A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
Apanhadão MAMC

Pré-visualização | Página 9 de 10

III- Experiencia do corpo no espelho do outro : acontece quando somente um corpo entra em diálogo com o outro , tambem corpo , sem as interacoes apenas sociais Porem nesse momento ,nao sao provocadas as interpretacoes , as comparacoes , as avaliacoes e as reflexoes sobre o seu próprio corpo e o corpo dos outros. 
Assinale a Alternativa correta: 
C) A alternativa III é incorreta 
4- A criança se expressa naturalmente ,com muita emoção,tanto no aspecto verbal como nos aspectos plásticos e corporais. Para iniciar o processo de formação do conhecimento da arte à criança ,devemos : 
E) Entender a importância das linguagens exercitadas com os parceiros de classe. Para criar o clima artístico ,elas devem ser fantasiosas e emotivas.
6- O ensino de Artes após a consolidação da LDB/96 ,somado às propostas dos Parãmetros Curriculares Nacionais em 1997, passa a ter elementos constitutivos para uma nova prática educativa. Entre esses elementos,podemos considerar: 
I- A cultura passa a ser um fator determinante nas escolas, bem como a variação de formas de assimilação do conhecimento (fatos,conceitos,princípios,procedimentos,valores e atitudes) articuladas entre si nas situações de aprendizagem 
II-A valorização da “pedagogização”da arte na escola ,entendendo-a como uma forma de liberação emocional e favorecendo o surgimento dos ateliês em várias cidades do Brasil. 
III- A arte passa a ser considerada disciplina obrigatória ,cabendo não só aos professores ,mas também às equipes escolares a realização de um trabalho com qualidade e voltado para a elaboração de projetos interdisciplinares 
IV- Uma ideia fundamental na prática do ensino de Artes é colocar as produções dos alunos como o desenho ,a colagem, a modelagem, no final de uma sequencia de atividades ou no final de uma experiencia , associando-se esta atividade ao conteudo trabalhado. 
V- professor é comparado a um regente da orquestra ,cabendo-lhe conduzir os instrumentalistas na produção coletiva,respeitando-se a identidade de cada participante do processo. 
Assinale a alternativa correta: 
C) As alternativas I,III e V estao corretas 
7: O(s) princípio(s) do Fauvismo é(eram): 
E)Uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas e manchas largas, formando grandes planos. 
8- O planejamento explica os princípios , as diretrizes ,os procedimentos do trabalho docente. Sua elaboração tem como função preparar as aulas e fazer a seleção do material, isso facilita, e orienta o professor em sala de aula .O relatorio da Organização Mundial de Saude (OMS) aponta os problemas de saúde mental , e a doença está entre entre as principais causa de incapacidade . AS doenças mais citadas no mundo são: depressão,alcoolismo e esquizofrenia. Nesse documento também está explicado que não existe justificativa para excluir esse doente do convívio social. Além disso ,foi constatado que não é oferecido um cuidado adequado a essas pessoas e que o numero de transtornos mentais é maior do que as pesquisas mostram ,pois uma em cada quatro famílias tem um membro doente Pensando assim , outra preocupação em relaçao à saúde tratada pelos PCN e pelos RCNEI é em relação ao uso de drogas .O movimento na educação Infantil é premissa básica para um desenvolvimento integral e saudável .Para isso acontecer: 
E)A experiencia de interação social explora atividades em que a criança busca entender e comparar sua ação ,a fim de saber relacionar-se com os outros em situações de movimento bem planejados respeitando seu desenvolvimento físico e motor. 
9- Com base nos parâmetros curriculares nacionais (pcn), na educação física, o 'movimentar" é vislumbrado como uma ação construída pelo individuo no dia a dia.em relação ao processo de ensino-aprendizagem, o "movimentar" desenvolve-se efetivamente quando: 
D)parte da ação intencional durante a participa nas manifestações, nas expressões,nos fundamentos e nos critérios da cultura de movimento. 
1.(Questões estraidas do ENADE) 
Nunca se falhou tanto de um corpo como neste tempo o profana,Nas fábricas,o corpo do operário atrela se ao ritmo da máquina,como Chanplin crítica em TEMPOS MODERNOS.Porque os agricultores,que fazem tantos trabalhos físicos,não possuem corpos atléticos? Seus corpos,em geral,são duros,rígidos,contraídos,porque usados como ferramentas e não como expressão do ser que somos nessa indivisível unidade corpo espírito (Frei Betto,Jornal do Brasil,14 jun. 2001. 
O culto ao corpo é uma expressão que denota algo acompanhando o homem na sua trajetória histórica.Entre outros espaços de aula ,o ambiente das academias de ginástica está entre aqueles em que este fenômeno se manifesta com mais intensidade.Neste,o professor de Educação física deve incentivar o treinamento físico e os cuidadeos estéticos.Não pode,entretanto,desprezar possíveis exageros imcompativeis com o bem estar físico e emocional de seus alunos.Com base no texto,pode se afirmar que,para cumprir seus papéis na sociedade,o profissional de Educação Física deve: 
A) Orientar o aluno quanto ás inter relações dos problemas sociais com prática de exercicios físicos,pois,neste caso, o corpo deixa de ser compreendido como músculos,ossos e orgãos.gab 12256139 
2)Em 1816,desembarca no Rio de Janeiro,entãoi capital do reino de Portugal,Brasil e Algarves, a Missão Artística Francesa,liberada por Lebreton.Esta era composta por Debret,Rugendas,Eckout,Taunay e Grandjeam de Montigny,entre outros,tendo como principal objetivo: 
E) Instituir o ensino de Belas artes,pintar o Brasil e elevar o gosto na ex colônia. 
1. Observe a reprodução a seguir: 
FIGURA DE “O GRITO” - EDVARD MUNC 
Após analisar a xilogravura, é correto afirmar que: 
b) expressa as emoções humanas e interpreta as angústias. 
5. Os artesãos que trabalhavam nas igrejas e demais monumentos religiosos na Colônia enquadravam-se nas atividades denominadas ofícios mecânicos, organizadas em corporações que os habilitavam ao exercício da profissão e à abertura de sua oficina. Não havia, portanto, profissionais liberais formados e habilitados por diplomas concedidos pelas academias de ensino. Artistas consagrados como Mestre Valentim e Antonio Francisco Lisboa - o Aleijadinho - padeciam dessa condição de artífices. Ressalta-se que havia muitas restrições profissionais pelo fato de ambos serem mulatos, o que limitava suas atividades e remuneração. Com base no texto apresentado, assinale a alternativa incorreta. 
e) Os artistas trabalhavam para vender seus produtos em sua oficinas e precisavam das igrejas ou do poder
7. Alguns historiadores determinam um nome para os pintores que retratam os sentimentos. Eles se preocupavam com o emocional, buscando por meio da distorção das formas e das cores impactar os seus apreciadores. Conhecemos este movimento com o nome de: 
c) Expressionismo 
8. No texto Lazer e educação física nas propostas curriculares do Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo, Cavalari (1998) afirma que o conceito “educação física” se refere às atividades pedagógicas que têm como tema o movimento corporal, reconhecendo a possibilidade de intervenção e de transformação do patrimônio humano relacionado à cultura de movimento. A partir dessa afirmação, podemos compreender que a Educação Física tem por finalidades: 
I- Explicitar que o sujeito se movimenta intencionalmente em situações concretas, a partir dos símbolos e significados pessoais e coletivos. 
II- Propiciar ao ser humano a autoria em seus movimentos, a partir da cópia da bagagem e repertório motor do outro, em reprodução mecânica. 
III- Propiciar ao sujeito relacionar-se com a cultura de movimento, a partir de sua bagagem individual, sua história de vida, seus valores e desejos. 
IV- Explicitar que o ser humano tem autoria em seus movimentos 
Com relação às finalidades apresentadas, assinale a alternativa correta: 
e) Somente as alternativas I, III e IV estão corretas. 
9 segundo os pesquisadores na área da Educação Física, o corpo ajuda o aluno a aprender, pois: 
I - desde que nasce, a criança usa a linguagem corporal

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.