Buscar

APOL 5-CORPORAÇÕES E CONTEXTO DO EMPREENDEDOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s): Instituições e Organização do Estado eCorporações e Contexto Empreendedor
MARCOS NOTA 100
Questão 1/5 - Instituições e Organização do Estado
No início da década de 1980 a cidade de Cubatão, no Estado de São Paulo, chegou a ser considerada a mais poluída do planeta, gerando reflexos em outros municípios. A cidade era, então, o maior exemplo do descontrole ambiental no Brasil.
Este panorama levou o Estado brasileiro a reconhecer que:
A	A industrialização não pode trazer benefícios para um país como o Brasil.
B	Os Estados, e não os Municípios, deveriam constituir o núcleo principal do nosso sistema de proteção do Meio Ambiente.
C	O país necessitava de um sistema que fosse capaz de integrar União Federal, Estados e Municípios, erigindo uma estrutura que pudesse defender o meio ambiente até mesmo naqueles municípios que não tivessem órgãos ambientais.
D	O sistema repressivo é mais eficiente do que o sistema preventivo, no que toca ao foco de uma moderna legislação ambiental.
E	Era necessário frear o crescimento econômico e investir em desenvolvimento social.
Questão 2/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Analise as asserções a seguir em relação aos tipos de empreendimentos:
O empreendedorismo convencional está fundamentado no atendimento das necessidades do mercado, criando produtos e serviços que possam gerar lucros aos seus iniciadores, acionistas ou mesmo empresários. Este tipo de empreendimento prioriza o indivíduo.
Enquanto
O empreendedorismo social visa apenas o bem comum, não o lucro, busca resultados, os quais podem ser: melhores condições de vida, maiores oportunidades de trabalho e renda, maior e melhor preservação do meio ambiente. Seu foco está no coletivo ou coletivos de pessoas que mantenham suas necessidades alinhadas.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
A	As asserções I e II são proposições falsas;
B	A asserção I é verdadeira e a II falsa;
C	As duas asserções são verdadeiras e a segunda trata de um tipo diferente de empreendedorismo da primeira;
D	As asserções I e II são distintas, sendo que uma não trata do mesmo tema que a outra;
E	A asserção II é verdadeira e a I é falsa.
Questão 3/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Leia o texto abaixo:O Jornal a Folha de São Paulo[1] apresenta o seguinte questionamento: Quem é empreendedor social? Na sequência afirma que: Empreendedores sociais, na definição da Fundação Schwab, são agentes de transformação da sociedade. Propõem a criação de ideias úteis para resolver problemas sociais, combinando práticas e conhecimentos de inovação, criando assim novos procedimentos e serviços;
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/faq.shtml acesso em 22/05/2015 as 16h53min
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas no que diz respeito aos papeis do empreendedor social.
I. ( F ) Não criam parcerias e nem meios de autossustentabilidade dos projetos;
II. ( V ) Transformam as comunidades graças às associações estratégicas;
III. ( V ) Utilizam determinados enfoques baseados no mercado para resolver os problemas sociais; 
IV. ( F ) Identificam novos mercados financeiros e a falta de oportunidades para ter possibilidade de ganhos para financiar uma missão social.
Agora, marque a sequência correta:
A	V, V, F, F
B	F, F, V, V
C	F, V, V, F
D	V, V, F, V
E	V, F, V, V
Questão 4/5 - Corporações e Contexto Empreendedor
Ser empreendedor é ter projetos e concretizá-los, ser um empreendedor social é? Assinale a alternativa correta em relação ao empreendedor social:
A	( ) É o empreendedor que desenvolve negócios voltados à sociedade local, onde mora.
B	( ) É o empreendedor que atua visando menos lucro que o empreendedor convencional.
C	( x ) O olhar do empreendedor social está voltado para a comunidade, para grupos necessitados, para o meio ambiente, para grupos vulneráveis é empreende a fim de contribuir para uma vida melhor, de mais qualidade, com mais direitos, ou seja, a busca é por um mundo melhor.
D	( ) O empreendedor social por ter condições financeiras superior aos demais de sua região inicia um negócio com vistas a contribuir com as pessoas, faz isso sem cobrar nada por isso, mas por acreditar que fazendo sua parte estará construindo um mundo melhor e mais justo.
E	( ) Para empreendedor social seu foco mais importante é o meio ambiente, preocupando-se em realizar atividades que protejam áreas degradadas, mananciais, animais e plantas em extinção e comunidades vulneráveis à poluição e contaminação por agrotóxicos e defensivos agrícolas.
Questão 5/5 - Instituições e Organização do Estado
Desde a década de 1980 o país vem buscando criar mecanismos e instrumentos para a proteção do meio ambiente. O licenciamento ambiental é um dos principais instrumentos para o bom funcionamento da nossa Política Nacional do Meio Ambiente.
Dentre as opções abaixo, assinale aquela que guarda maior relação com o seu conceito.
A	Licenciamento ambiental é o procedimento administrativo que tem por finalidade licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.
B	Licenciamento ambiental é o ato administrativo destinado a licenciar as atividades industriais utilizadoras de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidoras ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.
C	Licenciamento ambiental é o procedimento administrativo destinado a licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, quando efetivamente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.
D	Licenciamento ambiental é o ato administrativo destinado a licenciar certas atividades expressamente previstas em lei, utilizadoras de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidoras ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental.
E	Licenciamento ambiental é o procedimento administrativo que tem por objetivo autorizar a construção de obras de infraestrutura urbana.

Outros materiais