Buscar

APOL 01 - Administração de Projetos (1)

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Administração de Projetos
Criação de padrões para as atividades conhecidas; possibilidade de melhorar o processo de execução de atividades; possibilidade de melhorar a produtividade e reduzir custos podem ser associadas às características de qual dos itens abaixo?
Nota: 10.0
	
	A
	Padronização.
Você acertou!
As características acima estão associadas ao item padronização (veja pág. 32).
	
	B
	Flexibilidade.
	
	C
	Documentação.
	
	D
	Planejamento.
Questão 2/10 - Administração de Projetos
O desenvolvimento de projetos no setor público é semelhante ao setor privado, porém existe um elemento especial que distingue os processos, ou seja, é levado em consideração. Que elemento é esse?
Nota: 10.0
	
	A
	O lucro.
	
	B
	A gestão de pessoas.
	
	C
	A atenção às necessidades dos políticos.
	
	D
	A atenção às necessidades da população.
Você acertou!
O principal direcionamento do setor público é o bem comum, com intervenções que visam atender a maior parcela possível da população (veja pág. 94).
Questão 3/10 - Administração de Projetos
Analise as opções a seguir e assinale a alternativa correta. “É a aspiração que se projeta no futuro, aquele desejo lançado em um cenário ideal e que ainda não se realizou, mas que nutre o desejo de seus idealizadores, os quais direcionam as ações para a conquista efetiva”. O trecho acima se refere ao conceito de:
Nota: 10.0
	
	A
	missão.
	
	B
	visão.
Você acertou!
Visão: é a aspiração que se projeta no futuro, aquele desejo lançado em um cenário ideal e que ainda não se realizou, mas que nutre o desejo de seus idealizadores, os quais direcionam as ações para a conquista efetiva (veja pág. 69).
	
	C
	valores.
	
	D
	políticas.
Questão 4/10 - Administração de Projetos
O planejamento elaborado de forma estratégica é capaz de revelar os pontos fortes e os pontos fracos de um projeto, independente do espaço no qual ele será desenvolvido, seja público, privado ou acadêmico. Em relação ao planejamento estratégico, analise as alternativas a seguir e assinale a que aponta, corretamente, itens dos seus princípios gerais.
Nota: 10.0
	
	A
	Contribuição aos objetivos que se pretende atingir.
Você acertou!
Apenas o item “contribuição aos objetivos que se pretende atingir”, refere-se aos princípios gerais do planejamento estratégico, todos os outros, se referem aos indicadores de desempenho (veja pág. 59-60).
	
	B
	Amostragens estatísticas de controle de processo.
	
	C
	Identificação da proporção de produtos defeituosos em relação à produção.
	
	D
	Identificação de gastos adicionais.
Questão 5/10 - Administração de Projetos
O termo projeto está associado às diversas atividades que ainda não foram executadas, mas que dependem de um mínimo de organização. No que se refere aos tipos de projeto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta esta subdivisão.
Nota: 10.0
	
	A
	Projeto pessoal, projeto documental e projeto analítico.
	
	B
	Projeto empresarial, projeto público e projeto acadêmico.
Você acertou!
Os projetos podem ser divididos em projetos empresariais, públicos e acadêmicos (veja pág. 35).
	
	C
	Projeto empresarial, projeto documental e projeto modular.
	
	D
	Projeto modular, projeto acadêmico e projeto analítico.
Questão 6/10 - Administração de Projetos
Um projeto não é um aglomerado de informações e ações desconectadas com as atividades das pessoas envolvidas, ao contrário, tudo deve ser organizado e seguir uma disciplina rígida, amparadas em algumas exigências destinadas à obtenção de um bom êxito. Com base no texto acima, analise as alternativas baixo e assinale a que apresenta, corretamente, as principais características necessárias na elaboração e execução de um projeto.
Nota: 10.0
	
	A
	Padronização, engessamento e programação.
	
	B
	Flexibilidade, engessamento e programação.
	
	C
	Padronização, flexibilidade e documentação.
Você acertou!
As principais características necessárias na elaboração e execução de um projeto são: padronização, flexibilidade, documentação, modularização e planejamento (veja pág. 32).
	
	D
	Engessamento, programação e consultoria.
Questão 7/10 - Administração de Projetos
Em relação aos níveis de decisão, associe a coluna da esquerda com a coluna da direita e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta de resposta. 
(I)      Estratégico.
(II)    Tático.
(III)   Operacional. 
(IV)  Nível de crise.
(  ) Antítese da boa tomada de decisão, mas que se faz necessária quando em ocasiões extremas e inesperadas. 
(  ) Visa atender a política da organização. 
(  ) Manifestação prática das táticas planejadas. 
(  ) Relacionado com o método escolhido para atender a política organizacional.
Nota: 0.0
	
	A
	IV – I – III – II
Estratégico (visa atender a política da organização); tático (relacionado com o método escolhido para atender a política organizacional); operacional (manifestação prática das táticas planejadas); nível de crise (antítese da boa tomada de decisão, mas que se faz necessária quando em ocasiões extremas e inesperadas) – (veja pág. 61).
	
	B
	IV – III – II – I
	
	C
	III – IV – II – I
	
	D
	I – II – III – IV
Questão 8/10 - Administração de Projetos
“Conjunto de ações coordenadas por racionalidade e metodologia específica, visando atingir a concretização de um anseio, de uma ideia ou de algum objeto material, com maior êxito e satisfação possível”. O trecho acima se refere ao conceito de:
Nota: 10.0
	
	A
	Projeto.
Você acertou!
Define-se projeto como o conjunto de ações coordenadas por racionalidade e metodologia específica, visando atingir a concretização de um anseio, de uma ideia ou de algum objeto material, com maior êxito e satisfação possível (cap. 1 – item 1.1).
	
	B
	Estratégia.
	
	C
	Projeção.
	
	D
	Gerenciamento de projetos.
Questão 9/10 - Administração de Projetos
Analise as opções a seguir e assinale a alternativa correta. “Essa característica diz respeito ao tempo, ou seja, aquela fração identificável em dias, horas ou minutos, necessários para concluir-se a obra resultante de um projeto.” A afirmação acima diz respeito a qual característica do projeto?
Nota: 10.0
	
	A
	Exclusividade.
	
	B
	Progressividade.
	
	C
	Temporariedade.
Você acertou!
A característica da temporariedade diz respeito ao tempo, ou seja, aquela fração identificável em dias, horas ou minutos, necessários para concluir-se a obra resultante de um projeto (veja pág. 86).
	
	D
	Determinismo.
Questão 10/10 - Administração de Projetos
“É a forma madura e adequada de se administrar o tempo, bem como programar o futuro em relação às metas e objetivos a serem alcançados”. O conceito acima deve ser associado a qual dos itens listados a seguir?
Nota: 10.0
	
	A
	Padronização.
	
	B
	Flexibilidade.
	
	C
	Documentação.
	
	D
	Planejamento.
Você acertou!
O conceito deve ser associado ao item planejamento (veja pág. 34).

Outros materiais