A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
AP3_ IMPORTÂNCIA DA CIPA PARA A SEGURANÇA NO TRABALHO_LUCIMARA_SILVA_DE_OLIVEIRA_RIBEIRO

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
LUCIMARA SILVA DE OLIVEIRA RIBEIRO
1007581
IMPORTÂNCIA DA CIPA PARA A SEGURANÇA NO TRABALHO
RIO DE JANEIRO, 2018
1 INTRODUÇÃO
 
 O evento da CIPA tem grande importância para prevenção de acidentes e melhoria no ambiente organizacional, foi elaborado um projeto CIPA para conscientizar os colaboradores para tomar medidas cautelosas como evitar, acidentes ocupacionais, acidente de trabalho, prevenção de incêndio, melhorar o ambiente de trabalho para o funcionário ter uma melhor qualidade de vida e etc. A CIPA difunde e promove a realização de diversas NRS que servem para previnir acidentes e doenças provocas pelo trabalho, a saúde e segurança das atividades ou função desempenhada pelo colaborador, orientar os funcionários a tornar o local da atividade de trabalho mais seguro e com menos riscos de acidentes, um local de trabalho mais saudável e fiscalizam o ambiente de trabalho para detectar possíveis acontecimentos de riscos e acidentes dentro da organização ou ocasione prejuízo a saúde do trabalhador, realiza uma reunião mensal para colocar em pauta situações de riscos, planos de trabalhos com melhorias para um trabalho mais seguro. 
2 DESENVOLVIMENTO
Evento da CIPA
	Horário
	Segunda feira
	Terça feira
	Quarta feira
	Quinta feira
	Sexta feira
	8:00
	Abertura
	Abertura
	Abertura
	Abertura
	Abertura
	9:00
	As Cores Certas Para Sua Segurança
	Quais O Limite Que Vivemos Após Acidente De Trabalho
	Como Prevenir Incêndio.
	Bem-Estar
	Prevenir é Melhor
	10:00
	
Sorteio
	Sorteio
	Como Anda Sua Postura?
	Aferir Pressão E Exame De Glicose
	Espaço Confinado
	
	
	
	
	
	Encerramento
O evento da CIPA será realizado em uma empresa com seguimento de indústria, na data 27/05 até dia 31/05, com início às 8:00 horas com café da manhã e depois seguindo com palestra de conscientização com os participantes, dinâmicas para auxiliar a fixação com premiação.
Roteiro:
Segunda-feira, palestrar sobre a NR26 sinalização de segurança, fazer uma dinâmica para os colaboradores identificar o que cada cor indica e como deve ser adotada, para quem acertar ganhara prêmios. 
Terça feira - O tema palestrado será NR6 EPI (Equipamentos de Proteção Individual), iremos utilizar uma dinâmica conscientização do equipamento.
Quarta feira – Abordaremos a NR 23 Proteção Contra Incêndios e NR 17 Ergonomia, Na NR17 iremos visitar todos os setores da empresa com instrutores especializados, convidados para identificar a má postura e ensinar a postura correta no local de trabalho, na NR23 Com a presença dos bombeiros convidados, palestra e aula pratica para instruir como manusear os extintores e prevenção de incêndio acidental. 
Quinta feita - Palestra sobre a NR 7 - PCMSO (Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e Palestra sobre NR 04 Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho e depois iremos disponibilizar exames básicos como aferir de pressão e exame de glicose para o indivíduo identificar possíveis problemas possíveis.
Sexta feira –NR 33 Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados, iremos explicar como trabalhar em um espaço confinado com ênfase em chamais entrar em espaço confinado sozinho. NR9 PPRA – (O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) com treinamento e conscientização sobre risco ambiental (físico, químico, biológico, ergonômico e acidentes).
3 CONCLUSÃO
A CIPA tem uma grande importância para prevenção de acidentes dentro da organização na qual discute e propõe ideias para melhorar o ambiente organizacional, objetivo da CIPA é elaborar mapa de risco com prevenção, fiscalização, documentação do EPI, os riscos e acidentes. O evento da CIPA que foi realizado na neste trabalho tem grande conscientização e prevenção dos acidentes de trabalho a NR 26 que identifica o uso das cores para sinalização de segurança, vermelho identifica combate a incêndio, Laranja identificação de perigo, Amarelo identifica cuidado, Verde identifica segurança, Azul indica ação obrigatória, púrpura oriundo radiações eletrônica e partículas nucleares, preto coletores de resíduos, NR 06 - EPI (Equipamentos de Proteção Individual) que estabelece proteção para colaboradores com o equipamento de segurança, a empresa é obrigatória a disponibilizar os equipamento de EPI para os funcionários, NR 23 - Proteção Contra Incêndios, informar a utilização dos equipamentos, ensinar quais os procedimento para evacuação caso ocorra incêndio, na qual as portas de emergência não pode se fechando no horário de trabalho, NR 17 – Ergonomia que visa aos trabalhadores conforto e segurança para o bem estar do colaboradores. NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho, são fiscalização de rotina que a empresa obrigatoriamente elabora para preventivo de acidente de trabalho e ocupacional, NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais cuida da preservação da saúde e integridade do trabalhador, NR 33 - Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados, essa norma estabelece a identificação de risco dentro de um espação confinado na qual é proibido a entrada individual do colaborado e no caso de suspeita de risco é obrigatório o abandono do local. 
Sem essas normativa o ambiente de trabalho teria milhares de acidentes, como dedos mutilado, audição comprometida, risco de fagulhas de aço nos olhos causando cegueira, queimaduras por imperícia, incêndio, inalação de gás venenoso, enclausuramento, colaboradores com doenças ocupacionais, ou até mesmo seguido óbito por negligência. 
REFERÊNCIAS
NR-26. Radio proteção na pratica. Disponível em <https://radioprotecaonapratica.com.br/nr-26-sinalizacao-de-seguranca/> Acesso em:24 de maio 2019
Norma regulamentadora. ENIT. Disponível em <https://enit.trabalho.gov.br/portal/index.php/seguranca-e-saude-no-trabalho/sst-menu/sst-normatizacao/sst-nr-portugues?view=default> 25 de maio de 2019
Unigranrio. Legislação da segurança do trabalho. Rio de janeiro.
Unigranrio. História da segurança do trabalho. Rio de janeiro.