A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
avaliacao 2 lingua brasileira de sinais

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	A Língua Brasileira de Sinais constitui-se em uma combinação de configurações, movimentos e pontos de articulação, que possibilitam a comunicação de ideias, valores, fatos, pensamentos e ações. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Identificação de pessoas que convivem ou são próximas de pessoas surdas. 
II- Configuração de mãos.
III- Expressão facial/corporal.
IV- Movimento.
(    ) Para o aluno com surdez, é de fundamental importância para a compreensão de certos sinais a expressão que é feita tanto por meio do rosto como do corpo. 
(    ) Para identificação de pessoas do convívio dos surdos, geralmente estes se servem de características pessoais para identificá-las, para sinalizá-las em sua comunicação.
(    ) Depende de cada pessoa, nos destros é comum a utilização da direita, os canhotos com a esquerda, e podemos encontrar também aqueles que se servem das duas mãos. 
(    ) O aluno serve-se de sua intensidade ou então da representação de pluralidade para elaboração de determinados sinais, que buscam demonstrar, por exemplo, um movimento rápido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II - IV.
	 b)
	II - III - I - IV.
	 c)
	I - IV - II - III.
	 d)
	IV - II - III - I.
	2.
	A Libras possui autonomia estrutural, ou seja, ela não é um simples soletramento ou tradução das palavras do português. A Libras possui sistema de gramática, morfologia própria da língua. Quanto aos sinais da Libras, analise as seguintes sentenças:
I- Sinais icônicos: esses tipos de sinais representam a imagem igual ao formato do objeto.
II- Sinais arbitrários: são os sinais que não apresentam nenhuma semelhança com o objeto.
III- Sinais icônicos: são os sinais que mudam de significado, dependendo do local do corpo onde ele é realizado.
IV- Sinais arbitrários: são os sinais que representam a imagem igual ao formato do objeto.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	Para conversar em qualquer língua, não basta conhecer as palavras, é preciso aprender as regras de combinação destas palavras para produzir uma frase. Por isso, durante a criação dos sinais em Libras, as palavras ou sinais são criados a partir de itens lexicais. Partindo do pressuposto de que cada língua tem um número determinado de unidades mínimas lexicais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Essa união de regras lexicais durante a criação dos sinais possibilita a transmissão de qualquer pensamento visual não verbal.
(    ) O parâmetro da orientação é de suma importância, para não se criar sinais com movimentos sem sentido ou de difícil execução.
(    ) Não existe um número determinado de unidades mínimas para determinar a diferença de um sinal com relação a outro sinal.
(    ) Dentro da gramática da Libras, durante a criação dos sinais ou palavras, não importa se o sinal será bem elaborado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	Cada sinal em Libras possui característica própria, geralmente se remete a uma letra, palavra, objeto etc. Conforme a frase que está sendo feita, o sinal pode ter sentidos diferentes. Observe a imagem a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: CAPOVILLA, Fernando Cesar; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Dicionário Enciclopédico ilustrado trilíngue. São Paulo: EDUSP, 2001.
	
	 a)
	Palavra fedido.
	 b)
	Palavra laranja.
	 c)
	Palavra passado.
	 d)
	Palavra estudar.
	5.
	Os numerais são parte importante no aprendizado de uma língua. No caso da Língua Brasileira de Sinais, existem algumas particularidades envolvidas. Assim, o trabalho pedagógico envolvendo a "Matemática" em Libras ainda causa certa dificuldade nos educadores. Sobre a "Matemática em Libras", analise as sentenças a seguir:
I- Espera-se que os conteúdos de matemática sejam traduzidos em Libras, para a compreensão e a produção da resposta com autonomia.
II- Muitos surdos usam vários sinais para diversas situações da Matemática. Exemplo: numerais cardinais, ordinais e quantitativos.
III- Os estudantes fazem atividades somente tendo conhecimento prévio das fórmulas convencionais na Matemática.
IV- Conhecer o sistema monetário é necessário para a vida, mas, durante a escolarização dos alunos surdos, não é importante.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	De nada adianta o aluno ser fluente em Libras se o professor desconhece esta forma de comunicação. Assim, é essencial que esse educador seja proficiente na Libras ou use meios que contribuam para o aprendizado do aluno. Na prática, existe um método simultâneo que se caracteriza pelo uso concomitante da fala e sinalização na ordem sintática da língua da comunidade ouvinte. Nesse processo, acontece o que chamamos de Bimodalismo ou português sinalizado. A partir destas informações, analise as sentenças a seguir:
I- Se o aluno surdo dominar a Língua de Sinais e seu processo de alfabetização ocorrer somente em Língua Portuguesa, ele não terá dificuldades em reter o conhecimento.
II- O bimodalismo refere-se à exposição ou ao uso de uma só língua, produzida em duas modalidades: oral e gestual, mas não é considerado o melhor método de ensino para o surdo. 
III- São encorajadas todas as formas de comunicação, inclusive o português sinalizado ou pidgin, para de fato ocorrer o processo de alfabetização do aluno surdo.
IV- Para um melhor aproveitamento escolar, o aprendizado bilíngue deve ocorrer na seguinte ordem: Primeira - Língua Brasileira de Sinais, segunda - Língua Portuguesa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	No Brasil, existem vários trabalhos dedicados ao estudo linguístico na língua de sinais. Alguns estudiosos, como Quadros e karnopp (2004), nos remetem ao estudioso em línguas de sinais, considerado o pai da linguística: Stokoe, 1960. Seus estudos tornaram-se referências para as línguas de sinais de todo o mundo. Com relação a esses estudos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
	 a)
	Em 1960, Stokoe percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia somente aos critérios linguísticos de línguas orais.
	 b)
	Em 1960, Stokoe comprovou que a língua de sinais não atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína.
	 c)
	Em 1960, Stokoe percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína.
	 d)
	Em 1960, Stokoe compreendeu a necessidade de reformular a língua de sinais, pois não atendia aos critérios linguísticos.
	8.
	Para que possamos compreender os parâmetros usados na Língua Brasileira de Sinais e para que servem os diferentes níveis linguísticos, são apresentados a nós os parâmetros de configuração de mãos, o ponto de articulação e movimento. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na configuração de mãos, a pessoa pode usar a mão de sua preferência ou realizar o sinal com a duas mãos, dependendo do sinal que está sendo realizado.
(    ) O ponto de articulação indica o local onde vai ser realizado o sinal.
(    ) Sobre as configurações de mãos, ela indica o local onde realiza o sinal.
(