A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
Apanhadão MAMC

Pré-visualização | Página 3 de 10

s que re tra ta m os se ntim e ntos. El e s se pre o cupa va m com o e moci ona l, busca ndo por m e io da distorçã o da s for m a s e da s core s i m p a cta r os se us a pre cia dore s. Conhe ce m os e ste m ovi m e n to com o nom e de : 
c) Ex pre ssi oni sm o 
24 No te x to Laz er e educação física nas propostas curri culares do Ensi no Fundamental e M édi o do Estado de São Paul o, Ca va l a ri (1998) a fi rma que o conce i to “ e duca çã o físi ca ” se re fe re à s a tivida de s pe da gógi ca s que tê m como te m a o m ovi m e nto corpora l , re conhe ce ndo a po ssib il i da de de i nte rve nçã o e de tra nsform a çã o do pa trim ôn io h um a n o re l a ci ona do à cul tura de m ovim e nto. A pa rtir de ssa a fi rm a çã o, pode m os com pre e nde r qu e a Educa çã o Fí si ca te m por fina l i da de s: 
I- Ex plic itar que o s ujeito s e movi ment a int enc ionalmente em s it ua ções c oncretas, a parti r dos s ímbolos e s ignifi c ados pes s oais e c oleti vos . 
III- P ropic iar ao s ujeit o relaci onar-s e c om a c ult ura de m ovimento, a partir de s ua bagagem indivi dual, sua his t ória de vi da, s eus valores e desejos . 
IV - E x plic it ar que o s er humano t em autoria em s eus movi mentos com relaç ão às finalidades apres ent adas , as s inale a alternat iva corret a: 
e ) S om e nte a s a l te rna ti va s I , II I e I V e stã o corre ta s. 
25 se gundo os pe squi sa dore s na á re a da Educa çã o F ísi ca , o corpo a j uda o a l uno a a pre nde r, po is: 
I - de sd e que na sce , a cria nça usa a li ngua ge m corpora l pa ra conhe ce r a si m e sm a , pa ra re l a ci ona r -se com se us pa is, pa ra m ovi m e n ta r-se e de scobrir o m undo. 
II - Dura n te a Educa çã o I nfa n ti l , a n e ce ssi da de d e m ovi m e nta r -se é m a i s re spe i ta da p e l a e scol a : o corpo é usa do e m bri nca de i ra s, e m a tivi da de s d e a rte , de m úsica e tc. A cria nça pode corre r, pul a r e e spre gui ça r -se se m qua lqu e r ce nsu ra . 
I V - O profe ssor de ve i nce ntiva r um a re l a çã o sa u dá ve l com o prop rio corpo e o se u uso na a pre ndi z a ge m . 
Com ba se na s a firm a çõe s a pre se nta da s, a ssi na l e a a l te rna ti va corre ta : 
d) as alternati vas I, II, IV es t ão c orret as 
26 A arte abst rata é um fenômeno relativament e rec ent e na his t ória da art e oc idental, emergindo nas primeiras déc adas do s éc. XX, com a ec los ão das vanguadas arti s t ic as (Cubis mo, Futuris mo, Neoplac it is mo, Supremat is mo, Cons t ruti vis mo Russ o). O próprio da arte abst rat a é: 
B) Tomar a formas plást i c as (l inhas, pontos , planos e c ores) c omo element os autônomo, que não remetem a s ignifados ext eriores. 
27- Os P CN Par . Cur. Naciona is lançam propostas de atividades nas q uais... valorize m. Essa poder á uma das... corpo. Assinale a alternativa q não apresenta.. . hábitos e a valorização d o corpo. 
R: D) Desenvolver jogos co m o objetivo de trabalhar a competição. 
28- Micheli (1991, p. 41) explica:...A i mportâ ncia tipográfica teve grande. ..maquina podia compor.. .Escolha dentre as alternativas a seguir, aquela q não co rresponde ao Dad aismo . 
R: D) Integ ravam-se as pinturas clá ssicas co m motivos românticos. 
29- E m relaç ão ao si stema de avaliação da disciplina de Educação Fisica... reflexivas e criticas da realidad e, como os: 
R: E) M etodos de organizaçã o escolar... valorizando a s diferenças de cada aluno. 
30- Ana Mae Barbosa (2003, p. 18) discute que... realidade q foi analisada. A partir da fala de Barbosa, escolha a alternativa relacionada ao co nceito de cultura: 
R: D) Cultura é a expre ssão de um povo... classe socia l. 
31- A revolução Industrial q é um marco importante da hi storia da humanidade... import ante foi a invenção: 
R: A) Da maquina fotográfica. 
32- A arte esta em nosso mundo desde sempre e ocupa um espaço importante na socieda de... Pensando nessa af irmação, podemos conceituar arte co mo: 
R: A) as varia s formas de se apresentar... gestos e plástica. 
33- O i mpressionismo foi um movimento artístico que mais... formas nítidas. Por outro lado... trabalhos. A moda era foto grafar... suas fotos. Por conta da novidade da foto grafia...de cores e m su as pinturas. 
R: D) Fora m pintar nas ruas e faziam o msm cená rio em vários horário s do dia. 
34- O movimento Pop Art surgiu e m 56 na I nglaterra. Unindo o pós guerra...ser artista. Pro duzidos e m massa. 
R:C) Transfo rmou o movimento acelera do das fabricas... em serie. 
35- A arte b arroca promove um mundo de signi ficados... Verificamos q o barr oco alem d e ina ugurar...ja estudamos. 
R: C) A maior manifestação da igreja...divulgando o cato licismo. 
36- O ter mo fauvismo der iva de fauves...sel vagens. T rata -se...arte moderna. Como ar tista... Formas. 
R: C) Co res pri maria s, linhas vigorosas, for mas si mples e cores vibrantes. 
37- O Re nascimento foi um movimento de renovação cultural... Moderna. A respeito desse movimento assinale co rreta: R: A) Os artistas estuda m o corpo humano procurando a perfeição ... valo rização do homem. 
38- Fre itas (2 001) entende que há um parado xo na li nguagem...sociocultural . Qual dos aportes teórico s a seguir é ut ilizado pelos cientistas para interpretar o problema. 
R: C) Antropologia 
39- O enunciad o do livro texto p .11 comenta que so utilizarmos... imagem q ele pr oduziu. Co mo vi mos utilizamos a arte e ela tem divesas funções. Escol ha a alternativa que N ÂO corresponde a arte: 
R: C) A arte é utilzada...cultura de um povo. 
40- A arte em Roma teve a influencia do s etruscos gregos e o rientais... foi a arquitetura. Qual a principal caracterís tica das ob ras de arte desse povo? 
R: C) Funcionaliddae, a valorização do s espaços internos... beleza est etica. Ou A 
41- Nunca se falou tanto em co rpo co mo neste tempo q tanto o pro fana. Nas fabricas, o corpo... Jornal do Brasil, 14 jun. 2001. O culto ao corpo é uma e xpressão ... O pro fissional de Ed física d eve: 
R: A) Orientar o aluno quanto a s inter relações dos... osso e órgãos. 
42- O problema do significado e valor das imagens criad as da técnicas fotográfica... industriais. A produção industrial das câmer a s...o movimento mais importa nte europeu. Qual seria e sse movimento? 
R: D) Impressionismo 
43- Sobre o bar roco pode se afirmar que: 
R: A) Fez uso da grandeza. .. 
44- A ed ucação física na educação infantil tem um papel fundamental... experiências. De acordo .... motoras. Alem di sso devem... faixa etária. Assim, os d ocumentos não po dem: 
R: D) Entender e estender a f unção de seus mov imentos propo ndo o s as crianças. 
44- Ao refletir mos sobre a terras da Mesop otamia poder emos... registros dessa ep oca. 
R: C) Entalhes e pinturas...no s utensí lios domésticos. 
45- Na historia da humanidade, o homem se mpre crio u sua. ..mundo. Essa arte... enfeitava. Assinale a alter nativa q ue reflete essa teoria: 
R: D)A arte rupreste era uma linguagem rude do ho mem...epoca 
46- As exper iências de corpo, segundo Funke -Wieneke (19 98), b aseiam-se em experiências.. . corporal.Escolha a alternativa que não é compatível com a teoriade Funke -Wieneke:
R- B) A experiência do corpo não utiliza o diálogo com outra criança para desenvolver sua intera ção social. 
47- Utilizamos a arte para nos expressar e criarmos, de ro deiam. A verdade é q ue a ...povo vê. Co mo ex ...que produziu. Diante dessa afirmação, pen se co mo uma obra de arte é construídas e esco lha a alter nativa que mostra de for ma mais co mpleta o q ue está representando numa obra de arte: 
R - E) É criada a part ir de imaginação, histórias, core s, formas, sons e gestos. 
48- Em 191 0, na Alemanha, surge um movimento preocupado co m as manifestações...folha de papel. Havia a preocup ação com...desespero, a angústia.Te mos inúmeros representante s desse movimento no mundo . No Brasil, são exemplos: 
R- A) Anita Mlfatti e Lasar Segall 
49- Mo vimento artístico q ue utiliza a natureza par a a criação de obras de arte...comercial.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.