Buscar

relatorio cesar hoje instalações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO
CAMPUS SERRA TALHADA
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Alunos: CÉSAR XAVIER;
 
 
 
 Prof.(a); NYEGIRTON 
Disciplina; INSTALAÇÕES ELÉTRICA.
	
Relatório de instalações elétrica 
Serra Talhada 25 de junho de 2019
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO
CAMPUS SERRA TALHADA
 
 
Relatório de instalações elétrica 
Serra Talhada 25 de junho de 2019
4 
 
1- O BJETIVO :
 
Aprender de maneira correta e segura a instalar interruptores e tomadas.
Objetivo geral.
Planejar e executar uma instalação elétrica baseada em normas e Desenvolver técnicas de execução da instalação em conformidade com as normas técnicas e de segurança.
Objetivo Específicos.
Identificamos os tipos de equipamentos utilizados na aula pratica; para Compreendemos seu modo de aplicação na prática da instalaçães prediais de interruptores e tomadas para Identificamos e aprendemos a alternativas correta de instalações das mesma .
2- Introdução: 
Uma instalação elétrica é definida pelo conjunto de materiais e componentes elétricos essenciais ao funcionamento de um circuito ou sistema elétrico. As instalações elétricas são projetadas de acordo com normas e regulamentações definidas, principalmente, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT. A legislação pertinente visa a observâncias de determinados aspectos, bem como, Segurança, Eficiência, Qualidade Energética, etc. Com base nessas características a disciplina de Práticas em Instalações Elétricas tem como objetivo apresentar ao discente os diversos materiais disponíveis e ferramentas necessárias para a execução de instalações elétricas residenciais e industriais. As instalações de iluminação e tomadas apesar de simples podem gerar dúvidas e dificuldades. A predemos como é os detalhe de ligação mais comuns: interruptor simples, interruptor duplo, interruptor three-way , interruptor intermediário four way e tomadas.
Interruptor Simples. Esse e o mais simples tipo de ligação, o de uma lâmpada comandada por um interruptor. A instalação de um interruptor se faz ligando um fio Neutro (negativo) diretamente ao bocal que receberá a lâmpada. E ligando o fio fase (positivo) no parafuso de um dos lados do interruptor. Em seguida liga-se uma ponta de um novo fio, no parafuso que estiver vazio no interruptor e a outra ponta deste fio irá até o bocal da lâmpada.
interruptor duplo. Um interruptor duplo permite operar duas luzes ou equipamentos no mesmo lugar, uma vez que a energia elétrica é distribuída para múltiplos pontos a partir de uma caixa elétrica.
Interruptor paralelo three way. são três vias é utilizado para ligar ou desligar uma mesma lâmpada de dois lugares diferentes. O interruptor paralelo é diferente do interruptor tradicional, ele possui três terminais, ou bornes, em sua parte de trás. Ele obrigatoriamente possui três parafusos de conexão. O fio de Fase e o do Retorno de Fase são ligados no pino do meio do de cada interruptor paralelo.
Interruptor Intermediário four way.  pode ser instalado entre dois interruptores paralelos, possibilitando mais opções de comando para uma carga.
Tomadas.  são dispositivos que permitem a conexão de aparelho elétrico eletrônicos a rede de energia elétrica para o correto funcionamento desses. A tomada está ligada internamente a rede elétrica através de um sistema de fiação e ela permite a conexão de aparelhos elétricos através dos plugs adequados para que os mesmos posso receber a carga de energia elétrica que preciso para funcionar.
3- Materiais utilizado na aula pratica.
 Foram utilizado para interruptor simples . Alicate de corte; chave estrela; Placa de interruptor simples ,  Bocal da lâmpada ,  Parafusos e acabamentos para a lâmpada, e também foi utilizado três tipos de fios de cores diferentes, falto a fita isolante que não tinha no momento da aula.
Interruptor duplo. Foi utilizado o mesmo material do simples mudando apenas o interruptor para o duplo.
Interruptor paralelo three way. Foram utilizando para montagem Dois interruptores Three Way e Um receptáculo, também conhecido como boquilha, Cabos com o diâmetro já utilizado em sua instalação e os demais dos anteriores.
Interruptor Intermediário four way. foram utilizados só alguns materiais diferentes dos de mais como Placa de interruptor intermediário; Placa de interruptor paralelo monopolar.
Tomadas. foi utilizado uma tomada e três fios de cores diferentes e alicate e chave estrela e falto a fita isolante.
Método de montagem de interruptores e tomada.	O primeiro passo foi separa todo o material. O primeiro a predemos a montar de forma correta foi interruptor simples, o primeiro passo foi Identifica os fios que Normalmente são de cores diferentes, e foi verificando se estava desligando a energia, a depois desencapado os fios e montamos as conexões elétricas e com auxilio do professor fizemos o teste e que conseguimos verificar que estava ligando corretamente na primeira tentativa. como podemos observa na figura 1. só faltou a fita para fica perfeita .
 Longo após fizemos na mesma aula aprendemos a ligação do Interruptor duplo. Que primeiramente separamos novamente todo o material necessário para pratica. Depois verificamos novamente a energia e depois desencapamos os fios depois passamos o fio da fase entre os dois interruptor ai fizemos o ajuste e inteligados o retorno para lâmpadas e o cabo para alimentação elétrica fizemos os testes para ver se estava funcionando e foi montando corretamente de primeira .como podemos ver na figura2.
 Interruptor paralelo three way. Foi realizando no Segundo dia de aula prática instalação do interruptor paralelo que começamos separando os matérias e depois desencapado os fios e depois conectamos a fase do circuito de iluminação que foi conectando ao terminal central do interruptor. Apo s foram conectados os terminais laterais do primeiro interruptor que liguemos o fio de retorno no segundo interruptor, e os terminais esquerdo do primeiro interruptor foram conectado com um primeiro fio de retorno ao esquerda do segundo interruptor.ai ligamos um segundo fio ao o terminal direito do segundo interruptor que fico com fio de retorno para terminal direito do segundo interruptor. Depois foi ligando um fio de fase e retorno que conectamos ao interruptores e as lâmpadas. o outro terminal da lâmpada foi ligando no fio de neutro. Ai juntamente com professor fizemos os testes ondem foi comprovando que estava tudo certo, na primeira tentativa, como podemos observa na figura 3. 
Interruptor Intermediário four way. vimos também na segunda aula que para instalar o interruptor intermediário four way, devemos manter a fase no centro em uma dos lado e o retorno no centro do outro lado e os retorno das extremidades devem ser levados até o intermediário, e os retornos foram ligados um de cada lado observando a divisão do apagando. como podemos ver na figura 4 .
Tomadas. Já na terceira aula aprendermos a estala uma tomada que e muito simples, apena com algumas instruções conseguimos ,o primeiro passo foi desencapa os fio e identifica o neutro e o terra e a fase, depois foi só monta com forme as normas. Como podemos ver na figura 5.
4- Resultados e discursão da aula pratica.
Figura 1. Ai foi resulta apos a montagem não ficou perfeito pós não tinha fita para o acabamento mais o importante e que ficou corretam ente ligando, e absorvemos todo conhecimento necessário para estala um interruptor simples.
. 
	 
Figura 2. Aqui foi usando os três fio de cores diferentes conseguimos chega ao resultado 
 Esperando na primeira tentativa. 
 
figura 3. aqui aprendemos que com esse circuito facilita muito a vida das pessoas de um mordo simples eficiente de apaga e liga uma luz de mais de um lugar ao mesmo tempo.
figura 4.
Figura 5. Atomanda foi mais facil pos e simples. 
já Interruptor Intermediário four way foi um pouco mais 
 dificil mas deu tudo certo no final e muito apredizando.
5- Conclusão.
 Portanto concluimos que a aula pratica e de sub importacias ,para obtemos os conhecimentos necessarios para nossas atividades diarias das estalanções eletrica e ficamos mais familiarizando com os equipamentos que foram ultilizados em tododas as aulas. Em contra partida concluímos que precisávamos desse conhecimento para melhor desenvolve nossas atividades profissionais.com conhecimento básico das normas e especificações para instalações elétricas.
6- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 
 Disponivel em: <https://www.mundo da eletrica.com.br/como -
instalar- uma – lâmpada /> Acesso : 08.09.17 
Apostila Prática de Instalações Elétricas Prediais – Prof° Wilson 
Mendes Cavalcante
S UM ÁR IO 
1- O BJETIVO ----- ----- ---- ----- ----- ---- ----- ---- ----- ---- ----- --- ------ -- --- - 04 
2- Introdução -- ---- -- --- ----- ---- --- -- ---- ----- --------- ----- ----- ----- --- --- 04 
3- Materiais utilizado nas aulas pratica - --- ---- ----- -------- ----- ------- ----- -- 04 
4- Resultados e discursão da aula pratica - ----- ---- ----- ---- ----- ----- -------- --- 05
 
5- Conclusão ----- --- ---- - ---- ----- ---- --- -- ---- ----- ---- -- -- ---- --- -- ----- --- - 06
 
6-REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA --- -- ---- ---- ----- ----- --- - ---- - ---- -- -- - --- 06

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais