Buscar

QUESTIONÁRIOS E GABARITOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Na economia são considerados escassos os recursos produtivos. Considerando esse fato, eles são classificados da seguinte maneira: recursos naturais, recursos humanos (trabalho), recursos de capital (bens de capital), tecnologia e capacidade empresarial. Destes, os bens de capital representam:
A) ( ) Tanto bens como recurso monetário necessários para executar processsos operativos e financeiros das empresas e do governo.
B) ( ) Um conjunto de investimentos para que as empresas possam produzir bens e serviços à sociedade.
C) (X) Um conjunto de bens utilizados no processo de produção de bens e serviços, como exemplos, temos os equipamentos e estoques das empresas.
D) ( ) Capitais monetários para que as empresas possam realizar seus investimentos e processos produtivos de bens e serviços.
:::::
2. A ciência econômica procura relacionar a produção de produtos e serviços em vistas de satisfazer as necessidades das famílias. Desta inter-relação nasce o conceito da produção finita de recursos em função de satisfazer o consumo dessas necessidades consideradas praticamente ilimitadas da sociedade.
Agora, levando em consideração a economia como a Ciência da Escassez, assinale a alternativa CORRETA:
A) ( ) Procura analisar os motivos do excesso de consumo em função dos recursos limitados a serem consumidos.
B) ( ) Procura nivelar as necessidades humanas destinadas ao consumo.
C) ( ) Procura analisar os motivos da escassez da renda nos países pobres.
D) (X) Considera o fato de que os recursos produtivos utilizados para a produção de bens e serviços são relativamente escassos.
:::::
3. A atividade econômica é analisada desde duas grandes perspectivas, a microeconomia e a macroeconomia. Destas duas, a microeconomia foca seu estudo:
A) ( ) No nível de desemprego e como melhorar as condições econômicas para a geração de emprego.
B) ( ) Nos grandes agregados tanto da produção como do consumo de uma sociedade.
C) ( ) No problema de inflação nas atividades econômicas, especialmente o impacto desta nos processos produtivos.
D) (X) O comportamento econômico tanto dos consumidores como das empresas, bem como a interligação destes na determinação dos preços.
:::::
4. A curva de possibilidades de produção, ou fronteira de possibilidades de produção, demonstra todas as possibilidades de produção de uma economia. Isto quer dizer que:
A) ( ) Se uma economia quiser produzir mais bens de capital, terá que aumentar a quantidade de recursos produtivos, assim, essa economia poderá manter a sua produção de bens de consumo, tais como roupa e comida.
B) ( ) Se uma economia quiser produzir mais bens de consumo, terá que aumentar também a alocação de recursos produtivos e a produção de bens de consumo para dar conta desse aumento de bens de consumo.
C) (X) Se uma economia quiser produzir mais bens de consumo, terá que reduzir sua produção de bens de capital em função dos recursos limitados alocados aos centros produtivos.
D) ( ) Se uma economia quiser produzir mais bens de consumo, terá que aumentar a quantidade de recursos produtivos, assim, essa economia poderá manter a sua produção de bens de capital.
:::::
5. O custo de oportunidade é um termo importante não só na economia, mas para muitas situações na gestão pública e privada, especialmente, muito usado nas decisões financeiras. Determine a sentença correta sobre esse importante termo econômico:
A) ( ) O custo de oportunidade leva em conta o fato de que toda decisão econômica tem um custo e benefício a ser apurado, que considera o uso dos recursos produtivos.
B) ( ) O custo de oportunidade significa uma melhor gestão econômica dos agentes que fazem parte dos recursos produtivos, considerando a oportunidade de produzir para uma sociedade.
C) ( ) O custo de oportunidade é um termo geral que considera o fato de que para toda decisão econômica há um custo tanto produtivo como social à sociedade, eis sua aplicação na gestão pública e privada.
D) (X) O custo oportunidade considera, na sua análise, o fato da escassez, devendo se escolher uma alternativa em detrimento (perda) de outra(s), assim faz-se uma escolha do uso alternativo dos recursos.
::::: DEMAIS :::::
1. No Fluxo Circular da economia mostra-se como os agentes se inter-relacionam por meio do mercado. Quais mercados estão representados nesta análise?
A) ( ) Mercado de bens e serviços e mercado exterior líquido (exportações menos importações). 
B) ( ) Mercado de mercadorias e mercado de serviços financeiros.
C) (X) Mercado de mercadorias e serviços e mercado dos fatores da produção.
D) ( ) Mercado de fatores de produção e mercado de serviços financeiros/logísticos.
:::::
2. Na ciência econômica apresentam-se três grandes questionamentos, os quais abordam o grande quesito entre necessidades ilimitadas dos consumidores e recursos produtivos escassos. Nesse contexto, quais são esses três grandes questionamentos?
Assinale a alternativa CORRETA:
A) ( ) Onde consumir, o que distribuir e para quem vender.
B) ( ) O que procurar, como consumir e para que produzir.
C) ( ) Determinar os agentes econômicos, procurar recursos escassos e procurar consumidores.
D) (X) O que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir.
:::::
3. Na ciência microeconômica existem conceitos básicos que devem ser considerados para se ter uma boa análise do comportamento dos principais agentes. Nesse contexto, determine a sentença correta que explica quais são esses agentes:
A) ( ) Os agentes econômicos são o setor produtivo, comercial, financeiro e o governo.
B) ( ) Os agentes econômicos são o setor financeiro, setor produtivo, o governo e o setor exterior.
C) (X) Os agentes econômicos são as famílias, as empresas e o governo. O resto do mundo é considerado como um quarto agente.
D) ( ) Os agentes econômicos são as famílias, as empresas e o governo. O mercado é considerado o quarto agente.
:::::
4. Na atividade econômica há três agentes fundamentais responsáveis pelas decisões econômicas, sendo eles: as empresas, as famílias e o Estado. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) Nas empresas, suas decisões são tomadas em função da análise comportamental, desejos e necessidades das famílias.
(V) As famílias exercem seu papel de consumidores, ao adquirir um bem ou serviço ofertado pelas empresas.
(V) O mercado é todo local, físico ou não, onde existe um processo de compra e venda entre os agentes.
(F) O mercado em função de sua importância é considerado como o quarto agente econômico, pois por meio deste é que acontece a troca entre os três principais agentes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) ( ) F – F – F – V.
B) ( ) V – F – V – V.
C) ( ) F – V – F – F.
D) (X) V – V – V – F.
:::::
5. O Fluxo Circular de Renda aplica-se para inter-relacionar a renda gerada e os agentes econômicos. Dessa inter-relação, as famílias e as empresas fazem troca contínua de recursos produtivos por bens e serviços produzidos pelas empresas e consumidos pelas famílias, por meio da dinâmica do mercado, utilizando o dinheiro como ferramenta de comércio. Analisando as sentenças a seguir, considera-se:
I. As empresas como únicas proprietárias dos recursos produtivos.
II. As famílias fornecem remunerações e força laboral pelo uso dos recursos produtivos.
III. As empresas analisam o “que produzir”, observando o comportamento de consumo das famílias.
IV. A troca entre os produtos das empresas e a procura das famílias ocorre no mercado, fechando assim os ciclos de compra e venda de bens e serviços, assim como o ciclo dos recursos produtivos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) ( ) Somente a sentença III está correta.
B) ( ) Somente a sentença IV está correta.
C) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
D) (X) As sentenças III e IV estão corretas.
::::: DEMAIS :::::
1. No processo produtivo
de uma empresa apresenta-se uma estrutura de custos determinada, que possui tanto os custos fixos como variáveis. E à medida que a produção vai se aproximando a seu potencial máximo, apresenta-se a economia de escala.
Sobre isto, a seguir, assinale a sentença CORRETA:
A) ( ) Os custos variáveis vão diminuindo em termos relativos, assim, o custo médio por unidade produzida serão maiores.
B) ( ) À medida que aumenta a produção, os custos totais aumentam, mas os custos médios por unidade produzida ficam iguais em qualquer nível de produção.
C) ( ) Tanto os custos fixos como os custos variáveis totais vão diminuindo, pois à medida que aumenta a produção, vai se aproveitando a capacidade instalada. 
D) (X) À medida que vai se apresentando a economia de escala, os custos fixos vão se diluindo em um volume maior de produção.
:::::
2. A lei da demanda diz que a quantidade procurada de um produto varia em função do preço praticado no mercado. Em relação à lei da demanda, determine as sentenças corretas:
I. Quanto maiores forem os preços, maior será o volume de quantidade do produto/serviço procurado.
II. Quanto maiores forem os preços, menor será o volume de quantidade do produto/serviço procurado.
III. Quanto menores forem os preços, maior será o volume de quantidade do produto/serviço procurado.
IV. Quanto menores forem os preços, menor será também o volume de quantidade do produto/serviço procurado.
Agora, assinale a sequência CORRETA:
A) (X) As sentenças II e III estão corretas.
B) ( ) As sentenças III e IV estão corretas.
C) ( ) As sentenças II e IV estão corretas.
D) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
:::::
3. O mercado apresenta uma série de situações em função do tipo de mercadoria ou serviço a ser comercializado. Assim, existem as várias estruturas de mercado. Sobre estas estruturas, a seguir, determine as sentenças verdadeiras (V) e as falsas (F):
(F) A concorrência perfeita apresenta um volume grande de ofertantes, assim como um volume grande de compradores, neste caso, há diferenciação entre os produtos ofertados.
(F) O monopólio apresenta um grande volume de empresas ofertando e produzindo, mas há um só comprador procurando o produto.
(V) No oligopólio apresentam-se poucas empresas que produzem e ofertam o produto, mas há grande volume de compradores.
(V) A concorrência monopolista apresenta um volume grande de ofertantes, assim como um volume grande de compradores, neste caso, há diferenciação e substituição entre os produtos ofertados.
Agora, assinale a sequência CORRETA:
A) ( ) F – F – V – F.
B) ( ) V – V – F – F.
C) ( ) V – F – V – V.
D) (X) F – F – V – V.
:::::
4. A partir dos interesses da procura e da oferta, estabelece-se um preço ideal de compra, logo, a partir desse preço verifica-se a quantidade de equilíbrio entre a demanda e a oferta. Agora, referente ao comportamento da demanda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(F) Apresenta uma tendência de elevação das quantidades demandadas à medida que os preços se elevam.
(V) Apresenta uma tendência de queda das quantidades demandadas à medida que os preços se elevam.
(F) Representa o comportamento das quantidades ofertadas que os empresários colocam à venda.
(F) Representa o comportamento do governo ao cobrar impostos em função das quantidades demandadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) (X) F – V – F – F.
B) ( ) F – F – V –V.
C) ( ) V – F – V – F.
D) ( ) V – V – F – F.
:::::
5. A lei da oferta diz que a quantidade procurada de um produto varia em função do preço praticado no mercado. Em relação à lei da oferta, determine as sentenças verdadeiras com V e as falsas com F:
(V) Quanto maiores forem os preços, maior será o volume de quantidade do produto/serviço ofertado.
(F) Quanto maiores forem os preços, menor será o volume de quantidade do produto/serviço ofertado.
(F) Quanto menores forem os preços, maior será o volume de quantidade do produto/serviço ofertado.
(V) Quanto menores forem os preços, menor será também o volume de quantidade do produto/serviço ofertado.
Agora, assinale a sequência CORRETA:
A) ( ) F – V – V – F.
B) ( ) V – V – F – F.
C) (X) V – F – F – V.
D) ( ) F – F – F – V.
::::: DEMAIS :::::
1. Quando se analisa o Fluxo Circular da Renda, percebe-se que os agentes econômicos interagem no mercado, gerando assim um giro constante da renda. Porém, vazamentos dessa renda acontecem, podendo gerar, inclusive, uma queda na atividade econômica. Para que isso não ocorra, existem as injeções. Considerando o vazamento poupança e sua respectiva injeção, a seguir, determine a sentença CORRETA:
A) ( ) O fluxo monetário do vazamento poupança das famílias é absorvido parcialmente pelas importações que serão compensadas pelas exportações.
B) ( ) Por meio dos gastos de governo é que o vazamento da poupança pode ser compensado.
C) (X) O fluxo monetário do vazamento poupança das famílias é absorvido pelo sistema financeiro e injetado novamente por meio de empréstimos, tanto para o consumo como para novos investimentos produtivos.
D) ( ) O fluxo monetário do vazamento poupança das famílias é absorvido pelo governo que determinará como será injetado à economia novamente por meio de impostos e empréstimos especiais.
:::::
2. A Contabilidade Nacional é um mecanismo pelo qual se mede o nível de atividade econômica. Entre as várias contas nacionais temos o Produto Nacional Bruto (PNB) e o Produto Interno Bruto (PIB). A seguir escolha as alternativas corretas sobre estas duas grandes contas nacionais:
I. O PNB leva em consideração o valor agregado de todos os bens e serviços finais produzidos por uma economia, independentemente do território econômico em que estes recursos foram gerados.
II. No cálculo do PNB se leva em conta o que foi produzido pelas empresas que só estão instaladas no país.
III. O PIB considera apenas o valor agregado de todos os bens e serviços produzidos dentro do território de um país, independentemente da nacionalidade dos donos das empresas.
IV. No cálculo do PIB brasileiro, se leva em consideração a produção realizada dentro das fronteiras nacionais, tanto das empresas brasileiras, como das multinacionais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) ( ) As sentenças I e IV estão corretas.
B) (X) As sentenças I, III e IV estão corretas.
C) ( ) As sentenças II e III estão corretas.
D) ( ) As sentenças II e IV estão corretas.
:::::
3. O Fluxo Circular da Renda serve para resumir a maneira de como acontece a inter-relação entre os agentes econômicos. Agora, considerando o fator injeções para superar os vazamentos do fluxo circular da renda, assinale a sentença CORRETA:
A) ( ) Para todo vazamento há uma recuperação por meio de injeção de recursos recorrentes de recuperações judiciais e melhora de processos de gestão.
B) ( ) As injeções podem acontecer por meio de recursos recorrentes da cobrança de impostos de importações, assim, se reduz o impacto do aumento contínuo das importações.
C) (X) As injeções são recursos injetados na economia para superar os vazamentos gerados, tais como empréstimos do setor financeiro e gastos do governo.
D) ( ) Quando houver vazamentos, há a possibilidade de utilizar recursos que podem ser reinjetados por meio de recuperação de fundos desviados da corrupção.
:::::
4. O Fluxo Circular da Renda serve para resumir a maneira de como acontece a inter-relação entre os agentes econômicos. Agora, considerando o fator vazamentos do fluxo circular da renda, assinale a sentença CORRETA:
A) (X) Os vazamentos vêm a ser parte da renda das famílias, que não é gasta no consumo de bens e serviços.
B) ( ) Os vazamentos representam recursos que foram desviados em função dos processos de corrupção recorrentes das atividades econômicas.
C) ( ) Os vazamentos são parte da riqueza gerada em uma economia que é gasta nos processos
informais da atividade econômica.
D) ( ) Os vazamentos são injeções de dinheiro desviado da corrução que são consumidos fora do fluxo circular da renda.
:::::
5. Suponha que um país apresenta os seguintes dados referentes aos seus gastos públicos:
Receita da cobrança de impostos = 1.200 bilhões.
Despesas operacionais governamentais = 1.050 bilhões.
Despesas com juros gerados da dívida pública = 350 bilhões.
Ao analisar esses valores, é possível afirmar que:
A) (X) Existe superávit primário de 150 bilhões e um déficit nominal de 200 bilhões.
B) ( ) Déficit primário de 150 bilhões e um superávit nominal de 200 bilhões.
C) ( ) Déficit primário de 150 bilhões e superávit nominal mínimo.
D) ( ) Superávit primário de 150 bilhões assim como quase zero de déficit nominal.
::::: DEMAIS :::::
1. Existe uma divisão clara entre política econômica de curto e longo prazo. Qual é essa divisão? Podemos observar fatores como o tempo de execução e os objetivos dessas políticas. Diante disso, a seguir, assinale as sentenças em verdadeiras (V) ou falsas (F):
(V) As políticas econômicas de curto prazo possuem objetivos com um horizonte de ação de até um ano, elas fazem parte das metas econômicas conjunturais.
(F) As políticas econômicas de curto prazo possuem objetivos específicos a serem atingidos em um horizonte de tempo médio, elas fazem parte das metas econômicas estruturais.
(V) As políticas econômicas de longo prazo possuem objetivos com um horizonte de tempo maior de um ano, e fazem parte das metas econômicas estruturais.
(V) As políticas econômicas de longo prazo possuem um plano de ação maior de um ano, com o objetivo de mudar a estrutura socioeconômica de um país.
Agora, escolha a alternativa CORRETA:
A) (X) V – F – V – V.
B) ( ) F – F – V – V.
C) ( ) V – F – F – V.
D) ( ) V – V – F – F.
:::::
2. Entre as ferramentas da Política Monetária de curto prazo, o governo tem várias opções para reduzir a inflação. Nesse contexto, qual poderá ser o resultado da aplicação dessas ferramentas? Assinale a alternativa CORRETA:
A) ( ) Estimular a exportação para aumentar a entrada de divisas no país.
B) ( ) Gerar mais empregos para garantir o crescimento econômico.
C) (X) Diminuir a renda para restringir o consumo e as vendas.
D) ( ) Ampliar a renda para estimular o consumo e as vendas.
:::::
3. Hoje, nos países, existe o conceito de moeda fiduciária. A seguir, assinale a sentença que conceitua a moeda fiduciária:
A) (X) Fidúcia é sinônimo de confiança, logo, moeda fiduciária é dinheiro com sustento na confiança e perspectivas produtivas de uma economia.
B) ( ) Nenhuma das alternativas. 
C) ( ) Fidúcia é uma característica do dinheiro atual dos países, que deve ter um respaldo na base das reservas de seu setor financeiro.
D) ( ) Fidúcia é sinônimo de reservas monetárias internacionais, logo, moeda fiduciária é dinheiro com sustento na base financeira de um país.
:::::
4. No momento em que o governo apresentar um alto nível de gasto público, logo depois haverá pressão na inflação. Nesse sentido, para frear essa pressão na inflação, qual poderia ser uma medida efetiva da política fiscal e quais seriam os impactos disso? A seguir, assinale as sentenças em verdadeiras (V) ou falsas (F):
(V) Uma medida da política fiscal será a diminuição desse gasto público para níveis mais aceitáveis.
(F) Como medida da política fiscal o governo pode diminuir impostos e assim gerar uma melhor gestão do gasto público.
(V) Com a redução do gasto público a demanda agregada se reduzirá, reduzindo também as pressões inflacionárias.
(F) Como medida da política fiscal o governo pode diminuir impostos e reduzir seu gasto público em valores equivalentes, isso reduz as pressões inflacionárias.
Agora, escolha a alternativa CORRETA:
A) (X) V – F – V – F.
B) ( ) V – F – F – V.
C) ( ) V – V – F – F.
D) ( ) F – F – V – V.
:::::
5. A moeda possui várias funções, uma delas é a sua condição de Denominador Comum de Valores. A seguir, determine a sentença CORRETA sobre a moeda como Denominador Comum de Valores:
A) ( ) Nenhuma das alternativas. 
B) (X) Isto quer dizer que por meio da moeda permite-se comparar o valor relativo dos bens e serviços.
C) ( ) Isto quer dizer que todo bem e serviço é comercializado sobre um denominador de valor de seu mercado específico.
D) ( ) Esta análise permite comparar bens e serviços dentro do comportamento de mercado desse bem e serviço.
::::: DEMAIS :::::
1. As necessidades e desejos das pessoas são atendidas por meio da oferta de uma grande variedade de opções de bens e serviços. Agora, para a produção destes bens e serviços é necessário um conjunto de recursos produtivos, conhecidos como os fatores da produção, eles são classificados em grandes categorias, que são:
A) ( ) Recurso de capital, recurso monetário, recursos naturais, recurso humano, e recurso da tecnologia.
B) ( ) Recurso da terra, capacidade empresarial, bens de capital, capacidade monetária, recurso humano.
C) ( ) Recurso de salários, recurso de capital, recurso de tecnologia, força empresarial.
D) (X) Recursos naturais, recursos humanos (trabalho), recursos de capital (bens de capital), tecnologia e capacidade empresarial.
:::::
2. O Fluxo Circular de Renda aplica-se para inter-relacionar a renda gerada e os agentes econômicos. Dessa inter-relação, as famílias e as empresas fazem troca contínua de recursos produtivos por bens e serviços produzidos pelas empresas e consumidos pelas famílias, por meio da dinâmica do mercado, utilizando o dinheiro como ferramenta de comércio. Analisando as sentenças a seguir, considera-se:
I. As empresas como únicas proprietárias dos recursos produtivos.
II. As famílias fornecem remunerações e força laboral pelo uso dos recursos produtivos.
III. As empresas analisam o “que produzir”, observando o comportamento de consumo das famílias.
IV. A troca entre os produtos das empresas e a procura das famílias ocorre no mercado, fechando assim os ciclos de compra e venda de bens e serviços, assim como o ciclo dos recursos produtivos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) (X) As sentenças III e IV estão corretas.
B) ( ) Somente a sentença III está correta.
C) ( ) Somente a sentença IV está correta.
D) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
:::::
3. No Fluxo Circular da economia mostra-se como os agentes se inter-relacionam por meio do mercado. Quais mercados estão representados nesta análise?
A) ( ) Mercado de bens e serviços e mercado exterior líquido (exportações menos importações). 
B) ( ) Mercado de fatores de produção e mercado de serviços financeiros/logísticos.
C) (X) Mercado de mercadorias e serviços e mercado dos fatores da produção.
D) ( ) Mercado de mercadorias e mercado de serviços financeiros.
:::::
4. Suponha que um país apresenta os seguintes dados referentes aos seus gastos públicos:
Receita da cobrança de impostos = 1.200 bilhões.
Despesas operacionais governamentais = 1.050 bilhões.
Despesas com juros gerados da dívida pública = 350 bilhões.
Ao analisar esses valores, é possível afirmar que:
A) ( ) Superávit primário de 150 bilhões assim como quase zero de déficit nominal.
B) ( ) Déficit primário de 150 bilhões e superávit nominal mínimo.
C) ( ) Déficit primário de 150 bilhões e um superávit nominal de 200 bilhões.
D) (X) Existe superávit primário de 150 bilhões e um déficit nominal de 200 bilhões.
:::::
5. Analisando o fluxo circular da renda, o contínuo fluxo das mercadorias e serviços entre as empresas e as famílias demonstra a ligação entre a produção, geração de renda e o consumo. Assim, há uma inter-relação entre os agentes econômicos, isto é, entre as famílias, as empresas e o governo.
Com base nisso, assinale a sentença CORRETA:
A) (X) As inter-relações entre famílias e empresas acontecem no mercado, configurando-se o processo de compra e venda.
B) ( ) Nesta análise, observa-se como as famílias pagam pelas remunerações das empresas, recorrentes da geração dos fatores de produção.
C) ( ) Nesta análise, as empresas são as proprietárias dos recursos produtivos.
D) ( ) Observa-se como as empresas pautam seus investimentos em função das políticas governamentais.
:::::
6. A ciência econômica procura relacionar a produção de produtos e serviços em vistas de satisfazer as necessidades das famílias. Desta inter-relação nasce o conceito da produção finita de recursos em função de satisfazer o consumo dessas necessidades consideradas praticamente ilimitadas da sociedade.
Agora, levando em consideração a economia como a Ciência da Escassez, assinale a alternativa CORRETA:
A) ( ) Procura nivelar as necessidades humanas destinadas ao consumo.
B) ( ) Procura analisar os motivos do excesso de consumo em função dos recursos limitados a serem consumidos.
C) (X) Considera o fato de que os recursos produtivos utilizados para a produção de bens e serviços são relativamente escassos.
D) ( ) Procura analisar os motivos da escassez da renda nos países pobres.
:::::
7. Quando os governos estão desejando incentivar o crescimento econômico, um dos meios para atingir isso é incentivando a geração de maior emprego. Mas como contrapartida, qual será um dos impactos colaterais desta medida?
A seguir escolha a alternativa CORRETA:
A) ( ) Haverá maior demanda agregada, mas menor giro monetário recorrente do aumento do investimento para dar conta do aumento do consumo.
B) ( ) Um efeito colateral será maior pressão na inflação e aumento nos estoques das empresas.
C) ( ) Maior emprego gera maior demanda agregada e menor oferta agregada.
D) (X) Um efeito colateral será maior pressão na inflação, recorrente do aumento da demanda agregada.
:::::
8. A partir dos interesses da procura e da oferta, estabelece-se um preço ideal de compra, logo, a partir desse preço verifica-se a quantidade de equilíbrio entre a demanda e a oferta. Agora, referente ao comportamento da demanda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(F) Apresenta uma tendência de elevação das quantidades demandadas à medida que os preços se elevam.
(V) Apresenta uma tendência de queda das quantidades demandadas à medida que os preços se elevam.
(F) Representa o comportamento das quantidades ofertadas que os empresários colocam à venda.
(F) Representa o comportamento do governo ao cobrar impostos em função das quantidades demandadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) ( ) V – V – F – F.
B) ( ) F – F – V –V.
C) (X) F – V – F – F.
D) ( ) V – F – V – F.
:::::
9. No momento de aplicar políticas monetárias, como se pode aumentar ou inibir a Demanda Agregada (DA) por meio da Teoria Quantitativa da Moeda? A seguir, assinale a alternativa CORRETA:
A) ( ) Por meio da emissão de moeda e aumentando a porcentagem dos depósitos compulsórios o governo pode incentivar a demanda agregada.
B) ( ) Nenhuma das alternativas anteriores. 
C) (X) Por meio da Teoria Quantitativa da Moeda (M x V = PIB = DA) o governo pode estimular ou inibir a Demanda Agregada (DA).
D) ( ) Por meio da emissão de moeda e aumentando o giro da massa monetária o governo pode financiar seu gasto público.
:::::
10. No processo produtivo de uma empresa apresenta-se uma estrutura de custos determinada, que possui tanto os custos fixos como variáveis. E à medida que a produção vai se aproximando a seu potencial máximo, apresenta-se a economia de escala.
Sobre isto, a seguir, assinale a sentença CORRETA:
A) (X) À medida que vai se apresentando a economia de escala, os custos fixos vão se diluindo em um volume maior de produção.
B) ( ) Os custos variáveis vão diminuindo em termos relativos, assim, o custo médio por unidade produzida serão maiores.
C) ( ) Tanto os custos fixos como os custos variáveis totais vão diminuindo, pois à medida que aumenta a produção, vai se aproveitando a capacidade instalada. 
D) ( ) À medida que aumenta a produção, os custos totais aumentam, mas os custos médios por unidade produzida ficam iguais em qualquer nível de produção.
::::: DEMAIS :::::
2. Podemos dizer que os bens e serviços que a sociedade precisa são relativamente escassos, se refletindo o nível de escassez nos preços praticados no mercado. Quanto a essa escassez, podemos afirmar que:
(a) A escassez pode ser eliminada nos países ricos.
(b) A escassez existe nas economias pobres.
(c) A escassez existe nas economias ricas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) ( ) Somente a afirmação "C" está correta.
B) ( ) Somente a afirmação "A" está correta.
C) ( ) Todas as afirmações estão corretas.
D) (X) Somente a afirmação "B" está correta.
:::::
4. A fronteira de possibilidades de produção (FPP) busca ilustrar a escassez relativa dos fatores de produção, determinando o potencial máximo de produção de uma economia. Em um caso hipotético, vamos supor que uma fazenda possui o potencial produtivo conforme tabela. Considerando as possibilidades de produção a seguir, determine as sentenças corretas:
(I) A fazenda, para passar da possibilidade C a B, precisa reduzir a produção de milho e aumentar a produção da soja.
(II) A fazenda, para passar da possibilidade B a C, precisa reduzir a produção de milho e aumentar a produção da soja.
(III) A fazenda, para passar da possibilidade B a C, precisa aumentar em mais 1.000 quilos a produção de soja em detrimento (perda) da produção de milho em menos 3.000 quilos.
(IV) A fazenda, para passar da possibilidade C a B, precisa aumentar em mais 3.000 quilos a produção de milho em detrimento (perda) da produção de soja em menos 1.000 quilos.
Agora, assinale a sentença CORRETA:
A) ( ) As sentenças I e IV estão corretas.
B) ( ) As sentenças III e IV estão corretas.
C) ( ) As sentenças I, III e IV estão corretas.
D) (X) As sentenças II, III e IV estão corretas.
::::: DEMAIS :::::
1. Na ciência microeconômica existem conceitos básicos que devem ser considerados para se ter uma boa análise do comportamento dos principais agentes. Nesse contexto, determine a sentença correta que explica como é a dinâmica do fluxo real e econômico:
A) ( ) O fluxo real e econômico considera a inter-relação dos agentes econômicos, isto é, o setor produtivo, comercial, financeiro e o governo.
B) (X) O fluxo real e econômico considera a inter-relação dos agentes econômicos, isto é, as famílias, as empresas e o governo.
C) ( ) O fluxo real e econômico considera a inter-relação dos agentes econômicos, isto é, as famílias, as empresas e o mercado como terceiro agente.
D) ( ) O fluxo real e econômico considera a inter-relação dos agentes econômicos, isto é, o setor financeiro, o setor produtivo e o governo.
:::::
2. Alguns dos termos econômicos fundamentais são os agentes econômicos, o mercado e fluxo econômico. Quais são esses principais agentes e qual é a dinâmica do fluxo real e monetário da economia? A seguir escolha as sentenças corretas:
I. Os agentes econômicos são o setor financeiro, o setor produtivo e o governo que interagem no mercado.
II. Os agentes econômicos são as famílias, as empresas e o governo que interage no mercado.
III. A dinâmica do fluxo real e monetário acontece entre o setor produtivo (fluxo real) e o setor financeiro (fluxo monetário).
IV. A dinâmica do fluxo real e monetário acontece entre as famílias e as empresas que trocam os fatores da produção por bens e serviços.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
B) ( ) As sentenças II e III estão corretas.
C) (X) As sentenças II e IV estão corretas.
D) ( ) As sentenças I e IV estão corretas.
:::::
3. A ciência econômica procura relacionar a produção de produtos e serviços em vistas de satisfazer as necessidades das famílias. Desta inter-relação nasce o conceito da produção finita de
recursos em função de satisfazer o consumo dessas necessidades consideradas como infinitas da sociedade.
Agora, considerando a economia como a ciência da escassez, assinale a alternativa CORRETA:
A) ( ) A ciência econômica procura analisar os motivos da escassez da renda nos países pobres.
B) ( ) A ciência econômica procura nivelar as necessidades humanas destinadas ao consumo.
C) ( ) A ciência econômica procura nivelar a capacidade produtiva para dar conta dessas necessidades consideradas como infinitas.
D) (X) A ciência econômica considera o fato de que os recursos produtivos utilizados para a produção de bens e serviços são relativamente escassos.
:::::
4. Um dos conceitos básicos da teoria econômica é poder entender quais são os agentes e como eles se inter-relacionam. Nesse sentido, quais são esses agentes econômicos e quais são suas funções em uma economia?
A) ( ) Os agentes econômicos são as famílias, as empresas e o mercado. Tanto as famílias como as empresas atuam por meio do terceiro agente, o mercado.
B) ( ) Os agentes econômicos são as famílias, as empresas e o mercado. O mercado é responsável por trazer os recursos produtivos para serem processados pelas empresas.
C) ( ) Os agentes econômicos são as famílias, as empresas e o governo. O mercado, como agente auxiliar, é responsável por trazer a oferta de bens e serviços às necessidades e desejos das famílias.
D) (X) Os agentes econômicos são as famílias, as empresas e o governo. As famílias fazem seu papel como consumidores e as empresas fazem seu papel como donos dos meios de produção.
:::::
5. Na análise do potencial econômico de uma sociedade, existe o conceito da Curva de Possibilidade de Produção (CPP). A seguir determine a sentença CORRETA:
A) ( ) A CPP busca visualizar a escassez da quantidade de empresas necessárias para completar a capacidade produtiva de uma economia.
B) (X) A CPP busca visualizar a escassez dos fatores de produção, se observando o limite da capacidade produtiva de uma economia.
C) ( ) A CPP busca visualizar o potencial de crescimento dos fatores de produção, se observando as maneiras de ter maior capacidade produtiva de uma economia.
D) ( ) A CPP busca visualizar a escassez dos fatores de consumo, se observando o limite da capacidade da renda de uma economia.
::::: DEMAIS :::::
2. Francisco vende pastéis nas feiras livres de sua cidade. O mercado de pastéis está prestes a ter uma grande mudança em função de uma nova máquina inovadora que reduz em 60% o tempo de montar e fritar os pastéis. Esta mudança tecnológica poderá reduzir os custos de produção em 30%.
Observe o gráfico: o preço de equilíbrio mostrado considera a estrutura da oferta de pastéis antes da inovação. Agora, considere que o mercado de pastéis possui esta nova máquina, é CORRETO afirmar que:
A) ( ) O preço do pastel e a quantidade procurada irão permanecer os mesmos.
B) ( ) O preço do pastel irá aumentar e a quantidade procurada irá diminuir.
C) (X) O preço do pastel irá diminuir e a quantidade procurada irá aumentar.
D) ( ) O preço do pastel e a quantidade procurada irão aumentar.
:::::
5. Existem alguns conceitos básicos na análise microeconômica, entre eles têm-se a lei da oferta e a lei da demanda. A seguir determine as sentenças verdadeiras (V) e as falsas (V) que definem a diferença entre a lei da oferta e a lei da demanda, quando existir queda de preços no mercado.
(V) A lei da demanda diz que a quantidade demandada aumenta à medida que os preços praticados no mercado diminuem.
(F) A lei da demanda diz que a quantidade demandada diminui à medida que os preços praticados no mercado diminuem.
(F) A lei da oferta diz que a quantidade ofertada aumenta à medida que os preços praticados no mercado diminuem.
(V) A lei da oferta diz que a quantidade ofertada diminui à medida que os preços praticados no mercado diminuem.
Agora determine a alternativa CORRETA:
A) ( ) V – V – F – F.
B) ( ) F – V – V – F.
C) ( ) F – F – V – V.
D) (X) V – F – F – V.
::::: DEMAIS :::::
1. Dentro dos instrumentos de medição da atividade econômica utilizados pelos países, existe o Produto Interno Bruto (PIB) e o Produto Nacional Bruto (PNB). A seguir, assinale a sentença CORRETA sobre o PNB:
A) ( ) O PNB contabiliza a atividade nacional, incluindo o setor externo da economia.
B) (X) O PNB contabiliza toda atividade que impacta a geração da produção de um país, sem considerar o setor externo.
C) ( ) Se as exportações aumentarem o PNB não será reduzido, pois considera as exportações como uma saída do país da produção nacional.
D) ( ) Não é possível determinar se haverá crescimento econômico em função da análise do PNB.
:::::
2. Para manter um superávit primário saudável, é necessário que o governo controle seus gastos, para assim, controlar sua dívida pública. Mas se o governo não conseguir fazer superávit primário, haverá uma série de repercussões econômicas. Sobre isto, a seguir, classifique as sentenças verdadeiras (V) e as falsas (F):
(V) O aumento da dívida pública é um reflexo da geração de déficit público.
(V) O aumento da taxa de juros básica é um reflexo de uma dívida pública alta.
(F) O aumento do investimento público em infraestrutura ajuda a diminuir o déficit público.
(F) O aumento da dívida pública gerada pelo aumento do gasto público gera pressões inflacionárias.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) (X) V – V – F – F.
B) ( ) F – V – V – F.
C) ( ) V – F – V – F.
D) ( ) F – F – V – V.
::::: DEMAIS :::::
2. Em casos de necessidade, por parte do governo, em reduzir o índice de inflação, as ações corretas teriam como ponto de partida as políticas fiscais. Partindo deste referencial, analise as afirmativas a seguir:
I. Seria necessário reduzir impostos (política tributária) e aumentar gastos públicos.
II. Seria necessário elevar impostos (política tributária) e reduzir gastos públicos.
III. Seria necessário elevar impostos (política tributária) e aumentar a taxa de juros.
IV. Seria necessário reduzir a taxa de juros e aumentar a emissão de moeda.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) ( ) As sentenças I, III e IV estão corretas.
B) (X) Somente a sentença II está correta.
C) ( ) As sentenças II e IV estão corretas.
D) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
:::::
4. Na economia de um país há questionamentos fundamentais a serem feitos. Esses questionamentos são classificados em três grandes grupos, que são:
(I) O que e quanto produzir.
(II) Como produzir.
(III) Para quem produzir.
-----------------------------------------
(III) Para quem devem ser produzidos esses bens e serviços? A tendência na economia de mercado é de que as empresas produzam para quem tem renda.
(I ) Qual pode ser a preferência dos bens e serviços a se produzir, de primeira necessidade ou de luxo?
(II ) Para produzir é necessário do maior capital humano ou de bens de capital, e quais as técnicas produtivas a serem adotadas?
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) (X) III – I – II.
B) ( ) I – III – II.
C) ( ) II – III – I.
D) ( ) I – II – III.
:::::
7. Aplica-se o Fluxo Circular de Renda para inter-relacionar os agentes econômicos. Dessa inter-relação, as famílias e as empresas fazem a troca contínua de produtos e serviços no mercado, utilizando o dinheiro como ferramenta de comércio. Analisando as sentenças a seguir, considera-se:
I. As empresas analisam seus investimentos observando o comportamento de consumo das famílias.
II. No mercado fecha-se os ciclos de oferta e procura de mercadorias e serviços, assim como a oferta e procura de recursos produtivos.
III. As empresas, como proprietárias dos recursos produtivos, com sua própria capacidade conseguem gerar estes recursos.
IV. A troca entre os produtos/serviços ofertados pelas empresas e a procura das famílias ocorre no mercado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) ( ) Somente
a sentença I está correta.
B) (X) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) ( ) Somente a sentença IV está correta.
D) ( ) As sentenças III e IV estão corretas.
:::::
8. As atividades produtivas, comerciais e de consumo são analisadas por meio da ciência econômica que procura relacionar a produção de bens e serviços relativamente escassos para satisfazer as necessidades da sociedade.
Diante disso, a ciência econômica é também conhecida como a ciência de “escassez”, isso acontece porque a ciência econômica:
A) ( ) Considera escassos os grandes investimentos voltados à produção de bens e serviços.
B) ( ) Busca entender quais são os motivos da escassez da renda das pessoas.
C) (X) Leva em consideração o fato de que os recursos produtivos são relativamente escassos.
D) ( ) Considera que as necessidades humanas são consideradas limitadas e que se pode encontrar um equilíbrio na oferta limitada de bens.
:::::

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais