Buscar

TCC1- Juliana Loyola

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Juliana Loyola
 da Silva
RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Rio de Janeiro
2019
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Juliana Loyola da Silva
RESÍDUOS SÓLIDOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Rio de Janeiro
2019
RESUMO
	A finalidade deste Trabalho é apresentar como é válido no Brasil sobre a destinação de resíduos sólidos na construção civil e bem como fazer de um raciocínio sobre o desperdício e falta de preparação para o consumo de materiais, que dá seguimento em uma grande quantidade de resíduos gerados, além é claro do desperdício de mão-de-obra que faz com que a produtividade seja muito baixa quando comparada há alguns países, para o tratamento e destinação final dos resíduos sólidos da construção civil.
Palavras chave: CONAMA ABNT NBR Reciclagem
INTRODUÇÃO
É notório que o planeta em que vivemos já passou por várias épocas, evoluindo ao longo de milênios e talvez o maior revérbero dessa evolução esteja no desenvolvimento dos ciclos existentes na natureza. Os ciclos propiciavam o total aproveitamento dos materiais e a natureza, acabava absorvendo tudo o que era produzido ou criado pelo ecossistema. Sendo que, somente no último século, esta preocupação com o meio ambiente veio à tona, basicamente por causa das reações da natureza, podem ser apurados pela ocorrência de inúmeros fatos a princípio isolados, como a mudança no clima, aquecimento global, aumento na frequência de tornados, furacões, entre outros.
A ligadura entre todos estes acontecimentos globais e os resíduos gerados pelo o homem é que este constitui uma pequena parcela de todos os sedimentos gerados e que acabam por prejudicar o procedimento de renovação da natureza e modificam nosso planeta.
Justificativa
Esta monografia está relacionada na constatação da necessidade de preservação do meio ambiente, pois pela existência e observação dos episódios correntes no mundo, sabe-se que as atividades humanas causam colisão à natureza e que as justificações devem ser combatidas, os estragos tratados e os responsáveis punidos. Logo, a partir do conhecimento das circunstâncias e ao perceber as atividades realizadas pelos profissionais da área da construção, surgiu o desejo de se estudar as maneiras pelas quais os impactos causados pela geração dos resíduos sólidos pudessem ser moderados.
Objetivo Geral
Dissertar sobre a legislação e as estratégias para tratamento dos resíduos sólidos no tempo atingido entre a saída destes materiais de uma determinada obra até a destinação final.
Objetivos Específicos 	
Mostrar os métodos acessíveis e utilizados para o deslocamento dos resíduos sólidos até as (ATT) ou aos aterros, além de triagem, estoque e benefício destes resíduos. 
METODOLOGIA
Para a realização deste trabalho, foi elaborado uma pesquisa com abordagens descritivas e qualitativas. Representa-se como um diagnóstico ambiental singular, no qual as referências foram a documentação disponível e a bibliografia disponível nas bases de dados dos arquivos.
Referencial Teórico
 Nos seguintes itens, serão mostrados os conhecimentos obtidos a partir da pesquisa do tema em andamento através de uma retificação bibliográfica resumida sobre resíduos sólidos da construção civil.
Este trabalho de conclusão de curso está relacionado à legislação estabelecida atualmente para a implantação do plano de gerenciamento de resíduos da construção civil constituída pela resolução CONAMA nº307 (Federal) e pelas normas técnicas (NBR) elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Definições de Resíduos Sólidos na Construção Civil
As situações de impactos ao meio ambiente ampliaram medidas tendo em vista o bem-estar comum. Como exemplo, pode-se citar o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) que instituiu a Resolução CONAMA nº 307 em 5 de julho de 2002 (CONAMA,2002). Pode-se dizer que os resíduos sólidos na construção civil são os materiais procedentes de construções, reformas, reparos, demolições de obras da construção civil, e os efeitos da manipulação da escavação de terrenos.
Impactos Causados pelos Resíduos na Construção Civil
Uma das fundamentais causas para se estudar e trazer uma forma de abolir ou ao menos restringir a geração de entulho ocorre devido aos inúmeros impactos que esses materiais causam ao meio ambiente.
	Com a regulamentação da disposição final dos resíduos sólidos espera-se que estes não sejam depositados nas vias públicas, em terrenos baldios, nos cursos d’água ou em outros locais que não sejam os discriminados pela regulamentação vigente.
	A acomodação de resíduos sólidos da construção civil nas vias públicas, comprometem a qualidade do ambiente provocando um impacto estético bastante negativo para a cidade afetando o trânsito de pedestres e de veículos.	
	 Já para a disposição em terrenos baldios, contribui para a proliferação de vetores causadores de doenças e de prejuízos à saúde pública. O arremesso desses resíduos diretamente nos cursos d’água somado ao volume carregado pela chuva tende a entupir bocas de lobo, galerias e por fim degenerar o meio ambiente. Acredita-se que o reaproveitamento dos resíduos sólidos da construção civil não só reduzirá a quantidade de material aplicado irregularmente como também amenizará a necessidade de extração de matéria-prima do meio ambiente.
Benefícios da Reciclagem dos Resíduos Sólidos da Construção Civil
Juntamente com a exigência do tratamento dos resíduos sólidos da construção civil instituído por lei, espera-se que este aparato se torne um produto capaz de mover a economia. Do ponto de vista ambiental, confirma-se que os desimpedimentos dos materiais granulares obtidos com a reciclagem dos resíduos sólidos da construção civil transformam-se na imposição de extração de matéria-prima virgem não- renovável em menor quantidade. 
A seguir estão dispostas algumas sugestões para a destinação final de componentes de obras:
A madeira consegue ser reutilizada na obra se não estiver suja e defeituosa. Caso não seja reaproveitada na obra, pode ser britada e empregue na produção de papel e papelão ou pode ser utilizada como combustível.
O escombro de concreto, se não perfurar por benefício, pode ser manuseado na construção de estradas ou como material de aterro em áreas baixas. Acaso passe por britagem e futuramente separação em agregados de diversos tamanhos, pode ser utilizado como adjunto para formação de concreto asfáltico, de sub-bases de rodovias e de concreto com agregados reciclados; artefatos de concreto, como meio-fio, blocos de vedação, briquetes, etc.
CONCLUSÃO 
De uma maneira global a fundamental justificativa para a escolha do tema escolhido e elaboração desta monografia é a preservação de um meio ambiente empregado para o tratamento dos resíduos sólidos tem capacidade e é eficiente, porém ainda são indispensáveis investimentos em divulgação de informação e treinamento de pessoal (população e profissionais).
Baseado do momento em que a legislação foi elaborada e o sistema passou a ser implementado, a tendência é de atingir um patamar favorável desde que haja cooperação de todas as partes e de que não sejam alteradas,
É considerável ampliar alternativas para que a sociedade possa efetivar a correta destinação dos resíduos de construção civil, bem como trabalhar com a compreensão ambiental para restringir os desperdícios e melhorar a segregação dos resíduos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 10.004 - Resíduos Sólidos –Classificação, Rio de Janeiro,2.004.
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 10.006 - Procedimento para obtenção de extrato solubilizado de resíduos sólidos, Rio de Janeiro,2.004.
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 10.007 – Amostragem de Resíduos Sólidos, Rio de Janeiro 2.004.
ABNT – AssociaçãoBrasileira de Normas Técnicas, NBR 15.112 – Resíduos da Construção Civil e Resíduos volumosos – Áreas de Transbordo e triagem – Diretrizes para projeto, implantação e operação, Rio de Janeiro 2.004.
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 15.113 – Resíduos sólidos da construção civil e resíduos inertes – Inertes – Diretrizes para projeto, implantação e operação, Rio de Janeiro 2.004.
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 15.114 – Resíduos Sólidos da construção civil – Áreas de reciclagem – Diretrizes para projeto, implantação e operação, Rio de Janeiro 2.004. 
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 15.116 – Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil – Utilização em pavimentação e preparo de concreto sem função estrutural – Requisitos, Rio de Janeiro 2004. CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente – Resolução 307 Classificação dos Resíduos Sólidos da Construção Civil, Brasília,05 de julho de 2.002 disponível no site: www.mma.gov.br.

Outros materiais