Buscar

Surdez e Inclusão: História e Legislação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
Gabriela Maffei
Tatiana Palazzo
Aula 2
Resgatando a história...
Antiguidade: nascer surdo era uma punição dos Deuses. Para Aristóteles, o pensamento é impossível sem a palavra, sendo assim, era inútil o Estado investir na educação dessas pessoas.
Idade Média: os surdos só eram respeitados se fossem oralizados. Para se casar, teriam que ter a permissão do Papa. 
2
Resgatando a história...
Idade Moderna: início do investimento na educação. Criação das primeiras escolas. Indício de comunicação por meio de sinais. Durante mais de 110 anos os surdos foram impedidos de usarem a língua de sinais em locais públicos e em escolas.
 
Década de 90/ século XX: discussão de uma educação bilíngue. 
3
L.D.B.
No ano de 1961, já estava vigorando a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Foram escritos dois artigos (88 e 89) referentes à educação dos excepcionais, garantindo, desta forma, o direito à educação das pessoas com deficiência. O objetivo era a integração das pessoas na comunidade. 
4
Constituição de 1967
Assegurou em alguns artigos o direito de receber educação e reforçou a necessidade de integrá-los na comunidade.
5
Constituição Brasileira
Já na Constituição Brasileira de 1988, havia capítulos, artigos e incisos sobre educação, habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, além da sua integração à vida comunitária. 
6
L.D.B. n˚9394 de 1996
7
Traz algumas inovações, não só para a educação em geral, como também para a educação especial: há um capítulo, sobre a inclusão escolar para alunos com necessidades educacionais especiais e a legalização da educação infantil, incluindo a criança com algum tipo de deficiência nessa etapa escolar.
Convenção de Guatemala
Na Convenção da Guatemala, observa-se que oferecer atendimentos educacionais diferenciados não é discriminação, mas respeito às necessidades individuais da cada aluno. É permitir que a pessoa com deficiência possa ter acesso ao que lhe é de direito. A deficiência é pensada para garantir a permanência e a qualidade do ensino oferecido a todos.
8
 Resolução CNE/CEB nº2
Na Resolução CNE/CEB nº2 (11/09/01), define-se serviços de apoio pedagógico especializado como “[...] serviços educacionais diversificados oferecidos pela escola comum para responder às necessidades educacionais especiais dos educandos”.
9
LIBRAS
Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002: reconhece a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e foi sancionada pelo Presidente Fernando H. Cardoso. 
Decreto nº 5.626/05: inclui a LIBRAS na grade curricular dos cursos de Licenciaturas (Letras e Pedagogia) e Fonoaudiologia.
10
10
Reconhecimento da profissão de Intérprete de Libras
Lei nº12.319 de 2010.
O intérprete é fluente em LIBRAS e em Língua Portuguesa, com a capacidade de verter em tempo real (interpretação simultânea), ou com um pequeno espaço de tempo (interpretação consecutiva), da Libras para o Português ou deste para a Libras. A tradução envolve a modalidade escrita de pelo menos uma das línguas envolvidas no processo.
11
Escolas especiais
Ainda hoje existem atendimentos em escolas especiais, porém o que ocorreu foi à mudança nos objetivos. Agora eles buscam a inclusão destes alunos e as instituições que não repensaram seus objetivos estão na contramão da história.
12
Auxílios e recursos
Todas as pessoas envolvidas no atendimento as pessoas com deficiência ressaltam a importância dos auxílios ou recursos educacionais especiais oferecidos aos alunos incluídos no ensino regular. 
13
O que é incluir?
Mazzotta (1982, p.44) reforça essa teoria ao enfatizar que: “Quanto maior for a variedade de recursos educacionais especializados em uma comunidade, maior será a possibilidade de colocar o aluno excepcional na situação escolar que lhe é mais apropriada”.
14
Inclusão é...
Incluir não é colocar um aluno com deficiência na escola regular e deixa-lo lá. Incluir é respeitar as diferenças oferecendo condições para que estes alunos se desenvolvam como qualquer outra criança, porém deve ser ofertados equipamentos e recursos específicos para que isto aconteça.
15
Referências
BRASIL.Lei de Diretrizes e Bases. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm
______. LEI Nº 10.436. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm
16
Referências 
______. DECRETO Nº 5.626. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm
RODRIGUES,L.A.Educação Inclusiva: Princípios e Práticas.LIBRAS.Módulo 5.1,Faculdade Interativa COC,2007,113-168.
17
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
Gabriela Maffei
Tatiana Palazzo
Atividade 2
19
Demonstrações práticas
Vamos conhecer e treinar algumas palavras em LIBRAS?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais