Buscar

12 PlanoDeAula_223516

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Plano de Aula: Do processo e dos procedimentos. Tutelas de Urgência, e a Inibitória. Tutela de Evidência
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I - CCJ0035
Número de Semana de Aula
12 
Aplicação Prática Teórica
1a Questão.
Agildo, condômino, promove ação de conhecimento, pelo procedimento ordinário, em face do Condomínio Solar.  Postula a obrigação de não fazer pelo réu, que ameaça construir uma casa de caseiro em local inadequado no terreno do condomínio, como comprova o laudo de um engenheiro contratado como consultor dos condôminos. Na inicial requer a tutela antecipada, diante da presença dos pressupostos para a sua concessão.  Citado regularmente, o réu oferece contestação e impugna a pretensão de tutela de urgência:
Indaga-se:
a) Trata-se de que tutela inibitória? Justifique.
R: Sim, trata-se de tutela inibitória o autor promove a ação de conhecimento postulando a obrigação de não fazer nos termos do art. 461 CPC. O juiz concederá a tutela especifica em virtude do pedido liminar do autor e determinará as providencias para assegurar o resultado prático equivalente ao adimplemento. Se fosse para requisitos autorizadores da prova inequívoca e verossimilhança que nada mais é do que o fumus boni iuris e perinculum in mora, ai seria o pedido de antecipatória de tutela art. 273 CPC.
b) pode ser concedida sem ouvir o réu?
R: Sim, desde que haja relevante fundamento e haja receio de ineficácia do provimento. A liminar inaudita autera parte é uma forma de antecipação da tutela concedida no inicio do processo sem que o réu seja ouvido.
2a Questão - Objetiva
Em relação à tutela antecipatória é incorreto afirmar:
a) pode ser concedida para qualquer das partes do processo;
b) exige a presença dos pressupostos da verossimilhança, prova inequívoca, da ausência do perigo de irreversibilidade, abuso do direito de defesa e manifesto propósito protelatório da do réu, além do fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação;
c) não pode o juiz conceder cautelar no lugar do pedido de tutela antecipada;
d) pode ser concedida quando um dos pedidos do autor for incontroverso.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes