Buscar

Atividade reflexiva Unidade I Pluralidade Cultural

Prévia do material em texto

NOME DO ALUNO: Gilcilene Costa Batista 
RGM: 21478325
POLO: MANAUS - PARQUE DEZ DE NOVEMBRO - AM
DISCIPLINA: Pratica de Ensino nos anos inicias do ensino fundamental
Atividade reflexiva Unidade I – Pluralidade Cultural
Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra. Atualmente é necessário o professor encontrar seu caminho para a diversidade, engajando as crianças no mundo das diferenças, preparando-os para ser legítimos cidadãos. Na sala de aula há alunos de diversas culturas. Podemos citar as inúmeras diferenças que permeiam o espaço escolar e a sociedade no geral e, devido a isto, acreditamos que não se deve esquecer a particularidade do sujeito, pois cada vez mais o “diferente” aparece, seja na forma de aprender, de se comunicar, ou na de refletir, etc. Para tanto, é importante, valorizar o espaço social, ampliar ações e principalmente, reconhecer que as crianças e adolescentes precisam sonhar, ter oportunidades, não importando qual a sua diferença.
Abordando esse assunto foi divido a turma em cinco grupos, sendo cada um responsável por uma Região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul), onde aspectos culturais de cada Região deverão ser pesquisados. Os alunos deverão realizar estudos sobre a culinária típica, danças, festas populares, manifestações religiosas, de forma que o potencial de cada grupo seja explorado ao máximo. Posteriormente, promovidas apresentações dos grupos, abordando as principais manifestações culturais e os povos responsáveis pela propagação cultural de cada região pesquisada. Após as apresentações cada foi feito uma roda de discursão onde foi contada historia de diversas culturas.
Referencia:
EDUCADOR. a diversidade cultural brasileira em sala de aula. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-diversidade-cultural-brasileira-sala-aula.htm. Acesso: maio de 2019.
PORTAL DE EDUCAÇÃO. Como trabalhar cultura e diversidade em sala de aula. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/como-trabalhar-cultura-e-diversidade-em-sala-de-aula/10387. Acesso em: maio de 2019.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes