QUESTIONÁRIOS E GABARITOS

QUESTIONÁRIOS E GABARITOS


DisciplinaEconomia I34.556 materiais258.230 seguidores
Pré-visualização6 páginas
1. Na economia são considerados escassos os recursos produtivos. Considerando esse fato, eles são classificados da seguinte maneira: recursos naturais, recursos humanos (trabalho), recursos de capital (bens de capital), tecnologia e capacidade empresarial. Destes, os bens de capital representam:
A) ( ) Tanto bens como recurso monetário necessários para executar processsos operativos e financeiros das empresas e do governo.
B) ( ) Um conjunto de investimentos para que as empresas possam produzir bens e serviços à sociedade.
C) (X) Um conjunto de bens utilizados no processo de produção de bens e serviços, como exemplos, temos os equipamentos e estoques das empresas.
D) ( ) Capitais monetários para que as empresas possam realizar seus investimentos e processos produtivos de bens e serviços.
:::::
2. A ciência econômica procura relacionar a produção de produtos e serviços em vistas de satisfazer as necessidades das famílias. Desta inter-relação nasce o conceito da produção finita de recursos em função de satisfazer o consumo dessas necessidades consideradas praticamente ilimitadas da sociedade.
Agora, levando em consideração a economia como a Ciência da Escassez, assinale a alternativa CORRETA:
A) ( ) Procura analisar os motivos do excesso de consumo em função dos recursos limitados a serem consumidos.
B) ( ) Procura nivelar as necessidades humanas destinadas ao consumo.
C) ( ) Procura analisar os motivos da escassez da renda nos países pobres.
D) (X) Considera o fato de que os recursos produtivos utilizados para a produção de bens e serviços são relativamente escassos.
:::::
3. A atividade econômica é analisada desde duas grandes perspectivas, a microeconomia e a macroeconomia. Destas duas, a microeconomia foca seu estudo:
A) ( ) No nível de desemprego e como melhorar as condições econômicas para a geração de emprego.
B) ( ) Nos grandes agregados tanto da produção como do consumo de uma sociedade.
C) ( ) No problema de inflação nas atividades econômicas, especialmente o impacto desta nos processos produtivos.
D) (X) O comportamento econômico tanto dos consumidores como das empresas, bem como a interligação destes na determinação dos preços.
:::::
4. A curva de possibilidades de produção, ou fronteira de possibilidades de produção, demonstra todas as possibilidades de produção de uma economia. Isto quer dizer que:
A) ( ) Se uma economia quiser produzir mais bens de capital, terá que aumentar a quantidade de recursos produtivos, assim, essa economia poderá manter a sua produção de bens de consumo, tais como roupa e comida.
B) ( ) Se uma economia quiser produzir mais bens de consumo, terá que aumentar também a alocação de recursos produtivos e a produção de bens de consumo para dar conta desse aumento de bens de consumo.
C) (X) Se uma economia quiser produzir mais bens de consumo, terá que reduzir sua produção de bens de capital em função dos recursos limitados alocados aos centros produtivos.
D) ( ) Se uma economia quiser produzir mais bens de consumo, terá que aumentar a quantidade de recursos produtivos, assim, essa economia poderá manter a sua produção de bens de capital.
:::::
5. O custo de oportunidade é um termo importante não só na economia, mas para muitas situações na gestão pública e privada, especialmente, muito usado nas decisões financeiras. Determine a sentença correta sobre esse importante termo econômico:
A) ( ) O custo de oportunidade leva em conta o fato de que toda decisão econômica tem um custo e benefício a ser apurado, que considera o uso dos recursos produtivos.
B) ( ) O custo de oportunidade significa uma melhor gestão econômica dos agentes que fazem parte dos recursos produtivos, considerando a oportunidade de produzir para uma sociedade.
C) ( ) O custo de oportunidade é um termo geral que considera o fato de que para toda decisão econômica há um custo tanto produtivo como social à sociedade, eis sua aplicação na gestão pública e privada.
D) (X) O custo oportunidade considera, na sua análise, o fato da escassez, devendo se escolher uma alternativa em detrimento (perda) de outra(s), assim faz-se uma escolha do uso alternativo dos recursos.
::::: DEMAIS :::::
1. No Fluxo Circular da economia mostra-se como os agentes se inter-relacionam por meio do mercado. Quais mercados estão representados nesta análise?
A) ( ) Mercado de bens e serviços e mercado exterior líquido (exportações menos importações). 
B) ( ) Mercado de mercadorias e mercado de serviços financeiros.
C) (X) Mercado de mercadorias e serviços e mercado dos fatores da produção.
D) ( ) Mercado de fatores de produção e mercado de serviços financeiros/logísticos.
:::::
2. Na ciência econômica apresentam-se três grandes questionamentos, os quais abordam o grande quesito entre necessidades ilimitadas dos consumidores e recursos produtivos escassos. Nesse contexto, quais são esses três grandes questionamentos?
Assinale a alternativa CORRETA:
A) ( ) Onde consumir, o que distribuir e para quem vender.
B) ( ) O que procurar, como consumir e para que produzir.
C) ( ) Determinar os agentes econômicos, procurar recursos escassos e procurar consumidores.
D) (X) O que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir.
:::::
3. Na ciência microeconômica existem conceitos básicos que devem ser considerados para se ter uma boa análise do comportamento dos principais agentes. Nesse contexto, determine a sentença correta que explica quais são esses agentes:
A) ( ) Os agentes econômicos são o setor produtivo, comercial, financeiro e o governo.
B) ( ) Os agentes econômicos são o setor financeiro, setor produtivo, o governo e o setor exterior.
C) (X) Os agentes econômicos são as famílias, as empresas e o governo. O resto do mundo é considerado como um quarto agente.
D) ( ) Os agentes econômicos são as famílias, as empresas e o governo. O mercado é considerado o quarto agente.
:::::
4. Na atividade econômica há três agentes fundamentais responsáveis pelas decisões econômicas, sendo eles: as empresas, as famílias e o Estado. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) Nas empresas, suas decisões são tomadas em função da análise comportamental, desejos e necessidades das famílias.
(V) As famílias exercem seu papel de consumidores, ao adquirir um bem ou serviço ofertado pelas empresas.
(V) O mercado é todo local, físico ou não, onde existe um processo de compra e venda entre os agentes.
(F) O mercado em função de sua importância é considerado como o quarto agente econômico, pois por meio deste é que acontece a troca entre os três principais agentes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) ( ) F \u2013 F \u2013 F \u2013 V.
B) ( ) V \u2013 F \u2013 V \u2013 V.
C) ( ) F \u2013 V \u2013 F \u2013 F.
D) (X) V \u2013 V \u2013 V \u2013 F.
:::::
5. O Fluxo Circular de Renda aplica-se para inter-relacionar a renda gerada e os agentes econômicos. Dessa inter-relação, as famílias e as empresas fazem troca contínua de recursos produtivos por bens e serviços produzidos pelas empresas e consumidos pelas famílias, por meio da dinâmica do mercado, utilizando o dinheiro como ferramenta de comércio. Analisando as sentenças a seguir, considera-se:
I. As empresas como únicas proprietárias dos recursos produtivos.
II. As famílias fornecem remunerações e força laboral pelo uso dos recursos produtivos.
III. As empresas analisam o \u201cque produzir\u201d, observando o comportamento de consumo das famílias.
IV. A troca entre os produtos das empresas e a procura das famílias ocorre no mercado, fechando assim os ciclos de compra e venda de bens e serviços, assim como o ciclo dos recursos produtivos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) ( ) Somente a sentença III está correta.
B) ( ) Somente a sentença IV está correta.
C) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
D) (X) As sentenças III e IV estão corretas.
::::: DEMAIS :::::
1. No processo produtivo
stela
stela fez um comentário
Pq não abre
0 aprovações
Alexandre
Alexandre fez um comentário
Massa
1 aprovações
Carregar mais