7 PlanoDeAula_223558
1 pág.

7 PlanoDeAula_223558


DisciplinaDireito Empresarial I14.915 materiais86.056 seguidores
Pré-visualização1 página
Plano de Aula: Nome Empresarial
DIREITO EMPRESARIAL I - CCJ0026
Número de Semana de Aula
7
Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto:
Carlos, sócio de uma sociedade em formação, ainda sem registro na Junta Comercial, é surpreendido ao ler um jornal, que uma outra sociedade utiliza como nome, o mesmo nome empresarial, que escolheu com seu sócio Genton, para registrar na Junta Comercial. Indignado ingressa em juízo, objetivando impedir o uso do seu nome. O que poderia ser alegado em defesa da outra sociedade empresarial? Justifique a sua resposta indicando o dispositivo legal que a sustenta.
R: A defesa da sociedade empresarial é no sentido que não assiste razão a Pedro, tendo em vista que a proteção pretendida, somente ocorre após o arquivamento dos atos constitutivos na Junta Comercial, conforme dispostos no Art. 33 e Art. 34 da Lei 8934/94.

Questão Objetiva:
Assinale a alternativa incorreta.
A) A tutela ao nome empresarial decorre automaticamente do arquivamento dos atos constitutivos de firma individual e de sociedades, ou de suas alterações.
B) O nome empresarial obedecerá aos princípios da veracidade e da novidade.
C) X A alienação da firma individual pode ocorrer independentemente do estabelecimento a que se refere.
D) As Sociedades Anônimas, obrigatoriamente deverão utilizar denominação social, seguida da expressão S/A, por extenso ou abreviadamente. A expressão Cia.será sempre a frente da denominação.
E) O princípio da novidade impede a adoção de nome igual ou semelhante ao de outro empresário.