Buscar

Exercício - Responsabilidade Civil 09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício: 
	
	Aluno(a): 
	2019.1
	Disciplina: - RESPONSABILIDADE CIVIL 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O CDC é aplicado as instituições financeiras em todas as situações abaixo, exceto:
		
	
	Na disponibilidade de cartões de crédito
	
	nos contratos de poupança e CDB
	 
	Na fixação dos juros de mercado
	
	nos contratos de conta corrente
	
	no fornecimento de produtos como o talonário de cheques
	Respondido em 17/06/2019 13:46:25
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em relação a responsabilidade civil das instituições financeiras e afins, assinale a opção correta:
		
	
	O entendimento que sempre foi firmado nos tribunais, mesmo os superiores, é de que o CDC é aplicável às instituições financeiras, inclusive com relação à volatilidade do mercado (juros) 
	 
	O entendimento sumulado do STJ defende que o código de defesa do consumidor é aplicável às instituições financeiras
	
	contrato de empréstimo é aquele em que o banco registra, em contabilidade própria, o débito e o crédito, as remessas e os saques, podendo o depositante verificar o saldo a qualquer tempo
	
	A instituição financeira não poder ser considerada como consumidor, na forma do caput do art.3º do CDC, tendo em vista a expressa omissão da previsão atividade financeira e de crédito em tal dispositivo legal
	
	Na forma do art. 3º, §2º do CPDC, serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, salvo as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, e as decorrentes das relações de caráter trabalhista
	Respondido em 17/06/2019 13:46:30
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Paulo recebeu em sua residência, sem qualquer requisição prévia, um cartão de crédito do Banco ROUBAMAIS S/A. Diante da situação hipotética narrada, assinale a opção correta:
		
	 
	É vedado, com base no CPDC, o envio, sem solicitação prévia, de qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço
	
	Ainda que não tenha solicitado, Paulo deverá arcar com o pagamento da anuidade do cartão, até a data de seu efetivo cancelamento
	
	Paulo poderá desbloquear o cartão e utilizá-lo sem a necessidade de arcar com qualquer custo, tendo em vista, tratar-se de uma amostra grátis
	
	A prática realizada pelo Banco é comumente aceita e não pode ser considerada como abusiva
	
	A entrega de produto, sem a solicitação prévia, não poderá ser equiparada à amostra grátis
	Respondido em 17/06/2019 13:46:32
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(185º. Concurso de Provas e Títulos para Ingresso na Magistratura - TJ/SP - VUNESP - 2014) No que se refere a indenização, assinale a opção correta.
		
	
	O soar de alarme nas saídas das lojas por si só acarreta o dever de indenizar o cliente.
	 
	Não gera o dever de indenizar o simples travamento de porta giratória nos estabelecimentos bancários com usuário dentro.
	
	Tendo em vista que a indenização se mede pela extensão do dano, o juiz somente poderá reduzir equitativamente a indenização, havendo excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, no caso de haver pedido expresso da parte.
	
	A morte de filho menor que não exercia trabalho remunerado não poderá gerar indenização.
	Respondido em 17/06/2019 13:46:40
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(VUNESP/2017/TJ/SP/adaptada) - Após ter os documentos pessoais furtados, Arlindo é surpreendido com a inclusão de seus dados pessoais em órgão de proteção ao crédito, em razão do inadimplemento de contrato bancário de financiamento de automóvel celebrado por terceiro em seu nome. Ostentando prévia e legítima negativação anterior à acima referida, Arlindo propõe ação contra a instituição financeira com a qual foi celebrado o contrato de financiamento de automóvel. Pleiteia a declaração de inexistência de relação jurídica e o recebimento de indenização por danos morais. A petição inicial é instruída com documento comprobatório da inclusão feita a requerimento do réu. Em contestação, o banco alega que tomou todas as providências que estavam ao seu alcance no momento da contratação e que não pode ser responsabilizado por fraude praticada por terceiro. Por sua vez, Arlindo informa que não tem provas a produzir, além dos documentos que já apresentou. De acordo com a orientação sumulada do Superior Tribunal de Justiça, assinale a alternativa correta.
		
	 
	O pedido declaratório deve ser acolhido, pois a instituição financeira responde objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes praticadas por terceiros, estando demonstrada a inexistência de relação jurídica entre as partes; o pedido de indenização por danos morais deve ser julgado improcedente em razão da prévia existência de legítima inscrição do nome de Arlindo em órgão de proteção ao crédito.
	
	Os pedidos devem ser julgados procedentes, pois a instituição financeira responde objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes praticadas por terceiros, estando demonstrada a inexistência de relação jurídica entre as partes; a simples inscrição indevida do nome do consumidor em órgão de proteção ao crédito é suficiente para a caracterização do dano moral, reconhecido na jurisprudência como in re ipsa.
	
	O pedido de indenização deve ser julgado procedente em parte, pois o banco agiu no exercício regular de direito, o que exclui a ilicitude de sua conduta, cabendo a Arlindo se voltar contra o terceiro que utilizou seus dados para celebrar o contrato; o pedido declaratório deve ser julgado procedente parcialmente, considerando que Arlindo não deu causa ao fato.
	
	Os pedidos devem ser julgados procedentes, pois, embora a instituição financeira responda subjetivamente, foi comprovada sua culpa pela ineficiência na verificação da documentação apresentada por terceiro, estando demonstrada a inexistência de relação jurídica entre as partes; a simples inscrição indevida do nome do consumidor em órgão de proteção ao crédito é suficiente para a caracterização do dano moral, reconhecido na jurisprudência como in re ipsa.
	
	O pedido de indenização deve ser julgado improcedente, pois o banco agiu no exercício regular de direito, o que exclui a ilicitude de sua conduta, cabendo a Arlindo se voltar contra o terceiro que utilizou seus dados para celebrar o contrato; o pedido declaratório deve ser julgado procedente, considerando que Arlindo não deu causa ao fato.
	Respondido em 17/06/2019 13:46:45
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Camelôs do Rio promoveram violenta manifestação nas ruas do Centro contra a repressão ao comércio ilegal. Entre os muitos detidos pela Guarda Municipal, encontrava-se Carlos Chaves, empregado há mais de 10 anos de uma das lojas situadas na área de conflito e que não participava da manifestação. Provado o equívoco quanto à prisão de Carlos, é correto afirmar:
		
	
	o Município não responde civilmente porque trata-se de ato judicial pelo qual só o Estado responde;
	
	o Município não responde civilmente porque houve fato de terceiro ¿ tumulto dos camelôs;
	
	quem deve responder é o Guarda que efetuou a prisão de Carlos.
	
	o Município responde porque é caso de responsabilidade subjetiva e ficou provada a falta do serviço;
	 
	o Município responde civilmente porque o fato decorreu da sua atividade administrativa;
	Respondido em 17/06/2019 13:46:50
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Juro é o fruto do dinheiro. É o que o credor recebe do devedor, além da importância da dívida. Diante desta afirmativa indaga-se, qualquer juros pode ser cobrado por instituição financeira?
		
	
	Sim pelo pacta sunt servanda
	 
	não, pois são vetados os juros abusivos que devem ser assim considerados caso a caso com demosntração em planilhas
	
	não pois são vetados os juros abusivos que são os que ultrapasse sempre 10% ao mêsSim devido a autonoma de vontades e a liberdade de contratar o serviço pelo consumidor
	
	não, pois todos os juros são legalementes limitados a 2 % ao mês
	Respondido em 17/06/2019 13:47:21
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Carlos Roberto Gonçalves, ¿contrato de conta-corrente é aquele em que o banco registra, em contabilidade própria, o débito e o crédito, as remessas e os saques, podendo o depositante verificar o saldo a qualquer tempo. Os depósitos são escriturados em conta individual dos depositantes. As partes são o banco e o correntista e os depósitos denominam-se remessas¿ (Direito civil brasileiro, vol. III. São Paulo: Saraiva, 2004, p. 643). 
O banco onde Angela Angelicas tem uma conta corrente realizou atividades com o dinheiro desta, resaltando que esta não havia concedido autorização para tal. Diante disto indaga-se o banco pode se considerado fornecedor e ter a ele aplicado o CDC para a rsponsabilizaçãopelos seus atos?
 
		
	
	Não,pois fornecedor no CDC são apenas os fornecedores de produtos
	 
	O CDC pode ser aplicado por decisão sumulada do STJ a institnuições financeiras
	
	O CDC só se aplica a produtos adquididos da instituição financeira o que não é o caso de uma conta corrente e aplicações
	
	Não, pois ao contratar a cliente assumiu o risco
	
	O banco é fornecedor, mas não é responsabilizado pois não cometeu ato indevido, ao depositar o dinheiro a cliente autoriza o uso deste pelo banco

Outros materiais