Buscar

Recursos Tecnológicos no Ensino de Matemática

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
CONTEÚDO METODOLOGIA E PRÁTICA 
DO ENSINO DA MATEMÁTICA
PEDAGOGIA– MARIA INMACULADA CHAO CABANAS
15 de Setembro de 2011
AULA 9
As tecnologias como recurso à aprendizagem em matemática
*
*
Que papel representam no desenvolvimento de competências, habilidades e conceitos os recursos tecnológicos que são utilizados nas aulas de matemática?
http://www.youtube.com/watch?v=IJYNIhdw_4&feature=related
*
*
No que pensamos quando falamos em recursos tecnológicos?
livro
lápis
caderno...
 são tecnologias muito antigas
*
*
O livro que o aluno utiliza, como já falamos sobre o livro didático na Aula 8, é um objeto que foi evoluindo em vários aspectos, desde a capa, tipo de letras e figuras, até o livro digital que você utiliza em nossas aulas e que também foi apresentado na aula anterior. 
*
*
*
*
Sabemos que existem recursos cada vez mais avançados no campo da tecnologia no entanto, é fundamental compreendermos a relação entre esses recursos e o ensino. 
*
*
Tendências atuais sobre o papel das novas tecnologias na escola, mais especificamente, na sala de aula.
Uso de recursos diversos – mais dinâmica em sala de aula
Importante: com que objetivo e para que projeto serão utilizadas? 
*
*
O que sabemos? 
Investigações no campo do ensino e aprendizagem de matemática mostram que os estudantes podem aprender mais matemática, e de forma consistente, com o uso de tecnologias apropriadas. 
*
*
O que é necessário considerar?
Que a tecnologia não deve ser utilizada para substituir as compreensões e intuições matemáticas básicas das crianças. Ao contrário, elas devem estimular e favorecer essas intuições e compreensões com mais solidez. 
*
*
Os recursos tecnológicos devem ser utilizados de forma ampla e responsável, com a finalidade de enriquecer a aprendizagem matemática dos alunos.
 
*
*
Quais tecnologias são utilizadas ao desenvolver atividades de Matemática com os alunos?
São várias e algumas delas já foram apresentadas nas aulas anteriores.
Por exemplo: o material dourado, os blocos lógicos, ábaco, calculadora, livro didático, entre outras.
*
*
*
*
	Instrumentos de medida também são recursos tecnológicos que o professor tem disponíveis para o aprendizado dos seus alunos. 
Medir a altura dos alunos pode ser uma boa atividade com fita métrica. Fazer o registro dessas medições e comparar essas medidas ampliam a relação do aluno com o significado de medir e o registro desses números. 
*
*
Balanças 
Termômetros clínicos e relógios, por exemplo, 
são instrumentos tecnológicos que contribuem para fornecer atividades matemáticas interessantes e podem fazer com que os alunos se aproximem matematicamente do mundo que os rodeia. 
*
*
As operações matemáticas e as suas respectivas propriedades podem ser exemplificadas com o auxílio desses instrumentos, motivando e contribuindo para instruir os alunos no uso das medidas, escrita dessas quantidades, operações e conclusões que serão fundamentais quando necessitarem resolver problemas. 
*
*
O computador
No que diz respeito
 ao aprendizado da matemática o 
computador tem contribuído para que possamos experimentar novas formas de ensinar matemática. 
*
*
Como se dá essa experimentação?
 com a utilização de programas que proporcionam imagens visuais que evocam noções matemáticas, facilitam a organização, a análise de dados e o cálculo de forma eficiente e precisa;
Apoiando a investigação dos alunos nos diferentes campos da matemática: geometria, medidas, entre outros.
*
*
Ao disponibilizarmos ferramentas tecnológicas aos alunos estamos contribuindo para que eles possam tomar decisões, reflitam, raciocinem e resolvam problemas. 
 
*
*
O uso dos recursos tecnológicos como motivação à aprendizagem
*
*
O que a criança explora com esse recurso?
o cálculo mental e as operações inversas; 
ao fazer a escolha dos números e da operação, que tornará a soma verdadeira, explora as diferentes possibilidades de chegar ao resultado 14, por exemplo, ou ainda as várias formas de somar e subtrair quantidades de maneira a encontrar 14. 
*
*
Ao experimentar possibilidades, que esse recurso possibilita, a criança se dá o direito de errar e tentar novamente valorizando a habilidade de fazer estimativas e utilizar o cálculo mental. 
*
*
O que é importante ressaltar em relação à utilização dessas ferramentas no ensino da matemática? 
 a utilização de programas adequados e capacitação do professor são circunstâncias fundamentais para utilizar o computador como ferramenta de aprendizagem. 
*
*
 a utilização de computadores com crianças pequenas, nos anos iniciais do ensino fundamental, necessita ser cuidadosa porque as atividades que um computador consegue oferecer podem ser, na maioria das vezes, realizadas sem ele. 
 
*
*
Nessa fase inicial de aprendizagem da matemática é importante 	que:
 as crianças realizem atividades coletivas de correção de operações por colegas com uma calculadora simples; 
construam figuras geométricas com o auxílio de réguas, esquadros, compasso e transferidor. Esses instrumentos também são recursos tecnológicos que podem ser articulados com o dia a dia dos alunos. 
 
*
*
O Uso da CALCULDORA em sala de aula
Quando bem utilizada é um recurso que 
contribui para que a criança desenvolva 
a capacidade de investigação a respeito de curiosidades sobre os números e resultados de operações. Além disso, podem ser exploradas e observadas regularidades e o (Aulas 1 e 2) ensino do sistema de numeração decimal e as operações pode beneficiar-se muito com o uso da calculadora.
*
*
Pensei em um número, subtraí 4 e dividi por 5. O resultado obtido foi 7. 
Em que número pensei?
*
*
Para resolver esta atividade, o aluno deverá desfazer, por meio das operações inversas e na ordem contrária, as operações indicadas no problema. Desta forma, primeiro encontra-se o valor 35 = 5 X 7, desfazendo a divisão. Em seguida, encontra o 39 = 35 + 4, desfazendo a subtração. 
*
*
O vídeo pode ser utilizado para:
 ilustrar algo já ensinado;
 introduzir uma nova ideia;
 sensibilizar os alunos para o uso da matemática no cotidiano;
 abordar a evolução dos conhecimentos matemáticos ao longo da história, entre outros. 
*
*
Neste endereço:
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/videos/numeros/guia2.htm , você encontrará uma série de vídeos para serem utilizados nas. aulas de matemática. Além disso, são apresentadas várias situações exploratórias com foco no tema da aula e que ampliam a exploração do tema apresentado pelo vídeo
*
*
Vale a pena lembrar que...
O que o que garante a aprendizagem é o uso planejado dos materiais, inseridos numa proposta de trabalho que desafie os alunos a atuarem mentalmente. 
Os objetivos do professor precisam ser claros e bem definidos, sabendo onde quer chegar, para poder intervir e favorecer uma verdadeira construção de conceitos por meio dos recursos tecnológicos. 
*
*
A Aula 10 nos aguarda... Até lá!
 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes