Buscar

questão discursiva - Metodologia do Ensino de História e Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O papel do professor é fundamental, pois o bom andamento das atividades de ensino depende diretamente da ação docente, de como se faz a mediação conhecimento/criança. Compreende-se como importante característica do profissional de Educação Infantil a busca constante por aprender sobre o desenvolvimento da criança, sua forma de ver e sentir o mundo, criando oportunidades para ela manifestar suas ideias, sua linguagem, seus sentimentos, sua criatividade, suas reações, suas relações sociais e sua imaginação.
Na ação pedagógica, deve-se compreender o ato de brincar como estratégia permanente da prática educativa e oferecer aos alunos um ambiente com espaços e materiais organizados que propiciem desafios e diferentes manifestações infantis, potencializando assim sua expressão por meio de diferentes linguagens, movimentos, imaginação, criatividade, emoções, socialização, autonomia, conhecimento de mundo, pensamentos e sentimentos.
Ter uma boa interação, estabelecer um trabalho conjunto com outros profissionais de modo integrado e relacionar o ato de educar e ensinar de maneira responsável, reconhecendo a criança como um ser inteiro, são características que o professor deve cultivar de maneira ética, respeitando os demais profissionais, os alunos e as famílias.
Importante também ser criativo e paciente nas relações, ter disponibilidade para brincar com os alunos, exercitar o olhar e a escuta infantil e reconhecer que a educação, especialmente nesta fase, é um ato de amor, de construção, de exploração de potencialidades, de busca e de descoberta.
O papel do professor é fundamental para a organização do espaço e do tempo necessários para a aprendizagem da criança.
 
Parte superior do formulário
O ensino de História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental vem sofrendo muitas transformações. Hoje entendemos que o aluno precisa compreender que os saberes  , na intenção de fazer com que ele compreenda de forma mais ampla a realidade que o cerca. Os conteúdos a serem trabalhados devem propiciar experiências de aprendizagem significativas, portanto  , a fim de contribuir com o desenvolvimento do estudante. Assim, se faz necessário fazer uma distinção entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico  , que reelabora o conhecimento produzido no campo das pesquisas dos historiadores e especialistas do campo das Ciências Humanas, selecionando e se apropriando de partes dos resultados acadêmicos, articulando-os de acordo com seus objetivos. O ensino da História e da Geografia deve ser realizado, prioritariamente, por meio  . Isso pode ser realizado mediante diversas atividades didáticas, como por exemplo  , que é, em Geografia, a área do conhecimento responsável pela elaboração e estudo dos mapas, incluindo plantas, croquis e cartas gráficas. Esse tipo de atividade amplia as possibilidades do aluno comunicar e analisar informações de diversas áreas do saber, além de compreender a espacialidade dos fenômenos estudados, no presente e no passado. O uso de   adequados proporcionam novas experiências aos educandos e assim, eles conseguem desenvolver a compreensão e a reflexão. Eles são as formas usadas pelo professor e pelos alunos para organizar e conduzir o processo de ensino-aprendizagem. O educador deve estimular seus alunos a usarem canais diversos de informação e aprendizagem, além de escutar o próprio professor, contribuindo com o enriquecimento de seu conhecimento e melhor prepará-lo para aprender a aprender.
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 5.
A resposta correta é:
O ensino de História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental vem sofrendo muitas transformações. Hoje entendemos que o aluno precisa compreender que os saberes [são interligados e complexos], na intenção de fazer com que ele compreenda de forma mais ampla a realidade que o cerca. Os conteúdos a serem trabalhados devem propiciar experiências de aprendizagem significativas, portanto [devem ser apresentados de forma gradual], a fim de contribuir com o desenvolvimento do estudante. Assim, se faz necessário fazer uma distinção entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico [Escolar], que reelabora o conhecimento produzido no campo das pesquisas dos historiadores e especialistas do campo das Ciências Humanas, selecionando e se apropriando de partes dos resultados acadêmicos, articulando-os de acordo com seus objetivos. O ensino da História e da Geografia deve ser realizado, prioritariamente, por meio [de aulas dinâmicas e instigantes]. Isso pode ser realizado mediante diversas atividades didáticas, como por exemplo [a representação cartográfica], que é, em Geografia, a área do conhecimento responsável pela elaboração e estudo dos mapas, incluindo plantas, croquis e cartas gráficas. Esse tipo de atividade amplia as possibilidades do aluno comunicar e analisar informações de diversas áreas do saber, além de compreender a espacialidade dos fenômenos estudados, no presente e no passado. O uso de [recursos didáticos] adequados proporcionam novas experiências aos educandos e assim, eles conseguem desenvolver a compreensão e a reflexão. Eles são as formas usadas pelo professor e pelos alunos para organizar e conduzir o processo de ensino-aprendizagem. O educador deve estimular seus alunos a usarem canais diversos de informação e aprendizagem, além de escutar o próprio professor, contribuindo com o enriquecimento de seu conhecimento e melhor prepará-lo para aprender a aprender.
Parte inferior do formulário

Continue navegando