Buscar

Aula 9 - Administração de Recursos Humanos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Administração de Recursos Humanos
Introdução
A Administração de Recursos Humanos é uma base para a criação das políticas sociais da empresa. Está voltada ao fator principal que garante o funcionamento de qualquer organização: as pessoas. 
Em uma visão moderna, é conhecida como Gestão de Pessoas e é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. 
O caráter multivariado da ARH 
A ARH é uma área interdisciplinar e os assuntos abordados referem-se a uma multiplicidade enorme de conhecimentos, sendo eles tanto aspectos internos da organização, como aspectos externos ou ambientais. 
O caráter multivariado da ARH 
Algumas técnicas de ARH são aplicadas diretamente a pessoas que constituem os sujeitos de sua aplicação, são elas: recrutamento, entrevista, seleção, integração, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento de pessoal. 
Outras técnicas são aplicadas indiretamente às pessoas, seja através do cargo que ocupam, caso da análise e descrição de cargos, avaliação de classificação de cargos e higiene/segurança, seja através de planos ou programas globais ou específicos, situação do planejamento de recursos humanos, banco de dados, plano de benefícios sociais, plano de carreiras e administração de salários. 
Algumas técnicas de ARH visam à obtenção e ao fornecimento de dados, enquanto outras são basicamente decisões tomadas sobre dados: 
O caráter contingencial na ARH 
A ARH é contingencial, ou seja, depende da situação organizacional, portanto ela não se compõe de técnicas rígidas e imutáveis, mas altamente flexíveis e adaptáveis, sujeitas a um desenvolvimento dinâmico. 
A ARH é um meio de alcançar a eficácia e a eficiência das organizações através das pessoas, permitindo condições favoráveis para que estas alcancem seus objetivos pessoais. 
Modelos de estruturas organizacionais 
Centralizada: em algumas organizações dispersas geograficamente, os departamentos de Recursos Humanos localizados em cada fábrica ou unidade, embora situados em locais diferentes, são subordinados diretamente à Diretoria de Recursos Humanos. Esse modelo tem a vantagem de proporcionar unidade de funcionamento e uniformidade de critérios na aplicação das técnicas em locais diferentes. Entretanto, apresenta a desvantagem de a vinculação e as comunicações serem feitas a distância. 
Modelos de estruturas organizacionais 
Descentralizada: em outras organizações dispersas geograficamente, os departamentos de Recursos Humanos localizados em cada fábrica ou unidade reportam-se diretamente ao responsável pela fábrica ou unidade, mas recebem assessoria e consultoria da Diretoria de Recursos Humanos. Esse modelo tem a vantagem de proporcionar rapidez e adequação na solução dos problemas locais. Contudo, apresenta a desvantagem da heterogeneidade e diferenciação de critérios, à medida que são ajustados às necessidades locais. 
Modelos de estruturas organizacionais 
Nível Institucional: a colocação do órgão de Recursos Humanos na estrutura organizacional corresponde, no caso, ao nível hierárquico de diretoria e, portanto, decisório. 
Nível Intermediário: nesse modelo o órgão de Recursos Humanos não é decisório e reporta-se a um órgão decisório, onde os assuntos de pessoal são resolvidos por um elemento de diretoria que desconhece a complexidade do problema. 
Modelos de estruturas organizacionais 
Posição de staff: nesse caso o departamento de Recursos Humanos é um órgão de assessoria da Presidência, prestando-lhe consultoria e serviços de staff. 
A ARH é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Isso significa que quem administra o pessoal é cada gerente ou chefe dentro de sua área de atuação. 
ARH como responsabilidade de linha e função de Staff 
A responsabilidade básica pela ARH em nível institucional cabe ao executivo máximo da organização: o Presidente, ou seja, é ele quem tem a responsabilidade pela organização toda. 
Em nível departamental ou divisional, a responsabilidade pela ARH cabe a cada executivo de linha, assim, cada chefe ou gerente é responsável pelos recursos humanos alocados em seu órgão. 
Em suma, a responsabilidade pela ARH é compartilhada por toda a organização. Tanto o presidente, como cada chefe ou gerente devem saber o essencial sobre Recursos Humanos. 
ARH como processo 
A maneira de lidar com as pessoas, de busca-las no mercado, de integrá-las, orientá-las, fazê-las trabalhar, desenvolvê-las, recompensá-las ou monitorá-las e controlá-las- ou seja, a qualidade da maneira como as pessoas são geridas na organização- é um aspecto crucial na competitividade organizacional. 
Os cinco subsistemas formam um processo global e dinâmico através do qual as pessoas são captadas e atraídas, aplicadas em suas tarefas, mantidas na organização, desenvolvidas e monitorizadas pela organização. Eles são contingentes ou situacionais e variam conforme a organização e dependem de fatores ambientais, organizacionais, humanos, tecnológicos e etc. 
Políticas de Recursos Humanos 
Políticas são regras estabelecidas para governar funções e assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com os objetivos desejados. 
Servem para prover respostas às questões ou aos problemas que podem ocorrer com certa frequência, evitando que os subordinados procurem desnecessariamente seus supervisores para esclarecimentos ou soluções de cada caso. 
As políticas de recursos humanos referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros e por intermédio deles atingir os objetivos organizacionais, permitindo condições para o alcance de objetivos individuais. 
Objetivos da ARH 
A ARH consiste no planejamento, organização, desenvolvimento, coordenação e controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização constitui o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuas relacionados direta ou indiretamente com o trabalho. A ARH busca conquistar e manter pessoas na organização, trabalhando e dando o máximo de si, com uma atitude positiva e favorável. 
Objetivos da ARH 
Os principais objetivos da ARH são: 
1. Criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidades, motivação e satisfação para realizar os objetivos da organização. 
2. Criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, e alcance dos objetivos individuas 
3. Alcançar eficiência e eficácia através das pessoas. 
O papel da ARH 
Em um mundo de negócios caracterizado pela explosão da inovação tecnológica , pela globalização dos mercados, pela forte competição entre organizações, pela gradativa e intensa desregulamentação dos negócios e etc.- as organizações precisam ser rápidas, ágeis, eficazes em custos e sobretudo, expedita. 
Tudo isso requer novas praticas administrativas- a contínua redefinição e realinhamento das práticas e políticas de RH para criar novos comportamentos e competências dos colaboradores. 
Assim o papel da ARH deixa de ser a simples manutenção do status quo (estado atual) para se transformar gradativamente na área capaz de criar organizações melhores, mais rápidas, proativas e competitivas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais