A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
111 pág.
ADM 1 SEMESTRE UNOPAR

Pré-visualização | Página 1 de 25

Fundamentos e Teoria Organizacional
	Visão geral
	
	Apresentação da disciplina:
	
	A disciplina de Fundamentos e Teoria Organizacional tem a finalidade de proporcionar aos alunos a oportunidade de compreender a influência e a importância dos administradores e os principais conceitos para gestão de uma organização. Por meio das teorias da administração será apresentada a evolução do mundo corporativo e as principais ferramentas utilizadas atualmente pelos gestores.
	
 
	Objetivos:
	
	Nesta unidade, você será levado a:  
Apresentar os conceitos e os componentes básicos da administração para entendimento dos processos administrativos.
Entender como a história influencia na história e evolução da gestão.
Conhecer como os ambientes internos e externos interferem na gestão das organizações. 
Compreender as principais funções do gestor nas etapas de planejamento, controle, organização e liderança.
Analisar as futuras tendências na gestão das pequenas e médias empresas.
	
	Conteúdo Programático:
	
	UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO E CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO
Conceitos de administração
O papel e as funções do administrador
Recursos da empresa
Os níveis organizacionais e habilidades administrativas
Organização e suas classificações
 
UNIDADE 2 – BASES HISTÓRICAS E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Bases históricas da administração
Abordagem clássica 
Abordagem humanística
Abordagem organizacional 
Tendências de gestão
	
	Metodologia:
	
	
	Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das teleaulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), ala atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e webaulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (Portfólios) além do material do impresso por disciplina.
	
	
 
	Avaliação Prevista:
	
	
	O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir à teleaula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de quatro avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, teleaula, webaula e material complementar.
	
	
	Habilidades e competências
	
	
	Ao final das unidades espera-se que você:
Compreenda a importância da organização na sociedade, bem como, o administrador como gestor de recursos.
Aplique os conhecimentos das teorias da administração na sua organização e analise as possibilidades de adaptações conforme o ramo de atuação.
Desenvolva a percepção de dimensão da empresa e os principais termos utilizados na administração.
	
WEB AULA 1
Unidade 1 - INTRODUÇÃO E CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO
 
1. ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRADOR
Vamos iniciar os estudos entendendo o que significa administração? E qual é o papel do gestor em uma organização?
Para Caravantes, Panno e Kloeckner (2005, p. 384): “Administração é o processo de consecução de objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.”
Um autor muito conhecido na área de gestão é Idalberto Chiavenato (2004, p. 5) que define administração como: “É um complexo processo de tomar decisões a respeito de recursos e de objetivos a serem alcançados. A finalidade desse processo é buscar o alcance de objetivos por meio da utilização de recursos”.
Segundo Maximiano (2004, p. 15) o conceito refere-se a: “Ação! Administrar significa em primeiro lugar, ação... processo de tomar decisões norteados ou baseados em quatro conceitos básicos: planejar, organizar, dirigir e controlar [...]”
Podemos pensar de forma sucinta e dizer que administrar é saber lidar com pessoas, com informações e tomar decisão. Parece simples fazendo a leitura dessa frase, porém colocar em prática é bem mais complexo. A tomada de decisão pode e muitas vezes geram consequências para os envolvidos com a organização, pois há muitas informações a serem consideradas e analisadas. Sabe-se que não conseguimos ter controle de todas as informações e que as pessoas são fundamentais e únicas para alcançar o objetivo da empresa. Portanto o conhecimento e experiência, bem como o constante estudo são fundamentais para o gestor.
Você deve questionar por que apresentar mais de um conceito de administração se são todos parecidos?
Os conceitos podem ser parecidos, mas não são iguais. Percebe-se assim que cada autor ou estudioso pode ter uma análise diferente o que faz com que nós sempre busquemos várias definições para chegar a uma opinião para expandir o conhecimento.
Observando os conceitos de administração percebemos então que o papel do administrador é fazer a gestão das pessoas e dos recursos para alcançar os objetivos da organização. Por isso é fundamental, conhecer a organização para fazer a gestão. Os tipos de gestão podem ser os mais diversos, como: autoritário, participativo, democrático etc. Enfim, o gestor toma a decisão.
Chiavenato (2005, p. 5) apresenta bem o papel do administrador através do conceito apresentado abaixo:
O administrador dá direção e rumo às organizações, proporciona liderança às pessoas e decide como os recursos organizacionais devem ser arranjados e aplicados para o alcance dos objetivos da organização. Essas atividades se aplicam não somente ao presidente ou aos altos executivos, mas também aos supervisores de primeira linha ou aos líderes de equipe. Em outras palavras, elas se aplicam ao administrador situado em qualquer nível da organização.
	Saiba mais
Para conhecer os princípios gerais da administração leia o artigo “Princípios Gerais da Administração”, disponibilizado pelo Portal da Educação, através do link: <http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/27749/principios-gerais-de-administracao>. Com certeza irá ampliar sua visão da administração
2. EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
 
Nos conceitos de administração foi descrito que é importante alcançar os objetivos de forma eficiente e eficaz. Assim, o papel do administrador é fazer a gestão dos recursos e alcançar os objetivos, porém as organizações pela competitividade do mercado exigem mais do profissional. Vamos entender o que é ser eficaz e eficiente!
 
2.1 EFICÁCIA
 
Segundo Chiavenato (2005) eficácia é relaciona-se com os fins e propósitos da organização, ou seja, significa atingir objetivos e resultados.
Ser eficaz então é realizar as atividades em que foi proposto pelo gestor, com o melhor aproveitamento possível dos recursos, com foco em alcançar o resultado. Quanto menor o esforço para produzir um resultado, é claro, sem deixar de pensar na qualidade dos produtos e processos.
 
2.2 EFICIÊNCIA
 
Segundo Maximiano (2004, p. 115): “[...] eficiência é: realizar as atividades ou tarefas de maneira certa; e realizar tarefas de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível de recursos”.
A eficiência é fazer de maneira correta, ou seja, da forma que foi determinada para alcançar a meta, o resultado é importante mas fazer de forma determina/estabelecida é mais importante.
Um exemplo simples de eficiência e eficácia é quando estamos doentes e o médico informa que devemos tomar o remédio a cada oito horas. Neste caso podemos ter várias situações:
Imaginem que você tomou o remédio a cada oito horas conforme combinado e o remédio fez efeito, ou seja, o curou. Neste caso, o remédio obteve resultado, ou seja, foi eficaz e também foi tomado corretamente, foi eficiente.
Outra situação é o remédio fazer efeito, porém você perdeu o horário ou para adiantar um compromisso tomou o remédio no horário incorreto. Esse é um caso em que há eficácia, porém não há eficiência;
O contrário pode acontecer também de você tomar o remédio no horário em que foi recomendado, porém ainda continua se sentindo