APOL SISTEMAS DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS A FASE II UNINTER
5 pág.

APOL SISTEMAS DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS A FASE II UNINTER


DisciplinaSistema de Ensino e Políticas Educacionais635 materiais7.228 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
A elaboração da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Lei nº 4.024/1961 ocorreu num período de relativa democracia, o que acarretou 13 anos de debates e disputas em torno de sua definição, até a promulgação em 20 de dezembro de 1961. Nesse período de tramitação da LDB, mesmo com o fim da Ditadura do Estado Novo, as leis orgânicas provenientes da Reforma Capanema continuaram em vigor.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados / Brasília: Editora Plano, 2004. (p. 117-118)
Após a promulgação da Constituição Federal em 1988 houve a necessidade de se aprovar uma nova LDB. 
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais é a Lei nº 9.394/96. Essa lei foi promulgada após quantos anos de debate no Congresso Nacional?
Nota: 20.0
	
	A
	3 anos.
	
	B
	5 anos.
	
	C
	8 anos.
Você acertou!
A Lei de Diretrizes e Bases para Educação Nacional (Lei n°9.394/1996) reúne as principais orientações para a educação brasileira, depois da Constituição Federal. A LDBEN foi promulgada em 1996, após oito anos de debates no Congresso Nacional. [...] (p. 113)
	
	D
	11 anos.
	
	E
	13 anos.
Questão 2/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Cabe, portanto, aos poderes públicos, da esfera federal, estadual, municipal, em conjunto com as demais redes e agências, dentre as quais o Sistema S, desenvolverem uma intensa política nacional de universalização da educação básica, de natureza pública e gratuita ao conjunto dos jovens e trabalhadores que desejarem e necessitarem, na perspectiva de formação da autonomia intelectual, política e ética.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está discponível em: GABROWSKI, Gabriel; RIBEIRO, Jorge Alberto Rosa. Reforma, legislação e financiamento da educação profissional no Brasil. In: MOLL, Jacqueline (org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. (p. 281)
O Governo, nas esferas federal, estadual e municipal se responsabiliza pelo sistema educacional brasileiro. No que diz respeito às funções das prefeituras, nesse contexto, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Os municípios são responsáveis por oferecer o ensino médio.
	
	B
	Os municípios são responsáveis pela manutenção das escolas técnicas.
	
	C
	Os municípios devem auxiliar na manutenção de órgãos estudantis estaduais.
	
	D
	Os municípios são responsáveis por oferecer a educação infantil.
Você acertou!
Os municípios são obrigados a oferecer a educação infantil e, prioritariamente, o ensino fundamental. [...] (p. 146)
	
	E
	Os municípios devem oferecer transporte para todos os alunos da escola pública.
Questão 3/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o texto a seguir: 
Consta, no artigo 205 da Constituição Federal, promulgada no ano de 1988, que a educação é um direito de \u201ctodos\u201d, sendo também um dever compartilhado entre o Estado e a família. Ainda, este mesmo artigo, prevê que a educação objetiva o desenvolvimento pleno da pessoa, preparando-a para o exercício d cidadania e qualificando-a para o trabalho.
Fonte: texto elaborado pela autora destas questões.
De acordo com as aulas e o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais, na época da promulgação da Constituição Federal a educação era...
Nota: 20.0
	
	A
	bandeira  dos sindicatos e diversos movimentos sociais, como por exemplo o dos sindicalistas urbanos. e movimentos sociais. 
Você acertou!
A Constituição Federal (CF) promulgada cm 1988 foi elabora da num clima de abertura democrática com ampla participação popular em decorrência dos movimentos sociais que promoveram a redemocratização do país. No campo da educação, em particular, foi intensa a participação de sindicatos dos profissionais da educação. No entanto, a educação era bandeira de diversos outros movimentos sociais, corno os de moradia, de trabalhadores rurais, de sindicalistas urbanos etc. (p. 112)
	
	B
	exigência somente da população pobre e carente de escolas situadas na região agrícola do país.
	
	C
	existente apenas no âmbito privado e não público, então a Constituição alterou essa situação.
	
	D
	privilégio da elite da sociedade, a mesma que foi privilegiada pela promulgação da Constituição.
	
	E
	voltada somente ao ensino profissional, visando a formação de mão de obra para a indústria.
Questão 4/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Não vou adentrar os problemas trazidos por essa contradição, como também não prosseguirei com questões históricas e políticas do ensino da arte. Porém, é importante lembrar que, hoje, a LDB 9.394/96 não mantém a nomenclatura de educação artística, e sim de arte, como diz o texto do Artigo 26: \u201cA Arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: BENVENUTI, Alice. A arte infantil: compreensão dos processos de pesquisa e elaboração e conceitos gráfico-plásticos pela criança e pelo adolescente. In.: LEHENBAUER, Silvana (org). O ensino fundamental no século XXI: questões e desafios. Farroupilha: Editora da ULBRA, 2005. (p. 125)
Sendo a Arte um componente curricular obrigatório, de acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais é possível dizer que a música ...
 
Nota: 20.0
	
	A
	deve ser inserida como disciplina nos currículos escolares.
	
	B
	caracteriza-se como disciplina facultativa, assim como o teatro.
	
	C
	aparece nos currículos em forma de projetos extraclasse.
	
	D
	é ensinada junto com os demais conteúdos da disciplina de Arte.
Você acertou!
\u201cA música é conteúdo obrigatório do estudo de Arte, mas não exclusivo\u201d dos currículos, ou seja, não precisa ser considerada com disciplina em separado LDBEN, art. 26, § 40) [...] (p. 182)
	
	E
	embora seja disciplina no currículo, é facultativa aos alunos.
Questão 5/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Nas últimas fases da sociedade industrial, as concepções do desenvolvimento educativo e, consequentemente, a maneira como se organizou e se pensou a escola, conforme vimos, estiveram hegemonizadas por teorias transferidas a partir do crescimento industrial, principalmente o taylorismo e a teoria do capital humano.
 
FLECHA, Ramón; TORTAJADA, Iolanda. Desafios e saídas educativas na entrada do século. In: IMBERNÓN, F. (org). Porto Alegre: Artmed, 2000. (p. 32-33)
 
O taylorismo foi uma das técnicas de racionalização da gestão do trabalho industrial ao longo do século XIX. A respeito do taylorismo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
I \u2013 (  ) Os princípios do taylorismo impactaram em diversas esferas sociais, porém, não chegaram a afetar as políticas públicas educacionais.
II \u2013 (  ) Um dos princípios da gestão empresarial taylorista do trabalho visava a conformação e a obediência dos trabalhadores.
III \u2013 (  ) Os ideários do taylorismo visam romper com a racionalização do trabalho bem como a divisão do trabalho em micro tarefas.
 
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V \u2013 F \u2013 V.
	
	B
	F \u2013 V \u2013 F.
Você acertou!
A afirmativa I é falsa: O taylorismo se generalizou pelo mundo e passou a impactar as políticas educacionais, pois requeria que os sistemas educativos formassem trabalhadores alfabetizados e adestrados para as tarefas repetitivas[...] (p. 45)
A afirmativa II é verdadeira:
No final do século XIX, com a implantação de técnicas racionalizadas dc gestão