share this:
Email
Facebook8
Google
Twitter
Imprimir
Relacionado
2 a 4 Anos: TimidezEm "Infância"
2 a 4 Anos: Amamentação nesta fase...Em "Infância"
2 a 4 Anos: Chorando muito...Em "Infância"
Esse post foi publicado em Infância, Relacionamento. Bookmark o link permanente.
Navegação de Posts
← O Adolescente e o Álcool
Proteja seu Filho →
5 opiniões sobre “2 a 4 Anos: Preferência por um dos pais”
Marilena Teixeira Netto disse:
17/06/2012 às 18:48
11/06/2012 Comentário recebido:
Tenho um filho de 2 anos e 6 meses. Qual o nosso problema? Sou o pai e, na vontade de sempre facilitar a vida de minha esposa, sempre acordei de madrugada para trocar, dar mamadeira e sempre fiquei a disposição para brincar, contar estorias e mais…. não que minha esposa não o fizesse, mas acho que fazia + que outros pais!
Quando meu filho era menor (1 ano) minha esposa trabalhava quase todos os sabados e eu era quem ficava com meu filho.
Esqueci de mencionar algo muito importante, meu filho desde os 4 meses que fica em berçário, esta foi uma sintese de nossa vida!
Agora vem o problema! Meu filho só quer ficar comigo! Quer que eu dê banho, que eu brinque, que eu faça e dê mamá! Às vezes, qd minha esposa fala que vai fazer o mamá ele começa a chorar e gritar: “o papai, o papai que vai fazer”….
Minha esposa se esforça muito para tentar uma aproximação, mas ele resiste muito, ou seja nem preciso explicar como minha esposa se sente(rejeitada).
O que fazer??? Tenho que sair de cena? Ficar observando a distância? …. O que fazer, por favor, nos ajude.
Marilena responde:
A criança se apega sempre ao adulto que lhe dá mais atenção e carinho. Geralmente, essa figura é da mãe e, no seu caso, a cena ficou invertida. No entanto, não se preocupe, pois essa fase irá passar.
Não existe outra maneira de reverter e nem force seu filho para a mãe, nesse momento, pois poderá ser pior. Continue tentando revezar com ela em alguns momentos, principalmente, nas brincadeiras.
Deixe que com o tempo e com as tentativas de aproximação dela, seu filho vá se acostumando, pois essa é a palavra: acostumar-se com a presença dela. Isso, infelizmente, pode levar tempo.
Como é um menino, ele irá se aproximar muito mais de você mais adiante e isso será muito bom (link: Identificação sexual).
Marilena Teixeira Netto disse:
17/06/2012 às 18:51
14/06/2012 Comentário recebido
Já há algum tempo, gostaria de perguntar a um especialista sobre um problema que venho tenho em casa com meu filho. Vi inclusive uma pergunta semelhante no seu site, mas o meu caso é exatamente o oposto e tem me preocupado por causa da minha esposa.
Meu filho está com 2 anos e 10 meses. O que acontece é que ele é muito apegado a mim e, normalmente, despreza minha esposa. Isso a deixa muito magoada, e até um pouco depressiva.
Quando estamos juntos, ele quer ficar o tempo todo comigo. Se estamos todos em casa e eu preciso sair, ele chora e quer vir comigo. Mas se minha esposa precisa sair, ele fala até tchau. Se peço um abraço dele, ele corre pra me abraçar. Já se minha esposa pede, ele diz não e ainda com tom de raiva.
Em alguma raras ocasiões ele reage um pouco diferente, fica com minha esposa, abraça ela, enfim, tem um comportamento normal. Mas na grande maioria das vezes que estou junto com ela, ele simplesmente a ignora.
Não gosta nem que ela se aproxime pra fazer um carinho, ou beijá-lo, etc…
Eu tento conversar com ele, explicar que ele precisa gostar da mamae, que a mamãe ama ele, etc, etc…
Mas nada parece dar efeito. Estou ficando preocupado, pois minha esposa anda muito chateada com isso, com a autoestima baixa.
Tem algo que eu possa fazer para amenizar essa situação?
Marilena responde:
A preferência por um dos pais é comum nessa idade e normalmente se dá o contrário; da criança ficar mais grudada com a mãe (pelo menos, nessa idade).No entanto, trata-se de uma fase pois o apego a um dos pais é uma das caracteristicas dessa idade.
Assim como muito pai se sente frustrado nessas situações, algumas mães se sentem em segundo plano, também.
Não significa, no entanto, que ele não goste da mãe, pois trata-se apenas de uma preferência.
Não se preocupe, pois é uma fase e a mãe é quem deve adaptar-se a ela, estando sempre “aberta” para quando o filho quiser ficar com ela.
Recomendo a leitura dos livros da Coleção Imago (link), separada por idade. É muito útil e ajudará você.
Marilena Teixeira Netto disse:
17/06/2012 às 19:53
05/05/2012 Comentário recebido:
Tenho 29 anos e meu marido também, temos uma filha de 3 anos. Ela não dá trabalho com pirraças ou escândalos e não é agressiva.
É de lua, qdo acorda nao qr saber do pai, não vai no colo dele e nem brinca, mas comigo fica cheia de carinhos. Qdo passa essa fase, ela brinca muito com meu marido , beija, abraça, e comigo sempre a mesma coisa…
Acho que ela entende que ele é para brincar e eu sou para cuidar, pois eles brincam muito, já comigo brinca pouco…
Se ela estiver cansada não vai no colo dele e fica irritada se ele pegar nela, ai para provocar ele fica tentando fazer carinho e ela gritando e resmungando, ela fica muito nervosa e as vezes ate chora, mas eu posso fazer carinhos, se ela vê que a mão não é minha ela não deixa.
E foi isso que aconteceu essa semana, só que dessa vez foi pior. Eu acabei ficando muito irritada com os dois, meu marido estava irritando tanto que eu achei ruim com ele, e falei pra ele parar, q tava igual criança e que ela não qria. Então ele apelou, e ja tem dois dias q não brinca com ela e nem qr mais bjos dela… Ele disse para ela q se ela nao qr bjos dele e nem dar os bjinhos nele, então não precisa… mas ficou frio, e com cara fechada…
Não sei o que fazer, tenho medo disso ter consequencias, ela tem um gênio dificl, é durona e “não dá o braço a torcer”, puxou ao pai…
o que eu faço, e o que conversar com o meu marido para q ele entenda que isso a prejudica?
Marilena responde:
Explique para seu marido que, nessa idade, a criança quer SOMENTE a mãe. Geralmente, o pai se ressente e se sente em segundo plano e rejeitado, mas isso É uma caracteristica da criança dessa idade.
A falta de conhecimento sobre essa idade faz com que muito pai se sinta rejeitado ou menos amado pela filha. A criança, no entanto, é apegada à mãe pois esse vínculo precisa ser fortalecido e “esgotado” para que depois, mais tarde, a criança possa distanciar-se da mãe e aproximar-se do pai e de outras crianças e adultos.
Tranquilize seu marido, pois ele não o único a passar por essa fase. Seu marido deve estar próximo para quando ela quiser se aproximar, mas ele não deverá insistir ou perseguir sua filha nesse momentos em que ela não quiser a companhia dele. Mais tarde, ele terá o momento dele.
Michelle disse:
28/06/2012 às 14:56
Oi. Meu marido sempre me ajudou muito com nossa filha – que hj está com dois anos e cinco meses. Ela sempre foi carinhosa com os dois, mas há algum tempo eu percebi que estava mais chegada ao pai do que a mim. Se acordasse chorando à noite chamava pelo pai e não por mim. Fiquei muito assustada! Passei a observar o comportamento dele com ela: ele é muito mais brincalhão do que eu. Eu basicamente cuidava e tb era sempre eu quem dizia os “nãos”. Adotei um comportamento mais amigo, brincalhão e muito mais carinhoso. Minha filha está muito mais próxima de mim!
Marilena Teixeira Netto disse:
01/07/2012 às 23:37
28/06/2012 Comentário recebido:
Obs.: Publicamos diretamente aqui, pois a resposta enviada por e-mail retornou por erro de endereço.
Tenho 26 anos,estou noiva e vou me casar no final do ano,meu noivo tem uma filha de 8 anos,ate aí tudo bem, quando o conheci ele disse que tinha uma filha e nunca vi problema quanto a isso. A menina mora longe e so vem ver o pai 2 vezes por ano,o problema é que quando ela ta na casa dele ele permite que ela durma com ele normalmente e eu nao acho isso certo,e nao sei como falar com ele sem que ele pense que isso é ciume meu. Queria um auxilio quanto a isso porque ta me angustiando..obrigada.
Marilena responde:
Crianças não devem dormir junto com os pais.
A partir dos 2 ou 3 meses, se a criança não apresenta nenhum problema, ela já poderá dormir no próprio quarto. Emocionalmente, isso (permanecer no quarto dos pais) é totalmente inadequado para a criança. A informação para o pai é importante para que ele saiba como conduzir a situação. Converse com ele sobre isso.
Largando a Chupeta…
Publicado em 04/05/2013 por Marilena Teixeira Netto
Segue um roteiro que poderá seguir neste processo quando chegar a hora de seu filho (a) largar a chupeta, por volta dos três anos.
Combine com seu filho que ele irá trocar a chupeta por algum brinquedo, por exemplo.
Ele poderá ir escolher com você um brinquedo. Uma boneco ou bichinho de pelúcia que poderá dormir com ele na cama.
Com o tempo a criança, inclusive, se afasta do brinquedo e acaba dormindo sem ele.
Ou deixe algum paninho com ele ou fraldinha para que possa “substituir” a chupeta.
Muitas crianças, inclusive, preferem uma fraldinha e se apegam mais a ela do que a um brinquedo.
Explique que ele já não precisa mais da chupeta para dormir e peça a ele para escolher um local pra deixar a chupeta. Pode ser a lata de lixo do edifício que fica em baixo do prédio ou outro lugar qualquer. Pode ser num terreno baldio, etc….
Fazendo isso, naturalmente, ele irá chorar na primeira noite, pedir a chupeta de volta, mas lembre a ele o combinado e o que foi feito.
É provável que ele demore a dormir, mas a segunda noite será bem melhor.
Tudo irá depender de sua firmeza, nesse momento.
O importante é, depois de tirá-la, não retornar em hipótese alguma.
Uma vez a chupeta sendo jogada fora, nada de guardar alguma para emergência.
O trato feito com a criança deve ser cumprido e toda criança supera essa fase, normalmente.
Como recebemos inúmeras perguntas sobre esta fase de 2 a 4 anos das crianças procuramos organizá-las para facilitar a consulta para quem possa se interessar. Além de algumas estarem, logo abaixo, em ordem cronológica, as perguntas recebidas e as respostas dadas estão, também, compiladas nos seguintes grupos/links:
Criando Um Ambiente de Aprendizado…
Comportamento, Disciplina, Agressividade
Manias e Tiques
Desenvolvimento (Fala/Vocabulário, Desenvolvimento Motor)
Adaptação na Escolinha
Timidez e Auto-estima fragilizada
Identificação sexual
Sexualidade nesta fase?
Amamentação nesta fase
Difícil colocar para dormir
Ciúmes de um dos pais
Tão tranquilas que preocupam…
Chorando muito…
Medos…
Alimentando-se pouco…
Largando as fraldas...
Preferência por um dos pais
Largando a chupeta
Sobre estes anúncios
Share this:
Email
Facebook4
Google
Twitter
Imprimir
Relacionado
2 a 4 Anos: ComportamentoEm "Infância"
2 a 4 Anos: DesenvolvimentoEm "Infância"
Um ambiente de aprendizadoEm "Infância"
Esse post foi publicado em Infância. Bookmark o link permanente.
Navegação de Posts
← Hipnose
Autismo (Carly Fleischmann) →
5 opiniões sobre “Largando a Chupeta…”
Rosangela disse:
08/05/2013 às 09:34
Marilena, fiz tudo errado tirei com 4 anos e meio, e foi uma luta…Agora aprendi!!
E como sempre nao posso deixar de elogiar suas matérias!!
Adriana disse:
16/06/2013 às 23:51
Obs.: Publicamos aqui porque a resposta enviada por e-mail retornou por erro de endereço
Ola Marilena, meu filho tem quase 5 anos e ainda chupa o dedo (quase nunca usou chupeta). Ele chupa o dedo quando esta com sono e/ou com fome. Na frente do pai (que pega no pé dele) ele nao chupa o dedo, é quase como se o problema nao existisse, embora as vezes fique nervoso nessa situação. Na escola, na natação, ele nao chupa o dedo de jeito nenhum. Ja conversamos, explicamos, etc e nao adianta. Ele fala que nunca vai conseguir parar. Meu marido quer enfaixar o dedo dele o que inclusive a pediatra sugeriu tambem. Eu como mae fico com dó. Teria outra sugestao de resolver o problema?

Outros materiais