Buscar

6 PlanoDeAula_223587

Prévia do material em texto

Plano de Aula: A Ordem Social na CF de 1988: Previdência e Assistência Social; Educação, Cultura e Desporto; Ciência e Tecnologia
DIREITO CONSTITUCIONAL III - CCJ0021
Número de Semana de Aula
6 
Aplicação Prática Teórica
Questão discursiva:
(PROCURADOR FEDERAL /2004) - Responda, justificadamente, se a assertiva abaixo está certa ou errada:
O sistema de seguridade social integra ações dos poderes públicos e da sociedade. Destinado a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e á assistência social, esse sistema prevê que nenhum benefício ou serviço poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total, o que determina o seu caráter contributivo.
R: A assertiva esta errada, porque o fato de nenhum benefício poder ser criado, majorado ou estendido sem fonte correspondente de custeio determina o principio da pré-existência de custeio e não de caráter contributivo e ainda a seguridade social não tem caráter contributivo, quem possuí este caráter é somente a previdência social que compõe a seguridade.
Questão objetiva (fonte: FCC - Analista MPU 2007)
Analise as assertivas abaixo:
I.  O direito à saúde (artigo 196), o direito à educação (artigo 205) e o princípio da anterioridade tributária (art.150, III, b) são exemplos de direitos fundamentais do cidadão brasileiro.
II.  O ensino é livre à iniciativa privada, não sendo necessária autorização do Poder Público.  
III. Por gozarem de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, as universidades públicas não estão sujeitas ao controle do tribunal de contas. 
IV. É correto afirmar que as normas constitucionais a respeito da seguridade social não asseguram o direito público subjetivo à educação fundamental. 
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, somente é correto o que se afirma em:
a) I e II. 
b) X I e IV. 
c) II e III. 
d) II e IV. 
e) III e IV.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes